terça-feira, 5 de maio de 2015

Copa América

Dunga convoca 23 jogadores



O grupo da Seleção Brasileira que vai buscar o título da Copa América no Chile já é conhecido. Nesta terça-feira, em evento na sede da CBF, o técnico Dunga divulgou a lista de 23 jogadores convocados, numa relação sem grandes novidades, como havia sido antecipado pelo próprio treinador, e liderada pelo craque Neymar mas sem o meia Oscar, do Chelsea, e com o volante Casemiro, do Porto, além do atacante Robinho, hoje no Santos.

Agora, Dunga terá o desafio de comandar a Seleção em um torneio oficial, a Copa América no Chile, que também servirá como prévia para as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. O Brasil vai estrear no torneio em 14 de junho, diante do Peru, em Temuco. E os outros adversários no Grupo C da competição serão a Colômbia, no dia 17, e a Venezuela, no dia 21, com ambos os confrontos marcados para Santiago.

Antes da Copa América, a Seleção fará dois amistosos de preparação para o torneio, ambos agendados para o Brasil. Eles serão em 7 de junho, diante do México, no Allianz Parque, em São Paulo, e no dia 10, diante de Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

A apresentação da Seleção para a Copa América está prevista para 1º de junho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Porém, caso algum jogador esteja envolvido na decisão da Liga dos Campeões da Europa, caso de Neymar, do Barcelona, e Marcelo, do Real Madrid, marcada para 6 de junho, a apresentação se dará apenas após a disputa da final do torneio continental.

Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira para a Copa América e os dois amistosos preparatórios:

Goleiros - Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio).

Laterais - Danilo (Porto), Fabinho (Monaco), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luis (Chelsea).

Zagueiros - David Luiz (Paris Saint-Germain), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid).

Volantes - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City) e Casemiro (Porto).

Meias - Everton Ribeiro (Al-Ahli), Willian (Chelsea), Phillippe Coutinho (Liverpool) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk).

Atacantes - Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng) Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenhein).

Opinião

Luiz Inácio e as elites

O ESTADO DE S.PAULO
05 Maio 2015 


Luiz Inácio Lula da Silva é hoje um homem rico, um destacado membro da elite brasileira - se se definir assim pessoas de posses que dedicam boa parte de seu tempo a voos de primeira classe ou jatinhos executivos, hospedagem em hotéis de luxo ou, para o lazer, em mansões de amigos -, fruidor, entre outras coisas, de apartamento tríplex no Guarujá e aprazível e bem equipado sitio em Atibaia. Mas os tempos andam difíceis para tudo o que Lula representa politicamente. 

Então é hora de exercitar o velho discurso de ataques às "elites", da qual fazem parte a imprensa livre e quem mais ouse mostrar que o rei está nu.

Lula exerceu dois mandatos presidenciais e é inegável que nos seus oito anos de governo o País obteve importantes conquistas sociais e econômicas. Um chefe de governo não faz nada sozinho, sem o apoio e a cooperação da sociedade. Lula teve o mérito de conduzir o processo.

Lula tem responsabilidade também sobre o que veio depois dele. E depois dele vieram a incompetência de Dilma Rousseff e, principalmente, os efeitos negativos de uma política econômica populista e o escancaramento - a Petrobrás que o diga - das práticas políticas nefastas que implantou e estimulou em nome da "governabilidade". Em português claro: a corrupção endêmica. Ninguém pratica a corrupção sozinho. Lula teve o demérito de assistir ao processo.

Os próprios petistas e seus apoiadores sabem disso. Não o admitem explicitamente, mas escudam-se no argumento falacioso de que é impossível governar sem fazer concessões a um "sistema" que é essencialmente corrupto. Então, a verdadeira opção do PT diante da corrupção foi aderir a ela e não combatê-la "sem tréguas", como repetem Dilma Rousseff em seus discursos e o PT em sua propaganda. Lula nem se dá ao trabalho.

É nesse cenário que se encaixa a retórica maniqueísta de que o País se divide entre o bem e o mal, "nós" e "eles". E como o partido do "nós" está precisando de um salvador da Pátria, em sua arenga comemorativa do 1.º de Maio Lula não se encabulou de colocar sutilmente a questão de sua volta à Presidência: "O que me deixa inquieto é o medo que a elite brasileira tem que eu volte à Presidência. É inexplicável, porque eles nunca ganharam tanto dinheiro na vida quanto no meu governo". Nem todo mundo, é claro, mas quem ganhou, ganhou para valer, como a sucessão de escândalos está aí para comprovar.
                                                                      
E como o País precisa de alguém com grande valentia para domar a atual crise, Lula expôs, como de hábito, suas credenciais: "Estou quietinho no meu lugar, mas estão me chamando para a briga e sou bom de briga. Eu volto para a briga". Está, como se vê, obcecado pela ideia da "volta". Quanto à sua criatura, Dilma Rousseff, que não teve coragem de gravar o tradicional pronunciamento presidencial do Dia do Trabalho, Lula foi compreensivo: "A gente tem que ter paciência com a Dilma, como a mãe da gente tem com a gente. Ela foi eleita para governar quatro anos. Esperem o resultado final do governo". Quer dizer: fiquem todos bem comportados, como um rebanho de ovelhas, que tudo se resolve. Se não, ele volta e dá um jeito.

Os argumentos de palanque de Lula são tão falsos quanto uma nota de três reais. Assim o são também aqueles expostos na propaganda partidária do PT veiculada na mídia eletrônica. Por exemplo, o de que o atual governo colocou mais gente importante na cadeia do que qualquer outro. Não é verdade. Quem investiga e pune criminosos não é o governo do PT, são as instituições do Estado. O governo do PT tem é fornecido um monte de criminosos importantes.

Alegam ainda os petistas que seu governo possibilitou, a quem antes não podia, viajar de avião, comprar carro, morar em casa própria. De fato, a política econômica populista focada no crédito fácil para o consumo produziu de imediato efeitos positivos. Mas foi uma das responsáveis pela gastança desenfreada do governo, que descuidou do controle de suas contas e de administrar as prioridades de investimentos de infraestrutura em benefício do bem comum. O resultado é que a economia brasileira está à beira do abismo e, pressionada pela queda do nível de emprego, dos salários e da crescente inadimplência, a classe média começa a despertar do sonho efêmero das prestações mensais a perder de vista. Nem todos da perversa elite são culpados por isso.

Mais mulheres na política

Ana Amélia que mudar quadro atual

A presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu,  vereadoras, deputadas, lideranças municipais, representantes dos partidos políticos e movimentos sociais para tratar das estratégias visando o lançamento no dia 24 de maio, da campanha Mais Mulheres na Política. A campanha,  que busca ampliar a participação feminina nos executivos e legislativos, é promovida pela ONU Mulheres e procuradorias da Mulher do Senado e da Câmara.


A senadora Ana Amélia Lemos que representou a Procuradoria do Senado, enfatizou a importância da campanha, lembrando que o eleitorado feminino é majoritário, sem que isso corresponda à representatividade de mulheres no legislativo federal: “ No Senado são 15% de mulheres e  na Câmara menos de 10%. Ou seja, enquanto as mulheres conquistam espaços em todas as carreiras de Estado, o mesmo não ocorre na politica e a campanha vem em boa hora para mudar esse quadro. Mais Muheres na Politica é uma forma de qualificar mais a politica com a participação feminina".

A senadora destacou também a necessidade de mobilizar as bases para uma participação expressiva no evento programado para  Porto Alegre e  anunciou que a Fundação Milton  Campos, do PP da qual é presidente,vai apoiar a iniciativa no que for necessário em termos de estrutura. Em contato com a presidente do movimento Mulher Progresssita estadual, Beth Colombo,também presente ao encontro, já ficou acertado um amplo trabalho de mobilização nas bases do PP.

O encontro na Câmara, sob a presidencia do vereador Mauro Pinheiro, serviu para o lançamento da convocatória para o dia 24, formalizado por todas as representantes presentes.

Paulo Roberto Costa

"Dilma é responsável por Pasadena"


Em defesa apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que depõe hoje à CPI que investiga esquema de corrupção na estatal, responsabilizou a presidente Dilma Rousseff pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006. 

O documento entregue pelos advogados do ex-executivo, que é um dos delatores da Operação Lava Jato, lembrou que coube à então chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal assinar, em 2006, a aquisição da planta de refino. "É claro e evidente que a decisão de compra dos 50% da PRSI (Refinaria de Pasadena, na sigla em inglês) foi tomada pelo Conselho de Administração de 2006, da Petrobras, assinada pela então presidente do conselho, Dilma Rousseff", afirma a defesa.

O TCU apontou prejuízo de 792 milhões de dólares no negócio, feito em duas etapas, entre 2006 e 2012. A corte bloqueou bens de 10 dirigentes e ex-dirigentes da empresa, entre eles Costa.

Bom Dia!

A pátria educadora!


Os fatos escancararam mais uma grande mentira da presidente Dilma Rousseff e de seu partido, o PT. O que foi alardeado e prometido na campanha eleitoral, não passava de mais um blefe da candidata oficial para angariar votos dos que acreditaram que, em algum momento, ela estava falando a verdade.

O Pronatec, menina dos olhos da candidata que, em quase todas as suas frases de respostas, elogiava o programa, chegando a sugerir que uma pessoa formada procurasse o Pronatec, para se aperfeiçoar, está parado, sem recursos e com pagamentos atrasados.

Agora e a vez do FIES, que deveria servir pára financiar o estudo para os mais carentes, permitindo o ingresso dos pobres na universidade. Pois ontem o ministro da Educação, aquele mesmo que disse que havia dinheiro de sobra e que tudo não passava de um erro no site do MEC, na maior cara de pau, coisa muito comum entre eles, apareceu na TV dizendo que o dinheiro acabou, ou seja, quem conseguiu financiamento, muito bem, quem não conseguiu, que se vire.

Somente aqui no RS, mais de 15 mil alunos, que já estão cursando a faculdade, ou conseguem um financiamento impossível de pagar em bancos particulares, ou trancam a matrícula. 

Claro que muitos deles, provavelmente enfeitiçados pelas mentiras do governo, saíram das classes mais humildes e chegaram até a faculdade acreditando que teriam o financiamento prometido pela candidata petista. Muitos devem ter votado nela e agora terão que trancar a matrícula.

E é assim por todo o Brasil. Quase metade dos que conseguiram financiamento no ano passado, ano da eleição, hoje não podem contar com ele. O governo mentiu e eles acreditaram. Chegaram até a pensar que esta história de "Pátria Educadora" fosse verdade. 

Os que acreditam que realmente o governo está preocupado com a inclusão social, tirem o cavalo da chuva. O que o PT quer, definitivamente, é se perpetuar no poder, mesmo que para isso tenha que usar de todas as mentiras e falcatruas imagináveis.

Expulsão de petistas!

No program de televisão do PT, que vai ao ar hoje, o presidente do partido vai anunciar que será expulso todo o filiado que for condenado em processo judicial. É uma medida que visa limpar o quadro partidário, eliminando companheiros que não cumpriram com o que determina seu estatuto.

Seria uma medida até certo ponto elogiável, se não fosse um pequeno detalhe. Ela serve apenas para alguns, para os heróis, não!

Tanto é verdade que o próprio Rui Falcão já disse que, no caso de José Dirceu e José Genoino, principalmente, a medida não será aplicada pois ambos sofreram uma "condenação política", ou seja, ambos seguem como verdadeiros heróis, mesmo que envolvidos até os fios de cabelo no esquema de corrupção chamado mensalão. No caso do Zé Dirceu, as falcatruas seguiram no petrolão, mas segundo o presidente do partido, é tudo "mentira dos que querem prejudicar o PT". 

Quem deve estar vibrando com a informação é o João Vaccari que, para o PT, deve ser outra vítima de um julgamento político. Coitadinho.

E o Lula concorda plenamente com tudo e faz discurso apoiando.

Tenham todos um Bom Dia!