quinta-feira, 23 de abril de 2015

Radar

O PT terceiriza


Repórter terceirizado
Repórter terceirizado

Embora a bancada do PT na Câmara tenha suado para batalhar contra a terceirização, a Agência PT de Notícias, encarregada de atualizar o site do partido, está com uma vaga aberta para repórter, para ser contratado por meio de terceirização.
Alguns profissionais que atuam no site já são terceirizados por meio da agência Pepper.
Por Lauro Jardim

Taça Libertadores

Confira datas dos jogos de oitavas de final



Foram confirmadas pela Conmebol, as datas dos jogos de oitavas de final da Copa Libertadores da América. O primeiro jogo entre Inter e Atlético MG, será no dia 6 de maio, em Belo Horizonte. A segunda partida será no dia 13 de maio, no Beira Rio. As partidas começam ás 22 horas.

Tabela de jogos das oitavas de final da Libertadores

Jogos de ida


28/04 - 20h30 - Universitário de Sucre x Tigres 
05/05 - 20h45 - Estudiantes x Santa Fe  
06/05 - 19h45 - Guaraní x Corinthians 

06/05 - 22h00 - Atlético MG X Internacional
06/05 - 22h00 - São Paulo x Cruzeiro 
07/05 - 18h45 - Wanderers x Racing 
07/05 - 21h00 - River Plate x Boca Juniors 
07/05 - 21h15 - Emelec x Atlético Nacional 

Jogos de Volta


05/05 - 21h00 - Tigres x Universitário de Sucre 
12/05 - 19h30 - Santa Fe x Estudiantes 
13/05 - 19h30 - Cruzeiro x São Paulo

13/05 - 22h00 - Internacional X Atlético MG
13/05 - 22h00Corinthians x Guaraní
14/05 - 18h30 - Racing x Wanderers 
14/05 - 21h30 - Boca Juniors x River Plate 
14/05 - 21h30 - Atlético Nacional x Emelec

Crônica

Aproveitei o feriado e desasinei

Cesar Cabral*

Aproveitei o feriado de Tiradentes e me “desasinei” temporariamente. Isto é: deixei de ser asno, conforme havia recentemente declarado na minha crônica/artigo Mais gordo, nu e sem pele. Nada de novo. Tudo continua como sempre esteve nesse país que é “um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança que a terra desce.” E pouco é mais do isso, exceto uma ou outra novidade. Na moda, Gisele Bündchen, a mais elegante, bonita e sensual mulher do mundo deixou as passarelas. Minha conterrânea saiu na hora certa, que é quando se está tocando o teto do mundo com a cabeça. Mas não abandonou o “mundo” da moda. Com os licenciamentos e as grifes ganhou ano passado 48 milhões de dólares; nas passarelas, já não chegava a 10% desse valor.

Já sabia que “self”, palavra inglesa, como havia dito, é o mesmo que por si mesmo – ou de si mesmo – em português e as pessoas continuam tirando suas próprias fotografias e por isso, “fazendo um self”. É a moda; e o que é da moda não incomoda, dizia-se antigamente. Entretanto quando li que um ator famoso “fez um self” achei que o fofo tinha se masturbado. E piorou minha estultice quando soube que já existia “pau de self”. Aí pensei que já é possível tirar fotografias com o próprio pênis; talvez seja um pênis especial, desconhecido para mim.

A imprensa, com tanta notícia, não sabia ao que dar mais destaque neste 21 de abril.  Se a inauguração de Brasília, há 55 anos, ou se a Tiradentes, morto por fuzilamento, depois degolado e esquartejado há 223 anos, quando os pedaços do corpo dele foram espalhados estrada a fora, do Rio a Minas, pelos irmãos portugueses daquela época. Época em que o Brasil sequer existia, não tinha esse nome, era apenas terra portuguesa no novo mundo, também chamado Brasil colonial pelos historiadores. Não havia o país Brasil, nem a pátria brasileira. Não havia uma Nação.

Tiradentes e seus companheiros formavam um grupo de portugueses nascidos na colônia que se revoltou contra os portugueses colonizadores. Proprietários rurais, a Igreja Católica, alguns intelectuais e militares pertencentes à elite econômica, a mais abastada, reclamavam (nem luta houve) em defesa de interesses particulares, de seus negócios e não de todo o povo da colônia. Não entendo o porquê de Tiradentes ser nosso herói, nosso mártir. Talvez a crueldade com a qual os portugueses tratavam seus colonizados tenha enternecido o coração dos historiadores; os portugueses eram brutais, sem dúvida. "O Estado brasileiro é fruto de uma convenção brutal. O colono (e o colonizador) podia escravizar, matar e mutilar os índios além de ocupar suas terras e engravidar as índias. Quando os gentios reagiam à brutalidade portuguesa eram considerados hostis e exterminados ainda mais rapidamente”.Escreve o advogado Fábio Oliveira Ribeiro no CMI Brasil.

Tiradentes foi uma espécie de bode expiatório. De todo o grupo era o menos poderoso, o que tinha menos dinheiro e propriedades. Um simples comerciante; às vezes tropeiro, às vezes minerador, militar, sim, mas apenas um subtenente e “tirava dentes” de quem precisasse livrar-se da dor. Não subestimo o Joaquim José da Silva Xavier por isso. Mas não o reconheço como nosso mártir por ter lutado por uma Nação Brasileira.

Terminado o feriado sem mais nenhum acontecimento, continuei “desasinado” por mais um dia já que a quarta feira prometia, como se diz. Os jornalões digitais e os noticiários de todos os canais de TV me excitavam com a espera da divulgação do balanço auditado da Petrobras. Assunto que 99,95% da população brasilina não tem o mínimo interesse já que não entende bulhufas do significa. Significa que os 21,6 bilhões de reais de prejuízo, obra da má gestão com roubalheira posta na mão de “sindicalistas companheiros” há dez anos, quando Lula, o presidente, aparelhou o Estado com três partidos políticos – PMDB, PP e PT – isto é: partidarizou as empresas estatais, os preços dos combustíveis (incluindo o gás de cozinha) vão aumentar. E com eles os dos produtos e transportes.

Os 54 milhões que acreditavam que estaríamos todos no paraíso com Dilma.2 nem que a vaca tussa, arrastando outros 50 milhões que sabem que vaca não tosse, terão que repor à Petrobras os 21,6 bilhões de reais pagando um preço bem alto resultado de uma simples e populista equação para manter a “popularidade” e ganhar a reeleição e manter o trio de partidos políticos no poder. Assim: compra-se petróleo caro, vende-se gasolina sem aumentar o preço (subsidiado). Agora que o preço do petróleo baixou consideravelmente no mercado internacional, aumenta-se custo da gasolina comprando petróleo barato. Os 21,6 bilhões de reais de prejuízo serão repostos rapidamente e ainda sobrarão alguns bilhões para novas corrupções e pagamentos dos prejuízos das empreiteiras paradas de funcionar com a prisão de seus proprietários. Daí por que a “delação premiadíssima”.

E quando o presidente da Petrobras, Ademir Bendine, disse que “Temos a convicção de que a companhia vai retomar sua capacidade de geração de valor. Nosso maior ativo é o quadro de pessoal. São pessoas engajadas. Estamos revendo ainda o nosso plano de negócios e, sendo aprovados, vamos voltar a publico.” reassumi a minha condição de asno. Até mais!

*Jornalista e escritor

Terceirização

O voto dos gaúchos

Foram 22  os deputados federais do RS que votaram no projeto de Terceirização, que aprovou a emenda que libera os terceirizados para atividades-fim. Agora, o projeto vai para o Senado.
Veja como votaram os deputados gaúchos:

DEM
Onix Lorenzoni - Sim

PDT
Afonso Mota - Não
\Giovani Cherini - Não
Pompeo de Matos - Não

PMDB
Darcisio Perondi - Sim
José Fpgaça - Sim
Osmar Terra - Não

PP
Afonso Hamm - Sim
Covati Filho - Sim
Jeronimo Goergen - Sim
José Otávio Germano - Sim

PSB
Heitor Schuch - Não

PSD
Danrlei Hinterholz - Não

PSDB 
Marchezam Júnior - Sim

PT
Bohn Gass - Não
Fernando Marroni - Não
Marcon - Não
Maria do Rosário - Não
Paulo Pimenta - Não

PTB
Luiz Carlos Busato - Sim
Ronaldo Nogueira - Não
Sérgio Moraes - Sim

TOTAL
Sim - 10 votos
Não - 12 votos


Opinião

A guerra do PT

O ESTADO DE S.PAULO
23 Abril 2015 


O PT julga que está em guerra. É o que está escrito, com todas as letras, nas "teses" apresentadas pelas diversas facções que compõem o partido e que serão debatidas no 5.º Congresso Nacional petista, em junho.

De que guerra falam os petistas? Contra quem eles acreditam travar batalhas de vida ou morte, em plena democracia? Qual seria o terrível casus belli a invocar, posto que todos os direitos políticos estão em vigor e as instituições funcionam perfeitamente?

As respostas a essas perguntas vêm sendo dadas quase todos os dias por dirigentes do PT interessados, antes de tudo, em confundir uma opinião pública crescentemente hostil ao "jeito petista" de administrar o País. O que as "teses" belicosas do partido fazem é revelar, em termos cristalinos, o tamanho da disposição petista em não largar o osso.

"Precisamos de um partido para os tempos de guerra", conclama a Articulação de Esquerda em sua contribuição para o congresso do partido. Pode-se argumentar que essa facção está entre as mais radicais do PT, mas o mesmo tom, inclusive com terminologia própria dos campos de batalha, é usado em todas as outras "teses". Tida como "moderada", a chapa majoritária O Partido que Muda o Brasil avisa que "é chegado o momento de desencadear uma contraofensiva política e ideológica que nos permita retomar a iniciativa".

A tendência Diálogo e Ação Petista conclama os petistas a fazer a "defesa dos trabalhadores e da nação", como se o Brasil estivesse sob ameaça de invasão, e diz que as "trincheiras" estão definidas: de um lado, a "direita reacionária"; de outro, os "oprimidos". A chapa Mensagem ao Partido quer nada menos que "refundar o Estado brasileiro", por meio de uma "revolução democrática" - pois o "modelo formal de democracia", este que vigora hoje no Brasil, com plena liberdade política e de organização, "não enfrenta radicalmente as desigualdades de renda e de poder".

Da leitura das "teses" conclui-se que o principal inimigo dos petistas é o Congresso, pois é lá que, segundo eles dizem, se aglutinam as tais forças reacionárias. O problema - convenhamos - é que o Congresso representa a Nação, o povo. Se o Congresso resiste a aceitar a agenda do PT, então a solução é uma "Constituinte soberana e exclusiva", cuja tarefa é atropelar a vontade popular manifestada pelo voto e mudar as regras do jogo para consolidar o poder das "forças progressistas" - isto é, o próprio PT.

Uma vez tendo decidido que vivem um estado de guerra e estabelecidos quem são os inimigos, os petistas criam a justificativa para apelar a recursos de exceção - o chamado "vale-tudo". O principal armamento do arsenal petista, como já ficou claro, é o embuste. O partido que apenas nos últimos dez anos teve dois tesoureiros presos sob acusação de corrupção, que teve importantes dirigentes condenados em razão do escândalo da compra de apoio político no Congresso e que é apontado como um dos principais beneficiários da pilhagem da Petrobrás é o mesmo que diz ter dado ao País "instrumentos inéditos" para punir corruptos. Há alguns dias, o ex-presidente Lula chegou ao cúmulo de afirmar que os brasileiros deveriam "agradecer" ao PT por "ter tirado o tapete que escondia a corrupção".

É essa impostura que transforma criminosos em "guerreiros do povo brasileiro", como foram tratados os mensaleiros encarcerados. Foi essa inversão moral que levou o governador petista de Minas, Fernando Pimentel, a condecorar o líder do MST, João Pedro Stédile, um notório fora da lei, com a Medalha da Inconfidência, que celebra a saga libertária de Tiradentes. A ofensiva dos petistas é também contra a memória nacional.

Ao explorar a imagem da guerra para impor sua vontade aos adversários - inclusive o povo -, o PT reafirma seu espírito totalitário. A democracia, segundo essa visão, só é válida enquanto o partido não vê seu poder ameaçado. No momento em que forças de oposição conseguem um mínimo de organização e em que a maioria dos eleitores condena seu modo de governar, então é hora de "aperfeiçoar" a democracia - senha para a substituição do regime representativo, com alternância no poder, por um sistema de governo que possa ser totalmente controlado pelo PT, agora e sempre.