quinta-feira, 30 de abril de 2015

Imposto de Renda

Último dia para declarar


Acaba à meia-noite desta quinta-feira (mais precisamente às 23h59min59s, segundo a Receita Federal) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2015, referente aos rendimentos recebidos em 2014. Quem perder o prazo paga multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Portanto, mesmo quem não está com todos os dados de que precisa para fechar a declaração deve enviar a prestação de contas como está para se livrar da punição e, depois, retificar o formulário.

Não há prazo para a correção, mas o ideal é que seja feito o mais rapidamente possível, para evitar cair na malha fina. O Fisco espera receber 27,5 milhões de declarações até esta quinta-feira. Até as 10h, mais de 25,1 milhões haviam sido enviadas, informou a Receita Federal.

Os contribuintes que perderem o prazo só poderão enviar declarações a partir das 8h do dia 4 de maio e estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.(Agência Globo)

Bom Dia!

Feriadão em paz!


Pelo menos no que diz respeito ao cansativo e nem sempre compreensível discurso da presidente Dilma, o feriado do Dia do Trabalho será diferente. As emissoras de rádio e televisão, pelo menos até agora, estão livres de abrir espaço para um pronunciamento repetitivo, enfadonho e meramente político. E nós poderemos, naquele horário nobre, curtir um vinho ou uma bem gelada, uma comidinha, sem o perigo de qualquer ameaça de indigestão.

Já os internautas não sei se terão a mesma graça. É que Dilma prometeu conversar com eles nas redes sociais. Se bem que não acredito muito que alguém que não seja militante, vá ficar na frente do computador, em pleno feriado, para dialogar com a presidente. Os mais fanáticos e os que gostam de aparecer, é possível que dispensem o descanso e abram suas páginas nas redes sociais para ler e debater as promessas, nem sempre cumpridas, da petista.

De qualquer maneira, este será um feriado fora do normal em termos de pronunciamento presidencial. Desde que me conheço por gente, vi meu pai, primeiro ligado no rádio, depois na televisão, escutando e assistindo o que o presidente tinha para dizer aos trabalhadores no seu dia. Foi ao lado dele que ouvi o primeiro pronunciamento do velho Getúlio Vargas, falando aos "trabalhadores do Brasil".

Nada melhor, então, do que comemorar o Dia do Trabalho descansando. É o que farei, curtindo a casa da praia, com um churrasquinho e acompanhado de bons vinhos. Já está tudo preparado. Claro que, no meio do final de semana, já estou convocado por minha mulher para tratar do jardim e do gramado da praia. Mas nada que prejudique tanto assim a minha folga.

Aliás, por falar em folga, pretendo dar um descanso também para todos vocês. Caso não aconteça nada de mais importante, voltarei somente na segunda-feira. Até lá, grande abraço a todos e o meu desejo de que curtam o feriadão em paz.

Tenham todos um Bom Dia!