terça-feira, 6 de outubro de 2015

Já é hora de dormir!


"Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver."
Theodore Roosevelt




Extradição de Pizzolato

Itália adia por mais 15 dias

O ministro da Justiça italiano, Andrea Orlando, adiou por mais quinze dias a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão. O Brasil deve ser informado oficialmente nesta quarta-feira da decisão, de acordo com uma fonte do ministério.
O adiamento aconteceu no mesmo dia em que a Corte Europeia de Direitos Humanos, na França, negou o recurso da defesa que pedia a suspensão da extradição. O ministro estava sofrendo pressão de um grupo de senadores italianos contrários à medida. Segundo a assessoria de imprensa de Orlando, no entanto, a decisão foi tomada por questões burocráticas que ainda estão pendentes.
Na certeza de levar Pizzolato à Papuda, o governo brasileiro tinham mandado três agentes da Polícia Federal para providenciar todo o trâmite burocrático.
O representante do Ministério da Justiça italiano, Giuseppe Albenzio, disse ter sido surpreendido pela decisão."O que pode ter acontecido é que a Corte Europeia tenha negado a suspensão da extradição, mas tenha considerado admissível o recurso. Quando um recurso é admissível, ele deve ser discutido, mas é praticamente impossível que se marque uma audiência para os próximos quinze dias."
O advogado de Pizzolato, Alessandro Sivelli, afirmou que soube extraoficialmente da notícia sobre a prorrogação de quinze dias e que ele mesmo teria informado alguns parlamentares sobre a decisão do ministro. "Para mim foi uma surpresa, mas não entendi o motivo, não tenho a menor ideia do que está acontecendo", diz. Segundo ele, uma comunicação oficial foi mandada à Penitenciária Sant´Anna, de Modena, onde Pizzolato está preso. Não sabe se o brasileiro já foi avisado ou não.

Campanha eleitoral de Dilma

TSE nega pedido do PT para anular investigação


A ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta terça-feira um recurso em que o PT pedia que fosse anulada a determinação de se investigar suspeitas de irregularidades praticadas pela campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Na última semana, o partido havia apresentado um mandado de segurança contra a decisão do ministro Gilmar Mendes de determinar investigações da Polícia Federal e da Procuradoria-geral da República contra a campanha da petista.

O PT alegava que a iniciativa de Mendes seria ilegal porque as contas da campanha da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer já haviam sido aprovadas, por unanimidade, em dezembro do ano passado e transitado em julgado, situação em que não seria mais possível apresentar recursos. Gilmar Mendes utilizou dados da Operação Lava Jato, como as suspeitas de que dinheiro desviado de contratos com a Petrobras pela UTC Engenharia teria abastecido os cofres da campanha petista, para pedir investigações. Em delação premiada, o empreiteiro Ricardo Pessoa afirmou que foi pressionado pelo então tesoureiro Edinho Silva, atual ministro da Secretaria de Comunicação, a fazer uma doação de 7,5 milhões de reais para a campanha a fim de garantir que continuasse a ter contratos com a Petrobras.

Na noite desta terça, o plenário do TSE deve impor um grande revés ao governo ao confirmar a abertura de uma ação de impugnação do mandato da petista e de seu vice, Michel Temer e dar continuidade ao processo que pode levar à cassação do mandato da petista por abuso de poder político e econômico. O processo é uma ação de investigação de mandato eletivo apresentada pelo PSDB logo após as eleições de 2014 em que o partido acusa a chapa Dilma-Temer de irregularidades.

Henrique Pizzolato

Corte Europeia rejeita recurso

A Corte Europeia de Direitos Humanos rejeitou nesta terça-feira (6) o recurso apresentado na véspera pelo ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato para tentar evitar sua extradição para o Brasil, informou o advogado do petista, Alessandro Sivelli.

A entrega de Pizzolato às autoridades brasileiras – que está marcada para esta quarta-feira (7) – corria o risco de ser suspensa caso o ex-diretor tivesse obtido uma liminar (decisão provisória) do tribunal europeu paralisando novamente o processo de extradição.

Condenado no processo do mensalão por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu do Brasil em 2013 para escapar da prisão. Ele foi preso no início de 2014 na Itália e desde então o governo brasileiro tenta a extradição.

No último dia 22, o Conselho de Estado da Itália, última instância da justiça administrativa, rejeitou uma decisão liminar anterior que suspendia a extradição. Com isso, o governo italiano autorizou a entrega a partir de quarta
.



Orla do Guaíba

Começou o processo de revitalização


Com a previsão de revitalizar cerca de 10 hectares, compreendendo 13 quilômetros, entre a Usina do Gasômetro e a Rota das Cuias, começaram na manhã de hoje as obras de Revitalização da Orla do Guaíba, quando o prefeito José Fortunati assinou o contrato com  representantes da empresa Orla Mais Alegre. As obras estão orçadas em R$ 60 milhões e deverão ficar prontas em 18 meses.

Com a instalação de tapumes na área da Usina, até a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, as bancas de ambulantes que trabalham no local, serão transferidas para as proximidades do anfiteatro Pôr-do-Sol.

Ao longo do trecho que será recuperado, serão construídas ciclovias, novos passeios com iluminação em fibra ótica e lâmpadas LED. Também serão colocados 47 postes inclinados com iluminação cênica, estando prevista a construção de um ancoradouro para barcos de turismo e para o Cisne Branco. 

Um restaurante e seis bares, todos envidraçados permitindo abertura total no verão, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, serão instalados no local. Playground, vestiário e duas passarelas metálicas com jardim aquático também fazem parte do projeto.

Uma central de segurança com videomonitoramento, que ficará sob os cuidados da Guarda Municipal, será montada na área, permitindo o controle de toda a região. 

Campanha de Dilma

TSE deve fazer varredura nas contas

Atendendo a um pedido do PSDB, principal partido de oposição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve abrir ainda nesta terça-feira (6) uma investigação mais ampla contra a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Os tucanos querem saber se parte do dinheiro desviado da Petrobras abasteceu a chapa liderada pelo PT. É a primeira vez na história que um presidente, já empossado, sofre uma devassa tão grande nas contas.
Segundo a colunista, o governo deve sofrer uma nova derrota, com ao menos quatro dos sete magistrados votando pela abertura das contas. O julgamento deve ser incluído na pauta da sessão desta noite.
No caso de uma condenação da chapa, o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) assumiria para um mandato-tampão de 90 dias, convocando novas eleições.

Ainda de acordo com a reportagem, o processo pode usar dados de outras investigações, como a da Operação Lava Jato ou a do Tribunal de Contas da União (TCU), que deve votar nesta quarta-feira (7) as contas da presidente referentes a 2014, com possibilidade nada remota de reprovação.

06/10/2015


Estadão – E-mails revelam contatos da Odebrecht com governo Lula
Ex-ministro de Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim, e assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia teriam tratado com executivo do grupo sobre expulsão de empreiteira do Equador, em 2008, durante almoço com Lula, nos EUA

Correio da Bahia – PF interceptou mais de 1400 mensagens entre Youssef e Argolo
A informação consta em denúncia contra Argôlo, oferecida pela Procuradoria da República do Paraná e acatada pelo juiz Sergio Moro

Folha de São Paulo – TSE deve abrir investigação inédita contra campanha de Dilma e Temer
Maioria votará nesta terça pela abertura das contas da candidatura da petista em 2014 para apurar se houve desvio de dinheiro da Petrobras

Correio Braziliense – Acordo do Pacífico deve isolar ainda mais o Brasil, avaliam especialistas
Para o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), "a competitividade do Brasil, que já era baixa, se torna ainda mais baixa"

Gazeta do Povo – Usinas reajustam etanol em 12,3%, maior alta em cinco anos
Aumento ocorreu após o reajuste da gasolina e recompõe margens do setor

O Globo – Agência de risco piora previsão para o PIB em 2015
Para o ano que vem, em vez de expansão de 1%, Moody's agora espera retração de 1% na economia brasileira 

Estado de Minas – TCU julga contas de Dilma amanhã e sinaliza derrota para o governo
Tribunal vai analisar amanhã o pedido de afastamento do relator das pedaladas, Augusto Nardes, feito pelo governo. Deve recusar e, em seguida, julgará as contas de Dilma Rousseff

Agência Brasil – Receita abre nesta quarta, consulta ao 5º lote de restituições do IR
Cerca de 1,2 milhão de contribuintes que declararam Imposto de Renda neste ano vão receber dinheiro do Fisco

Veja.com – Mesmo após reforma, Planalto teme votação de pauta bomba
Governo estima ter os mesmos 200 votos que contabilizava antes de entregar sete pastas ao PMDB na sessão do Congresso que analisa os vetos presidenciais

Carta Capital – Contra grampo, executivos da Odebrecht usavam celular criptografado
Aparelhos são usados pelas Forças Armadas e por integrantes do alto escalão de governos

Época – Aliado de Dilma diz temer que rejeição nas contas leve ao impeachment
Governador diz que condenação das contas pelo TCU pode estimular parlamentares a cassar mandato da presidente

Portal IG – Bancos negam proposta de funcionários, mas devem subir 81% salário de diretores
A maioria dos bancos listados na BM&FBovespa – detentores de mais de 60% dos ativos do sistema financeiro brasileiro – preveem aumentar a remuneração fixa de seus diretores executivos em 2015.

Portal G1 – FMI dobra previsão de queda do PIB do Brasil em 2015
Estimativa de retração da economia é de 3% e inflação de 8,9%.

Portal UOL – Após S&P, agência Moody’s ameaça tirar selo de bom pagador do Brasil
A Moody's disse nesta terça-feira (6) que a nota de crédito do país pode ser cortada se a agência concluir que o governo não deve alcançar a consolidação fiscal no curto prazo

Bom Dia!

Gaúchos acham governo Dilma péssimo

Os números não foram inventados por mim nem por quem os mais fanáticos gostam de chamar de golpistas, coxinhas, reacionários e outas coisas mais. São resultado de uma pesquisa feita pelo Correio do Povo/Instituto Methodus, nas quatro maiores cidades do Rio Grande do Sul.

Os índices, embora não seja novidade, são desastrosos para o governo federal, já que o maior percentual de ótimo (3,1%) foi alcançado em Porto Alegre. Em Canoas, foi de 0,8%. Quanto aos índices de péssimo, os números são assustadores e mostram a realidade que muitos teimam em não entender, ou preferem fechar os olhos para a situação. Confira:

Avaliação da Administração Federal - Péssima:
Porto Alegre – 46,7%
Pelotas – 51,6%
Canoas – 51,9%
Caxias do Sul – 62,3%

A pesquisa também pediu que os entrevistados dessem uma nota média (entre 1 e 10) para o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Nota média:
Porto Alegre – 3,3
Pelotas – 3,2
Canoas – 3,1
Caxias do Sul – 2,6

Agora confiram os números quanto ao desempenho do governo da presidente Dilma.
Desempenho:
Porto Alegre – Não aprova: 81.2% - Aprova: 18,8%
Pelotas – Não aprova: 84,2% - Aprova: 15,8%
Canoas – Não aprova – 84,6% - Aprova: 15,4%
Caxias do Sul – Não aprova: 86,2% - Aprova: 13,8%

É preciso destacar que a pesquisa informa que entre o eleitorado pobre, a grande base de apoio do PT, em Porto Alegre, 80% consideram o governo da presidente Dilma ruim ou péssimo. São eleitores cuja renda familiar chega aos R$ 1.576,00 por mês.

Há que se ressaltar que estes quatro municípios, os maiores colégios eleitorais do Estado, totalizam 1.920.979 do total de 8.392.033 eleitores inscritos.

Os números são claros e mostram que se trata de um fenômeno generalizado. Parece claro que a população do Rio Grande do Sul, como de resto em quase todo o Brasil, considera péssimo o governo petista. Os números mostram isso, o que me libera de um comentário mais aprofundado.

Tenham, todos um Bom Dia!