quinta-feira, 28 de abril de 2016

Boa Noite!

Barbra Streisand, é uma cantora, compositora, atriz, diretora e produtora cinematográfica norte-americana, judia, vencedora de dois Oscar, tendo sido indicada a mais três estatuetas.

Seus filmes sempre tiveram uma aceitação muito grande e entre os que mais se destacaram estão Funny Girl e Nasce uma estrela. Como cantora, Barbra fez sucesso em todo o mundo com músicas que podem ser consideradas eternas, como Woman in Love, de 1980.



Opinião

Terra arrasada*

O governo de Dilma Rousseff é um desastre absoluto, reconhecido até mesmo pelos petistas mais devotos, mas em pelo menos um aspecto sua administração vinha primando pela prudência: a presidente não havia permitido que os tais “movimentos sociais”, grupelhos de oportunistas que se aproveitam de causas apelativas para sugar recursos do Estado, se assenhoreassem da administração, como decerto pretendiam. Mas eis que, nos estertores deste malfadado governo, os tais movimentos já não encontram resistência. Refestelados no gabinete presidencial, com a sem-cerimônia dos atrevidos, lá estão a exigir de Dilma cargos, verbas e terras em troca de apoio, num verdadeiro assalto à estrutura do governo. E Dilma, a dias de ser afastada do poder, dá sinais de que fará tudo o que eles quiserem, aquiescendo com uma política de terra arrasada que condiz com a irresponsabilidade congênita do lulopetismo.

No dia 25 passado, Dilma recebeu em audiência a vanguarda desses movimentos, a saber: João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST); Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT); e Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). A fina flor dos gaudérios pátrios não estava lá, é claro, para defender a democracia, pois esta lhe provoca urticária. Estava, sim, para explorar o fim de feira presidido por Dilma e levá-la a assinar o papel que lhe puserem na frente.

Na reunião, depois de cumprir a praxe de reivindicar mais terras e moradias, a tigrada foi ao que interessa: cobrou que Dilma nomeasse integrantes de sua patota para preencher as vagas de alto escalão abertas na administração em razão da exoneração dos apadrinhados de deputados que votaram pelo impeachment.

A exigência já constava de um manifesto lançado pela tal Frente Brasil Popular, dirigida por MST e CUT, que atuam como braços do PT. Diz o texto, literalmente: “Demandamos à presidenta da República que prontamente reorganize seu Ministério, com representantes das forças partidárias e sociais que conformam a resistência democrática”. O próprio PT, em sua mais recente resolução, “recomenda à presidenta Dilma Rousseff que proceda imediatamente à reorganização de seu Ministério, integrando-o com personalidades de relevo e representantes de agrupamentos claramente comprometidos com a luta antigolpista, além de incorporar novos representantes da resistência democrática”.

Ou seja, a chusma de parasitas quer dominar o Ministério de Dilma e aproveitar os últimos dias em que a caneta da presidente ainda tem tinta para se banquetear de favores. E Dilma parece disposta a fazer tudo o que essa turma de ergofóbicos quer, eliminando os últimos vestígios de decência que restavam em seu governo.

Um exemplo de que a porteira está escancarada foi a espantosa liberação, em menos de um mês, de 30 processos de demarcação de terras que eram reivindicadas havia anos por índios e quilombolas. O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, publicou de uma vez cinco portarias declaratórias em que reconhece terras indígenas cuja extensão supera a das áreas demarcadas nos últimos cinco anos.

O despautério não vai parar por aí. Dilma mandou espalhar a informação de que ordenou a seus ministros a implementação do maior número possível de medidas nesses que devem ser seus últimos momentos na Presidência. O objetivo, segundo a delirante versão governista, é impedir que o vice Michel Temer “roube” a autoria dessas medidas quando assumir o lugar de Dilma. 

Pode-se esperar, assim, que a desarrumação atual se aprofunde, pois muitas dessas decisões, tomadas sem nenhum critério, serão de difícil reversão.

Nessa aventura, Dilma terá a competente ajuda de gente especializada em confusão e que, sem ter tido um só voto, ganhará poder para impor aos brasileiros sua agenda demagógica e irresponsável, cujo único objetivo é estimular a sensação de ruptura, que só interessa aos que fazem profissão de fé na hostilidade à democracia.

*Publicado no Estadão.com em 28/04/2016

Contas do governo

Um rombo recorde de R$ 7,9 bi em março

Foto: Veja/Reprodução
Com a atividade econômica e o pagamento de tributos em queda, o governo central (Tesouro, Previdência Social e Banco Central) registrou déficit primário de 7,94 bilhões de reais em março, acumulando no primeiro trimestre rombo de 18,217 bilhões de reais, divulgou o Tesouro nesta quinta-feira.

Tanto para março quanto para o primeiro trimestre, os resultados são os piores da série histórica iniciada em 1997. Em pesquisa da agência Reuters, analistas estimavam saldo negativo de 10 bilhões de reais em março.

Nos primeiros três meses do ano passado, o primário acumulava superávit de 4,49 bilhões de reais. Em doze meses, o governo central apresenta déficit de 142,01 bilhões de reais - o equivalente a 2,38% do produto interno bruto (PIB).

Com dificuldades de cortar despesas e com a arrecadação em queda, o governo enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei reduzindo a meta de superávit do governo central de 24 bilhões de reais para 2,8 bilhões de reais. A proposta também permitiria uma série de abatimentos que, na prática, podem resultar em um déficit primário de 96,6 bilhões de reais neste ano, o que será o terceiro resultado negativo anual seguido.

Caso a medida não seja aprovada até o dia 20 de maio pelo Parlamento, a equipe econômica precisará fazer mais um corte no Orçamento.

Receitas - O resultado de março representa uma queda real (descontada a inflação) de 7,7% nas receitas em relação a março do ano passado. Já as despesas tiveram alta real de 4,3% na mesma comparação. Em 2016 até março, as receitas do governo central recuaram 5,0% e as despesas aumentaram 5,2%.

(Agência Reuters)

Rapidinhas

 

Senadores pedem que Dilma renuncie e apoie novas eleições
Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Telmário Mota (PDT-RO) e Angela Portela (PT-RR) se reuniram hoje (28) com o ministro-chefe do gabinete da Presidência, Jaques Wagner, no Palácio do Planalto, para entregar uma carta à presidenta Dilma Rousseff pedindo que ela apoie a ideia de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) propondo novas eleições presidenciais este ano, para um mandato tampão de dois anos. A PEC propõe a eleição de presidente e vice-presidente em outubro próximo, junto com as eleições municipais. A posse presidencial seria em janeiro do ano que vem e o mandato terminaria no fim de 2018.

Lava Jato denuncia marqueteiro de Dilma
A força-tarefa da Lava Jato vai apresentar nesta quinta-feira, 28, duas denúncias contra o casal de marqueteiros que atuou nas campanhas de Dilma Rousseff e Lula, João Santana e Mônica Moura. Uma das denúncias tem como alvo, além do casal, os funcionários do chamado “departamento da propina” da Odebrecht, revelado pelas operações Acarajé e Xepa e o empreiteiro Marcelo Odebrecht. Ao todo, são 17 denunciados nesta quinta, ainda não há detalhes sobre as acusações.

Juro do cheque especial vai a 300,8% em março
O juro do cheque especial atingiu em março a marca de 300,8% ao ano, a maior taxa média cobrada pelo setor financeiro ao cliente desde que o Banco Central começou a coletar os dados, em julho de 1994, ano de início do Plano Real.  Em fevereiro, a taxa já havia batido a marca de 293,9%, o maior porcentual da série, mas equivalente à primeira taxa apurada pela instituição. A taxa de juros do cheque especial só é superada no mercado pelos juros cobrados pelo rotativo do cartão de crédito que atingiu a marca de 449,1% ao ano em março ante 443,9% de fevereiro.

Venezuelanos assinam pedido para cassar Maduro
Angustiados pelos apagões de energia e pela escassez de alimentos, remédios e produtos de primeira necessidade, milhares de venezuelanos assinaram na quarta-feira, 27, o pedido de abertura do referendo revogatório que pode cassar o mandato do presidente Nicolás Maduro. "Vim assinar para acabar com essa anarquia. Faltam remédios, trabalho, educação, e ainda tem o problema elétrico. Tenho família no interior do país, e estão sofrendo com os cortes", disse Miriam Leal, de 54 anos, em um posto de coleta de assinaturas do leste de Caracas.

Pimentel garante foro privilegiado à mulher, alvo da Acrônimo
Investigada na Operação Acrônimo, a primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira, foi nomeada nesta quinta-feira secretária de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social. A decisão foi tomada pelo marido dela, o governador Fernando Pimentel (PT). Com a nomeação, Carolina agora passa a ter foro na segunda instância da Justiça. A nomeação ocorre enquanto se aguarda a homologação do acordo de delação premiada da empresária Danielle Fonteles, dona da agência Pepper, que forneceu detalhes do esquema de corrupção apurado na operação. Carolina é suspeita de ser uma sócia informal da Pepper. Em breve, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode oferecer denúncia contra os envolvidos.

Conversa com Lula

PGR pode pedir para investigar Dilma


A Procuradoria-Geral da República (PGR) está muito propensa a pedir para o Supremo Tribunal Federal abertura de inquérito para investigar a presidente Dilma Rousseff. Um dos motivos é o áudio no qual Dilma diz ao ex-presidente Lula que lhe enviaria o termo de posse na Casa Civil para usar em “caso de necessidade”. Outro motivo é a delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), que a acusa de ter tentado interferir nas investigações da Lava Jato por meio da nomeação de ministros no judiciário.

Os fatos têm relação com o mandato da petista, condição pela qual ela pode ser investigada.
(Agência Estado)

Contra impeachment

MTST bloqueia rodovias e avenidas de São Paulo

Foto: Divulgação MTST/Facebook
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizam na manhã desta quinta-feira protestos em vários pontos da cidade de São Paulo. O objetivo é protestar contra o processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff e contra o que chamam de "agenda de retrocessos" do vice-presidente Michel Temer. Os bloqueios são feitos com pneus e pedaços de madeira que são incendiados no meio de rodovias e avenidas movimentadas de São Paulo.

Interdições foram registradas nas Marginais Tietê e Pinheiros, nas avenidas do Estado, Jacu-Pêssego, Giovanni Gronchi, Francisco Morato e Estrada M´Boi Mirim; e em trechos das rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt. Em sua página na internet, o grupo informou que promove, ao todo, treze bloqueios em São Paulo e que há atos agendados para hoje em mais oito Estados.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o trânsito registrava 174 quilômetros de pontos de lentidão às 8h30, congestionamento acima da média para o horário, que costuma ficar entre 67 e 91 quilômetros.

As manifestações de hoje ocorrem três dias depois da presidente Dilma Rousseff receber no Palácio do Planalto integrantes do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Central Única dos Trabalhadores (CUT). Na terça-feira, os grupos se encontraram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Na ocasião, eles anunciaram que iriam mobilizar os militantes pelo país nas semanas que antecedem a votação do impeachment no Senado, que pode resultar no afastamento da presidente Dilma por até 180 dias.

(Veja.com/conteúdo)

28/04/2016


Estadão - Programas sociais de Temer vão focar os ‘5% mais pobres’
O vice-presidente Michel Temer pretende reformular as principais vitrines do governo PT para aumentar os benefícios à camada mais pobre da população, caso assuma a Presidência

Folha de São Paulo - Temer barganha fim da reeleição para fechar aliança com PSDB
Vice sinaliza enviar projeto de lei que acabe com possibilidade de novo mandato

O Globo - Planalto cogita defender novas eleições para evitar afastamento
Em troca de votos pela absolvição, presidente poderia abrir mão do mandato

Estado de Minas - Juristas explicam hoje acusação na comissão de impeachment
Autores do pedido do impeachment de Dilma apresentam denúncia hoje aos senadores

Correio Braziliense - Relação política entre Dilma e Temer está cada vez mais deteriorada
Com Dilma e Temer em lados opostos, petistas e aliados da presidente defendem que não seja formada uma equipe de transição, assim que o Senado aprovar a admissibilidade do processo de impeachment

Correio da Bahia - Cerca de 12 mil pessoas deixaram de ter plano de saúde na Bahia em 2015
Em comparação aos últimos cinco anos, 2015 foi o primeiro que registrou queda no número de pessoas com planos assistenciais

Revista Época - PT articula paralisações de categorias para dia de votação do afastamento de Dilma
Sindicatos ligados à CUT tentarão mobilizar trabalhadores na data, que ainda não foi definida por senadores

Revista IstoÉ - STF suspende por 60 dias votação sobre dívidas dos Estados
Ministro Luís Roberto Barroso defendeu a suspensão, argumentando que a questão é política, não jurídica

Revista Veja - Contra impeachment, MTST bloqueia rodovias e avenidas de São Paulo
Grupos de sem-teto montam barricadas de fogo nas pistas das Marginais Tietê e Pinheiros e nas rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt

Portal IG - Programas de Temer vão focar os "5% mais pobres" do País
Objetivo de um eventual governo do atual vice-presidente é aumentar benefícios e elevar o padrão de vida da camada mais pobre da população, cerca de 10 milhões de pessoas

Agência Brasil - Diário Oficial publica demissão de ministro da Saúde
O Diário Oficial da União publicou hoje (28) a exoneração do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que pediu demissão ontem. A medida veio acompanhada do termo “a pedido”

Portal G1 - Primeira-dama de Minas Gerais é nomeada secretária de Estado
Carolina de Oliveira Pereira Pimentel é investigada na Operação Acrônimo.
Nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (28).

Bom Dia!

Gostar ou não gostar do frio!

Saio cedo para deixar minha filha na escola. O sol já estava aparecendo, até que com relativa intensidade, quando saímos de casa. Nas ruas, as pessoas, principalmente nas paradas de ônibus, davam uma ideia exata do frio que estava fazendo às sete e vinte. Gorros, tocas, mantas, casacos de lã e mulheres de botas, mostravam que a manhã não estava para brincadeiras.

Na hora em que escrevo este comentário, a temperatura já começa a subir. As previsões indicam que teremos uma subida nos termômetros durante a tarde e queda quando anoitecer. Mas o pior é a previsão para a semana que vem. Na segunda-feira, segundo meteorologistas, as temperaturas oscilarão ente 13 e 25 graus. Nem li o que está previsto para terça-feira, mas fico imaginando que, mais uma vez, teremos que enfrentar as oscilações térmicas que nos transformam em verdadeiros sobreviventes. Aqui no Rio Grande do Sul, a temperatura despenca de 30 para 10 graus e, pouco tempo depois, sobe de 10 para 25 graus. Alguém resiste?

Mas a questão proposta, é saber se todos gostam, alguns gostam ou poucos gostam do frio. Se ouve, lê e assiste declarações de pessoas que preferem o verão, outras dizem que o inverno é melhor. Tem as que ficam no meio termo. Se bem que o meio termo significa clima tropical o que, convenhamos, é difícil para quem mora por aqui.

Em plena terceira idade já convivi com todo o tipo de clima e temperatura. Acho que exatamente por isso, consigo enfrentar  calor e o frio com um tipo de disposição para cada época. No verão, por exemplo, sofro com o calor e o sol forte, mas compenso com o ar condicionado, pouca roupa, praia e cerveja bem gelada. Já no inverso, baixo as roupas de lã do armário, ligo o ar quente no carro e preparo deliciosos (modéstia à parte) sopões, sempre acompanhados de um gostoso vinho tinto.

Quando está muito frio, logo depois de um banho quente, vou para debaixo das cobertas, vejo televisão, leio alguma coisa e só vou dormir depois que o corpo está bem aquecido. Confesso que, mesmo depois de tantos anos, o difícil é sair debaixo das cobertas quando o relógio desperta.

Sou obrigado a confessar que o inverno castiga um pouco minhas vias respiratórias. Minhas crises de asma se manifestam mais seguidamente e preciso ter um cuidado todo especial com os pulmões. Mas quem já viveu tanto, aprende que é preciso adotar as  precauções necessárias.

Mas afinal, escrevo e escrevo e não chego ao que realmente interessa. O melhor é o frio ou o calor? É aí que reside o problema. Para alguns, como já disse, o frio é insuportável, para outros o calor é detestável. Então, como não posso ser, e nem quero, o dono da verdade, vou deixar aqui minha posição pessoal. Gosto das duas épocas do ano. Adoro o verão, a praia e as geladas, mas curto muito as comidas bem quentes, as cobertas pesadas e o vinho tinto. Se for um cabernet sauvignon bem honesto então, saiam de perto.

Tenham todos um Bom Dia!