terça-feira, 15 de setembro de 2015

Tá na hora de dormir!



                       "Lamentar uma dor passada, no presente,
           é criar outra dor e sofrer novamente."

William Shakespeare


Presidente da UTC

'Sem propina, assinaria a 
sentença de morte da empresa'

Foto: FolhaPress
Presidente da UTC Engenharia, o engenheiro Ricardo Pessoa disse nesta terça-feira, em depoimento à CPI da Petrobras, que desembolsou propina ao longo de anos no escândalo do petrolão porque, na época do repasse de dinheiro sujo a diretores da Petrobras, avaliava que, se não pagasse, assinaria a "sentença de morte" da empreiteira. Pessoa é um dos delatores da Operação Lava Jato e, conforme revelou VEJA, detalhou o envolvimento de pelo menos 18 políticos e revelou que pagou 7,5 milhões de reais à campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Ricardo Pessoa fez uma exposição inicial aos parlamentares, mas na sequência disse que se recusava a responder a indagações dos parlamentares. Foi questionado, por exemplo, sobre doações a 27 partidos políticos, mas não respondeu.

No relato que fez sobre o envolvimento dele e da UTC no petrolão, o empreiteiro disse que "para a UTC crescer, estava claro que tínhamos que contribuir financeiramente".

"Não achava justo e nem estava disposto a impedir que a trajetória vitoriosa [da UTC] fosse interrompida. Todo empresário sabe: pagar uma vantagem a alguém pode não render nenhum benefício. Recusar-se a fazê-lo ou denunciar quem pediu a vantagem pode trazer consequências danosas. As coisas se complicam quando aqueles que pedem a vantagem controlam postos de comando do seu principal cliente", afirmou o delator em referência aos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque.

"Não quero me vender aqui como herói. Esse papel não me cabe. Tive a oportunidade de não pagar quando me cobraram o primeiro vintém. Só que em vez disso aquiesci e paguei", declarou. "Não queria correr o risco de ver as coisas mudarem. Com o tempo, as regras eram aplicadas de forma tão automática que, embora não gostasse, aquilo seguia de forma quase natural.

Um dia fiquei pensando o que aconteceria na vida real se adotasse o caminho inverso, se comparecesse a uma delegacia para denunciar. Na visão que eu tinha à época, isso significaria assinar sentença de morte da minha empresa", disse.

Lavagem de dinheiro e corrupção

Dirceu e Vaccari viram réus na Lava jato

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (Governo Lula) agora é réu da Operação Lava Jato. Nesta terça-feira, 15, o juiz federal Sérgio Moro recebeu denúncia da Procuradoria da República, que acusa Dirceu, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outros 13 alvos da Operação Pixuleco, desdobramento da Lava Jato, por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Dirceu e Vaccari, quadros históricos do PT, estão presos em Curitiba, base da Lava Jato. A Procuradoria afirma que o ex-ministro recebeu, por meio de sua empresa de consultoria, a JD Assessoria, propina de empreiteiras contratadas pela Petrobrás.

Ao todo eram 17 denunciados pela Procuradoria. O juiz Sérgio Moro, no entanto, rejeitou a acusação, ‘por falta de justa causa’, contra uma filha de Dirceu, Camila Ramos de Oliveira e Silva, e a arquiteta Daniela Leopoldo e Silva Facchini, que reformou a casa do ex-ministro em Vinhedo (SP), por R$ 1,8 milhão.

José Dirceu teria recebido, no esquema Petrobrás, pelo menos R$ 11.884.205,50. O ex-tesoureiro do partido João Vaccari é acusado de ter arrecadado vantagens ilícitas para sua legenda. A decisão do juiz Moro alcança, inclusive, o ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque, apontado como elo do PT no esquema de corrupção na estatal. “Parte das propinas acertadas pela Engevix Engenharia com a Diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobrás era destinada ao Partido dos Trabalhadores, sendo ela recolhida pelo acusado João Vaccari Neto, por solicitação do diretor Renato de Souza Duque que recebia sustentação política para permanecer no cargo daquela agremiação.”

Rapidinhas


Por segurança, Assembleia suspende sessão desta tarde
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), decidiu suspender a sessão desta terça-feira (15) por motivo de segurança. O deputado afirmou que tentou negociar desde a manhã de hoje com os manifestantes que impedem o acesso ao prédio, mas como protesto prossegue entendeu que é melhor interromper por um dia a votação de projetos do Executivo. Após reunião com os parlamentares, representantes de 42 sindicatos decidiram liberar os acessos ao prédio, no Centro de Porto Alegre. No entanto, o bloqueio em todas as portas do prédio não foi desfeito.

Para presidente da CUT, pacote de cortes orçamentários do governo é 'lamentável' e 'recessivo'

Líder do governo na Câmara diz que 'pessoas nem sentem' a CPMF
Após reunião da presidente Dilma Rousseff com líderes da base, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira (15) que se criou um “fetiche” na opinião pública sobre a volta da CPMF. Para ele, as pessoas “nem sentem” a cobrança do tributo, porque a CPMF terá peso maior nas grandes movimentações financeiras. A proposta de retorno da CPMF, extinta em 2007, foi anunciado na segunda-feira (14) pelo governo, dentro do pacote de medidas para tentar reequilibrar as contas públicas.

'Pena de corrupção é piada de mau gosto', diz procurador
O procurador da República Deltan Dallagnol, um dos responsáveis por coordenar a Operação Lava Jato, criticou nesta terça-feira a impunidade por crimes de corrupção no país. Em São Paulo para divulgar a campanha do Ministério Público "Dez Medidas Contra a Corrupção", Deltan considera branda a pena para o crime - dois a doze anos de prisão - e afirma que "os custos da corrupção são bem menores do que os benefícios". "A pena de corrupção é uma piada de mau gosto", disse. "As chances de os casos serem prescritos são grandes. Quando são julgados, a pena demora de dez a quinze anos para ser aplicada, e, após todo esse tempo, os envolvidos podem pegar no máximo quatro anos de prisão, o que possibilita que a pena seja cumprida em regime aberto", afirmou. 

Assessor de Rosseto desanca trabalho da PF na Lava Jato
O chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência, Jeferson Miola, publicou um texto na internet recheado de ataques à Polícia Federal e no qual acusa o delegado que na semana passada pediu que o ex-presidente Lula fosse ouvido num dos inquéritos da Lava Jato de cometer "manipulação grotesca". A Secretaria-Geral é comandada por Miguel Rossetto, do PT. Intitulado "Delegado da Polícia Federal fez manipulação grotesca para incriminar Lula", o artigo feito por Miola foi publicado no site Carta Maior. Nele, Miola diz que o objetivo do despacho feito pelo delegado Josélio Sousa é "incriminar" Lula e "livrar a barra do PSDB". Para Miola, o pedido encaminhado ao Supremo é um "libelo recheado com apreciações e ilações políticas. "É um texto que dispensa a oposição golpista e o chefe da conspiração, FHC, de fazer o serviço sujo", afirma.

Opinião

Pagando o Lotação

Marko Petek

Algum tempo atrás alguém em Porto Alegre teve a ideia genial de tornar obrigatório o pagamento das Lotações para o motorista na entrada. O procedimento normal até então era efetuar o pagamento ao sair do veículo.

Provavelmente o gênio que inventou isto não anda de Lotação.  Se andasse, com certeza não o teria  feito.

Quando o pagamento era feito na saída, o motorista estacionava em segurança, o passageiro levantava, entregava o dinheiro, recebia o troco e só após o passageiro sair o motorista seguia em frente.

No novo sistema o passageiro entra e imediatamente o motorista arranca. O passageiro fica em pé procurando o dinheiro que é entregue ao motorista enquanto este dirige. Na sequência, enquanto dirige, o motorista precisa receber o dinheiro, “olhar” para ver quanto recebeu e fazer o troco. Faz isto com uma mão e dirige com a outra, completamente distraído do fluxo de
trânsito enquanto o lotação está andando. O (ou os) passageiro fica sacudindo em pé.

É uma situação muito mais perigosa do que a anterior. Nem me refiro a questão do conforto, mas o que preocupa é o perigo.

A imensa maioria dos motoristas são homens. Eu só sei de uma mulher que dirige para a linha Menino Deus, devem existir outras mas não muitas.

Por uma questão de herança genética a morfologia do cérebro masculino é diferente daquela do cérebro feminino. Isto é um fato científico, não tem nada a ver com machismo ou feminismo. O cérebro feminino evoluiu para conseguir realizar, com eficiência, várias tarefas simultaneamente. Em linguagem informática é um cérebro “multi-task” (multi-tarefa).

Já o cérebro masculino só consegue fazer uma coisa de cada vez. Sabemos mesmo que somos mais limitados. Ou seja, por mais boa vontade que os motoristas homens tenham eles não conseguem dirigir e receber pagamentos ao mesmo tempo.

Alguns motoristas e linhas já pedem que o pagamento seja feito na saída, mas a maior parte está seguindo as orientações da EPTC.

É hora de rever isto antes que algo mais grave aconteça.

15/09/2015


Planalto mapeia votos para barrar impeachment (Estadão)

Estratégia da oposição para impeachment prevê 'dias de caos' 
em CPIs (Folha de S. Paulo)
Ideia, em acerto com Cunha, é usar votação simultânea de requerimentos polêmicos para desestabilizar governistas

Alíquota da CPMF poderá ser mais elevada para 
atender os estados (O Globo)
Dilma jantou ontem com 19 governadores aliados no Palácio da Alvorada em busca de apoio ao pacote fiscal 

79% dos municípios cearenses precisam ser atendidos 
por carros pipa (Diário do Nordeste)
Em alguns municípios dos Inhamuns e do Sertão Central o período de estiagem já dura seis anos

PGR pede que STF reveja decisão que ameaça o futuro 
da Lava Jato (Gazeta do Povo)
Relator no Supremo disse que não é responsável por caso envolvendo Gleisi, por não haver relação com a Petrobras. Decisão pode tirar das mãos de Sérgio Moro investigações que não envolvem a estatal

Pesquisa mostra base e oposição com opiniões distintas sobre impeachment (Correio Braziliense)
O levantamento, feito pelo Correio, considerou as bancadas que tinham mais de 10 deputados. PCdoB tenta realinhar aliados

Receita deposita quarto lote de restituição do IRPF 2015 
nesta terça (Estado de Minas)
Mais de R$ 2,4 bilhões serão depositados para 2.119.640 contribuintes

Dilma vai propor a líderes dividir CPMF com os estados (Portal G1)
Presidente discutirá imposto em reunião com parlamentares. Medidas visam cobrir rombo no orçamento de 2016

Dilma fará apelo a políticos pela aprovação pacote de cortes 
e impostos (Portal UOL)
As medidas foram alvo de críticas de aliados, da oposição e de representantes de movimentos sociais.

Medidas são 'tapa-buraco' e não garantem saúde das contas públicas, dizem economistas (Veja.com)
Pacote anunciado é marcado por ações paliativas, afirmam especialistas, que veem pouco impacto no longo prazo

Bom Dia!

A greve que acabou, começou de novo!

Começo falando no que está ocorrendo no RS, que é o que mais interessa, principalmente aos servidores públicos estaduais que tiveram, mais uma vez, seus vencimentos parcelados por absoluta falta de verbas, como disse o governador.

Na última sexta-feira (11), a assembleia geral do CPERS votou o fim da greve. Houve recolta, quebra-quebra e muitos professores, inconformados com a decisão, seguiram em greve. O mesmo aconteceu com a Polícia Civil, que retornou ao trabalho, mas determinou o cumprimento de uma operação padrão.

Para hoje está marcada uma sessão na Assembleia Legislativa para que sejam votadas medidas de ajustes fiscais encaminhadas por Sartori, incluindo o aumento do ICMS.

Desde cedo da manhã, um grupo de servidores estaduais, a maioria professores ligados ao CPERS, ocupou a frente do Legislativo impedindo a entrada de funcionários que trabalham na Assembleia. Os servidores são contra a realização da sessão.

Mesmo entendendo a luta do funcionalismo, não posso entender a intransigência em não permitir que funcionários da AL trabalhem normalmente. O direito de um não pode suplantar o do outro. Os protestos são válidos tanto quanto o direito dos funcionários da Assembleia de trabalharem normalmente.

Ao mesmo tempo, o governador José Ivo Sartori declarou, para que todos saibam, que “sem o aumento do ICMS, nem salário vai ter”. Assim, se não houver votação na tarde de hoje, é bem possível que os funcionários públicos não recebam nada no final do mês, algo que ninguém quer nem pensar.

Não seria a hora de todo mundo parar, pensar e deixar que o bom senso determine o que deve ser feito?

Enquanto isso, na esfera federal, a presidente Dilma e seus ministros da Fazenda e Planejamento, anunciaram corte de R$ 26 bilhões nas despesas para cobrir o déficit estimado em R$ 30 bi no orçamento para o ano que vem. Só o programa Minha Casa, Minha Vida, perderá R$ 4,8 bilhões.

Também parece confirmada a volta da CPMF, com uma alíquota de o,2% sobre as movimentações financeiras. Se for verdade, que não ocorra como nos anos anteriores quando o dinheiro da CPMF jamais foi utilizado para o fim previsto em sua criação

As obras federais, como a segunda ponte do Guaíba, por exemplo, sofrem sérios riscos de paralisação. Aliás, acho que todo o Brasil sofre o grande risco de paralisar.


Tenham todos um Bom Dia!