terça-feira, 23 de junho de 2015

Alexandrino Alencar

Juiz prorroga prisão temporária

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, prorrogou nesta terça-feira por 24 horas a prisão temporária do ex-dirigente da Odebrecht Alexandrino Alencar, apontado como companhia frequente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagens internacionais para lobby em favor da empreiteira. A temporária de Alencar vencia nesta terça, mas o juiz ampliou o prazo após o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa ter implicado o executivo em um esquema de pagamento de propina envolvendo a petroquímica Braskem.
Na manhã desta terça, Costa prestou depoimento na Polícia Federal em Curitiba (PR) em que confirma que Alexandrino negociou com o doleiro Alberto Youssef e com o ex-deputado federal José Janene (PP-PR) o pagamento de 3 a 5 milhões de dólares em propina, entre 2006 e 2012.

No prazo de um dia o Ministério Público e a defesa do acusado devem se manifestar, mas nos bastidores, a avaliação é a de que Moro deve converter nesta quarta-feira a prisão temporária em preventiva, que é aquela em que não há prazo determinado para o término.

Em acareação promovida nesta segunda-feira na PF de Curitiba, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras confirmaram que a Braskem, petroquímica ligada a Odebrecht, pagou de 1% a 3% em propina, em dinheiro, tanto para Costa quanto para políticos filiados ao Partido Progressista (PP). Entre os parlamentares citados estão os deputados e ex-deputados Pedro Henry, Pedro Corrêa, ambos já condenados no julgamento do mensalão, Nelson Meurer, João Pizzolati, Mario Negromonte, Luiz Fernando Sobrinho, José Otávio, Arthur de Lira, Dudu da Fonte e Aguinaldo Ribeiro e os senadores Ciro Nogueira e Benedito de Lira.

No esquema de pagamento de propina, o dinheiro era desembolsado para acelerar a compra de nafta, composto proveniente do petróleo utilizado como matéria-prima do setor. De acordo com o depoimento desta terça-feira, Paulo Roberto tinha direito a uma parcela da propina desembolsada pela Braskem e recebia em valores em contas bancárias secretas na Suíça por meio de Bernardo Freiburghaus, citado pelo Ministério Público como o operador que atuava em favor da Odebrecht no escândalo do petrolão.

A Polícia Federal havia pedido que a prisão temporária de Alexandrino Alencar fosse convertida diretamente em prisão preventiva, mas Moro não acatou a solicitação de imediato. No mesmo despacho, Moro colocou em liberdade outras três pessoas presas na última sexta-feira na 14ª fase da Lava Jato: Antônio Pedro Campelo de Souza, Flávio Lúcio Magalhães e Christina Maria da Silva Jorge.

Voto impresso

Dias Toffoli é contra

Após reunir-se com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, disse ser contrário à impressão dos votos aprovada em primeiro turno pela Casa no âmbito da reforma política.

"Do ponto de vista técnico, a Justiça eleitoral é contrária", afirmou Toffoli ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Eles tiveram audiência com Cunha para tratar do Registro Civil Nacional (RCN).

"Toda concepção da urna eletrônica se baseou na intenção de terminar com a intervenção humana, que não deixa digitais muitas vezes", disse Toffoli.

A necessidade de impressão dos votos registrados na urna eletrônica foi aprovada pelos deputados na semana passada, quando foi concluída a primeira etapa da reforma política. Em julho, a questão será novamente votada no plenário da Casa.

Instituto Paraná de Pesquisas

87,6% desaprovam o governo Dilma

O governo da presidente Dilma Rousseff tem índices piores do que os divulgados pelo Datafolha, considerando-se a pesquisa realizada pelo Instituto Paraná, em São Paulo.

Distribuída hoje, a pesquisa mostra que 87,6% desaprovam e que 10,4% aprovam o presidente. Entre os entrevistados, 2% não sabe ou não respondeu.
As mulheres, que sempre estiveram ao lado de Dilma, agora desaprovam sua administração. Entre elas, 90,2% não aprovam, enquanto que entre os homens, o número é de 84,6%.

Pessoas entre 35 e 44 anos, são as que mais desaprovam (90,5%). Na classe C estão os mais descontes (88,6%), enquanto que 90,6% de estudantes do ensino médio não aprovam a administração dela.

Resumo da pesquisa:
Aprova: 10,4%
Desaprova: 87,6%
Não sabe/não respondeu: 2%

Operação Lava Jato

Lula tenta sair da mira criticando o PT


Análise divulgada nesta terça-feira, 23, pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), braço de formulação política do PSDB, diz que as recentes críticas feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu partido, o PT, são apenas uma maneira de tentar sair da mira da Justiça da mais recente fase da Operação Lava Jato, que culminou com a prisão dos donos das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez.

"Bastou o foco criminal virar-se contra ele para Lula ensaiar, desde o fim da semana passada, um movimento para tentar mudar a direção das atenções. Primeiro, num encontro com religiosos, e depois, ontem, 22, numa palestra pública, o ex-presidente tenta agora transformar a discussão sobre o enfraquecimento do PT no centro do debate", destaca o instituto tucano. Lula se encontrou com religiosos na quinta-feira, 18, e suas falas na ocasião vieram a público no sábado, 20.

Para a entidade, as prisões de Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo colocam o ex-presidente petista na mira da Justiça e no centro das atenções. "Lula sabe que é o alvo da vez, e age", afirma o Instituto Teotônio Vilela. O instituto diz que as prisões, realizadas na última sexta-feira, 19, levaram o Ministério Público a escalar mais alguns degraus e chegar ao topo da cadeia alimentar, ou seja, perto de quem de fato mandava no esquema. Para os tucanos, Lula foi o que mais se beneficiou do esquema de desvios de recursos da Petrobras, tanto em sua gestão quanto na administração de sua afilhada política, a atual presidente Dilma Rousseff.

O instituto tucano afirma ainda que, no momento, é menos importante discutir o "esfacelamento do PT" do que esclarecer a participação de Lula no escândalo da estatal petrolífera. "Lula pode querer debater seu partido com seus filiados. Mas antes precisará explicar-se a juízes, investigadores e à sociedade brasileira tanto mais fique comprovado que o esquema que pôs o Estado a serviço de seu projeto político foi arquitetado por ele desde o mensalão. A hora agora é de prestar contas com a Justiça e não de esticar o PT no divã - para o que sobrará tempo suficiente quanto o partido estiver apeado do poder.". (Fonte: Estadão)


Operação Zelotes

CPI convoca grandes empresários


A CPI que apura denúncias de irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou nesta terça-feira a convocação de uma série de empresários do ramo automobilístico, do sistema bancário e da área da comunicação. Entre os convocados para prestar esclarecimentos estão os presidentes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), da Ford e da Mitsubishi. Representantes do Banco Santander e do grupo RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, também foram chamados a depor na comissão. Ao todo, 13 requerimentos foram aprovados.

A justificativa para chamar Luiz Moan Yabiku Junior, da Anfavea, e os gestores da Ford e da Mitsubishi é que essas empresas teriam participado do esquema de corrupção investigado na Operação Zelotes. No caso da Anfavea, a associação é acusada de causar uma perda de 6 bilhões de reais aos cofres públicos.

O vice-presidente do Santander, Marcos Madureira, e o diretor executivo da RBS, Eduardo Sirotsky, também foram convocados. Segundo relatórios da Polícia Federal, as duas empresas também participaram do esquema. Foram convocados ainda quatro ex-conselheiros e o ex-presidente do Carf Lutero Fernandes do Nascimento, suspeito de atuar para beneficiar o Banco Safra.

Última instância administrativa a que os contribuintes podem recorrer contra decisões da Receita, o Carf teve suas atividades interrompidas em março, por causa das investigações da Polícia Federal que descobriu a existência no órgão de uma articulação criminosa para anular ou reduzir multas aplicadas a empresas. A Operação Zelotes descobriu fraudes bilionárias em favor de grandes empresas. Nas apurações iniciais, a polícia identificou perdas de cerca de 6 bilhões de reais para a Receita Federal. 

O esquema de propinas e de tráfico de influência entre conselheiros do Carf pode ter causado prejuízos de mais de 19 bilhões de reais.(Fonte: Veja)

Descendo da Nuvem

Um projeto que vai da internet para Gutemberg

Um livro a ser lançado que já nasce com cerca de 47 mil leituras, trilha sonora indicada e a apreciação de muitos leitores.  Essa é a original história de Descendo da Nuvem, livro de crônicas de Léo Iolovitch, que reúne 60 textos e mais de 500 prólogos, do próprio público, antecedendo as narrativas.O projeto começou há alguns anos despretensiosamente na internet, com o nome  O Livro na Nuvem. Logo, conquistou o público, promoveu interatividade entre o autor e seus ávidos seguidores e estabeleceu uma relação diferenciada, possível graças à tecnologia digital e à personalidade de um escritor que observa o cotidiano com sensibilidade e graça, e que tem naturalmente o dom e o prazer de dialogar.

Do projeto aberto www.olivronanuvem.com à sua versão impressa Descendo da Nuvem, produzida pela Paixão Editores, sob o selo Paixão por Livros, amigos e leitores foram conquistados. Uma parceria que fez Léo Iolovitch trazê-los também para dentro de sua aventura literária impressa. Quem sabe você não se encontra antecedendo alguma das deliciosas crônicas do autor? Foi mantido o anonimato das centenas de coautores de suas histórias,já o prefácio formal é trazido ao livro pelo mestre das Letras Sergius Gonzaga e bem apresenta o que está por vir nas páginas do divertido e imaginativo livro de  Léo Iolovitch. “É na extraordinária força expressiva dos velhos mestres que parecem residir os modelos de escrita de Iolovitch, desde a linguagem rápida e precisa, o tom de conversa falsamente banal, até as maneiras de observar o mundo concreto para nele buscar o insólito, o comovente e o risível”, ressalta Sergius ao compará-lo a renomados escritores como Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, entre outros.

Para o generoso escritor Léo Iolovitch, a participação dos leitores que acompanharam e opinaram sobre as crônicas de O Livro na Nuvem,e que, agora, ganham espaço em sua versão impressa, promove uma espécie de terceiro livro.“O verdadeiro tesouro, que são as manifestações do leitor, agora também será compartilhado no livro físico. Os comentários muitas vezes me deixaram duplamente ‘nas nuvens’, especialmente para quem se propunha apenas a ser um nefelibata literário. Com o Descendo da Nuvem, a pretensão é um pouco maior, pois passo a acreditar que talvez possa ser um escritor aqui na Terra”, comenta o autor. 

O lançamento do livro será igualmente original e está sendo pensado com muita criatividade.  Um encontro sem sessão de autógrafos, produzido pela editora para que autor e leitores confraternizem no sábado, 27 de junho, das 10h30 às 14h30, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS. Os leitores estão sendo previamente contatados e terão seus livros já autografados e à disposição no encontro. Os livros estão à venda no site da editora – www.paixaoeditores.com - com preço promocional de R$ 32,00, sem cobrança de frete e entregues com o autógrafo do autor. Após o lançamento, o livro também estará nas principais livrarias de Porto Alegre.
Boa leitura e bom evento!

Sobre o autor:

Criativo, dinâmico e belo contador de histórias, Léo Iolovitch é daquelas  pessoas que observam o cotidiano com graça, sensibilidade e muita imaginação.  Advogado, sócio do Escritório Brossard, Iolovitch Advogados Associados, ele se define como “um advogado que gosta de escrever”. Em 1995 lançou o livro O Sapato do Pirata, coletânea de textos de humor, com edição esgotada. Antes de atuar exclusivamente com Direito, Léo Iolovitch produziu textos de publicidade, produziu programa de TV, dirigiu uma emissora de rádio, atuou no Ministério da Justiça em Brasília e foi Diretor Executivo da FIERGS, entre outras atividades.

O que: lançamento do livro “Descendo da Nuvem”
Quando: 27 de junho – sábado
Horário: 10h30 às 14h30
Local: MARGS -Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – Praça da Alfândega, s/n, Centro Histórico – Porto Alegre



Pessoa física

Juro bancário é o maior desde 2011


Os juros cobrados pelos bancos nas operações com pessoas físicas, excluindo o crédito imobiliário e rural, subiram pelo quinto mês seguido em maio e atingiram 57,3% ao ano, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta terça-feira (23).

O patamar de maio, de acordo com o BC, é o maior desde o início da série histórica, em março de 2011, ou seja, em pouco mais de quatro anos. Até então, a maior taxa de juros já registrada para pessoas físicas nas operações com recursos livres havia sido registrada em abril deste ano.

O aumento dos juros bancários acompanha a alta da taxa básica da economia (Selic), fixada pelo Banco Central a cada 45 dias para tentar conter as pressões inflacionárias. Desde outubro do ano passado o BC vem subindo os juros ininterruptamente. Naquele momento, a taxa estava em 11% ao ano. No fim de maio, já havia avançado para 13,25% ao ano, um aumento de 2,25 pontos percentuais.

Os números mostram que os bancos elevaram suas taxas de juros ao consumidor de maneira mais intensa. Em setembro do ano passado, antes do reinício do ciclo de elevação dos juros básicos pelo Banco Central, os juros bancários para pessoas físicas estava em 49,2% ao ano, avançando para 57,3% ao ano em abril – um aumento de 8,1 pontos  percentuais, ou seja, mais do que três vezes a alta da taxa Selic.

Pesquisa

Metade da população é sedentária



Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Ministério do Esporte revelou que o sedentarismo atinge quase metade da população do Brasil. Chamado de Diagnóstico Nacional do Esporte, o estudo apontou que 45,9% dos brasileiros — ou seja, 67 milhões de pessoas —, não realizaram nenhuma atividade física em 2013.

Por outro lado, 25,6% dos entrevistados afirmaram praticar esportes com frequência, enquanto 28,5% disseram realizar outros exercícios físicos, especialmente caminhada e ciclismo. Segundo o estudo, a principal motivação para a prática é a qualidade de vida e bem-estar, seguida de melhoria no desempenho físico.

Entre os sedentários, 80,4% disseram conhecer os riscos, mas mesmo assim não se exercitam. O principal motivo é a falta de tempo, apontada por 69,9% dos inativos. Falta de motivação e preguiça foram outras respostas. O gênero mais atingido pelo problema são as mulheres: 50,4% delas são sedentárias. Já o percentual de homens cai para 41,2%.

Quando se divide por faixa etária, o sedentarismo atinge 32,7% dos jovens de 15 a 19 anos. O índice só cresce conforme a idade, chegando a 46,4% de 35 a 44 anos e a 64,4% entre os brasileiros de 65 a 74.

O estudo ainda comparou a porcentagem de sedentários no Brasil com a de outros países no mundo. Enquanto a taxa chega a 45,9% entre os brasileiros, na Argentina atinge 68,3%; nos Estados Unidos, 40,5%; na Espanha, 35%; em Portugal, 53%; e na Índia, apenas 15,6% da população não pratica atividades físicas. (Fonte: Revista Época)

Tarso Genro

Vaccari? Mal conheço!


Arrolado como testemunha do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso pela Operação Lava Jato, o ex-governador petista, Tarso Genro, prestou depoimento na tarde de ontem. Tarso falou, por videoconferência, durante cerca de 15 minutos, quando foi interrogado pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba.

Genro disse que estava surpreso por ter sido arrolado como testemunha, já que mal conhecia João Vaccari Neto. Ele disse, ainda, que não tinha nada a declarar que abonasse ou desabonasse o ex-tesoureiro preso.

Shopping para deputados

Dilma autoriza a construção

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória 668, transformada na Lei n° 13.137, que aumenta as alíquotas de contribuição para o PIS-Pasep-Importação e da Cofins-Importação com nove vetos. Honrando acordo feito com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a petista garantiu a construção do “Parlashopping” ao manter artigo que permite parcerias público-privadas (PPPs). Dessa forma, a Câmara poderá dar sequência à construção de três prédios — um deles para abrigar um centro comercial — e à reforma de outro, todos ao lado da Casa.

Dilma também manteve a isenção tributária a igrejas. Parlamentares incluíram no texto da medida uma emenda que proíbe o recolhimento de impostos do salário de pastores evangélicos registrados na CLT. Em contrapartida, houve elevação de impostos para etanol, chá, cervejas e refrigerantes, entre outros. A expectativa é de arrecadar R$ 1,19 bilhão ao ano. Um dos vetos de Dilma proíbe a criação do Refis para refinanciar dívidas tributárias.

Bom Dia!

Será que Dilma ficará constrangida novamente?


Quando os senadores do PSDB e do DEM tentaram visitar os presos políticos na Venezuela e não conseguiram, a presidente Dilma, muito amiga do Maduro, o presidente que sucedeu Hugo Chavez, defensora do regime ditatorial implantado lá, disse que a viagem "causou um constringimento" para o governo brasileiro. 

Os senadores, como se sabe, foram impedidos de fazer qualquer visita aos presos pela ditadura, não tiveram nenhum apoio da diplomacia brasileira na Venezuela e retornaram  ao aeroporto sem cumprir a missão programada.

Pois agora, o petista Lindbergh Farias, envolvido em problemas com financiamento de campanha com dinheiro desviado da Petrobras, organizou uma nova missão, esta formada apenas por senadores identificados com o governo e, inclusive, já solicitaram um avião da FAB para o transporte dos companheiros.

O senador do PT, afirmou que a comitiva anterior foi "incendiária" e que "faltou isenção e imparcialidade no momento delicadíssimo que vive a Venezuela". E completou afirmando que "vamos fazer algo imparcial".

Mas será que o ex-líder dos cara pintadas, que comandou os jovens pedindo o impeachment de Collor e agora acha que pedir o impeachment da Dilma é golpe, pensa que alguém, de mínima inteligência, acredita no que ele está afirmando? Que imparcialidade pode ter um grupo ligado ao governo, sabidamente apoiador das atrocidades cometidas por Maduro e que vai lá prestar solidariedade ao povo e governo venezuelanos? É só esperar um pouco para ver como serão recebidos os senadores "imparciais", comandados representante do PT, Lindbergh Farias, quando chegarem na Venezuela.

Como disse o senador Aécio Neves, "a comitiva chapa-branca é uma reação ao incômodo que nossa visita causou". Mesmo não tendo posição definida sobre a validade da visita dos senadores de oposição, sou obrigado a concordar com o tucano quando ele encerra sua análise afirmando que espera "que façam aquilo que nos foi impedido: visitem os presos políticos".

Por outro lado, confesso minha preocupação com a posição da presidente Dilma Rousseff. Na visita anterior, ela se disse constrangida e nada mais falou sobre a falta de acompanhamento diplomático aos representantes do  Brasil e a maneira como foram tratados em viagem a um país que tem relações oficiais conosco. Será que agora ela, mais uma vez, não vai sofrer um grande constrangimento diante da viagem de seus aliados? Ou será que o que vale para uns não vale para outros? Quem viver verá!

Tenham todos um Bom Dia!