segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Na Itália

Prefeito decreta: “É proibido morrer”

Prefeito Davide Zicchinella
A cidade italiana de Sellia, na região da Calábria, aprovou uma ordem que estabelece a “proibição de morrer” a seus moradores, a maioria idosos, a fim de conter o despovoamento e amortizar seus serviços de saúde. Sellia é um pequeno município medieval no qual 60% da população é formada por idosos de mais de 75 anos, muitos deles mulheres viúvas.

A ordem municipal entrou em vigor em 5 de agosto e, ao estabelecer a “proibição de morrer”, convida os cidadãos a se “preocuparem com a saúde”, explicou  o prefeito da cidade, Davide Zicchinella. “Nós fizemos esta ordem não para brincar, mas com seriedade. Porque Sellia, como muitos locais do sul da Itália, sofre com o despovoamento”, defendeu.

Zicchinella explicou que foi criado “todo um sistema para cuidarmos da saúde dos  cidadãos” com a abertura de um centro de saúde, um ambulatório e uma rede de transporte de pessoas ao hospital mais próximo, em  Catanzaro. Mas em troca desses serviços, os cidadãos deverão cuidar de sua saúde a fim de deter o despovoamento no lugar. Além disso, de acordo com a ordem, os que não cuidam da saúde deverão, simplesmente, pagar mais impostos.

Perguntado sobre como identificará os moradores que não se cuidam, o prefeito, que também é pediatra garantiu que a prefeitura “tem registros, sabe quem faz exames e quem não, quem se cuida ou se descuida”.

Atualmente, na Itália, a idade média dos moradores supera os 44 anos, segundo o Instituto de Estatísticas do país,  e a população registrou nos últimos anos um crescimento praticamente nulo – que tem como consequência uma população cada vez envelhecida. (Com osul.com/conteúdo)

Taxas de juros

Pesquisa mostra novo aumento em julho



Pelo décimo mês seguido, as taxas de juros voltaram a aumentar em julho, segundo apuração feita pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). Para as pessoas físicas, as seis modalidades de crédito tiveram alta dos custos de empréstimos. Na média, a taxa subiu 1,73%, passando de 6,94% (em junho) para 7,06% (em julho). Ao ano, a taxa subiu de 141,93% para 143,55%.

A rolagem da dívida do cartão de crédito continua sendo a mais elevada entre as linhas para a pessoa física, com correção de julho de 3,91%. Em junho, o consumidor pagava ao mês 12,54% e passou a pagar 13,03% em média. No ano, essa taxa avançou para 334,84%. Apesar de ter a menor oscilação entre as modalidades, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) nos bancos, para a compra de automóveis, apresentou a segunda maior alta, de 0,95%, com taxa de 2,12% ao mês e 28,63% ao ano.

Já a segunda maior taxa foi constatada no cheque especial. Os juros subiram na média 0,9%, alcançando 10,1% ao mês e 217,28% ao ano. Para obter empréstimo pessoal nas instituições financeiras, o consumidor pagou 0,79% mais, com taxa de 7,7% ao mês e 143,55% ao ano. Esta linha nos bancos, teve correção de 0,73%, com a taxa passando para 4,13% ao mês e 62,52% ao ano.

 O menor avanço ocorreu no comércio, 0,38%. Os juros cobrados pelo setor giraram em 5,25% ao mês e 84,78% ao ano, em média.

Para as pessoas físicas, os juros subiram, em média, 0,74%, atingindo 4,06% ao mês e 61,22% ao ano.

Rapidinhas


Presidente da CPI do BNDES diz ser difícil Lula escapar de investigação
Resultado de uma batalha política entre a Câmara e o Planalto, a CPI do BNDES foi instalada na semana em que a crise no governo foi aprofundada com o esfacelamento da base, as derrotas no Congresso e o cenário econômico cada vez mais complicado. Nos próximos 120 dias, o colegiado deve ser um novo componente para incendiar a crise ao jogar luz sobre os contratos secretos firmados pelo banco entre 2003 e 2015 e sobre os financiamentos cedidos a empresas de fachada investigadas na operação Lava Jato. Indicado pelo PMDB para comandar a CPI, o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) diz que não vai proteger nem perseguir ninguém, e destaca que o ex-presidente Lula também pode ser alvo do colegiado. "Eu acho difícil que isso não seja tratado. Eu fiz, inclusive, um apelo para que a gente pudesse deixar as nossas bandeiras, as nossas cores e as nossas ideologias o mais distante possível", disse o peemedebista.

Zelada e lobista do PMDB viram réus na Lava Jato por corrupção
O juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato, aceitou denúncia contra o ex-diretor da Petrobrás Jorge Zelada (Internacional), os lobistas João Augusto Henriques, suposto braço do PMDB no esquema de propinas na estatal, Raul Schmidt Felippe Junior e Hamylton Padilha – um dos delatores da Lava Jato -, o ex-diretor geral da área Internacional da estatal Eduardo Vaz da Costa Musa e o executivo chinês Hsin Chi Su (Nobu Su). Os seis são réus por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Analistas já preveem queda de quase 2% do PIB em 2015
A deterioração das previsões do mercado financeiro para a atividade no País está cada vez mais forte este ano, enquanto a perspectiva de recuperação em 2016 perde a intensidade. De acordo com o Relatório de Mercado Focus divulgado nesta segunda-feira, 10, pelo Banco Central, as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 foram revisadas mais uma vez para baixo: a expectativa de retração de 1,80% foi substituída por uma queda de 1,97% agora. O documento é divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira pela manhã. Há um mês, a mediana das previsões estava negativa em 1,50%.

Governo tenta recompor com PDT e promete 
‘porteira fechada’ no Trabalho
Para recompor com o PDT, partido que na semana passada se declarou independente na Câmara, a articulação política de Dilma Rousseff sinalizou que o governo está disposto a entregar o ministério do Trabalho à legenda com a conhecida "porteira fechada". Em Brasília, o jargão é usado quando uma sigla tem o direito de indicar não só o ministro, mas as secretarias vinculadas a uma pasta. O governo também topa demitir Manoel Dias tão logo o PDT se entenda internamente e apresente o nome de um substituto.
Falta só combinar com os pedetistas. Na bancada da Câmara, a disposição para uma reaproximação com Dilma é mínima. 

Dilma critica 'vale tudo' e diz que é preciso pensar primeiro no Brasil
A uma semana das manifestações contrárias ao seu governo, a presidente Dilma Rousseff criticou o que chamou de "vale-tudo" para atingir "qualquer governo" e disse que não adianta ficar "um brigando com o outro", porque isso prejudica o país.
Nesta segunda-feira (10), durante entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida em São Luís (MA), ela afirmou que é preciso pensar "primeiro no Brasil" para que o país atravesse as graves crises política e econômica que enfrenta, antes dar prioridade a partidos e projetos pessoais.
"O Brasil precisa, mais do que nunca, que as pessoas pensem primeiro nele, Brasil, no que serve à população, à nação, e só depois em seus partidos e em seus projetos pessoais", afirmou a presidente

Filho de Lula abre empresa
Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, o filho mais próspero do ex-presidente Lula, ignora a crise econômica e empreende. Acaba de abrir a FFK Empreendimentos, empresa com capital de R$ 150 mil em sociedade
com os irmãos Fernando Bittar e Kalil Bittar; daí o nome FFK. A sede da empresa é a mesma da Play TV, canal de televisão que em 2006 recebeu uma bolada da antiga Telemar. A ausência mais sentida no negócio é de Jonas Suassuna, parceiro de Lulinha em outras empreitadas.

Opinião

A ética virou pó
Clésio Boeira*
“Pelo que o José Dirceu significa, mesmo que sua prisão não fosse política, seria política”, escreveu o cronista Luiz Fernando Verissimo. O jornalista Reinaldo Azevedo, da revista Veja, interpreta: “Entenderam? Verissimo não quer nem entrar no mérito se o juiz Moro está certo ou errado, se existem ou não razões para se decretar a prisão preventiva de Dirceu. Para ele, alguns homens deveriam estar acima dessas vulgaridades. Afinal, como só estados totalitários fazem presos políticos e como a prisão do Zé seria sempre política, então o Zé, segundo o escritor, jamais deveria ser preso, pouco importa o que fizesse, nem que roubasse pirulito da Dilma… É assim que as esquerdas entendem a justiça: aos amigos tudo, menos a lei. Aos inimigos nada, nem a lei. Verissimo acredita que a aristocracia de esquerda não pode ir para a cadeia, pouco importa o crime. Vejam os amigos que sobraram ao Zé… É de vomitar”.

Pois é. O PT é um caso a ser estudado para proteger o futuro do país, com ou sem impeachment. O Brasil não pode ser transformado em recôndito indestrutível da política do vale tudo para os líderes da turna dos governantes eventuais. A vida continua – e não pode ser vivida como hoje. De jeito nenhum.

O petismo nasceu pelas mãos de Lula, Dirceu, Genoino e outras figuras menos fulgurantes com o discurso da ética e hoje assusta os brasileiros com a corrupção endêmica. Começou com o mensalão, passou para o petrolão e já está no eletrolão. A Operação Lava-Jato está longe de acabar – e se muito se fala no BNDES.

O PT fez a oposição mais dura da história recente, contudo, chegando ao poder, protagonizou governos corruptos, perdulários e incompetentes, que nos arrastaram para a crise econômica, social e financeira, moral e ética de hoje. A produção cai, o emprego some, o dinheiro encurta e a população de presos do juiz Sérgio Moro não para de crescer em Curitiba.

Milhões de adeptos foram conquistados no país inteiro pelo petismo, criticando os privilégios para os apaniguados no serviço público nos três níveis de poder, mas, ao assumir o governo central, substituiu técnicos por militantes, aparelhou as instituições e se locupletou com o dinheiro do povo.

Nos palanques, atacava a política tradicional, chamando velhos políticos de safados e ladrões, mas, ao assumir, convocou e mantém ao seu lado os mesmos piores exemplares da política tradicional. De Sarney a Collor, passando por figuras como Renan Calheiros e Paulo Maluf, não existe uma que seja oposição.

De inimigo feroz da indecência política, que enriquecia supostos assaltantes dos cofres públicos, agora precisa ouvir de seu principal adversário – a quem derrotou nas urnas, em 2014, contando mentiras e “fazendo o diabo” -, que é uma “organização criminosa” e não um partido político.

Hoje, Lula, presidente eleito e reeleito, apesar do mensalão, é investigado por suposto tráfico de influência. Genoino passou pela cadeia. Dirceu passou também – e está de volta. A ética virou pó. O discurso acabou. Resta a pose, a arrogância e a virulência dos tempos em que petista discursava com ar de superioridade.

*Jornalista – Publicado em O Sul (osul.com.br)

Renan poderoso

Dilma manda equipe econômica falar com ele
A presidente Dilma Rousseff está cada vez mais próxima do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). É uma tentativa do governo para tentar se contrapor ao isolamento político entre o Executivo e o Legislativo.
O Planalto tem dado poderes ao peemedebista na esteira das divergências que surgiram –e parecem instransponíveis– com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que anunciou rompimento com o governo.
Nesta segunda-feira, Dilma pediu ao ministro Nelson Barbosa (Planejamento) que fosse a uma reunião com Renan às 14h para tratar de uma nova agenda que possa suplantar a pauta negativa que dominou o Congresso nos últimos meses.
Trata-se de uma vitória política de Renan. Há meses o peemedebista vem discursando a respeito da necessidade de o Planalto sinalizar com algo mais além do amargo ajuste fiscal e os cortes no Orçamento.

São José dos Campos

Funcionários da GM entram em greve

Foto: Reprodução G1
Cerca de cinco mil funcionários da fábrica da General Motors (GM) em São José dos Campos entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (10). A greve foi aprovada em assembleia no início da manhã em protesto contra as demissões feitas pela montadora no último sábado (8).

Até a manhã desta segunda-feira, o número de demissões não havia sido confirmado pela empresa, mas o Sindicato dos Metalúrgicos estima que cerca de 250 funcionários tenham sido demitidos. Além da paralisação, todos os operários demitidos foram orientados a não realizarem o exame demissional.

Antes mesmo da greve ter sido aprovada, todas as portarias da fábrica da GM em São José dos Campos estavam bloqueadas por representantes do Sindicato dos Metalúrgicos. Com a paralisação geral aprovada, o sindicato busca a anulação das demissões anunciadas pela montadora e garantir a estabilidade no emprego.

Atualmente, a unidade de São José, que já chegou a empregar mais de 8 mil pessoas, tem cerca de 5 mil funcionários. São fabricados cerca de 180 carros diariamente na unidade, segundo o sindicato. A fábrica produz os modelos S10 e Trailblazer.

Restituição do Imposto de Renda

Receita Federal libera consulta ao 3º lote

A Receita Federal liberou hoje (10) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. O lote inclui 1.742.112 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,1 bilhões.

Foram também liberadas declarações que estavam na malha fina dos exercícios de 2008 a 2014. O crédito bancário estará disponível no dia 17 deste mês.

O contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone (146), para verificar se foi incluído no lote. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite a consulta às declarações do Imposto de Renda Pessoa Física para os sistemas Android e iOS.

Os contribuintes não listados nos lotes de restituição devem verificar o extrato da declaração para verificar a existência de pendências ou inconsistências no documento enviado à Receita e fazer a correção para evitar cair na malha fina. O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Se não for cadastrado, o contribuinte deve informar os números dos recibos de entrega das declarações dos exercícios referentes às declarações entregues.(Agência Brasil)

10/08/2015


MPF apura uso de estrutura do SUS em cirurgia 
particular no Hospital São Paulo (Estadão)

Dilma busca ‘base mínima’ de 200 deputados 
para frear impeachment (Folha de S. Paulo)
Avaliação do Planalto é que, enquanto a Lava Jato não entrar na fase de julgamentos, será difícil estabelecer o mínimo de estabilidade política

Porto Alegre registra 17 homicídios desde a sexta-feira (clicRBS)
Em todo o mês de julho foram registradas 40 mortes na Capital, conforme dados contabilizados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa

Defensoria Pública do RS oferece 260 exames 
gratuitos de DNA por mês (Correio do Povo)
 A estimativa é de que, por ano, registros de 1,5 mil crianças não tenham o nome do pai na certidão de nascimento no Estado. 

Hiroshima e Nagasaki: 70 anos depois, mundo 
ainda vive ameaça nuclear (Portal IG)
Além da ameaça militar, cujo debate ganha força com programa nuclear iraniano, estudos mostram que risco de acidentes de grandes proporções em usinas segue sendo real

Mercado prevê para 2015 a maior inflação em 13 anos (Portal G1)
Expectativa é de IPCA em 9,32%. Para o PIB, previsão é de retração de 1,97%

Mais nove acusados da Lava-Jato avaliam 
fazer delação premiada (Correio Braziliense)
Dos 112 presos na Operação Lava Jato desde que foi deflagrada em março de 2014, pelo menos 23 fizeram delação premiada

Desperdício de dinheiro público na BR-381 (Estado de Minas)
Único trecho concluído da duplicação da 381, túneis com 1,2 quilômetro de extensão precisam ser interligados por dois trechos que serão construídos na rodovia, mas as obras não saíram do papel

Dilma frustra base aliada e só acena com 
promessa de mais diálogo (O Globo)
Reunião de cúpula terminou sem avanço sobre medidas concretas, como a reforma ministerial

Manifestações de rua do próximo domingo 
podem selar futuro de Dilma (Gazeta do Povo)
A sustentação de Dilma Rousseff na Presidência da República parece cada vez mais frágil

'Dirceu me pediu para registrar casa da mãe dele', 
afirma ex-sócio (Veja)
Imóvel está registrado no nome da empresa de Julio Cesar Santos. Para a Polícia Federal, ele atuou na ocultação de bens do ex-ministro da Casal Civil

Cunha nega ser "vilão das contas públicas" 
e aponta fragilidade do governo (Portal Terra)
 "A tentativa de alguns de me colocar como vilão das contas públicas por retaliação ao governo não tem amparo na realidade dos fatos"

Bom Dia!

Uma semana para esquecer!

Tirando o Dia dos Pais, que serviu para que a gente recebesse o carinho de filhos e netos, a semana que terminou ontem não pode ser considerada das melhores. Principalmente para a presidente Dilma que viveu um de seus piores momentos em função dos números das pesquisas e das derrotas sofridas na Câmara dos Deputados.

Frei Beto, velho petista, homem da convivência quase permanente com a cúpula do PT, ao analisar a crise que o governo enfrenta, foi claro ao declarar que não acredita muito em impeachment “mas temo que a presidente renuncie”

Entre reuniões que não levam a nada, a cúpula do governo já estuda acabar com 14 ministérios. Dos 38, sobrariam 24. O que me leva a pensar que se 14 ministérios podem ser fechados,  por que foram criados? Se não farão falta, certamente já não faziam.  Só quero ver o que farão com os companheiros que perderem os empregos.

No Rio de Janeiro, a polícia matou um dos maiores traficantes dos morros cariocas. Homem  considerado como um dos inimigos públicos mais perigosos, Playboy foi morto em troca de tiros coma polícia. Agora, a quadrilha dele promete vingança.

Aqui em Porto Alegre, somente no final de semana, foram 10 homicídios, fazendo com que a insegurança esteja estampada no rosto das pessoas que teimam em sair para as ruas e até mesmo para as que se protegem dentro de casa.

Em Curitiba, Zé Dirceu, capitão do grande time do PT, homem de extrema confiança de Lula, guerrilheiro, criador e chefe do mensalão, vê sua história chegando ao fim no Partido dos Trabalhadores.

Nem Lula, nem os amigos mais diretos, muitos daqueles que usufruíram das artimanhas criadas por ele, querem chegar perto ou, o que é muito pior, pensar em algum tipo de defesa. Lula e a presidente Dilma fogem de Zé Dirceu como o diabo da cruz. Sua retaguarda está sendo corroída definitivamente no PT.

Espero, sinceramente, que a semana que estamos começando hoje, seja mais tranquila e traga melhores notícias, mas acho difícil.

OBS: Acabo de ouvir que foram 29 assassinatos em todo o RS neste final de semana. Só em Porto Alegre, foram 17. Nas estradas, foram 10 acidentes com morte, no Estado. São dados tristes e extremamente preocupantes.

Tenham todos um Bom Dia!


Música: Misty
Intérprete: Sarah Vaughn