segunda-feira, 29 de junho de 2015

Incandescentes

Lâmpadas de 60 watts saem do mercado

A partir de 1º de julho não serão mais comercializadas lâmpadas incandescente de 60 watts. As lâmpadas mais usadas pelos brasileiros vão desaparecer do mercado pois não atendem os índices mínimos de eficiência luminosa fixados pela Portaria Interministerial 1007, de dezembro de 2010, dos Ministérios de Minas e Energia, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. Já as de 25 e 40 watts poderão ser comercializadas apenas por mais um ano.

As lâmpadas incandescentes sempre foram a opção mais barata para o consumidor, porém gastam mais energia e duram menos que as outras opções: fluorescentes, incandescentes halogenas ou LED.

Indústria automotiva

Montadoras devem começar julho demitindo



O recuo nas vendas de automóveis, altos estoques e as previsões de que a atividade econômica continue fria no segundo semestre de 2015 fazem aumentar o receio de uma onda de desemprego no setor automotivo. Estima-se que 5 mil trabalhadores sejam demitidos neste ano apenas no Estado de São Paulo. O último dado da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta para um excedente no número de trabalhadores da ordem de 30 mil no Brasil.

Além de férias coletivas, as empresas estão utilizando amplamente o mecanismo de lay off (suspensão de contratos de trabalho). O lay off tem duração de 5 meses e pode ser renovado. Ele é utilizado para que as empresas dividam o pagamento do salário com o governo – via recursos do Fundo de Amparo (FAT) ao Trabalhador – e assim evitem as demissões.

Os estoques da indústria no País chegam a 361,1 mil unidades e 51 dias. Essa medida de estoques em dias significa que toda a indústria tem veículos para vender, sem ter de produzir, por 51 dias, segundo a Anfavea. Em janeiro deste ano, a indústria empregava 144,2 mil pessoas, número reduzido para 138,2 mil, em maio. Em maio do ano passado, eram 152,3 mil empregados. Dados da Anfavea, do fim de maio, contavam 25 mil trabalhadores em regime de férias coletivas ou lay off.(Fonte: Anfavea)

Aproveitador

Lula negocia saída para a crise

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aproveitar a viagem da presidente Dilma aos Estados Unidos para negociar com líderes do Congresso saídas para a crise política. Nesta segunda-feira (29) , em Brasília, Lula terá conversas reservadas com parlamentares do PT.
Aliados do ex-presidente esperam uma nova rodada de críticas a Dilma no encontro. Lula considera o governo “letárgico” e “apático” diante das recentes denúncias de irregularidades. Segundo ele, o partido não pode ter a mesma postura. A estratégia do ex-presidente, no entanto, enfrenta resistências, uma vez que aliados não querem se desgastar perante a opinião pública, já refratária ao partido.
Outro ponto que tem incomodado o ex-presidente é o fato de Dilma ter limitado a influência dos ministros Jaques Wagner(Defesa) e Ricardo Berzoini (Comunicações) no núcleo duro de tomada de decisões do Planalto.

Para evitar escândalo

Dilma deixa Mercadante no Brasil

A presidente Dilma Rousseff iniciou neste domingo (28) sua viagem oficial aos Estados Unidos com a preocupação de não deixar que a principal aposta de sua agenda internacional este ano seja contaminada pela citação dos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social) na delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC. Dilma se encontra nesta segunda-feira (29) com investidores americanos e o presidente Barack Obama.

A decisão de manter Mercadante em Brasília foi tomada na reunião emergencial convocada na sexta-feira (26) à noite, no Palácio da Alvorada, justamente para evitar que a crise embarcasse junto com a comitiva presidencial. A medida, acreditam auxiliares da presidente, serviu para proteger o governo do escândalo e deixá-lo circunscrito ao território nacional e minimizar o desconforto com o episódio.

Em um momento considerado crucial para a agenda positiva do governo, o Planalto quis evitar que um dos ministros mais próximos de Dilma fosse obrigado a dar novas explicações à imprensa nos Estados Unidos, enquanto as atenções estão voltadas à atração de novos investidores e no resgate da credibilidade da economia perante a comunidade internacional.
“A viagem vai servir para dizer que o governo não está afogado em uma série de notícias negativas circunstanciais”, comentou um integrante da comitiva presidencial. (Fonte: Gazeta do Povo/PR)

Inflação e PIB

Estimativas de 9% e -1,49%

A estimativa do mercado para a inflação deste ano já alcançou 9%, segundo pesquisa do Banco Central. Na semana anterior, a previsão era de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechasse o ano em 8,97%. Foi a 11ª semana seguida de alta nesse indicador. Para 2016, a estimativa do mercado para a inflação permaneceu estável em 5,5%.

As perspectivas para o crescimento da economia também ficaram piores. De acordo com o boletim Focus – que reúne estimativas de mais de cem instituições financeiras – o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve "encolher" 1,49% este ano. A estimativa anterior era de queda de 1,45%.

Inflação
Com a nova alta, a estimativa do mercado se equipara à do próprio Banco Central que, na semana passada, admitiu que o IPCA deve ficar em 9% este ano, estourando a meta do governo, que é de até 6,5%.  Segundo o BC, a probabilidade de a inflação ficar acima do teto do sistema de metas, em 2015, é de cerca de 99%.
Se confirmada a estimativa para o IPCA, a inflação de 2015 atingirá o maior patamar desde 2003, quando ficou em 9,3%. A expectativa oficial do governo para a inflação deste ano, divulgada no decreto de programação financeira em maio, está em 8,26%.

Produto Interno Bruto
Para o comportamento do PIB neste ano, os economistas do mercado financeiro reduziram ainda mais a previsão, na semana passada, para uma retração de 1,49%. Foi a sexta queda seguida deste indicador. Até então, a estimativa do mercado era de um recuo de 1,45%. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%.

No fim de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a economia brasileira registrou queda de 0,2% no primeiro trimestre de 2015, puxada pelo desempenho negativo do setor de serviços e da indústria, bem como pelo recuo do consumo das famílias e dos investimentos. Neste início de ano, o que evitou um tombo ainda maior do PIB foi a agropecuária. (Fonte: BC/G1)

Bom Dia!

Nossas praias sem segurança!


Sou do tempo em que ir para a praia, era um momento especial. A gente aproveitava finais de semanas ensolarados, ou até não, para curtir a casa da praia. Nos feriados era programa obrigatório. A gente ia pra praia e lá se sentia muito mais seguro do que aqui.

No tempo em que comecei a veranear, as casas não tinham cerca, os gramados eram liberados, pouquíssimas casas tinham muro e a parte da frente era usada para colocar uma rede onde muitos sesteavam.

Lamentavelmente, as coisas mudaram, e muito. Dificilmente se vê uma casa na praia sem uma tela cercando todo o terreno. Os portões estão sempre com cadeados e, cedo da noite, as pessoas começam a fechar janelas e portas. Quase mais ninguém  vai pra praia a não ser na temporada de verão.

Ultimamente, surgiram as zeladorias, empresas com equipamentos sofisticados, vigilantes que rodam com carros e motos e que recebem, caso algo aconteça em alguma casa segurada, um aviso imediato de que alguma abertura foi violada.

Eu tenho alarme em toda a casa e barreiras eletrônicas no pátio. Se alguém ultrapassar a grade, o alarme dispara. Faz oito anos que minha casa é protegida pela ZM, em Tramandai Sul. Nunca tive problemas.

Mas lendo os jornais de hoje, fiquei impressionado e entristecido com matérias alertando para a insegurança no litoral, onde moradores se organizam para se auto protegerem. A qualquer sinal de presença de algum suspeito, imediatamente se telefonam e alertam. 

Enquanto isso, no veraneio, onde o número de pessoas é infinitamente maior, a Brigada Militar também aumenta, não suficientemente, seu efetivo. Mas, lamentavelmente, o que mais se vê, é brigadiano multando e recolhendo carros de pessoas que, antes de merecerem proteção, passam o veraneio preocupados com as barreiras policiais. Tá certo que as irregularidades cometidas devem ser fiscalizadas, mas o patrimônio do cidadão merece um pouco mais de atenção, também. 

Tenham todos um Bom Dia!

O Som do Dia

Recebi um pedido especial para postar aqui Ain't that a kick in the head, com a voz e interpretação inconfundíveis de Dean Martin. Aproveitem!