terça-feira, 21 de julho de 2015

Rapidinhas


Lula e Dirceu atuaram para facilitar operação 
no setor de telecomunicações, diz jornal
A Procuradoria-Geral da República de Portugal confirmou nesta terça-feira que colabora com a força-tarefa da Operação Lava Jato. O pedido de ajuda internacional partiu das autoridades brasileiras mediante carta rogatória, segundo nota. O MP português afirma, contudo, que o caso está em segredo de Justiça. No mesmo comunicado, a Procuradoria confirma que há investigações em curso também sobre a Portugal Telecom.
A nota do MP português foi divulgada no dia em que reportagem do jornal Publico informa que a venda das ações da Portugal Telecom na Telefonica à Vivo, em 2010, e também a entrada da empresa portuguesa na Oi são alvos de investigação. Sem citar fontes, o jornal afirma que os investigadores analisam se houve "benefícios econômicos" no valor de "várias dezenas de milhões de euro" para políticos, acionistas e dirigentes das partes envolvidas na operação.
De acordo com a reportagem, Lula e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu teriam mantido conversas com o ex-primeiro-ministro português José Sócrates para destravar as negociações. "Há precisamente cinco anos, Sócrates e Lula falaram várias vezes ao telefone. As conversas ocorreram entre o junho e julho e se destinaram a encontrar uma solução para o impasse provocado pelo veto de Sócrates à venda, à Telefónica, das ações da PT na brasileira Vivo", diz o texto.

Temer: 'PMDB pode deixar governo caso tenha 
candidato próprio em 2018"
O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, disse em uma palestra nesta terça-feira, 21, em Nova York, que pode ocorrer "um dia" de o PMDB deixar o governo e virar oposição, especialmente se tiver candidato próprio nas eleições presidenciais de 2018.
É uma questão que será examinada daqui pra frente. Evidentemente que pode ocorrer um dia qualquer em que o PMDB resolva deixar o governo, especialmente em 2018, quando entender ter uma candidatura presidencial", disse em sua apresentação para advogados e investidores, que durou cerca de 40 minutos.

Senador Collor pede e auditoria do TCU investiga Procuradoria Geral
Horas após a deflagração da Operação Politeia, na qual a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra três senadores, na semana passada, a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou numa votação relâmpago um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça duas auditorias em contratos da Procuradoria Geral da República.
A ação feita pela Polícia Federal contra os senadores no início da manhã da terça-feira (14/7) - requerida por Janot e aceita pelo Supremo Tribunal Federal - levou à apreensão, no caso de Collor, de um Porsche, uma Ferrari e um Lamborghini na Casa da Dinda, residência particular usada pelo ex-presidente. Pouco depois, por volta das 11 horas, a comissão do Senado decidiu votar os dois requerimentos de Collor que pediam a auditoria do TCU em contratos da Procuradoria Geral da República. O presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), consultou os presentes se poderia convocar uma reunião extraordinária para apreciar somente os dois requerimentos de informação. "Não vejo dificuldade alguma."

Pesquisa: Somente 0,1% confiam em partidos políticos
A 128ª pesquisa CNT perguntou, entre outras coisas, quais são as instituições que os brasileiros mais confiam. Os partidos políticos conseguiram conquistar a confiança de 0,1% dos entrevistados segurando a lanterna no ranking citado no levantamento. A instituição que detém a maior confiança dos brasileiros, segundo a pesquisa CNT, foi a Igreja, com 53,5%.
Entre o lanterna e o líder, são citados como as instituições em que os brasileiros mais confiam as Forças Armadas 15,5% em segundo lugar, a Justiça 10,1%, Polícia 5%, Imprensa 4,8%, governo 1,1% e Congresso Nacional 0,8%.

Supremo pede para Moro esclarecer citação 
sobre Cunha em depoimento
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, solicitou ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, esclarecimentos sobre a citação ao nome do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no depoimento de um dos delatores do esquema de corrupção. Lewandowski quer ouvir as explicações do magistrado da Justiça Federal do Paraná antes de analisar o pedido do presidente da Câmara para que o processo em que ele é citado seja encaminhado à Suprema Corte.
Nesta segunda (20), Cunha questionou a atuação de Sérgio Moro no processo que corre na Justiça Federal sobre suposta corrupção na contratação de navio sonda pela Petrobras. O peemedebista reivindica que a ação seja remetida ao STF.

Dilma tem até amanhã para responder sobre pedaladas fiscais
A presidenta Dilma Rousseff tem até a próxima quarta-feira (22) para apresentar uma resposta ao Tribunal de Contas da União (TCU) na tentativa de evitar que as contas públicas de 2014 sejam reprovadas pelo órgão. No mês passado, o tribunal tomou uma decisão inédita ao adiar a análise das contas por 30 dias, para que o governo federal esclareça indícios de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Governo Dilma

Avaliação negativa chega a 70,9%


Levantamento produzido pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em conjunto com a MDA Pesquisa mostrou que a avaliação negativa do governo Dilma Rousseff está em 70,9%, ante 64,8% da pesquisa anterior. O governo da petista é avaliado positivamente por 7,7% dos entrevistados, ante 10,8% da pesquisa anterior, realizada em março deste ano. O governo da presidente Dilma Rousseff alcançou a maior avaliação negativa medida pela pesquisa da CNT, iniciada em 1998.

De acordo com o levantamento, 18,5% disseram que o governo Dilma é "ruim" e 52,4% afirmaram que ele é "péssimo". Já 20,5% consideraram que o governo é regular, 6,2% disseram que o governo é bom e 1,5% classificaram o governo como ótimo. A porcentagem dos entrevistados que não souberam ou não responderam é de 0,9%.


Com relação ao desempenho pessoal de Dilma Rousseff, houve crescimento na rejeição à atuação da presidente. A desaprovação atingiu 79,9% e a aprovação está em 15,3%. A avaliação negativa também é a mais alta desde 2001. Em março, o desempenho pessoal da petista era aprovado por 18,9% dos consultados e desaprovado por 77,7%.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas entre os dias 12 e 16 de julho de 2015. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

21/07/2015


No TCU, Planalto usará Estados em sua defesa (Estadão)

Dilma tem até amanhã para responder sobre 
pedaladas fiscais (Portal Terra)
Tribunal de Contas quer que o governo esclareça indícios de descumprimento da Lei de Responsabilidades Fiscal

Marcelo Odebrecht tentou 'atrapalhar' investigação 
antes da prisão, diz PF (Portal G1)
Conclusão da PF foi citada em relatório de indiciamento, na segunda (20). 
PF cita anotações feitas com várias siglas em celulares do executivo.

Avenida Assis Brasil ficará bloqueada por 
tempo indeterminado (clicRBS)
Em Porto Alegre, a maior preocupação está na zona norte, no limite com Cachoeirinha, onde o Rio Gravataí transbordou no final da manhã de segunda-feira. Devido ao alagamento, a Avenida Assis Brasil foi bloqueada - e a interrupção do tráfego continua nesta manhã.

Governo traça estratégia para minar CPI do BNDES (Veja.com)
O governo federal avalia que a CPI do BNDES tem potencial para provocar mais estragos que a da Petrobras e, alegando risco de prejuízos econômicos, já trabalha para esvaziar a investigação. 

Eduardo Cunha: brigar com Dilma é fácil, difícil 
é enfrentar Sérgio Moro (Gazeta do Povo)
O “rompimento” de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o governo Dilma Rousseff (PT) foi mais uma tacada para conquistar a opinião pública do que uma defesa prática das acusações de envolvimento com a corrupção na Petrobras. Ao espezinhar a presidente, Cunha só pensou em se aproveitar da febre antipetista. Jogou mais na passionalidade do que na racionalidade.

Cunha pede no STF que Sérgio Moro deixe de conduzir 
processo da Lava-Jato (O Globo.com)
O presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entrou nesta segunda-feira com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para afastar o juiz Sérgio Moro da condução de um dos processos da Operação Lava-Jato. Cunha foi citado nesse processo pelo consultor Júlio Camargo, que o acusou de pressioná-lo a pagar US$ 10 milhões em propinas referentes à contratação de navios-sonda pela Petrobras. 

Nelson Barbosa pede 'veto integral' a reajuste 
do judiciário (Correio Braziliense)
Em documento encaminhado ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, defende o "veto integral" do projeto de reajuste do Judiciário. O prazo para a presidente Dilma Rousseff sancionar ou vetar a proposta expira nesta terça-feira, 21.

Nível alto do Guaíba preocupa moradores das ilhas (CorreiodoPovo.com)
O vento Sul, que soprou no início da noite desta segunda-feira e deve voltar na manhã de terça em Porto Alegre, forçará o aumento do nível da água, prejudicando moradores da região e criando um “efeito cascata”. 

Presidente da Toshiba se demite por falsificar 
resultados do grupo (Estado de Minas)
Manipulação contábil chegou a aumentar o lucro da empresa em US$ 1,22 bilhão em um período de sete anos

Bom Dia!

Fisgando peixe grande!

Com a condenação de ex-dirigentes da Camargo Correa e o indiciamento de Marcelo Odebrecht, parece que, finalmente, estamos dando um largo passo para atingir o coração da corrupção no Brasil. Os intocáveis, os de colarinho branco, os amigos dos graúdos do poder, finalmente estão na cadeia.

Mas, mesmo diante de fatos devidamente comprovados, não querem se entregar. Prova é que, mesmo presos, seguem esperneando e tentando derrubar quem se atravessa no caminho que abriram para seus atos corruptos.

Um exemplo é o que a PF detalha no relatório que justifica o indiciamento de Marcelo Odebrechet. Como ilustração, reproduzo trechos de matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo.

A Polícia Federal sustenta ter encontrado indícios de que o presidente da maior empreiteira do País, Marcelo Bahia Odebrecht, lançou mão de uma estratégia de confrontar as investigações da Operação Lavas Jato, buscando criar “obstáculos” e “cortinas de fumaça”, que contaria com “policiais federais dissidentes”, dupla postura perante a opinião pública, apoio estratégico de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ataques às apurações internas da Petrobrás.
“O material trazido aos autos aponta para o seu conhecimento e participação direta nas condutas atribuídas aos demais investigados, tendo buscado, segundo se depreende, obstaculizar as investigações”, informa o delegado da polícia federal Eduardo Mauat da Silva, um dos coordenadores da equipe da Lava Jato”

O delegado ainda esclarece, em seu relatório, que Marcelo tinha pleno e total conhecimento do envolvimento da Odebrecht no esquema criminoso e que, mesmo assim, tentava adotar uma postura de confronto, inclusive envolvendo agentes da PF.

Um dos pontos mais graves da conduta atribuída a Odebrecht para tentar neutralizar as investigações seria a “utilização de ‘dissidentes’ da Policia Federal. No Relatório de Análise 417/2015, da PF no Paraná, consta: “Marcelo ainda elenca outros passos que devem ser tomados identificando-os como ‘ações B’, tido aqui como uma espécie de plano alternativo ao principal.”
“Dentre tais ações estão ‘parar apuração interna’, ‘expor grandes’, 'desbloqueio OOG’ (Odebrecht Óleo e Gás), ‘blindar Tau’ e ‘trabalhar para anular (dissidentes PF…)’. Chama a atenção esta última alternativa, cuja intenção explícita de Marcelo Odebrecht, conforme suas próprias palavras, é para/anular a Operação Lava Jato.”
Em outro ponto das anotações do empreiteiro analisadas pela PF, foi identificada a menção a “dissidentes PF…”.
“Uma referência clara à Polícia Federal, ou pelo menos a alguns de seus servidores, ora, ao que parece pela leitura do todo (anotações), Marcelo teria a intenção de usar os ‘dissidentes’ para de alguma forma atrapalhar o andamento das investigações, e, se levarmos em consideração as matérias (grampo na cela, descoberta de escuta, vazamento de gás, dossiês) veiculadas nos vários meios de comunicação, nos últimos meses, que versam sobre uma possível crise dentro do Departamento de Polícia Federal, poder-se-ia, hipoteticamente, concluir que tal plano já estaria em andamento.”

Ao ler o texto do Estadão e de outros veículos de imprensa, fico imaginando o tamanho da sujeira, o imenso volume de corrupção e o quanto ainda resta ser apurado. Dos chamados peixes grandes, parece que os primeiros estão sendo fisgados. Mas a sensação clara que fica é que existem os maiores, aqueles que buscam habeas corpus, os que tentam anular investigações e os que passaram anos se locupletando do dinheiro sujo das propinas.

Tudo sem falar naqueles que insistem em afirmar que nada está acontecendo, que são fatos antigos que sempre existiram, numa tentativa clara de querer discursar como faziam há mais de trinta anos. Os que pregavam a moralidade, a decência e a transparência, querendo convencer a todos de que eram diferentes dos demais, seguem imaginando que somos um bando de idiotas que acreditam na pureza dos que roubam descaradamente. Para eles, os ladrões, os corruptos e os mentirosos são vitimas da ’imprensa golpista’.

Tenham todos um Bom Dia!


Música: Vivo per lei
Intérpretes: Andrea Bocelli e Giorgia
Pedidos: Maria Eduarda, Sonia Renze e Júlia Souza.