quinta-feira, 5 de março de 2015

CPI da Petrobras

Bate-boca na primeira reunião

O início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, nesta manhã de quinta-feira (5), terminou em bate-boca entre parlamentares, com gritos e trocas de ofensas no plenário 2 da Câmara dos Deputados. O tumulto começou com o anúncio, pelo presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), da criação de quatro sub-relatorias, que ficarão sob o comando do PSDB, PP, PSC e PR. A decisão provocou grande discussão, com protestos do PT, PPS, Psol e PSB, por que os nomes foram indicados pelo presidente do colegiado, sem submetê-los ao plenário.

As sub-relatorias serão distribuídas para os deputados Bruno Covas (PSDB-SP), Arnaldo Faria de Sá (PP-SP), André Moura (PSC-SE) e Altineu Côrtes (PR-RJ), com a justificativa de descentralizar os trabalhos. Parlamentares do PT, PPS, Psol e PSB criticaram o fato de que não foram ouvidos sobre a criação de sub-relatorias, além de não poder indicar nomes para as vagas. Houve protestos no momento do anúncio, com uma forte discussão com o presidente do colegiado.

PEC da Bengala

Câmara derrota Dilma

Em mais uma derrota do governo Dilma Rousseff, a Câmara aprovou o primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional que amplia de 70 para 75 anos a idade máxima para a aposentadoria de ministros dos Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União e dos demais tribunais superiores.

Conhecida como PEC da Bengala, a emenda vai tirar da presidente Dilma Rousseff o direito de indicar cinco ministros do STF durante este segundo mandato. A emenda foi aprovada por 318 votos a favor - 131 contra e 10 abstenções - e terá ainda que ser votada em segundo turno, para que a votação seja concluída.

Seleção Brasileira

Dunga convoca para amistosos

A seleção brasileira está convocada para os amistosos contra França, dia 26 de março e Chile, dia 29 de março. Confira os nomes escolhidos por Dunga.

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)

Diego Alves (Valencia-ESP)

Laterais
Danilo (Porto-POR)
Fabinho (Monaco-FRA)
Filipe Luís (Chelsea-ING)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros
David Luiz (Paris Saint-Germain-FRA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Miranda (Atlético de Madri-ESP)

Meio-campistas
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Elias (Corinthians)
Souza (São Paulo)
Oscar (Chelsea-ING)
Willian (Chelsea-ING)
Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR)


Atacantes
Neymar (Barcelona-ESP)
Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHI)
Robinho (Santos)


Bom Dia!

Desinvestimento

Estou escutando a Rádio Gaúcha onde está estabelecida uma discussão sobre a venda de ativos da Petrobras. A questão é saber se a venda de R$ 19 bilhões de ativos da estatal, é privatização ou não!

Foram apresentadas opiniões de economistas e especialistas da área, alguns afirmando que não se trata de privatizar a empresa e outros afirmando que sim, que a Petrobras, quando vende seus ativos, está sendo privatizada.

O mais interessante, no meu entender, foi o comentário de Rosane Oliveira, que fez uma comparação entre a decisão tomada pelo governo petista e o que estes diriam se a decisão fosse de um governo tucano. Caso Aécio tivesse vencido a eleição, o PT estaria gritando que a Petrobras estava sendo privatizada. Como não são os tucanos, mas os petistas que estão vendendo ativos da petrolífera, Dilma correu para afirmar que “não se trata de uma privatização, mas de um desenvestimento”. Se entendi o termo, a presidente está querendo dizer que, para poder  investir, a Petrobras está desenvestindo. Entenderam? Eu não!

Enquanto isso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que o STF arquive as investigações envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e sobre o ex-presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), por ter considerado insuficientes as informações dadas pelo doleiro Alberto Youssef.

Ao mesmo tempo, Janot pediu abertura de inquérito para os seguintes políticos:  senadores Renan Calheiros (PMDB/AL), Romero Jucá (PMDB/RR), Edison Lobão (PMDB/MA), Fernando Collor (PTB/AL), Ciro Nogueira (PP/PI), Lindbergh Farias (PT/RJ) e Humberto Costa (PT/PE), além dos ex-ministros Gleisi Hoffmann (PT/PR) e seu marido Paulo Bernardo (PT/PR).

Pois bem, depois de ficar sabendo que o STF aprovou a extinção da pena do mensaleiro e ex-presidente do PT, José Genoíno, alguma coisa me diz que, sem o Joaquim Barbosa no Supremo, a tendência é que muito pouco, ou quase nada, seja realmente apurado em relação aos políticos, principalmente os do PT, denunciados. Mas não perco a esperança!

Sobre o programa da Gaúcha, acabo de desligar o rádio. Eles anunciaram que seguirão falando sobre o “exército de jovens” ou “gladiadores do altar”, denunciados pelo ex-BBB, deputado Jean Willys, do PSOL. Os “gladiadores” são jovens que frequentam a Igreja Universal do Reino de Deus, e a Universal é proprietária da Rede Record, uma das principais concorrentes da RBS aqui no Rio Grande do Sul. Trata-se então, no meu entender, de uma matéria comercial.

Tenham todos um Bom Dia!