sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Já é hora de dormir!





     “Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos faze-la.”

Tiradentes



Cheque especial

Juro chega a 278,1%


A taxa média de juros do cheque especial subiu de 263,7% ao ano em setembro para 278,1% ao ano no mês passado, atingindo o maior nível em 20 anos. A taxa representa um aumento de 14,4 pontos porcentuais em relação ao patamar do mês anterior, quando estava em 263% ao ano. Trata-se do maior patamar desde junho de 1995, quando os juros atingiram 283% ao ano, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC), nesta sexta-feira.

Em paralelo, a taxa média cobrada no cartão de crédito rotativo teve pequena queda mas, mesmo assim, continuou acima da marca de 400% ao ano. Nesta modalidade, a mais cara do mercado, a taxa média de juros ficou em 406% ao ano em outubro, contra 414% ao ano em setembro. Junto com o cheque especial, os juros do cartão de crédito rotativo são os mais caros do mercado. Devido a isso, o BC tem recomendado que os clientes bancários evitem essas linhas de crédito.

O aumento dos juros bancários segue a alta da taxa básica de juros, a Selic, fixada pelo BC. Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC manteve a taxa básica de juros em 14,25% ao ano, mas na primeira decisão dividida em mais de um ano, com dois membros votando pela alta de 0,5 ponto percentual. A falta de consenso levou o mercado a acreditar que uma nova alta na Selic virá antes do esperado, podendo ocorrer até mesmo no início de 2016, a despeito da fraca atividade econômica.(Com Veja.com)

Prêmio Press 2015

Uma noite emocionante!

Uma noite emocionante. Este é o melhor resumo da noite de entrega do Prêmio Press 2015, ocorrido nesta quinta-feira, 26, no Teatro Dante Barone da Assembléia.

A começar pela presença de ícones da imprensa gaúcha, como Lauro Quadros, Ruy Carlos Ostermann, Lasier Martins, Milton Ferreti Jung e outros tantos veteranos do jornalismo, confraternizando com profissionais mais novos e com um publico de 500 convidados.

O Prêmio Press 2015, que teve a apresentação dos jornalistas Marcos Martinelli e Janice Santos, tem o patrocínio de Fiergs, Fecomércio, CIEE-RS, Sinduscon, Sticc e Sicredi e o apoio da ABAP-RS, SBT-RS,  Krim Bureau e Assembleia Legislativa do RS.

Relação dos premiados:

ESTAGIÁRIO DE JORNALISMO DO ANO – Troféu CIEE-RS
– Carolina Hickmann – Jornal do Comércio
REPÓRTER DE RÁDIO DO ANO – Troféu STICC
– 
Cid Martins – Rádio Gaúcha
REPÓRTER DE TELEVISÃO DO ANO
– Nathalia Fruet – RBS TV
REPÓRTER DE JORNAL/REVISTA DO ANO – Troféu Sistema FECOMÉRCIO-RS
– Cristine Pires – Jornal do Comércio
COLUNISTA DE JORNAL/REVISTA DO ANO– Troféu Fernando Albrecht
– David Coimbra – Zero Hora
COMENTARISTA DE TELEVISÃO DO ANO
– André Machado – Band TV
COMENTARISTA DE RÁDIO DO ANO – Troféu Ruy Carlos Ostermann
– Adroaldo Guerra Filho – Rádio Gaúcha

APRESENTADOR DE TELEVISÃO DO ANO – Troféu SICREDI
– André Haar – TV Record
APRESENTADOR DE RÁDIO DO ANO
– Diego Casagrande – Rádio Band/BandNews
JORNALISTA DE WEB DO ANO
– Polibio Braga – www.polibiobraga.blogspot.com.br
REPÓRTER FOTOGRÁFICO DO ANO
– Ricardo Giusti – Correio do Povo

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO DO ANO
– Gerson Paz – TV Record
LOCUTOR/APRESENTADOR DE NOTÍCIAS– Troféu Milton Jung
– Sergio Stock – Band TV
JORNALISTA DESTAQUE DO INTERIOR – Troféu SICREDI
– Daniele Freitas – Rádio Diário AM/Passo Fundo
MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO DO ANO
– Agora – Rádio Guaíba  (apresentação Felipe Vieira)
MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO DO ANO
– Rio Grande no Ar – TV Record (Apresentação Andre Haar)
JORNALISTA DO ANO (Grand Prix) –Troféu SINDUSCON-RS
– Danilo Ucha – Jornal do Comércio

27/11/2015


Estadão – Advogado de Cerveró é preso no Rio ao voltar dos EUA
Edson Ribeiro, que tentou planejar fuga de ex-diretor da Petrobrás, desembarcou no Galeão nesta manhã

Correio Braziliense – PSDB pede a Renan que mande caso de Delcídio direto ao Conselho de Ética
Liderados pelo presidente do tucano, senador Aécio Neves (MG), os partidos de oposição traçaram uma estratégia para averiguar o caso envolvendo o petista

Folha de São Paulo – PF vai apurar vazamento da delação de ex-diretor da Petrobras
Uma cópia da delação de Cerveró foi parar nas mãos do banqueiro André esteves, dono do BTG

O Globo – Bancada do PT diz ter sido traída pelo partido e pelo Planalto
Senadores vão procurar Dilma, Lula e a direção petista para conversar sobre os desdobramentos da prisão de Delcídio Amaral

Estado de Minas – Delcídio diz que ofereceu ajuda a Cerveró “por uma questão humanitária”
Em depoimento prestado nessa quinta-feira (26), na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) negou ter tentado obstruir as investigações da Operação Lava-Jato

Diário do Nordeste – Base aliada consegue aprovar mudanças no IPVA e ICMS
Em sessão que ultrapassou 17 horas de duração, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou as mensagens do governo.

Diário Catarinense – Delcídio e Santa Catarina: uma relação que já dura 24 anos
Senador sul-matogrossense foi indicado como diretor de finanças da Eletrosul, em 1991, e ainda mantém vínculos sociais em Florianópolis

Época – PT do RS defende afastamento imediato de Delcídio do partido
Os gaúchos querem que seja aplicado um dispositivo do estatuto que suspende de forma provisória os direitos partidários de filiados "em casos de percepção de vantagens indevidas, favorecimentos, conluio, corrupção, desvio de verbas, voto remunerado ou outras situações"

Carta Capital – Guilherme Boulos: “A conta tem que ir para o andar de cima”
"A saída não é a dos conservadores nem a do ajuste fiscal, é uma saída popular, que jogue a conta da crise para aqueles que a produziram", afirma o líder do MTST

Veja – Cunha diz que já tem parecer sobre pedido de impeachment
Presidente da Câmara afirmou que deve anunciar a decisão sobre todos os pedidos de afastamento da presidente Dilma Rousseff de uma só vez até segunda-feira

Agência Brasil – Índice que reajusta aluguéis sobe menos em novembro
O IGP-M – usado para calcular o reajuste do aluguel – acumula desde janeiro alta de 10% e, em 12 meses, de 10,69%

Portal IG – Só 10% dos brasileiros estão felizes
Pesquisa conclui que apenas 10% dos brasileiros estão completamente satisfeitos com a vida que levam

Portal G1 – Operação contra corrupção prende políticos na Grande São Paulo
Os agentes vasculham mansões da cidade para cumprir 16 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça, segundo o Ministério Público

Portal UOL – Comando do PT deve expulsar Delcídio
Decisão será em reunião da Executiva Nacional na semana que vem

Bom Dia!

Estabilidade e Uber!

Claro que são assuntos diferentes, mas estão na pauta de todos os noticiários. A estabilidade diz respeito a uma declaração do governador José Ivo Sartori, e a questão do Uber começa a ter contornos quase dramáticos e, certamente, de polícia.

Este comentário, certamente, me deixará exposto ao entendimento de alguns que concordarão, ou não. 

Tenho muitos amigos, e até parentes, que são funcionários públicos, que fizeram concurso e foram admitidos na função pública tendo, depois de algum tempo, adquirido estabilidade na função. Ou seja, não podem ser demitidos a não ser via processo ou coisa parecida. A não ser que peçam demissão, trabalharão, sem serem incomodados, até se aposentarem, como funcionários públicos.

Na administração do governador José Ivo Sartori, estão enfrentando alguns problemas, até graves, como o parcelamento de salários, a ameaça de ficarem sem vencimentos no fim do mês e outras consequências da grave crise financeira que tomou conta do Brasil e do Estado.

Ontem (26), Sartori, um gringo de língua solta, fez uma declaração que, na minha avaliação, não foi muito bem entendida pelos funcionários nem pelo presidente do Sindicato dos Técnicos Científicos nem por um vereador do PT, que inclusive já foi prefeito e sabe das dificuldades de atender uma imensa folha de pagamentos todo o mês.

Para o sindicalista, o funcionalismo está sujeito a “regras de sindicâncias e de inquéritos administrativos” e a estabilidade “na verdade, protege o servidor de pressões de políticos e partidos”.

Em parte presidente, acho que tem razão. Estar sujeito a regras de sindicâncias e inquéritos, é o mínimo que um servidor deve admitir no cumprimento de suas funções. Elas só se concretizam quando o servidor dá algum tipo de motivo para que sejam instaladas. Ou não? Imunidade a pressões de políticos e de partidos, algo totalmente injustificável,só ocorre com funcionários públicos. Na iniciativa privada, existem vários casos em que, jornalistas por exemplo, foram demitidos a pedido de políticos ou partidos. Por outro lado, a recíproca nem sempre é verdadeira. Se políticos e partidos não podem pressionar funcionários públicos, estes nem sempre agem da mesma maneira. Conheço casos, em grande número, de funcionários que só trabalham como deveriam, quando o governo é de seu partido.

Resumindo, o que o governador disse, e muitos não entenderam, alguns por não quererem entender, é que no momento em que o desemprego atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, o funcionalismo, pelo menos, tem seu emprego garantido, mesmo sofrendo com atrasos e parcelamento de salários. Estão empregados, e só serão demitidos se cometerem ato grave.

Quando ao deputado do PT que sugeriu que o governador peça desculpas ao funcionalismo, não lembro de ter lido alguma sugestão dele para que a presidente peça desculpas pela corrupção na Petrobras, pelo descaso com as barragens, pela lama que matou pessoas e destruiu o meio ambiente, pela inflação de mais de 10% e pelo PIB ridículo previsto para este ano.

Sobre o Uber, rapidamente, acho que os taxistas estão dando um tiro no pé. Agredir violentamente a um profissional, como fizeram ontem no estacionamento do Carrefour, não levará a nada, a nenhum tipo de solução. Muito pelo contrário. A população começa a se revoltar com quem comete este tipo de violência e, é bom que os taxistas pensem que podem estar perdendo a simpatia de muitos. Quem assistiu ao vídeo da agressão sofrida pelo motorista do Uber, está indignado com a ação dos agressores. A questão depende de lei, e a lei jamais deve ser a da força!

Tenham todos um Bom Dia!