quarta-feira, 8 de abril de 2015

Transporte de animais

Vereadores aprovam viagens em coletivos

Depois de rejeitarem o projeto que previa a liberação de transporte de qualquer animal de até 10 quilos, os vereadores aprovaram na tarde de hoje (8) projeto que libera o transporte de animais de pequeno e médio porte, nos ônibus, lotações e taxis de Porto Alegre.

Somente será permitido o transporte de quatro animais por viagem nos horários entre 10 e 16 horas e das 21 às 06 horas.

Será obrigatória a apresentação de carteira de vacinação atualizada onde conste, no mínimo, atestado de vacinas antirrábica e polivalente.

Só será permitido o transporte de animais limpos e acomodados em caixas apropriadas, livre de dejetos, água e alimentos. Caso haja necessidade de limpeza na caixa de transporte, o responsável pelo animal descerá no ponto de parada mais próximo. Os transportadores poderão cobrar pelo transporte e a tarifa será estabelecida pela EPTC.

Vacinação contra gripe

Campanha começa no dia 4 de maio


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta quarta-feira, 8, que a campanha de vacinação contra o vírus da gripe vai começar no dia 4 de maio. 

O anúncio da data foi feito durante uma audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no Senado. Segundo a assessoria da Pasta, a campanha terá duração de três semanas.

Normalmente, a campanha é realizada no fim de abril, mas neste ano foi adiada para que as doses incorporassem uma nova cepa de vírus que se tornou comum no Hemisfério Norte.

De acordo com a assessoria do ministro, o adiamento não vai trazer prejuízo à população, porque o indicado é que as doses sejam administradas antes de o inverno começar. 

A vacina é indicada para qualquer pessoa, mas idosos, gestantes e crianças são considerados grupos prioritários e podem receber a dose gratuitamente em postos de saúde. 

Meia Entrada

Procon notifica cinemas e produtoras

O Procon Porto Alegre está notificando, a partir desta quarta-feira, 8, cinemas e produtoras de espetáculos culturais da Capital a se adequarem à lei da meia entrada para estudantes. “Recebemos um elevado número de reclamações protocoladas no Procon municipal relatando o não atendimento da legislação”, destaca o diretor-executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.

Em meio a duas legislações divergentes sobre o tema, uma estadual e outra municipal, o Procon adotou como norma a estadual – em vigor desde dezembro de 2014 – que dá direito ao pagamento de meia entrada a jovens com até 15 anos ou que estejam na faixa etária de 16 a 29 anos, portadores de documento de inscrição em programa social do governo, comprovando, assim, a baixa renda. Outro segmento beneficiado pela meia entrada são os estudantes matriculados em estabelecimento de ensino regular.

Empregos garantidos

Pepe Vargas - Direitos Humanos
Ideli Salvatti - Presidência dos Correios

O ministro Pepe Vargas (PT-RS), que deixou a Secretaria das Relações Institucionais na terça-feira (7), assumirá a Secretaria de Direitos Humanos da Presidencia da República.

Pepe aceitou o convite feito pela presidente Dilma Rousseff (PT), na noite de terça-feira e a sua transferência será confirmada nas próximas horas em nota do Palácio do Planalto.


A atual ministra de Direitos Humanos, Ideli Saltavatti, deixará a pasta para assumir a presidência dos Correios. 

Antes de ser convidado pela presidente, Pepe já havia tomado a decisão de deixar o governo devido às negociações de entregar a articulação política para o pemedebista Eliseu Padilha, atual titular da Secretaria de Aviação Civil.

Pepe só soube das tratativas pela imprensa e ficou irritado. Sua permanencia na articulação política se tornou insustentável.

Diante da recusa de Padilha em mudar de pasta e da resistência de setores do PMDB, principalmente das alas comandadas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Dilma optou por extinguir a SRI e passar toda competência da articulação para o vice-presidente Michel Temer. Dilma acabou reduzindo o número de pastas de 39 para 38.

Antes de comandar a pasta de Direitos Humanos, Ideli também comandou a SRI, no primeiro mandato de Dilma. Assim como Pepe, ela deixou o comando da pasta após um período de desgate com o Congresso, que se deu principalmente pela rebeldia do PMDB da Câmara na época também liderado por Eduardo Cunha.

Energia elétrica

Aumento de 60% em 12 meses


O custo da energia elétrica acumula inflação de 60,42% no período de 12 meses, segundo dados de março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Em março deste ano, a energia elétrica ficou, em média, 22,08% mais cara no país, respondendo por mais da metade da inflação oficial no mês, que ficou em 1,32%. “Esse aumento leva em conta os reajustes extraordinários concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel] às concessionárias. Também inclui a bandeira tarifária que, neste mês, ficou vermelha”, disse a coordenadora de Índice de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

A bandeira tarifária é um custo extra que o consumidor precisa pagar quando as usinas termelétricas são acionadas para produzir energia. A energia produzida por essas usinas é mais cara do que a produzida pelas usinas hidrelétricas. Como as térmicas estão sendo usadas com frequência, a bandeira tarifária está vermelha: a mais cara.

Entre as cidades e regiões metropolitanas analisadas pelo IBGE, as maiores altas na energia elétrica foram registradas em Campo Grande (34,77%) e Curitiba (32,73%). No Recife, houve o menor reajuste: 0,65%. No Rio, a alta foi 23,34% e em São Paulo, 25,63%.

Inflação

A mais alta em 20 anos



A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 1,32% em março, pior resultado para o mês em 20 anos. Em março de 1995, a alta de preços foi de 1,55%. Quando se compara todos os meses, a carestia teve o pior resultado desde fevereiro de 2003. No acumulado de 12 meses, a inflação atingiu 8,13%, também pior resultado em 12 anos, e bem acima do teto da meta.

No primeiro trimestre de 2015, o índice apontou elevação de 3,83%, taxa sem precedentes para o período, desde 2003. Em apenas três meses, o custo de vida consumiu quase toda a meta perseguida pelo Banco Central para o ano, de 4,5%. 

Os maiores responsáveis pela disparada da inflação foram a energia elétrica, os alimentos e os combustíveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade do IPCA ficou na conta da eletricidade, com aumento médio de 22,08%, equivalente a 0,71 ponto percentual da inflação total. Entre os alimentos, a maior alta em março foi registrada pela cebola, com variação de 15,10%, seguida pelo ovo de galinha, com 12,75% e o alho, 7,66%.

Em Brasília, o IPCA apontou alta de 1,18%, acumulando elevação de 2,56% no ano e 7,17% em 12 meses. Com esses resultados, não restará outra alternativa ao Banco Central a não ser aumentar a taxa básica de juros (Selic) na reunião marcada para o fim deste mês. Os juros estão em 12,75% ao ano e podem chegar, na melhor das hipóteses, a 13% ao ano.

Bom Dia!

Obrigado, Júnior Vinil


A gente encontra pessoas na vida e descobre que elas estavam fazendo falta. Em momentos difíceis, elas se mostram verdadeiros amigos. O que seria normal num dia de festas, fica muito maior quando ocorre num período de dificuldades.

Foi num momento assim que acabei conhecendo o Júnior, cantor, compositor, poeta do cotidiano e, mais do que tudo, amigo de quem foi extremamente importante na minha vida; meu irmão Dilair, o Dila.

Quando ele ficou doente, em Balneário Gaivotas, onde morava, recebi um telefonema do Júnior informando que o Dila estava hospitalizado. Fomos para lá, minha mulher e eu e, já na chegada, encontramos com o Júnior. A história, daquele momento para frente, foi contada de momentos felizes, de reencontro e de tristeza, muita tristeza.

Foi o Júnior quem, uma semana depois, me ligou para avisar que o Dila tinha partido, certamente para planos mais altos.

Foi ele quem, com seu violão fantástico, acompanhou outro amigo, o João Bonamigo, na interpretação de My Way, ao lado do caixão onde o Dila repousava para sempre. Depois, nos abraçamos e choramos muito a saudade do nosso "velho querido". E fomos juntos até o cemitério.

Hoje, quando abri o Facebook, mais uma surpresa que só almas diferenciadas como a do Júnior, proporcionam. Lá estava um álbum de fotografias do Dilair e dele.

Confesso que olhei, uma por uma, com os olhos cheios de lágrimas, mas com o coração apertado de saudades e, ao mesmo tempo, de emoção. Só o Júnior, mesmo, para me proporcionar um momento assim.

Selecionei uma das fotos e decidi ilustrar este comentário que faço em homenagem a uma pessoa diferenciada e que passou pela vida do Dila como um dos poucos amigos, confidentes e parceiros que o "velho" teve nos últimos dias de sua existência.

Quando sai do apartamento onde o Dila morava, o Júnior me pediu um presente, uma recordação do amigo que tinha partido. Ele ficou com uma das bengalas que acompanhavam meu irmão em suas caminhadas pela praia e pelas ruas de Gaivotas.

Amigo que se conhece numa circunstância assim, é amigo que não se esquece. OBRIGADO, JÚNIOR!

Tenham todos um Bom Dia!