quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Tá na hora de dormir!




                          "O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos; o que mais preocupa é o silêncio dos bons."

Martin Luther King


Últimas




- MP da Suiça encontra US$ 5 milhões em contas de Cunha

O Ministério Público na Suíça encontrou cerca de US$ 5 milhões em contas controladas por Eduardo Cunha. No registro das contas, o nome de Cunha, da mulher Cláudia Cruz e de uma de suas filhas aparecem como reais responsáveis pela movimentação financeira. As informações foram repassadas às autoridades brasileiras, que passarão a investigar crime de lavagem de dinheiro.

- Benedita da Silva é cotada para ministério
 Apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o nome da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ganhou força para ocupar a pasta da Cidadania, que vai reunir as secretarias de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.
Outro nome que chegou a ser cogitado pela bancada petista foi o da deputada Moema Gramacho (BA), mas, desde esta quarta, já tinha perdido força.
Benedita é considerada um símbolo do partido e agradaria vários setores ligados aos movimentos de mulheres e de negros.

- Impasse com PMDB faz Dilma adiar anúncio da reforma

A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar para esta sexta-feira (2) o anúncio da reforma ministerial em razão de dificuldades com o PMDB, informaram nesta quinta (1º) conselheiros políticos da presidente que têm participado das negociações com os partidos sobre as mudanças.
Nesta quinta-feira, Dilma recebeu no Palácio da Alvorada (residência oficial da Presidência) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e assessores especiais. O assunto foi abordado na reunião.

- Pizzolato poderá ser extraditado na quarta-feira

O governo italiano autorizou que a polícia local entregue o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato às autoridades brasileiras a partir da próxima quarta-feira (7). O Brasil terá 20 dias para montar a operação que irá trazê-lo de volta ao país.
Condenado no processo do mensalão do PT por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu para a Itália em 2013, usando documentos de um irmão morto, para escapar da prisão.

- Câmara concede anistia a motoristas multados por falta se extintor

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira , com emendas, o Projeto de Lei (PL) 3075/15, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que concede anistia aos condutores de veículos automotores multados por não possuírem ou carregarem extintores de incêndio vencidos em seus veículos.O texto segue para análise do Senado.

Improbidade

MP propõe ação contra Renan Calheiros

O Ministério Público Federal informou nesta quinta-feira, 1º, que propôs uma ação por improbidade administrativa contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan deixou de fornecer ao Ministério Público Federal informações necessárias para subsidiar um inquérito que apura supostas irregularidades na ocupação de cargos comissionados na Casa legislativa.

Segundo o Ministério Público, foram enviados ao presidente do Senado sete ofícios reiterando o pedido de explicação, mas não houve resposta. Diante disso, "o órgão ministerial instaurou um segundo inquérito - desta vez para apurar a conduta do presidente do Senado - e que teve como desdobramento o oferecimento da ação judicial". Na petição inicial, o Ministério Público Federal detalha o que foi feito ao longo de dois anos para garantir o fornecimento das informações.

Em nota, a Procuradoria diz que o procedimento foi aberto em outubro de 2013 "para apurar a existência de desproporção entre o número de servidores efetivos e comissionais no quadro de pessoal do Senado, bem como se havia desvio de função por parte dos ocupantes de cargos em comissão. O primeiro ofício foi enviado ainda no mês de outubro daquele ano e apresentava uma lista de questionamentos a serem respondidos pelo presidente do Senado".

Além da relação de ocupantes de cargos comissionados, o MPF solicitou, à época, informações referentes à remuneração e lotações desses funcionários, horário de expediente e a atividade desenvolvida pelos profissionais. Também foi perguntado se eles desempenhavam atividades de direção, chefia e assessoramento e se eram ou não filiados a partidos políticos. O presidente do Senado deveria, ainda, explicar como é feito o controle de frequência dos comissionados e a quantidade de candidatos aprovados em concursos públicos - ainda vigentes - que aguardavam nomeação.

O pedido do Ministério Público Federal é para que Renan seja condenado às sanções previstas no artigo 12 da Lei 8.429/92, que estabelece, por exemplo, a perda da função pública, suspensão de direitos políticos por até cinco anos e o pagamento de multa. Além de propor a abertura de processo por improbidade, o Núcleo de Combate à corrupção da Procuradoria da República no Distrito Federal, onde tramita o procedimento, encaminhou o inquérito ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem cabe apresentar eventual ação penal contra o presidente do Senado. (Agência Estado)

Editorial

O jornalista Nelson Matzembacher Ferrão, Diretor Editorial do Grupo Sinos, publicou na capa do Jornal NH de hoje (1º/10), o editorial que faço questão de dividir com todos. 
Meu querido amigo Mola, com seu talento indiscutível, fala sobre o que estamos sendo obrigados a enfrentar nos dias de hoje. Não deixe de ler.

"Não dá mais para suportar!

Há algo de muito grave no ar. E todos nós estamos sentindo isto. A onda de violência que atinge a região, a Novo Hamburgo em especial, é algo assustador. Insuportável. Assaltos, roubos, homicídios, insanidade no trânsito se proliferam como um câncer, abalando a “carne e a alma” da nossa sociedade. Esta realidade dramática bate, todos os dias, nas portas das nossas casas. Afinal, quando isto vai parar? Quando o cidadão de bem vai poder ter a necessária segurança para encarar os desafios econômicos, políticos e sociais dos tempos atuais, que igualmente o massacram por todos os lados? De nada adiantam as justificativas das autoridades responsáveis, que precisam tomar providências urgentes. Não cabem mais explicações, desculpas. Há que se fazer algo! Para ontem, para anteontem! Basta! Basta!"
O propósito deste texto foi tentar, de alguma forma, dentro das nossas limitações, "gritar" o grito de milhões de pessoas, país afora, que estão sendo obrigadas a viver num estado de coisas que já passou de há muito o suportável. Vivemos em um "estado de guerra". Informal, mas não menos cheio de tragédias cotidianas. Os mais "taludos/as", tenho certeza, jamais enfrentaram situação semelhante a esta. Os mais jovens, então... E nossos filhos, nossos netos, as futuras gerações? Como será que sobreviverão? Que país estamos legando a eles, meu Deus?
Somos reféns da violência há décadas e ela só aumenta.
Aqueles que fazem as leis, aqueles que executam o que as leis preveem (em alguns deles votamos...) não podem dormir tranquilos com o que acontece. Como poderiam? E o que fazem, em sua maioria infelizmente? Conchavos, acertos, venda de espaços, negociações nebulosas, trampas de todas as espécies. Roubam dos cofres públicos o dinheiro que falta para atacar diretamente a este problema da violência e, também, para ações que são fundamentais para enfrentá-la preventivamente. E, cínicos, fazem cara de paisagem... Nada sabem, nada viram... Falam em "herança maldita". Herança maldita é a que nos obrigam a enfrentar todos os dias, aqui, ali e em todo o lugar. Isto precisa acabar, pessoal. Temos que mexer nisto, de uma vez por todas. Como? Gritando, cobrando, se unindo, se fortalecendo como sociedade. Votando nas pessoas certas. Para não mais depender de líderes palanqueiros, de donos da verdade, de salvadores do povo...

10 mortos

Atirador dispara em faculdade no Oregon

Foto: Agência Reuters
Um atirador disparou nesta quinta-feira (1º) na Umpqua Community College, faculdade comunitária no estado do Oregon, nos Estados Unidos. A faculdade, que fica a 9,7 km da cidade de Roseburg, foi fechada, e a polícia está no local.

A rede CNN informa que 10 pessoas morreram e 20 ficaram feridas com os disparos, e que o atirador foi detido. A agência Reuters diz que a imprensa local informa 15 mortos citando a polícia do Oregon.

Os feridos foram transportados para receber atendimento médico.

A rede CNN informa que a faculdade tem alunos com idade média de 38 anos. Não é uma faculdade tradicional, mas uma instituição para pessoas que estão mudando de carreira para atividades mais técnicas, como enfermagem.

Rapidinhas


Documentos indicam que MP editada no governo Lula foi 
‘comprada’ por lobby
Investigadores suspeitam que uma medida provisória (MP) editada em 2009 pelo governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido "comprada" por meio de lobby e de corrupção para favorecer montadoras de veículos. Empresas do setor negociaram pagamentos de até 36 milhões de reais a lobistas, um deles alvo da Operação Zelotes, para conseguir do Executivo um "ato normativo" que prorrogasse incentivos fiscais de 1,3 bilhão de reais por ano. Para ser publicada, a MP 471 passou pelo crivo da presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil. Um dos escritórios que atuaram para viabilizar a medida fez repasses de 2,4 milhões de reais a um filho do ex-presidente Lula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, em 2011, ano em que a MP entrou em vigor.

União volta a bloquear as contas do RS
As contas do Estado do Rio Grande do Sul voltaram a ser bloqueadas em consequência do não pagamento da dívida com a União. A sanção vem sendo aplicada, mensalmente, desde agosto pelo governo federal.  O Banrisul foi comunicado da medida, prevista no contrato assinado em 1998, às 11h30min desta quinta-feira. A punição já era esperada pela Secretaria Estadual da Fazenda, que comunicou na quarta-feira a decisão de postergar o pagamento da parcela de setembro - situação que se repete desde abril em função da crise nas finanças.

Whatsapp de delator revela dinheiro da Petrobras para 
campanha de Dilma
Mensagens de Whatsapp do dono da UTC Engenharia, o delator Ricardo Pessoa, e de um executivo da empresa reforçam os indícios de que as doações feitas à campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff estavam relacionadas a pagamentos por contratos que ele detém na Petrobras, conforme análise da Polícia Federal (PF). A troca de mensagens, ocorrida no final de julho de 2014, foi anexada ao processo da Operação Lava Jato. Em um dos trechos, um subordinado de Pessoa na UTC indica que repasses da empreiteira à campanha petista foram "resgatados" de dinheiro desviado da Petrobras. Neste mês, o Supremo Tribunal Federal determinou a abertura de um inquérito para investigar o ex-tesoureiro da campanha de Dilma, o ministro petista Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social). Pessoa afirma que foi chantageado, de maneira "cordial", por Edinho a doar dinheiro para a campanha de Dilma.

Gal traz turnê “Estratosférica” a Porto Alegre
Considerada uma das vozes mais bonitas da música brasileira, Gal Costa se reinventa na turnê “Estratosférica”, que comemora seus 50 anos de carreira. Na sexta-feira, a cantora apresenta o novo trabalho em Porto Alegre, com um show no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), às 21h. Os ingressos custam entre R$ 110 e R$ 240. A apresentação será marcada pela pegada mais leve e jovem do disco, fazendo também um passeio entre as canções inéditas e os sucessos eternizados por Gal

Assembleia de Deus estreia operadora de celular para público evangélico
A igreja Assembleia de Deus tem cerca de 18 milhões de fiéis no Brasil. É o equivalente à base de usuários de importantes operadoras brasileiras. Visando esse público, e outros cristãos, a Assembleia começa hoje a cadastrar clientes da Mais AD. A apresentação feita diz que se trata de  "uma operadora de telefonia móvel virtual exclusiva da Assembleia de Deus, que vai conectar ainda mais todos os Cristãos, principalmente com a Palavra de Nosso Senhor".

Eleições Municipais.

As articulações do PDT

Mesmo que lideranças importantes neguem, já começaram as articulações do PDT em relação a disputa para a sucessão de José Fortunati, que está licenciado do partido mas, segundo se anuncia, deverá retornar bem antes do que se imagina.

Dentro da composição PDT/PMDB, parece lógica a aceitação de que Sebastião Melo (PMDB), seja o candidato para suceder Fortunati, apoiado pelo PDT que indicaria o vice. Mas só parece, pois internamente pedetistas batalham por candidatura própria e indicam o atual secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha, como candidato.

Confirmada a indicação de Melo, é praticamente certo que a vaga de vice seria do PDT. Aí, mesmo que Afonso Motta e Melo digam que “a disputa pela prefeitura não é pauta no momento” e que “seria um equívoco tratar de vice neste momento”, a verdade é que o ingresso do jornalista André Machado no PDT trouxe novas cores ao quadro.

Até a chegada do jornalista, a vontade de Sebastião Melo de que o nome da deputada Juliana Brizola fosse o indicado para vice, deixou de ser exclusividade. Fala-se, entre os pedetistas e até entre peemedebistas, que o nome de André Machado teria maior densidade eleitoral em Porto Alegre, fazendo com que ele se tornasse o indicado.

A verdade é que, faltando um ano para a eleição, mesmo que o PDT negue, as articulações estão ocorrendo, com força, nas instâncias superiores do partido. 

1º/10/2015


Estadão - Documentos apontam que MP editada na gestão Lula foi 'comprada' por lobby
Para ser publicada, a MP passou pelo crivo da presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil. Um dos escritórios que atuaram para viabilizar a medida fez repasses de R$ 2,4 milhões a um filho do ex-presidente Lula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, em 2011, ano em que a MP entrou em vigor.

Folha de São Paulo – Suspeita de que Cunha tenha lavado dinheiro, veio de banco, diz Suiça
Deputado, já citado por dois delatores da Lava Jato, é alvo de inquérito do Ministério Público suíço, que enviou ao Brasil dados de contas atribuídas a ele e seus familiares

Correio Braziliense – Nova fase da Operação Acrônimo faz buscas em dois estados e no DF
Polícia apura irregularidades na campanha de Fernando Pimentel (PT)

O Globo – Justiça nega habeas corpus para executivos da Odebrecht
Marcio Faria e Rogério Santos estão presos desde 19 de junho acusados de corrupção e lavagem de dinheiro

Gazeta do Povo – A pedido de Dilma, Lula vai a Brasília para fechar reforma ministerial
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na manhã desta quinta-feira (1.º) para Brasília a pedido da presidente Dilma Rousseff com a missão de debelar a crise provocada pela reforma ministerial

Agência Brasil – Pagamento de FGTS para domésticos é obrigatório a partir de hoje
O pagamento do FGTS é resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas

Portal G1 - Juros para financiar a casa própria pela Caixa sobem nesta quinta
É a terceira alta de juros do banco no ano. Taxa para não clientes passa de 9,45% para 9,90% ao ano

Portal IG – Governo aposta nas estratégia de isolar Cunha agradando PMDB
Nesta quarta-feira (30), Cunha decidiu ocupar fisicamente o Plenário da Câmara dos Deputados com uma infindável sessão. O objetivo era impedir a realização da sessão do Congresso, marcada há uma semana, destinada a apreciar o restante dos vetos presidenciais

Portal UOL – TSE adia novamente julgamento de ação contra mandato de Dilma
É a segunda vez em dois dias que o tribunal inclui o caso na pauta de julgamentos mas não o coloca em votação. Agora, a nova previsão de julgamento é terça-feira (6)

Veja.com – PF faz buscas contra ex-ministro aliado de Pimentel na Operação Acrônimo
Ex-titular do Desenvolvimento, Mauro Borges é presidente da Cemig. Investigação apura relações do governador de Minas, Fernando Pimentel, com grupo de empresários suspeitos de lavar dinheiro

Época – Inadimplência nas escolas particulares chega a 15% e bate recorde
A quantidade de devedores cresceu cinco vezes em um ano conforme a federação das escolas

Resposta

Fortunati e o PCdoB

O prefeito José Fortunati não ficou nada satisfeito com a informação de que estaria sendo convidado, juntamente com a deputada Regina Becker, para ingressar na Rede Sustentabilidade.

Na tarde de ontem, o prefeito encaminhou uma nota ao Correio do Povo, que veiculou a notícia do convite, afirmando que “o PCdoB tem uma criatividade fantástica para justificar suas perdas e atos. Da mesma forma como defende que a Albânia é um país democrático, tenta me imputar a responsabilidade pela saída do deputado João Derly”.

Fortunati esclareceu que recebeu dois telefonemas do deputado e que nas duas ocasiões afirmou que nem ele nem sua esposa Regina Becker, ingressariam no partido de Marina Silva.

Bom Dia!

Melhor ou pior?

A grande dúvida, para muitos, é se as mudanças no ministério serviram para qualificar a equipe, para piorar ou se serviram apenas para salvar a presidente de uma enrascada feia nas votações do Congresso.

Uma rápida conferida nas trocas, dá para, sem muito esforço, notar que prevaleceram os atributos políticos partidários de cada um dos novos integrantes. Técnicos, como Chioro na Saúde e Janine Ribeiro, na Educação, foram ou serão substituídos por políticos. 

No Ministério da Saúde, por exemplo, em troca anunciada por telefone, Arthur Chioro, que desenvolvia um papel importante como técnico e pessoa entrosada com o assunto, deverá assumir um político do PMDB. Um deputado, inclusive suspeito de participação em grupos de extermínio, é um dos indicados. No caso da saúde, então, já dá para se ver que a troca não será nada proveitosa para a área.

Na pasta da Educação, onde foi colocado, cinco meses atrás, o filósofo Renato Janine Ribeiro, depois de ampla campanha de apelo nas redes sociais, sai para a entrada de um político carne e unha com a presidente. Aloizio Mercadante deixa a Casa Civil, mesmo contra a vontade de Dilma, e vai para a educação, onde já esteve antes. Troca desvantajosa para o setor.

Na Casa Civil, fica clara a interferência do ex-presidente Lula. Para lá, vai o atual ministro da Defesa, Jaques Wagner, homem de extrema confiança de Luiz Inácio. Ex-governador da Bahia, o petista vai cuidar da intimidade do Planalto como olho bem aberto de Lula. Uma troca vantajosa para Lula e sua intenção de voltar á presidência.

Para o lugar dele, na Defesa, quem assume é o comunista Aldo Rebelo, que é apadrinhado da presidente. A indicação de Rebelo já despertou a ira de muitos brasileiros que, nas redes sociais, manifestaram sua indignação com a nomeação de um comunista para a pasta da Defesa. A troca, no caso, mais desagrada do que propriamente agrada, a não ser a presidente Dilma.

No ministério das Comunicações, outro apadrinhado de Dilma, só que do PDT, André Figueiredo, vai para o lugar de Ricardo Berzoini (PT). Figueiredo ocupa a vaga que pertencia ao PDT e que ficaria livre com a saída de Manoel Dias da pasta do Trabalho. Ressalte-se que Berzoini, outro fiel aliado de Lula, vai para a nova Secretaria de Governo, junção da Secretaria Geral e Relações Institucionais. Mais uma troca vantajosa para Lula, que se fortalece cada vez mais como “presidente adjunto”.

A relação de pastas que perdem o status de ministério, mostra claramente o quanto se desperdiçou em verbas que poderiam ser aproveitadas em outros programas, simplesmente para que companheiros de partido fossem aproveitados em cargo com maior remuneração. Deixam de ter status de ministério o Gabinete de Segurança Institucional, Controladoria Geral da União, Ministério da Pesca, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Assuntos Estratégicos e Secretaria de Micro e Pequenas Empresas.

Com as mudanças, o PT que tinha 17 ministérios, ficará com 11, enquanto o PMDB, que tinha seis, terá sete. Os demais partidos da base aliada permanecem com uma pasta cada um.

Para os petistas gaúchos, resta a expectativa de saber se Miguel Rosseto será confirmado no Ministério da Cidadania ou se a vaga será da baiana Moema Gramacho.

Um deputado petista, já esbravejou: “Se a Dilma fizer isso (nomear Moema) não vai ter ninguém para recebe-la quando for ao Rio Grande do Sul. Então que o PMDB receba a presidente no Estado."

Minha opinião sincera é de que o ministério da presidente Dilma, principalmente para atender aos interesses de Lula, ficará muito pior do que está. Mas vamos aguardar.

Tenham todos um Bom Dia!