sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Boa noite!


Nélson Gonçalves, nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, gaúcho de Santana do Livramento, que nasceu em 21 de junho de 1919 e faleceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1998, foi um dos maiores cantores e compositores brasileiros. Terceiro maior vendedor de discos da história do Brasil, com 75 milhões de cópias vendidas, seu maior sucesso foi o samba canção "A volta do boêmio", de Adelino Moreira, autor dos maiores sucessos gravados por ele.

Desejando a todos uma noite repleta dos melhores sonhos, deixo aqui, principalmente para quem curtiu os anos de ouro da música brasileira, Nelson Gonçalves interpretando "A volta do boêmio", sua música inesquecível!




Aedes aegypti

Sábado é dia de mobilização contra o mosquito


Foto: PMPA
Uma força-tarefa nacional será lançada neste sábado, 13, para combater a infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Em Porto Alegre, a ação terá início às 8h30, na Gerência Distrital de Saúde Partenon/Lomba do Pinheiro (avenida Bento Gonçalves, 3722, Partenon), com a presença do prefeito José Fortunati, do governador José Ivo Sartori, do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e dos secretários municipal e estadual de Saúde, Fernando Ritter e João Gabardo.

Com a previsão de visitas a 40 mil domicílios, serão percorridos 11 bairros da cidade, definidos conforme a confirmação de casos de dengue e de armadilhas positivas para o vírus. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação envolve a mobilização de 150 servidores da Saúde, além de parceiros (Grupo Hospitalar Conceição e Sesc), secretarias e departamentos municipais, com o apoio de 1.550 militares do Exército, que atuarão em duplas, acompanhados por um apoiador da prefeitura com crachá de identificação.

Os bairros a serem percorridos serão Sarandi, Cristo Redentor, Três Figueiras, Independência, Floresta, Centro, Petrópolis, Bom Fim, Bela Vista, Partenon e Chácara das Pedras, esse último sob responsabilidade do Grupo Hospitalar Conceição. O objetivo da ação é esclarecer a população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito vetor, identificando e eliminando possíveis criadouros.

Rapidinhas


Dilma se encontra com Lula em São Paulo nesta sexta-feira
A presidente Dilma Rousseff vai na tarde desta sexta-feira, 12, a São Paulo, onde deve se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo fontes ouvidas pelo Broadcast. O encontro deve ser reservado. Esta será a primeira vez que Dilma se encontra com Lula depois da série de denúncias envolvendo o ex-presidente. Conforme reportagem do Estado de hoje, PT e Palácio do Planalto aguardam uma resposta de Lula sobre o sítio usado por ele em Atibaia, alvo de inquérito da Operação Lava Jato, para traçar uma estratégia de defesa do petista.

Casos de dengue no País crescem 48% no início do ano e passam de 73 mil
De 3 a 23 de janeiro deste ano foram registrados 73.872 casos prováveis de dengue em todo o Brasil. No mesmo período do ano passado, o número de casos prováveis foi de 49.857. Os números, divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram um avanço de 48% nas infecções por dengue no País. De acordo com o boletim epidemiológico, o Sudeste registrou o maior número de notificações – 45.315 casos, o que representa 61,3% do total. Em seguida estão as regiões Centro-Oeste (10.372 casos; 14%), Nordeste (7.862 casos; 10,6%), Sul (6.889 casos; 9,3%) e Norte (3.434 casos; 4,6%). 

Janot defende delações na Lava Jato em parecer enviado ao Supremo
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal(STF) no qual defende as delações premiadas da Operação Lava Jato e opina pela rejeição de um recurso do ex-ministro Antonio Palocci, que pediu anulação dos acordos de Fernando Baiano e Alberto Youssef porque ambos teriam mentido sobre fatos envolvendo Palocci. O pedido para anular as delações já foi negado pelo ministro Teori Zavascki, mas a defesa recorreu para que a Segunda Turma do Supremo analise o caso. Agora que Janot opinou sobre o recurso, o tema está pronto para ser levado a julgamento. "É fundamental ressaltar que a apuração na denominada Operação Lava Jato, tanto o que se encontra em curso na Justiça Federal do Paraná ou a em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal, busca desvelar a prática de crimes sem precedentes na história do país, no que se refere à corrupção, à lavagem de dinheiro e aos crimes contra o sistema financeiro, dentre outros. Os fatos e delitos já apurados demonstram que a sociedade brasileira tem diante de si uma grave afronta à ordem constitucional e republicana", afirma o procurador.

'Zika não é um tema olímpico', diz Eduardo Paes
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), afirmou nesta sexta-feira que o zika vírus não deve ser tratado como um "tema olímpico", mas uma questão mais ampla. Segundo Paes, há "um certo exagero e desconhecimento" sobre os riscos de a epidemia atrapalhar a realização do maior evento esportivo do planeta. "Não quero minimizar o vírus da zika. É um problema do Brasil. Não é um tema olímpico. Temos um fato que é um desconhecimento sobre a zika. Temos mais casos de dengue do que de zika", disse Paes em entrevista à Folha de S. Paulo, durante visita ao Parque Aquático Maria Lenk, local que receberá o polo aquático e os saltos ornamentais durante a Olimpíada.

Jérôme Valcke é suspenso por 12 anos pela Fifa
O Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta sexta-feira a suspensão por 12 anos do ex-secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, de qualquer atividade relacionada ao futebol. O banimento do cartola francês foi decidido em uma reunião da câmara decisória do Comitê, presidida pelo juiz alemão Hans-Joachim Eckert. Um comunicado oficial esclarecendo o caso foi divulgado posteriormente no site da Fifa. Desde o ano passado, o francês de 55 anos é acusado de participar de um esquema de venda ilegal de ingressos na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, - evento em que ficou encarregado de organizar e avaliar as obras dos estádios e das imediações das cidades-sede. Valcke é tido como um dos líderes do esquema com empresas de marketing que obtiveram um ágio de mais de 200% nos valores das entradas da Copa, que teria gerado pelo menos 2 milhões de euros apenas para o bolso do dirigente.

Opinião

O grande legado de Lula!*

Entre muitas outras proezas fantásticas, todas elas carregadas nas tintas da mistificação e do ilusionismo, o lulopetismo gaba-se de ter logrado projetar o Brasil no cenário internacional. Num caso, infelizmente, não se trata de pura bazófia. A ONG Transparência Internacional, com sede em Berlim, divulgou pesquisa segundo a qual o escândalo de corrupção na Petrobrás – que abasteceu os cofres do PT e de partidos aliados e distribuiu propinas milionárias das maiores empreiteiras de obras do País a políticos e agentes governamentais – é o segundo maior esquema de desvio criminoso de recursos públicos do mundo. Só perde para o esquema de corrupção montado na Ucrânia pelo presidente Viktor Yanukovich, deposto em fevereiro de 2014.

O chamado escândalo do petrolão, a que a pesquisa da Transparência Internacional se refere e é objeto da Operação Lava Jato, é emblemático da corrupção generalizada que, hoje se sabe, tomou conta da administração federal a partir da determinação de Lula e sua tigrada de viabilizar, fosse como fosse, o projeto de perpetuação do PT no poder. Tudo começou com o mensalão, pelo qual o braço direito de Lula, José Dirceu, foi condenado pela Suprema Corte como o “chefe da quadrilha”. A ideia era, como ficou provado e deu origem ao nome pelo qual o escândalo se tornou conhecido, comprar, literalmente, o apoio de parlamentares ao governo, mediante o pagamento regular de suborno.

Numa ousadia estimulada pelo fato de, apesar do escândalo, o governo populista de Lula desfrutar na época de grande popularidade, a inoculação da administração com o vírus da maracutaia deu-se com tal sucesso que hoje se pode afirmar que a corrupção só não é encontrada onde não é procurada.

Este é, na verdade, o grande legado de Lula. O legado que permanece. Porque as inegáveis conquistas sociais obtidas durante os oito anos de governo do ex-metalúrgico, que representavam um importante avanço para o País, estão hoje comprometidas, esvaindo-se, porque, implantadas de maneira insustentável a longo prazo, começam a ser impiedosamente tragadas pelo desastre econômico em que o lulopetismo afundou o País.

Mas é preciso levar em conta que a pesquisa feita pela Transparência Internacional limitou-se ao âmbito do escândalo bilionário da Petrobrás. A triste realidade é que, a partir da Operação Lava Jato sobre a corrupção na Petrobrás, as investigações se multiplicam. A corrupção extrapola o âmbito da Petrobrás para se revelar enquistada em todos os setores da administração pública de onde se possam extrair vantagens ilícitas para corruptores e corruptos. Subsidiárias da estatal petrolífera, a Eletronuclear e o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) são apenas alguns dos exemplos que ultimamente têm frequentado o noticiário policial – pois foi nisso que o PT transformou a atividade político-partidária.

Esse lamentável quadro de dissipação de qualquer resquício de moralidade na administração da coisa pública torna inevitável a pergunta: é possível acreditar que essa praga se tenha disseminado à revelia dos detentores do poder? A conclusão é óbvia.

A corrupção é uma mazela inerente à natureza humana. Mas a educação – tanto a formal como aquela que se alimenta dos exemplos do cotidiano – é elemento constitutivo da conduta individual e social das pessoas.

Que dizer, então, do exemplo que vem de cima, justamente do personagem que chegou a ser talvez o maior líder popular deste país, e que é incapaz de distinguir o público do privado e, inebriado pelo sucesso, comporta-se como se lhe coubesse o direito de pairar acima do Bem e do Mal. Lula age como se tivesse direito a privilégios especiais. Como se fosse credor da Humanidade – e, em especial, dos brasileiros – pelo simples fato de ter superado a sua condição de operário. Mas, ao fim e ao cabo, ele se transformou no quê?

Terá valido tanto esforço de superação para, afinal, figurar em segundo lugar como protagonista de uma triste história?

*Publicado no Portal do Jornal Estado de São Paulo em 12/02/2016

Gauchão 2016

 

4ª RODADA








Hoje – 12/02
19h30
Grêmio _ X _ São José – Arena Grêmio

Sábado – 13/02
17h00
Glória _ X _ Brasil – Altos da Glória
Cruzeiro _ X _ Juventude – Vieirão

Domingo – 14/02
17h00
Aimoré _ X _ Inter – Cristo Rei

18h00
Ypiranga _ X _ Veranópolis – Colosso da Lagoa

20h00
São Paulo _ X _ N. Hamburgo – Aldo Dapuzzo

Segunda-feira – 16/02
20h00

Passo Fundo _ X _  Lageadense – Vermelhão da Serra

12/02/2016


O Globo - OMS: Testes em larga escala de vacina contra zika só começam em 18 meses
Relação de vírus com microcefalia e Guillain-Barré pode ser confirmada em semanas

Folha de São Paulo - Para economistas, governo Dilma abandonou a meta fiscal deste ano
Planalto adiou nesta 5ª para março a divulgação do tamanho do bloqueio do Orçamento de 2016

Estadão - Planalto e PT esperam posição de Lula
Conselho do instituto do ex-presidente se reúne nesta sexta-feira, 12, sob expectativa de que petista se manifeste sobre sítio alvo de investigação da Lava Jato

Correio Braziliense - Médicos e enfermeiros estão sob investigação de assédio sexual e fraude
Sindicância comprovou que 25 servidores cometeram crimes. Caso o governador acate a denúncia, eles serão expulsos do serviço público

Estado de Minas - Minas Gerais tem mais de 100 cidades com epidemia de dengue
Levantamento do EM com apoio da UFMG, baseado em balanço oficial, mostra que 104 cidades mineiras enfrentam quadro epidêmico, considerando critérios da OMS

Gazeta do Povo - Adiamento de cortes no Orçamento do país aumenta pessimismo do mercado
A decisão do governo federal de adiar para março o anúncio do corte no Orçamento fez com que piorasse a percepção de risco do mercado financeiro com a economia brasileira

Agência Brasil - Presidente afastado da Andrade Gutierrez volta à prisão domiciliar
Alvo da Operação Lava Jato, que investiga a corrupção em empresas estatais como a Petrobras e a Eletronuclear e o pagamento de propina a políticos e agentes públicos, o executivo tinha sido preso, pela segunda vez, em caráter preventivo, no fim da tarde de quarta-feira (10)

Portal G1 - 'Inflação do aluguel' avança 1,23% na primeira prévia de fevereiro
Avançaram preços no atacado e varejo, considerados no cálculo do índice.
Destaque ficou por conta da tarifa de ônibus urbano

Portal Terra - Lula busca nomes de peso para sua defesa, diz jornal
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está consultando advogados de peso para incorporarem a equipe de defesa no caso do sítio de Atibaia (SP), segundo a colunista da Folha de S.Paulo , Mônica Bergamo

Portal IG - Lava Jato apura indício de repasse da Odebrecht ao marqueteiro ligado ao PT João Santana
Santana esteve no comando de todas as campanhas presidenciais do partido desde a reeleição do ex-presidente Lula em 2006

Carta Capital - Olimpíadas no Brasil premiam a indústria da vigilância
Permissão ao bloqueio de celulares nos Jogos Olímpicos 2016 evidencia crescimento do vigilantismo no Estado brasileiro

Época - PSDB do Senado elege três propostas prioritárias para 2016
Aécio Neves pediu a Renan reunião e defenderá projeto sobre fundos de pensão e propostas de Tasso e Serra

Veja - Relatório liga deputado do PPS a lobista da máfia da merenda
Fernando Cury é citado em grampo telefônico como aliado do lobista Marcel Ferreira Júlio

Bom Dia!

Estamos seguros?

Mais um crime violento foi cometido na tarde de ontem (11) em Porto Alegre. Na esquina da Rua dos Andradas com a General Portinho, homens entraram numa lanchonete e executaram, segundo informações de pessoas que estavam no local,  com mais de 50 tiros, um outro criminoso, foragido do sistema penitenciário, mas lamentavelmente também mataram um homem que, parece,  nada tinha com o caso. Um inocente que estava no lugar errado, na hora errada. O caso aconteceu a cerca de 100 metros do Quartel General da Brigada Militar.

Diante de um fato lamentável como o ocorrido no Centro de Porto Alegre, logo as pessoas passam a reclamar, e muitas vezes me incluo entre elas,  da falta de segurança na cidade e no Estado. Já não podemos andar nas ruas, nunca sabemos se sairemos tranquilos de um banco ou até mesmo de um shopping. Nossas casas são gradeadas, nossos filhos precisam de uma quase superproteção e vivemos em permanente tensão e medo.

Mas será que a culpa de tanta insegurança é exclusividade dos governos atuais? Será que não existem fatores que, aos poucos, fazem com que a violência aumente brutalmente a cada dia? Será que colocar mais brigadianos ou policiais nas ruas, vai resolver o problema? Será?

Tenho quase 75 anos e, com o passar dos anos, vi a violência e a insegurança aumentarem  sem parar. Temos cada vez mais criminosos nas ruas e a vida, principalmente para eles, não vale quase nada, ou nada. Matam por um celular, matam por um movimento do assaltado, matam pelo simples prazer de matar.

Hoje pela manhã ouvi um coronel da BM afirmar que o tipo de crime ocorrido ontem, quase ao lado do QG da Brigada, pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer local. Os criminosos que entraram na lanchonete tinham como objetivo matar o marginal que estava lá, pois sabiam que ele estava no local. Chegaram e não se importaram com as outras pessoas que também estavam no estabelecimento, tanto que acabaram matando uma pessoa que não tinha nenhum envolvimento com o crime. Felizmente, segundo sei, cinco marginais foram presos pela BM. Tomara que fiquem presos e que a justiça, baseada em nossas leis ultrapassadas e caducas, não libere a todos para que matem novamente.

Poso até ser acusado de estar na contramão do pensamento da maioria, mas acho que a criminalidade vem aumentando na proporção direta do aumento dos problemas econômicos e sociais. O péssimo sistema educacional, o desemprego, a falta de perspectiva de uma vida normal, acabam por encaminhar muitos para o crime. Não é justificativa, é constatação. Tudo isso, aliado ao fato de que o consumo e o tráfico de drogas se tornou muito maior, quase que liberado, nos colocam em meio a uma insegurança nunca vista.

Claro que as autoridades tem responsabilidade, mas acho que não só as atuais. Quer culpar, no caso do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, ao governador ou ao prefeito, é tentar simplificar ou, o que é pior, politizar a questão. Afinal, acho que todos concordam que eles seriam os maiores interessados em que atos como o de ontem não acontecessem mais.

Lamentavelmente, mesmo que um esforço muito grande seja feito, acho que ainda conviveremos com a insegurança durante muito tempo. Tomara que eu esteja errado.

Tenham todos um Bom Dia!