sexta-feira, 22 de maio de 2015

A culpa é do tomate!

Inflação acumula alta de 8,24% em um ano


O bom e velho tomate voltou a assombrar os consumidores nas feiras e supermercados do País. A fruta que foi a vilã da inflação em 2013 e protagonista de memes memoráveis nas redes sociais (relembre abaixo), também assustou no segundo semestre do ano passado e agora volta a ser assunto da macarronada de domingo. Mas por que o preço do tomate varia tanto?
Vamos aos números:

O IPCA-15 de maio divulgado nesta sexta-feira, 22, mostrou que o preço do tomate subiu 19,79% no mês e já acumula alta de 50,99% no ano. O IPCA de abril já havia mostrado aumento de 17,90% no mês e de 48,65% no ano. Essas variações impulsionaram a alta do grupo de alimentos, responsável pela maior influência de alta do IPCA-15 deste mês.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) desacelerou de forma intensa em maio na comparação com abril, sob influência dos preços da energia elétrica. A taxa ficou em 0,60% esse mês, após subir 1,07% em abril, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Com o resultado, o índice acumula alta de 5,23% no ano, bem acima da taxa de 3,51% registrada em igual período de 2014. Já em 12 meses, o índice acumulado é de 8,24%, o mais elevado desde janeiro de 2004. 

Bom Dia!

Olha o veranico de maio aí, gente!


Depois de viver tantos anos, confesso que não tenho opinião definida se gosto mais do verão ou do inverno. Acho que gosto dos dois. São estações que nos proporcionam sensações e desejos diferentes. Cada uma com seus prós e contras.

Tem coisa melhor do que um agasalho e uma coberta quente, num dia frio? Um sopão e um bom vinho não exigem uma temperatura mais baixa? 

Mas quem não gosta de estar na beira da praia, só de calção, refrescando o corpo e a alma com algumas bem geladas? E um churrasquinho com a família ou com os amigos, deixando a noite se prolongar?

Claro que inverno chuvoso e com muito vento, ninguém quer. Assim como ter que colocar um terno, por exemplo, num dia de 35 graus.

Agora mesmo, depois de uns dias com temperatura um pouco mais baixa, estamos curtindo algo que parecia nem existir mais, ou seja, o veranico de maio.  Neste momento, temos 20 graus, o que prenuncia uma tarde quente e uma noite perfeita para um chopinho, por exemplo.

A realidade, é que, assim como eu, quase todo mundo gosta de reclamar quando faz muito frio e se queixar quando o calor chega. Mas acabamos nos adaptando.

Hoje sou obrigado a dizer que amanheci feliz com a perspectiva de um dia agradável, tanto que já providenciei a acomodação de algumas cervejinhas na geladeira, coloquei copos no freezer e estou aguardando a hora de dar início aos trabalhos.

Mas por favor, não imaginem que sou alcoólatra ou que só penso em beber. Claro que não. Sou apreciador e, como se tornou moda afirmar, bebo socialmente. Não nego que, em alguns momentos, aproveito para esquecer de todos os dramas que certas pessoas instalaram no Brasil. Nesse caso, só bebendo.

De qualquer forma, vamos aproveitar. Olha o veranico de maio aí, gente!

Tenham todos um Bom Dia!