quinta-feira, 24 de março de 2016

Boa Noite!



Johann Sebastian Bach foi um compositor, cantor, cravista, maestro, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico, hoje Alemanha.

Uma de suas composições mais executadas e famosas é Jesus Alegria dos Homens, música com a qual quero desejar a todos uma Feliz Pascoa, com muita paz, alegria e amor em todos os corações.





Rapidinhas

 

Para jornalistas de seis países, Dilma diz que está otimista
Alvo de um processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff concedeu nesta quinta-feira (24) uma entrevista a correspondentes de jornais de seis países para falar sobre a crise política e econômica brasileira. A entrevista, que durou quase duas horas, foi dada a repórteres dos jornais “Die Zeit” (Alemanha), “The New York Times” (Estados Unidos), “El País” (Espanha), “The Guardian” (Inglaterra), “Le Monde” (França) e “Página 12” (Argentina). Segundo o repórter Thomas Fischermann, do periódico alemão “Die Zeit”, a presidente Dilma Rousseff classificou aos jornalistas estrangeiros de “golpe” a tentativa de tirá-la do poder por meio de um processo de impeachment. “Mas ela está otimista em superar a crise e em reconquistar a opinião pública”, completou o alemão.

Uber estreará no Brasil serviço que derruba mais o preço de corridas
 A Uber, dona do aplicativo que faz a mediação de corridas entre motoristas e passageiros, lançará no próximo mês de abril na cidade de São Paulo o Uber Pool. A informação partiu de uma fonte próxima à empresa. Para quem não conhece, o Pool é uma modalidade em que o passageiro aceita dividir o carro com outro usuário do serviço que esteja indo para a mesma direção. Há um limite de três pessoas no carro. Elas compartilham o valor da corrida de acordo com o trecho que cada uma percorreu. Não confundir com o recurso do aplicativo que permite dividir por igual a conta entre dois usuários que pegaram a corrida juntos. Se seguir a lógica de precificação de outros lugares em que o Uber Pool já atua, as corridas terão um valor em torno de 25% menor do que uma viagem feita pelo UberX, a modalidade mais barata disponível nas cidades brasileiras.

Oposição pede que PGR investigue Lula, Dilma e ministros
Líderes de partidos da oposição na Câmara anunciaram que entraram com três representações na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o órgão investigue a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, os ministros Edinho Silva (Comunicação Social) e Jaques Wagner (chefe de Gabinete da Presidência), com base nos grampos de conversas telefônicas entre eles divulgados com autorização da Justiça na semana passada. Uma das representações será mais "ampla" e pede a investigação de Dilma, Lula, Wagner e Edinho por obstrução da Justiça. Nas outras duas, eles acusam separadamente o chefe de Gabinete da Presidência e o ministro da Comunicação Social de crime de advocacia administrativa e atos de improbidade administrativa, por terem colocado seus cargos à disposição para que Lula assumisse.

Proibida fabricação e venda de Amoxil BD
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou que a empresa GlaxoSmithKline Brasil Ltda suspenda a fabricação, distribuição e retire do mercado o antibiótico Amoxil BD (amoxicilina tri-hidratada). De acordo com a Anvisa, a empresa apresentou um comunicado de recolhimento voluntário devido à implementação de alteração na rota de síntese do princípio ativo, ou seja, durante a fabricação, algum dos insumos utilizados sofreu uma variação que pode alterar aspecto, eficácia ou prazo de validade. A própria empresa percebeu o problema e avisou as autoridades. Os pediatras já estavam sendo avisados pelos representantes para não receitarem os produtos. É importante destacar também, que apenas este antibiótico, desta marca, está suspenso. Outros produtos à base de amoxilina podem ser utilizados normalmente.

Feriadão de Páscoa de Dilma será em Porto Alegre
Sem compromissos oficiais na tarde desta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff deixou Brasília para passar o feriado de Páscoa com a família, em Porto Alegre. A presidente mantém residência na zona Sul da Capital, região onde também reside o ex-marido dela, Carlos Araújo. Na Capital, Dilma ainda deve visitar a filha, Paula, e os dois netos. Mais cedo, a presidente conversou com jornalistas do The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), The Gardian (Inglaterra), Pagina 12 (Argentina), Le Monde (França) e Die Zeit (Alemanha).

Feriadão de Páscoa

Prefeitura mantém serviços essenciais

Os serviços essenciais mantidos pela Prefeitura de Porto Alegre, funcionarão neste feriadão de Páscoa em regime de plantão, a partir desta sexta-feira, dia 25.Na segunda-feira, os serviços retomam seu funcionamento normal

Veja alguns dos serviços  e como funcionarão no feriadão:

156 POA – Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive nos feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, esgoto pluvial serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncia de vandalismo e outras demandas.

CEIC – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera normalmente, 24 horas por dia, reunindo técnicos da prefeitura. O videomonitoramento, por meio de mais de mil câmeras, acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic opera principalmente no atendimento a situações de risco e emergência.

DEFESA CIVIL – O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e (51) 3268.9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

SAÚDE – Os pronto atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. As unidades de saúde estarão fechadas na Sexta-feira Santa e retomam o atendimento na segunda, 28, a partir das 7h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – que funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios – pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto atendimentos 24 horas:
- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – 3289-3456)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – 3368-1619) 

Hospitais:
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661) 

TRÂNSITO E TRANSPORTE – Os ônibus circulam na Sexta-feira Santa com tabela de feriado, igual a de domingo. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atenderá a população pelo telefone telefone 156 (24h) para informações sobre trânsito e transporte. Outras informações nos sites www.eptc.com.br ou www.poatransporte.com.br. Agentes atuarão em diversos bloqueios temporários de trânsito motivados por procissões.

LIMPEZA URBANA – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam sob regime de plantão, com equipes das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O DMLU atende pelos telefones (51) 3289.6999 e 156 POA.

(Fonte: Prefeitura Municipal)

Governador do Rio

Pezão é diagnosticado com câncer

Foto: Agência Brasil
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, foi diagnosticado com um tipo de câncer denominado linfoma não-Hodgkin, localizado no tecido ósseo, conforme informou nesta quinta-feira a equipe médica que acompanha o caso.
O tratamento quimioterápico vai começar nesta sexta, após um período de hidratação e inserção de um cateter sob a clavícula.

Os médicos receberam o resultado da biópsia de Pezão nesta manhã. O tipo de câncer encontrado no governador é do tipo anaplásico de grandes células ALK positivo. De acordo com o oncologista Daniel Tabak, que conduzirá o tratamento, o tipo de câncer diagnosticado é incomum e agressivo, mas potencialmente curável.

"Mais de 70% dos pacientes ficam curados com o tratamento administrado dessa forma", afirmou o oncologista. Pezão adiantou que deve se licenciar nos primeiros 30 dias e demonstrou otimismo durante entrevista coletiva à imprensa.

"Tenho plena confiança de que vamos vencer essa dificuldade. Vou lidar com esse tratamento da melhor forma e com a maior transparência possível. Vou encarar com muita determinação e firmeza. Sei que tem coisas piores na vida", acrescentou o governador.

Opinião

Questão de compostura e decoro

Um grupo político está há mais de 13 anos no governo, preocupado essencial e prioritariamente com a perpetuação de seu projeto de poder. Com esse objetivo, teve um início estrondoso com projetos populares apresentados como instrumentos de inclusão social, mas na verdade concebidos como ferramenta de aliciamento eleitoral e que por isso se revelaram insustentáveis ao primeiro revés da economia. Determinado a transformar o Brasil num paraíso sindical, esse grupo autoproclamado preceptor dos fracos e oprimidos impôs ao País uma política econômica intervencionista que resultou no desastre que hoje angustia 200 milhões de brasileiros. Paralelamente, para garantir o indispensável apoio político, o grupo aliou-se aos “picaretas” que Lula identificara no Congresso e perverteu o governo com o maior esquema de corrupção de que se tem notícia na história da República. E no momento em que, em repúdio a essa catastrófica crise política, econômica e moral, os brasileiros demonstram maciçamente sua indignação nas ruas e nas pesquisas de opinião, pedem o impeachment da presidente da República e apoiam a forte atuação da Justiça no combate à corrupção, esse grupo no poder assume o papel de vítima de um “golpe” e convoca o País a se engajar na luta pela defesa do “Estado Democrático de Direito”. Democracia, afinal, é sinônimo de incompetência e corrupção?

Na terça-feira passada, a presidente Dilma Rousseff participou de mais um comício no Palácio do Planalto, desta vez reunindo na plateia juristas e advogados militantes e simpatizantes do PT, mais a habitual claque treinada para gritar “não vai ter golpe” nos momentos apropriados. O discurso feito então por Dilma foi o mais contundente até agora, revelando uma escalada de violência verbal que dá a medida do aumento de seu desespero. Dilma não se constrangeu em tentar transformar em ato cívico o evento político-partidário realizado nas dependências do palácio do governo à custa do contribuinte: “Esse ato demonstra algo muito importante para todos nós e para nossa sociedade: o grande compromisso na defesa do Estado Democrático de Direito”.

Para Dilma, defender a democracia é agir para blindar Lula das investigações sobre corrupção. É achar normal que Lula proponha a Jaques Wagner convencer a chefe do governo a pressionar a ministra Rosa Weber para defendê-lo no STF. É não sair em defesa do Poder Judiciário quando Lula acusa os tribunais superiores de estarem “totalmente acovardados”. É acusar o juiz Sergio Moro, sem ter coragem de citá-lo nominalmente, de defender interesses políticos no exercício de sua função de magistrado, ignorando o fato de que, com raras exceções, suas decisões têm sido ratificadas pelos tribunais superiores. É afirmar, em julgamento que não lhe cabe fazer, que “um executor da Justiça não pode assumir como meta condenar adversários ao invés de fazer Justiça”. É posar de vítima de “grampo ilegal” e de “vazamento seletivo” quando sabe que, em sua comprometedora conversa telefônica com Lula, o grampeado com autorização da Justiça não era ela, mas ele, e que a conversa não foi “vazada”, mas liberada pelo juiz. Para Dilma, enfim, defender a democracia é “partir para cima” de tudo e de todos que representem ameaça a um mandato presidencial que foi deslegitimado tanto pelas mentiras que contou para se eleger como pelos crimes que o bando palaciano cometeu estando no poder.

É um insulto à inteligência e ao discernimento dos brasileiros a tentativa de Dilma de desqualificar a onda de indignação nacional que leva ao movimento a favor de seu impeachment, definindo essa medida como “a arma do golpe” a serviço da “vontade política de alguns de chegar mais rápido ao poder”. Avessa, por conta de seu temperamento e de suas convicções autoritárias, ao pluralismo político inerente a uma sociedade democrática – além de enfrentar enorme dificuldade para articular e expressar ideias –, Dilma tem lido sem hesitar tudo o que escrevem para ela, nem um pouco preocupada se o que está falando é próprio para a compostura e o decoro de um chefe de governo honesto e digno. Não é a melhor forma de defender seu mandato. Mas ela não sabe fazer diferente.

Editorial do Estadão do dia 24/03/2016

Impeachment

Planalto oferece cargos para tentar evitar

Foto: Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff decidiu apostar nos cargos de primeiro e segundo escalões como oferta para atrair o apoio das alas partidárias que ainda resistem à aderir ao desembarque. Ontem, ela intensificou o contato com os parlamentares e os lideres partidários e intensificou as negociações com aliados para ouvir suas demandas.

O principal foco das investidas palacianas é o PMDB, que detém a maior bancada nas duas Casas e tem ensaiado o desembarque do governo. O afastamento por parte dos peemedebistas é considerado como “tiro de misericórdia” no governo uma vez que também deverá servir de fio condutor para outros partidos da base aliada tomarem o mesmo rumo.

A estratégia é atrair os ministros da Pasta para próximo do governo com o objetivo de demonstrar que uma possível decisão pela debandada do PMDB até pode ser aprovada, mas não será unânime e também poderá vir a não ser cumprida pelos correligionários.

Ontem, ela deu os primeiros recados do plano. “Nós queremos muito que o PMDB permaneça no governo. Tenho certeza que meus ministros têm compromisso com o governo. Vamos ver quais serão as decisões do PMDB e respeitaremos tal decisão”, afirmou a petista.
(Agência Estado)

24/03/2016


Estadão -  Ministra do STF diz que impeachment não é golpe e que Lava Jato respeita leis
Cármen Lúcia afirma que o afastamento de Dilma não é ilegal se o processo respeitar a Constituição

O Globo - Diplomata que enviou alerta de ‘golpe’ recebe advertência
Oposição cobra explicações no Congresso do ministro Mauro Vieira 

Folha de São Paulo - Renda cai e desigualdade aumenta no país pela primeira vez desde 1992
Efeito da recessão e das crises política e fiscal. Resultado marca o fim de 14 anos de seguidos de melhora na equidade social brasileira, marca dos governos do PT

Gazeta do Povo - Governo desiste de ajuste fiscal e projeta déficit de quase R$ 100 bilhões
Meta fiscal era de superávit de R$ 24 bilhões, mas queda nas receitas levou à revisão do dado

Estado de Minas - PF aponta R$ 21,5 milhões da Odebrecht a marqueteiro após reeleição de Dilma
A Polícia Federal (PF) apontou no relatório de indiciamento do marqueteiro do PT João Santana e de sua mulher, Mônica Moura, que o casal recebeu pelo menos R$ 21,5 milhões entre outubro de 2014 e maio de 2015 - período pós reeleição da presidente Dilma Rousseff - do "departamento de propina" da Odebrecht

Correio Braziliense - Planalto dá cargos no governo para tentar evitar afastamento de aliados
Principal foco das investidas é o PMDB, que tem ensaiado um rompimento com o governo

Agência Brasil – Dilma diz que conseguirá votos para barrar impeachment na Câmara
Para impedir que o processo tenha seguimento no Congresso, o governo precisa de 172 votos em seu favor na Câmara, que tem 513 deputados

Portal G1 - Desemprego fica em 9,5% no trimestre encerrado em janeiro
No mesmo período do ano anterior, taxa havia chegado a 6,8%. População desocupada atingiu 9,6 milhões - uma alta de 42,3% sobre 2015

clicRBS - OAB vai protocolar novo pedido de impeachment de Dilma Rousseff
Requerimento será protocolado pelo presidente da OAB Claudio Lamachia na próxima segunda-feira

Portal IG - Após ascensão meteórica, novato PMB se torna menor partido do Congresso Nacional
Criado em setembro, Partido da Mulher Brasileira, que chegou a ter 22 parlamentares, se torna maior vítima da janela partidária e tem hoje apenas um representante na Câmara

Portal Correio do Povo - Documentos da Odebrecht indicam formação de cartel, diz jornal
Planilhas informam repasses de R$ 75 milhões, quase o dobro do valor declarado oficialmente

Revista Veja - Mais um governista protegendo suas conversas ao celular
Quem acaba de entrar no Telegram, um app de troca de mensagens com criptografia para evitar grampos, é o ex-ministro Gilberto Carvalho.

Revista Época - Pedido de impeachment da OAB vai contemplar parte da delação de Delcídio
Trecho utilizado diz respeito à suposta tentativa de Dilma de interferir no trabalho da Justiça

Revista Carta Capital - Após contestar Moro, Teori Zavascki é hostilizado
Manifestantes foram até o prédio onde mora a família do ministro e o chamaram de "traidor"

Bom Dia!

Páscoa é tempo de paz!

Como estamos entrando num feriadão que vai até segunda-feira, para a maioria a partir de amanhã, fui buscar um texto sobre a Páscoa que, espero, sirva de reflexão para muitos, principalmente os que buscam na  intransigência as alegações para defenderem suas opiniões. O texto é da advogada Célia Valadão.

Tenha todos um Bom Dia!

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa, cujo significado é passagem, renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoramos o renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.

Todos os anos quase que se repetem as formas de se comemorar a Páscoa, no entanto, a cada ano o nosso coração se renova, tendo em vista que amadurecemos em nossos fazeres, sobretudo nas formas de pensar e valorizar o mistério pascal.

A Páscoa é amor, fraternidade, união. Cristo morreu, mas ressuscitou e fez isso somente para nos ensinar a matar nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações. Que esta seja a verdade da sua e da nossa Páscoa! Pensando que temos responsabilidades para com nossos irmãos, aqui proponho que o tema da  Campanha da Fraternidade  deste ano “Igreja e Sociedade” seja inspiração, para que estejamos sempre atentos às questões  humanitárias, de amor ao próximo, pois agregado a este tema, o lema da Campanha da Fraternidade é a completude do sentido do amor ao próximo:  “Eu vim para servir”. A cada dia sinto essa proximidade com as pessoas de minha cidade, percorrendo pelos bairros e vivenciando as mais diversas situações. Percebo que as pessoas têm seus anseios, suas necessidades, mas percebo também o grande desejo das pessoas de buscarem a Deus, por isso nosso compromisso de amor ao próximo ultrapassa as coisas terrenas, uma palavra de consolo, de amizade, de oração é o complemento das nossas ações sociais, este é o nosso verdadeiro compromisso com nossos semelhantes.

Páscoa não se resume em lembrar a morte e o sacrifício de Cristo, mas é também uma celebração de alegria e vitória pela sua ressurreição. Páscoa é dizer sim ao amor e a vida. É investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.

O ovo de páscoa é a simbologia de uma data em que milhões de reais são gastos no mercado financeiro, não falando das outras moedas.  As mais variadas formas e sabores revelam o mundo da magia, mas podemos vislumbrar um universo diferente ao abrir um ovo de Páscoa, porque além do sabor de chocolate podemos  encontrar dentro dele um bombom de amor, outro de saúde e um terceiro que te induza a orar pela paz! Aí sim é que faz sentido os festejos desta data.  Páscoa é a  renovação da vida e com ela a esperança de um mundo melhor. A Páscoa não é um dia só para comermos chocolates e sim para relembrarmos o exemplo daquele que morreu e ressuscitou para nos deixar a mais importante lição: o amor!

Não importa o dia ou o mês do ano em que se comemora a Páscoa, importa sim, que no seu coração o espírito da Páscoa sempre se faça presente e que você possa renovar sempre o seu amor com aqueles que necessitam de uma palavra de conforto nas horas difíceis. Que você se torne um farol de luz a iluminar as trevas e caminhe com seus irmãos ao encontro de Jesus! Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós. A espiritualidade deve ser vivida todos os dias, quando entendemos o que realmente significa a Páscoa e colocamos esse ensinamento em prática em nosso dia-a-dia o mundo ao nosso redor se transforma, a renovação trazida pela Páscoa se faz presente em nossa vida. Páscoa é tempo de amor, de família e de paz… É tempo de agradecermos por tudo que temos e por tudo que teremos. Páscoa é um sentimento  de esperança, fé e confiança. É dia de milagres. É dia dos nossos sonhos parecerem estar mais perto; tempo de retrospecção por tudo que tem sido e uma antecipação de tudo que será. É hora de lembrarmos das pessoas que fazem diferença em nossas vidas, nossos familiares, nossos amigos, enfim, pessoas como você!

Jesus está vivo e continua a reinar. Que essa passagem Chamada Ressurreição, seja de fato comemorada Com Cristo no coração! Desejo que sua vida seja como um bombom… sempre recheada de coisas boas. Que o seu Talento traga muito Diamante Negro e Ouro Branco, além de muito Prestígio em sua vida, e que tudo isto que você está vivendo seja um Sonho de Valsa embalado por uma Serenata de Amor para que todos nós, a todo momento possamos gritar: Bis!