segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Agressão ao árbitro

STJD suspende Petros por 180 dias

Petros agride o árbitro que, na
sequência, se desequilibra
Acusado de agredir Raphael Claus na partida contra o Santos, meia do Corinthians deve desfalcar a equipe por seis meses

O volante Petros, do Corinthians, foi punido com 180 dias de suspensão por decisão dos auditores no início da noite desta segunda-feira. A 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) considerou o jogador culpado de agredir o árbitro Raphael Claus durante o clássico contra o Santos, em partida válida pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dos cinco auditores presentes, três consideraram Petros culpado.

A procuradoria do STJD viu o empurrão como proposital e enquadrou Petros no artigo 254, parágrafo 3º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), referente à agressões durante a partida, especificamente contra os árbitros. A pena mínima prevista era de 180 dias de suspensão. (Agência Estado)

Representação

PT entra contra a Globo por Padilha

Candidato petista ao governo de São Paulo quer garantir exposição na cobertura diária da emissora, que só acompanha candidatos com intenções de votos acima de 6%

A assessoria jurídica do candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha (PT), entrou neste domingo com representação com pedido de liminar contra a TV Globo para garantir que a cobertura da emissora à candidatura petista. A rede estabeleceu que só iria fazer a cobertura diária das agendas dos candidatos com porcentuais acima dos 6% nas pesquisas de intenções de votos e semanal para quem tem acima de 3%.
Ao adotar este filtro, a Globo restringe sua cobertura diária aos candidatos Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Skaf (PMDB). Eles possuem, respectivamente, 55% e 16% das intenções de votos segundo mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira passada. Padilha tem 5%, segundo a mesma aferição. Os demais candidatos - Gilberto Natalini (PV), Raimundo Sena (PCO), Wagner Farias (PCB) Laércio Benko (PHS) Gilberto Maringoni (PSOL), Walter Ciglioni (PRTB) - não chegam a R$ 2%.
O advogado Marcelo Nobre, da assessoria jurídica da candidatura petista, argumenta que a Globo não leva em consideração a margem de erro das pesquisas - de 2% no caso da Datafolha. As intenções de votos de Padilha variam num universo entre 3% e 7%, o que lhe credenciaria a ser acompanhado pela emissora, argumenta o advogado. "Além disso, a TV Globo não considera a votação histórica do PT, que é em torno de 30% em São Paulo", disse.
A intenção da campanha petista é derrubar esta decisão antes da próxima pesquisa, prevista para ser divulgada dia 29, e evitar que Padilha fique sem a exposição diária na TV durante este período. Entre os três principais candidatos, o ex-ministro da Saúde é o que mais necessita da exposição de sua imagem na TV para se tornar mais conhecido pelo eleitorado paulista.

No melhor dos cenários, Padilha já perde pelo menos cinco dias de exposição. A Globo tem até a quinta-feira (21) para apresentar a defesa e o TRE deve decidir sobre o mérito da matéria somente na sexta (22). (Agência Estado)

PIB em 2014

Mercado reduz projeção  para 0,79%

O mercado reduziu nessa segunda-feira, 18, pela 12ª vez consecutiva, as perspectivas para o desempenho da economia neste ano. Segundo o Boletim Focus do Banco Central, agora economistas acreditam que o Produto Interno Bruto (PIB) deve fechar 2014 em alta de 0,79%. Na semana passada, as projeções apontavam para um crescimento de 0,81%. Há quatro semanas, a expectativa era de 0,97%. 
A diminuição das projeções ocorre após o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontar recuo de 1,20% da atividade econômica no segundo trimestre, o que para alguns especialistas já acendeu o sinal amarelo de que pode haver recessão da economia no período. O IBGE divulga o PIB no dia 29 de agosto.
As sucessivas quedas das estimativas para este indicador vêm chamando a atenção até da imprensa internacional. Na semana passada, a edição online do jornal britânico Financial Times comparou as projeções da pesquisa Focus do Banco Central com a "dança da cordinha", argumentando que, a cada rodada, a previsão para o crescimento do Brasil cai mais um pouco. A publicação aponta, porém, que os eleitores do País não parecem estar incomodados com esse cenário. (Agência Estado)

Verminose

Anvisa suspende lote de medicamento

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (18) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, o comércio e uso, em todo o território nacional, do Lote 130886 (val.: 8/2015) do produto Mebendazol 20mg/ml, suspensão oral 30ml, fabricado pela empresa Mariol Industrial Ltda.

De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz apontou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, no qual foi constatada a presença de grumos e sedimentos depositados. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento das unidades existentes no mercado relativas ao lote.

Por meio de nota, a empresa Mariol Industrial Ltda informou que, em alguns lotes do produto Mebendazol 20mg/ml, foi identificada uma suspensão não homogênea, com grumos e sedimentos depositados no fundo do frasco após agitação. Ainda segundo o fabricante, foi aberto processo de investigação e o medicamento teve sua produção temporariamente suspensa.

“A parada da comercialização do produto em questão não vai gerar desabastecimento do mercado, pois os pacientes terão outras alternativas terapêuticas com medicamentos substitutos existentes no mercado nacional, na mesma concentração e forma farmacêutica”, informou a empresa.(Agência Brasil)

Eleições 2014

Pesquisa Methodus - Ana Amélia lidera no RS

A revista Voto divulgou hoje, 18, pesquisa de intenções de votos para presidência da República, Governo do estado e Senado.
Como a pesquisa foi feita entre os dias 8 e 13 de agosto, não reflete o impacto da morte do candidato Eduardo Campos, que aparece entre os indicados na pesquisa.
Sobre a intenção de votos para o governo do estado e para o Senado, os números indicam o seguinte:



GOVERNO – Estimulada

Ana Amélia (PP) – 42,4%
Tarso Genro (PT) – 31,0%
José Ivo Sartori (PMDB) – 5,9%
Vieira da Cunha (PDT) – 4,1%

GOVERNO – Espontânea

Ana Amélia (PP) – 15,4%
Tarso Genro (PT) – 12,6%

Num possível segundo turno entre os dois, os números indicam:

Ana Amélia (PP) – 52,1%
Tarso Genro (PT) – 36,4%

SENADO – Estimulada

Olívio Dutra (PT) – 29,0%
Lasier Martins (PDT) – 28,4%
Beto Albuquerque (PSB) – 16,4%
Julio Flores (PSTU) – 2,1%
Simone Leite (PP) – 2,1%

SENADO – Espontânea

Olívio Dutra (PT) – 7,0%
Lasier Martins (PDT) – 5,8%

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais desta segunda-feira, dia 18 de agosto





- Adeus a Campos redefine eleição.
Após a comoção no enterro do candidato Eduardo Campos, com mais de 100 mil pessoas, em Recife, socialistas decidem nesta semana que será o vice de Marina Silva. (Zero Hora)

- Trânsito matou meio milhão de brasileiros em uma década
No ano passado foram registrados 54 mil óbitos devido a acidentes (O Sul)

- Emoção em Recife
Milhares participaram do funeral de Campos. Marina será confirmada candidata do PSB (Correio do Povo)

- Corte de custo garante margens de empresas
Estratégia usada no segundo trimestre reduziu dívidas e manteve fluxo de caixa (Jornal do Comércio)

- Apuração do acidente com jato deve durar até um ano
Prazo foi dado por peritos estrangeiros, que ontem recolheram peças da aeronave em Santos para as investigações. Trabalho é considerado "complexo" (Diário de Pernambuco)

- Marina empata com Aécio no 1º turno, diz pesquisa
Dilma tem 36%, Marina 21% e Aécio 20% (Estadão)

- Marina empata com Aécio no 1º turno e com Dilma no 2º
Pesquisa Datafolha, feita após a  morte de Eduardo Campos, indica que taxa de eleitores sem candidato caiu (Folha de São Paulo)

- Datafolha mostra ‘tendência de reviravolta’ diz aliado de Marina
Walter Feldman afirma que partido ficou feliz pela ex-senadora, mas deve ter serenidade (O Globo)

- Dilma é vaiada duas vezes ao acompanhar velório de Eduardo
A presidente Dilma Rousseff foi vaiada duas vezes enquanto acompanhava o velório do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, em frente ao Palácio do Campo das Flores, no Recife. A primeira vaia aconteceu na chegada de Dilma ao velório, junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Correio Braziliense)

- Viúva de Campos terá papel fundamental na definição do vice
No velório de Campos, peessebistas e pernambucanos reforçaram o coro para que a viúva do ex-governador, Renata Campos, se candidate junto a Marina (Estado de Minas)

- Importação do Ebola põe porto do Paraná em alerta

Risco do vírus, que pode levar até 21 dias para se manifestar, aumenta a atenção sobre tripulantes de Serra Leoa, Nigéria, Libéria e Guiné (Gazeta do Povo/PR)

Bom Dia!

Nova eleição, com Marina!


Nas próximas horas o PSB deverá confirmar o que todos já sabem; Marina Silva será candidata a presidente da República no lugar de Eduardo Campos, que morreu num desastre aéreo na semana passada. Resta saber quem será o vice de Marina. Chances para Beto Albuquerque, que teria que desistir da candidatura ao Senado, e para Luiza Erundina. Outras possibilidades são remotas ou nem foram cogitadas.
O Instituto Datafolha já está divulgando uma pesquisa em que Marina Silva aparece com 21%, contra 20% de Aécio Neves e 36% de Dilma. Diz o Datafolha que, na possibilidade de um segundo turno, Marina e Dilma estariam tecnicamente empatadas.
Como Dilma tinha 36% na última pesquisa e Aécio os mesmos 20%, fácil deduzir que os números favoráveis à Marina saíram dos indecisos, brancos e nulos. Como se sabe, Eduardo Campos tinha 8%.
Deixando de lado toda a emoção e comoção que a morte de Campos causou entre os eleitores, resta saber o que acontecerá com Marina quando começar a propaganda eleitoral gratuita, amanhã. Aliás, amanhã também se ficará sabendo quem será o vice dela.
Não é demais recordar que Marina Silva teve cerca de 20 milhões de votos quando concorreu pelo PV, mas também não custa lembrar que a própria Marina não conseguiu reunir número suficiente de assinaturas para registrar seu partido – Rede Sustentabilidade – sendo acolhida pelo PSB de Campos.
Não há nenhuma dúvida, parece, que temos um novo quadro eleitoral com a entrada de Marina na disputa pela presidência. O que é preciso saber, é o que acontecerá quando passar a emoção, quando as pessoas começarem a pensar no quadro sucessório sem a presença de Eduardo Campos e no que Marina Silva pode representar em termos de força e capacidade para governar um Brasil tão complexo e assustado. Passa por aí a escolha do vice que bem represente Eduardo Campos, mantendo as propostas, o discurso e as alianças que ele queria e Marina não.
Uma coisa parece definida e que ficou clara durante o funeral de Campos: o PSB já decidiu que o slogan de campanha será a última frase dita por ele, na última entrevista que concedeu: “Não vamos desistir do Brasil”

Tenham todos um Bom Dia!