domingo, 26 de outubro de 2014

Bom Dia!

Minha amiga sabe tudo!

Acordei cedo, como costumo fazer, tomei um café que eu mesmo preparei e que, modéstia à parte, estava delicioso, e vim para o computador dar uma olhada nos portais de notícias. Aproveitei para dar uma passada pelo facebook, o grande palanque deste segundo turno. As redes sociais se transformaram no espaço onde cada um posta suas opiniões e preferências, enquanto outros destilam ódio e ironia.

Pensei em sentar aqui e escrever alguma coisa sobre a eleição, sobre os números que vou digitar na urna logo mais. Pensei em escrever sobre o que penso que está em jogo, sobre o que há de verdade por traz de tanta propaganda, de tanto debate, de tanta pesquisa.

Quando li o texto publicado por uma querida amiga de muitos anos, cujo nome não vou divulgar, já que não pedi licença para usar seu comentário, me dei conta de que ela, na sua “simplicidade” como ela mesma afirma, define exatamente o que penso sobre o que está sendo disputado nesta eleição. Minha amiga, que jamais viveu em berço de ouro, que sempre batalhou para criar as filhas e os netos, sintetiza o pensamento, tenho certeza, de milhares, de milhões de brasileiros que vivem sufocados pela mentira, pela publicidade enganosa que mostra um Brasil em franco desenvolvimento, com uma economia estável, sem inflação, pleno emprego, saúde e segurança como nunca se viu.

Decidi não escrever, pois o texto da minha amiga diz, como provavelmente eu não soubesse dizer, tudo o que realmente penso. Tomara que ele sirva de exemplo e de reflexão para quem está se preparando para votar.

“Há pessoas que perderam a casa própria ao invés de adquiri-la nesses últimos anos por terem que pagar contas, sim, dívidas mesmo. Trocaram de carro, mas hoje pagam aluguel. Acredito que seja preciso ter cautela antes de confiar em um partido que "libera créditos com facilidade", mas que não se importa se as pessoas estão sendo capazes de pagar por suas compras ou não? Que mundo fantástico e cor de rosa é esse propagado pelo PT? dos pobres? e se eu disser que preciso recorrer ao sistema de saúde público, que tenho netos na escola pública, não recebo benefícios do governo federal e asseguro, a quem quiser, que a realidade dos serviços públicos, oferecidos aqui no RS pelo PT, não é nada cor de rosa? Ah, já sei...não sou muito estudada, mas captei. A questão é apenas comparar o PT com o PSDB para tentar convencer que o PT é melhor. O que importa é vencer o adversário e não olhar para a realidade tal como é, não é mesmo? Sem ficar recorrendo à página do Lula ou da Dilma, gostaria que alguém me desse um exemplo concreto de alguém que vocês conheçam e que está mergulhado nessa realidade propagada pelo PT. Me coloquem em contato com essa pessoa, por favor. Preciso de nome, endereço, telefone, o nome do planeta também porque nesse nosso país aqui não pode ser... E depois, as pessoas dizem que quem é simples é que não sabe de nada. Eu, né, a inocente? Aham...

Pensem nisso, na hora de votar, e tenham todos um Bom Dia!