segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Já é hora de dormir!


                      "Não há ninguém que seja árbitro verdadeiro e imparcial de si mesmo."

Dante Alighieri



Comissão de Impeachment – 3

Votação adiada para terça-feira


Uma manobra de parlamentares da oposição, com aval do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), postergou a eleição da comissão especial que analisará o pedido de impeachment contra a presidente da República, Dilma Rousseff. O adiamento ocorreu no mesmo dia em que Dilma anunciou querer que o Congresso decida sobre o impeachment "o mais rápido possível".

A indicação e a escolha da chapa com 65 deputados seria realizada nesta segunda-feira às 18 horas, mas ficou para terça depois de opositores articularem a eleição de uma chapa alternativa. A intenção é evitar que líderes dos partidos da base governista que têm deputados com posições divergentes indiquem apenas integrantes alinhados ao Palácio do Planalto para barrar o processo. O primeiro racha foi na bancada do PMDB, depois de o líder Leonardo Picciani (RJ), defensor declarado de Dilma, sinalizar que não reservaria vagas para deputados pró-impeachment.

A indicação dos nomes e a escolha dos integrantes da comissão deverão ocorrer às 14 horas desta terça-feira, o que pode esvaziar também a sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar programada para votar o relatório preliminar do processo contra Eduardo Cunha no mesmo horário.

Aliados de Cunha, como o deputado Paulinho da Força (SD-SP), retiraram as indicações que já haviam sido feitas e vão apresentar nomes apenas na chapa paralela, nesta terça. Segundo Paulinho, quando há divergências numa bancada pode haver candidaturas avulsas apresentadas pelos deputados e outra feita pelo líder. Ele disse que a chapa paralela poderá ser registrada com no mínimo 33 nomes e forçar uma disputa eleitoral.

"Os líderes indicam seus nomes e formam uma chapa. Mas dentro das suas bancadas pode-se fomentar que parlamentares formem uma segunda chapa. Está permitida uma briga interna de cada bancada", disse Sibá Machado (AC), líder do PT. "É inaceitável. Eu abandonei a reunião de líderes. Está tudo contaminado. Nós temos uma única chapa. Essa história de chapa avulsa tem o dedo dos tucanos para criar problema. Hoje à noite seria quase uma aclamação."

Para o líder do PMDB, a decisão desta tarde indica um começo "ruim" e "grave" na análise do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Picciani alertou que a manobra articulada por Cunha e deputados de oposição pode permitir que a comissão fique indefinidamente sem instalação - medida que atingiria justamente o objetivo de protelar a ação e deixar a presidente enfraquecida por mais tempo. "Deveria se prezar pela estabilidade das decisões do colégio de líderes para que a comissão pudesse legitimamente se instalar e iniciar esse debate", afirmou o peemedebista.

Picciani é o principal alvo da estratégia adotada nesta tarde, já que está reticente em indicar nomes pró-impeachment. Peemedebistas da ala mais rebelde chegaram a articular a destituição do líder, mas, de acordo com Picciani, a medida não vingou. "Eu continuarei líder prezando pela estabilidade e pelo bom senso", afirmou.

Comissão de Impeachment - 2

Veja os deputados já indicados

Os partidos com representação na Câmara dos Deputados começaram a anunciar nesta segunda-feira (7) os deputados que vão integrar a Comissão Especial que vai analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Os nomes deverão ser oficializados até o final do dia. Até a última atualização desta reportagem, diversas siglas já haviam escolhido seus representantes e outras pelo menos parte deles. No total, a comissão contará com 65 deputados.

Veja abaixo quais nomes já foram anunciados por cada legenda:

PT (8 vagas)
Henrique Fontana (RS)
Arlindo Chinaglia (SP)
Sibá  Machado (AC)
José Guimarães (CE)
Paulo Teixeira (SP)
Wadih Damous (RJ)
José Mentor (SP)
Vicente Cândido SP)

PMDB (8 vagas)
Leonardo Picciani (RJ)
Hildo Rocha (MA)
João Arruda (PR),
José Priante Junior (PA)
Washington Reis (RJ)

PSDB (6 vagas)
Carlos Sampaio (SP)
Bruno Araújo (CE)

PSB (4 vagas)
Fernando Coelho Filho (PE)
Danilo Forte (CE)
Tadeu Alencar (PE)

PR (4 vagas)
Maurício Quintella Lessa (AL)
Aelton Freitas (MG)
Marcio Alvino (SP)
Lúcio Vale (PA)

PSD
Rogério Rosso (DF)
Júlio César (PI)
Paulo Magalhães (BA)

SDD (2 vagas)
Arthur Maia (BA)
Paulo Pereira da Silva (SP)

PDT (2 vagas)
Afonso Motta (RS)
Dagoberto Nogueira Filho (MS)

PRB (2 vagas)
Jhonatan de Jesus (RR)
Vinicius Carvalho (SP)

PC do B (1 vaga)
Jandira Feghali (RJ)

PSOL (1 vaga)
Ivan Valente (RJ)

PMN (1 vaga)
Antônio Jacome (RN)

PPS (1 vaga)
Alex Manentex (SP)

PV (1 vaga)

Sarney Filho (MA)

Comissão do impeachment

PSB já definiu três nomes

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) escolhe, no início da tarde desta segunda-feira, seus quatro deputados que irão compor a Comissão do Impeachment, que vai analisar aceitação do pedido de abertura de afastamento da presidente Dilma Rousseff. A bancada está reunida e já definiu três dos quatro titulares.

Estão definidos o líder do partido na Câmara, Fernando Coelho Filho (PE), Danilo Forte (CE) e Tadeu Alencar (PE). A decisão está sendo no voto. A quarta vaga está sendo disputada por três parlamentares: Luiza Erundina (SP), João Fernando Coutinho (PE) e Bebeto (BA).

Fernando Coelho disse que, na bancada, prevalece a posição favorável ao partido votar pelo afastamento de Dilma. Dos 34 deputados, em torno de 20 teriam essa opinião. Mas a decisão se dará na próxima quarta-feira, quando a Executiva do partido se reúne, em Brasília.

O prazo para os partidos fecharem esses nomes é até às 18 horas de hoje. Na base do governo, os nomes são fechados após encontro dos líderes com o ministro Ricardo Berzoini, no Palácio do Planalto, às 10h.

Rapidinhas


Líder do PMDB indicará à Comissão Especial ele próprio e mais 4 contra impeachment
O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), já decidiu pelo menos cinco dos oito deputados do partido que poderá indicar para a comissão especial que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, deflagrado na última quarta-feira, 2, na Casa.  São eles: o próprio Picciani e os deputados Hildo Rocha (MA), João Arruda (PR), José Priante (PA) e Washington Reis (RJ). Todos são do grupo de peemedebistas classificados pelo líder do partido como "moderados". Na definição de Picciani, "moderados" são aqueles que já se declararam, nos bastidores, contra o processo de impedimento da presidente; "radicais" são os que defendem o impeachment. 

Extrema direita consegue vitória histórica em eleições regionais na França
A líder da ultradireitista Frente Nacional (FN), Marine le Pen, afirmou nesta segunda-feira, 7, que a vitória de seu partido no primeiro turno das eleições regionais francesas, nas quais sua legenda ganhou em 6 das 13 regiões, constitui "a revolta do povo contra as elites". "Os cidadãos não suportam mais o desprezo de uma classe política que durante anos defendeu seus interesses e não os da população", disse na emissora RTL. O FN ganhou a maior parte do apoio no primeiro turno das eleições regionais na França no domingo, em uma vitória histórica. Em todo o país, o FN conseguiu 30% dos votos, à frente da direita, com 27%, e do Partido Socialista, com 23,5%, segundo as estimativas recentes do Ministério do Interior.

Governo deve sofrer nova derrota no TCU com julgamento das pedaladas
Depois da deflagração do processo de impeachment na quarta passada, o governo Dilma Rousseff deve sofrer uma nova derrota nesta semana. O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar o recurso do governo no processo das "pedaladas fiscais" e deve referendar a condenação da prática, considerada pelos ministros como uma infração grave da Lei de Responsabilidade Fiscal.As pedaladas referem-se às dívidas que o governo tem com bancos públicos pelo atraso no repasse de recursos para o pagamento de programas sociais e subsídios. Esse foi um dos motivos usados pelo tribunal para rejeitar as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014. O último recurso do governo nega que a prática seja ilegal.

PF intercepta comentários ameaçadores sobre a ministra do STF Cármen Lucia
Agentes da Polícia Federal interceptaram conversas telefônicas em que o assunto principal era a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia. Os policiais interpretaram que as menções tinham certo ar de ameaça. Cármen Lúcia, que será a próxima presidente do STF, é relatora do processo da Operação Zelotes. A segurança na casa dela é reforçada 24 horas. “Criminosos não passarão sobre os juízes do Brasil”, disse recentemente.

Marqueteiro do PMDB alerta para as poucas chances de Pedro Paulo ser prefeito do Rio
Marqueteiro do PMDB do Rio de Janeiro, o publicitário Renato Pereira tem alertado políticos da legenda para o risco de manter Pedro Paulo Carvalho, secretário-executivo de governo de Eduardo Paes, como pré-candidato a prefeito da capital fluminense. Pereira jogou a toalha já no dia 12 de novembro, data em que foi revelado o registro de agressão de Pedro Paulo à ex-mulher em 2008. Naquele mesmo dia, numa reunião na Gávea Pequena, residência oficial do prefeito, Jorge Picciani, Sergio Cabral, Eduardo Paes e o próprio marqueteiro chegaram a pensar nos termos de uma nota para a retirada do nome de Pedro Paulo. Porém foram convencidos por Paes a manter o aliado. Desde então, não faltam apelos do marqueteiro para que políticos do entorno de Paes convençam o prefeito a desistir de Pedro Paulo. Caciques do PMDB fluminense temem que Eduardo Paes perca a paciência e deixe a legenda. E outra: não há nome fácil para substituir o de Pedro Paulo.

Coleta domiciliar

Agora são 81 caminhões

Foto: PMPA
Desde as 8h desta segunda-feira, 7, a execução da coleta domiciliar é feita a partir de contrato regular com a empresa B.A. Meio Ambiente. Com o novo contrato, o número de caminhões sobe de 48 para 81 e o número de equipes passa de 41 para 74. 

A operação de recolhimento de resíduos orgânicos e rejeito também passa a ser unificada com o recolhimento de resíduos de produção do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) – produtos de capina, varrição e roçada - e dos focos de lixo. Locais de difícil acesso nas comunidades também terão a prestação desse serviço, pois o novo contrato inclui veículos de pequeno porte para este fim.

Conforme o diretor-geral André Carús, a unificação da operação deve reduzir o tempo dos resíduos nas ruas. "Nossa intenção é fazer com que a coleta dos resíduos seja executada com maior agilidade, garantindo ainda maior abrangência e qualidade aos serviços. É mais um trabalho do poder público na busca por uma cidade mais limpa", disse. A contratação da Belém Ambiental não altera os dias e horários da coleta domiciliar. 

07/12/2015


O Globo – Oposição vence eleições legislativas na Venezuela
Maduro reconhece derrota do governo. Coalizão da oposição conquistou pelo menos 99 assentos do Parlamento contra 46 do PSUV

Folha de São Paulo – “Dilma nunca confiou em mim”, afirma Temer em conversa com aliados
No sábado, presidente disse que espera 'integral confiança' por parte de seu vice

Correio Braziliense – ‘Vamos destruir o Estado Islâmico’, afirma Obama
O presidente dos Estados Unidos disse ainda que o ataque na Califórnia foi ato de terrorismo

Estadão – Câmara vota hoje Comissão Especial do impeachment
Indicações vão até as 18h; instalação do colegiado será na terça, com a eleição do relator e do presidente da Comissão

Gazeta do Povo – Só 10% da bancada do Paraná defende Dilma
Dos 30 deputados paranaenses na Câmara, só 3 se manifestaram publicamente contra a cassação

Estado de Minas – Mercado projeta queda de 3,5% do PIB e inflação de 10,44% em 2015
Para 2016, a estimativa para o IPCA também subiu: de 6,64% para 6,7%. Para o PIB, a queda prevista é de 2,31%

Diário de Pernambuco – TCU analisará recurso governista no caso das pedaladas fiscais
Depois da deflagração do impeachment, o governo Dilma Rousseff deve ter, nesta semana, uma nova derrota. O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar o recurso do governo no processo das "pedaladas fiscais" e deve referendar a condenação da prática

Correio da Bahia – Vacina contra dengue espera aprovação da Anvisa
Vacina da Sanofi Pasteur já recebeu parecer favorável e positivo da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio)

Veja – Governo e oposição procuram empresariado sobre impeachment
Por enquanto, o setor produtivo transmitiu à classe política o recado que tem pressa em encontrar uma solução para a crise política

Época – Impeachment: Dilma resistirá?
O destino do país está nas mãos do Supremo e de senadores e deputados que elegemos democraticamente, gostemos deles ou não

Carta Capital – Cade investiga bancos por manipulação do real
Suposto esquema seria operado por instituições estrangeiras como Citigroup, HSBC, JP Morgan Chase, Merril Lynch e Morgan Stanley, entre outras

IstoÉ – Oposição venezuelana derrota chavismo e conquista maioria no legislativo
Eleições parlamentares na Venezuela dão maioria absoluta à MUD na Assembleia Nacional

Portal G1 – Documento aponta que Estado Islâmico está construindo governo
Grupo jihadista organizou detalhes sobre construção de Estado na Síria. Texto foi obtido pelo jornal britânico 'The Guardian'

Portal IG – Embate no Planalto é oficial: Dilma X Temer
A composição da comissão especial da Câmara que analisará o pedido de abertura de impeachment será um termômetro da força do governo no início dessa batalha política

Portal UOL – Dilma oferece Aviação Civil ao PMDB da Câmara
Na tentativa de impedir a abertura do processo de impeachment, Planalto pretende oferecer à bancada do PMDB na Câmara o comando do Ministério da Aviação Civil

Bom Dia!

E a semana está só começando...

O sol forte e o calor anunciam uma segunda feira que tem tudo para elevar ainda mais a temperatura, em todos os sentidos. Teremos assunto de sobra, a começar pelas eleições na Venezuela, composição da Comissão que vai analisar o pedido de impeachment da presidente, eleição na Câmara de Vereadores e ‘otras cositas más’.

Começo pelas eleições venezuelanas onde, depois de 17 anos, o chavismo sofreu uma derrota que não deixa qualquer dúvida sobre a vontade dos eleitores. A oposição conquistou 99 das 167 cadeiras, contra apenas 46 do partido de Nicolás Maduro.  

O significado da vitória oposicionista no país onde o governo bolivariano levou a Venezuela a uma de suas maiores crises econômicas tem um alcance que permitira aos opositores designarem a junta diretiva, da qual nunca fez parte.
Ao mesmo tempo, a coligação vencedora poderá anistiar presos políticos como Leopoldo López, condenado a quase 14 anos de prisão.

Maduro reconheceu a derrota, o que não significa que aceitará pacificamente a decisão da maioria. Ele terá mais alguns dias de poder e, neste período, tudo poderá acontecer, inclusive a decretação de leis e normas que impeçam ou mudem o que foi decidido pelos venezuelanos na noite de ontem. Vamos aguardar.

Em Brasilia, até as 18 horas de hoje, os partidos deverão indicar seus representantes para a comissão especial da Câmara que analisará o pedido de impeachment. São 65 nomes sendo que PT e PMDB são os partidos com maior representatividade. Cada um deles indicará 8 deputados. Logo depois, vem o PSDB com 6, PP, PSB, PSD, e PR com 4, PTB, 3, DEM, PRB, PDT. SD, PSC e PROS com 2, PHS, PTN, PMN, PEN, PC do B, PPS, PV, PSOL, PTC, PT do B, Rede e PMB com 1 representante cada.

Amanhã (8) será definido o nome do relator e, a partir daí, Dilma terá até 10 sessões para apresentar sua defesa e o relator mais cinco para encaminhar seu parecer. Depois, em até 48 horas, em votação aberta e nominal, o plenário decidirá se o processo terá andamento ou não. Se 342 deputados apoiarem o impeachment., Dilma será afastada do cargo por 180 dias. Assumirá, em seu lugar, o vice Michel Temer.

Já por aqui, algo muito estranho acontecerá na Câmara de Vereadores que elegerá o presidente para o ano de 2016. Por acordo de bancadas, o presidente do ano que vem deverá ser indicado pelo PTB, que já decidiu por Cassio Trogildo. Acontece que o petebista foi cassado pela Justiça Eleitoral e só está ocupando o mandato graças a uma liminar, que poderá ser revogada a qualquer momento. Será que não há outro vereador no PTB que possa ser indicado?

Realmente é uma semana que está começando muito quente.

Tenham todos um Bom Dia!