segunda-feira, 30 de maio de 2016

BOA NOITE!

James Taylor é um músico norte-americano, compositor e intérprete de músicas que fundiram  "country-gospel-rock". Tem várias de suas gravações tocando permanentemente no mundo inteiro.

Todos os seus álbuns, com exceção de um, alcançaram vendas recordes que renderam certificados de ouro ou platina, enquanto o álbum Greatest Hits, de 1976 rendeu um certificado de diamante por mais de dez milhões de cópias vendidas.

Um de seus maiores sucessos é You've Got a Friend, que dedico aos que gostam de boa música internacional.



Crise na Venezuela

Latam também suspende voos

A Latam Airlines disse nesta segunda-feira que suspendeu temporariamente seus voos para Caracas, na Venezuela, devido ao "complexo momento econômico da região", que motivou um ajuste em suas operações. A companhia controla a TAM e é o maior grupo de transporte aéreo da América Latina.

A decisão da Latam acontece pouco depois de a alemã Lufthansa anunciar a suspensão de seus voos para a cidade por não poder repatriar seus lucros em dólares obtidos no país.

"As empresas do grupo Latam consideram a Venezuela um mercado relevante e por isso trabalham para retomar essas operações o mais rapidamente possível e quando as condições globais o permitirem", disse a companhia em comunicado.
Agência Reuters

Rapidinhas


‘Lula tinha pleno conhecimento de que o mensalão não era ‘caixa 2′ de eleição’, diz Pedro Corrêa
A delação premiada do ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE) confirma a tese sustentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato de que os escândalos da Petrobrás e do mensalão tiveram como origem uma sistemática única de corrupção para compra de apoio político para manutenção do poder com a participação direta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Lula tinha pleno conhecimento de que o mensalão não era ‘caixa dois’ de eleição, mas sim propina arrecada junto aos órgãos governamentais para que os políticos mantivessem as suas bases eleitorais e continuassem a integrar a base aliada do governo, votando as matérias de interesse do Executivo no Congresso Nacional.”

Dornelles defende 'pena de morte' para caso de estupro coletivo no Rio
O governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles, disse que pediu prioridade máxima para a investigação do crime de estupro coletivo contra a jovem de 16 anos na Zona Oeste do Rio, ocorrido na última semana. Questionado sobre o caso, Dornelles afirmou que, se dependesse dele, a punição seria a pena de morte. "Eu considero o crime de estupro o mais hediondo dos crimes. Se dependesse de mim ele seria punido com a pena de morte", afirmou Dornelles. A delegada que agora investiga o caso, Cristiana Bento, da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), afirmou em coletiva nesta segunda-feira (30) que há elementos para comprovar o estupro coletivo.

STJ vai analisar fraudes no Minha Casa Minha Vida
O inferno astral do governo Dilma parece não ter fim. Se, por um lado, a gestão Temer está escancarando gastos e prejuízos ao erário devido aparelhamento do estado na era petista, o judiciário também começa a se debruçar sobre falcatruas nos programas preferidos do PT. Na próxima quinta-feira o STJ vai analisar um esquema de fraudes no Minha Casa Minha Vida. A empresa RCA Assessoria é suspeita de desviar recursos do programa justamente nos locais onde ele é mais necessário, nos municípios com menos de 50 mil habitantes. O processo pode fornecer novos caminhos para o Ministério Público Federal apurar desvios no programa e possíveis favorecimentos a pessoas ligadas ao antigo governo.

Automóveis do Brasil terão placas do Mercosul a partir de 2017
De acordo com a Resolução 590 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), todos os veículos em território nacional deverão ter placas de identificação no padrão Mercado Comum do Sul (Mercosul) até 2020. Antes previsto para o início desse ano, o novo padrão de placas agora será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos zero quilômetro, assim como modelos em processo de transferência de município ou de propriedade (venda particular), ou quando houver a necessidade de substituição. Semelhante à placa utilizada na União Europeia, o modelo do padrão Mercosul terá fundo branco com a parte superior com uma faixa azul, com o lado esquerdo possuindo o logotipo do Mercosul, o lado direito a bandeira do Brasil e, na parte central, o nome do país. A cor das letras e dos números também muda: preta para veículos comuns, verde para os em teste, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais e dourada para veículos diplomáticos.

Temer mantém Silveira no ministério da Transparência. Por enquanto
Michel Temer resolveu manter Fabiano Silveira à frente do Ministério da Transparência, a antiga Controladoria-Geral da União (CGU). A avaliação é que a gravação divulgada até agora não compromete o ministro a ponto de haver uma exoneração. O Planalto, no entanto, não descartar rever tal posição caso fatos novos ou outros trechos de gravação conta Silveira sejam revelados.

Eleições municipais

Vieira da Cunha será candidato à prefeitura


Em reunião da Executiva Nacional do PDT, realizada na manhã de hoje no Rio de Janeiro, o Secretário Estadual de Educação, Vieira da Cunha (PDT) anunciou que será candidato do partido na eleição municipal deste ano que vai escolher o novo Prefeito de Porto Alegre. Vieira disse, também, que deixará o cargo no governo do Estado nesta semana.


Incra e Desenvolvimento Social e Agrário

Secretarias passam para a Casa Civil

Michel Temer e Eliseu Padilha (Foto: Reprodução)
O presidente da República em exercício, Michel Temer, transferiu cinco secretarias do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a responsabilidade da Casa Civil.

Segundo Decreto publicado no Diário Oficial da União desta segunda, 30, ficam transferidas: a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário; a Secretaria de Reordenamento Agrário; a Secretaria de Agricultura Familiar; a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal.

Ainda de acordo com o Decreto 8.780, ficam transferidas para a Casa Civil as competências de reforma agrária; de promoção ao desenvolvimento sustentável do segmento rural constituído pelos agricultores familiares; e de delimitação das terra dos remanescentes das comunidades dos quilombos e determinação de suas demarcações, a serem homologadas por decreto. O texto diz ainda que as competências transferidas serão exercidas pela Casa Civil de imediato, com a utilização das estruturas que dão suporte a elas.

Com o Decreto, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) passa a ser vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Antes, ele estava vinculado ao antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário. (Agência Estado) 

30/05/2016



Estadão - Congresso só apoia pacote de Temer com alterações
Líderes dos 7 maiores partidos na Câmara e no Senado apontam resistência em aprovar propostas defendidas pelo governo, como limite de gastos e reforma da Previdência

Folha de São Paulo -  Em gravação, ministro de Temer critica Lava Jato e aconselha Renan
Hoje na Transparência, Fabiano Silveira era conselheiro do CNJ quando teve áudio gravado

O Globo - Polícia faz operação para prender 6 acusados de estupro coletivo
Um dos alvos é o chefe do tráfico dos morros da região da Praça Seca

Folha de São Paulo - Chefe de Polícia diz que laudo de estupro vai contrariar "senso comum"
"O laudo vai trazer algumas respostas que, de certa forma, vão contrariar o senso comum que vem sendo formado por pessoas que sequer assistiram ao vídeo"

Estado de Minas - Operação conjunta da PM e do MP prende político em BH
Ainda não há mais informações sobre a operação que envolve também a participação da Polícia Federal, nesta segunda-feira, em Belo Horizonte

Correio Braziliense - Relator do processo de cassação de Cunha entrega o texto nesta terça
Votação deve ficar só para a próxima semana

Diário de Pernambuco - Delação não livra Sérgio Machado de atos de Sérgio Moro
As gravações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com políticos do PMDB, feitas como parte de sua estratégia para conseguir o acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal, não afastam a possibilidade dele ser julgado na 13ª Vara Federal, em Curitiba

Revista EXAME - Governo cobra R$11 bi de envolvidos na Lava Jato
O governo federal vai cobrar 11 bilhões de reais de empresas e pessoas investigadas pela operação Lava Jato, incluindo as empreiteiras Odebrecht, OAS, UTC Engenharia e Queiroz Galvão

Revista VEJA - STF vai retomar julgamento que pode proibir Vaquejadas
A ação foi ajuizada por Rodrigo Janot contra uma lei do Ceará que regula a prática

Revista ÉPOCA - Delegada assumirá coordenação da investigação de estupro coletivo
Cristiana Bento, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav), comandará o inquérito

Portal G1 - Laudo não aponta indícios de violência em caso de estupro no Rio
Jovem fez exame 4 dias após o crime, o que afetou o resultado. Chefe da polícia disse que perícia de vídeo pode contrariar o senso comum

Agência Brasil - Moeda chinesa cai para o valor mais baixo em mais de cinco anos
O Banco Central chinês anunciou hoje (30) a desvalorização do yuan (a moeda chinesa) para a cotação mais baixa em mais de cinco anos, em relação ao dólar norte-americano, no momento em que se espera uma subida das taxas de juros nos Estados Unidos

Portal IG - Congresso quer alterações no pacote econômico de Temer
A proposta que mais enfrenta resistências é a da reforma da Previdência que, por isso, ainda não está formalizada

BOM DIA!

Não dá para virar o disco?

Nos meus tempos de guri, lá em São Gabriel, a gente só ouvia rádio e, quando a situação financeira permitia, o pai comprava um toca discos para que a família curtisse as músicas mais tocadas no Brasil. Musica estrangeira só as argentinas e paraguaias. Naquele tempo, as gravações eram em 78 rotações, em discos que tinham dois lados, cada um com uma música. Normalmente era um sucesso de um lado e uma música menos tocada, do outro.

Meus irmãos mais velhos compravam os discos e ficavam escutando, quase sem parar, o lado do disco com o sucesso do momento. Ligavam o toca discos e colocavam a gravação que escutavam horas e horas, até que meu pai ou minha mãe chegassem e dissessem: “Não dá para virar o disco?”

A história, que não deve ser só minha, tem tudo a ver com o que está acontecendo no noticiário de rádio, jornal e televisão, principalmente nesta última onde temos uma repetição permanente do mesmo noticiário, com as mesmas imagens, os mesmos repórteres e os mesmos entrevistados. Na realidade só mudam os apresentadores.

Desde quarta-feira, por exemplo, que só se escuta a história do estupro de uma adolescente por 36 marginais e as gravações da delação do Sérgio Machado, entregando meio mundo para, quem sabe, tentar justificar tudo o que fez de errado na direção da Transpetro.

Adianto, antes que me entendam mal, que sou frontalmente contrario a qualquer tipo de violência contra mulheres e aceito a delação premiada como forma de esclarecimento de coisas que nem sempre são possíveis provar durante uma investigação.

O que não aguento mais, e acho que deve ter gente que pensa da mesma forma, é ouvir e assistir o mesmo noticiário repetido durante todo o dia. Basta ligar a televisão ou o rádio para que lá estejam apresentadores falando no estupro da adolescente e nas gravações do Sérgio Machado.

No caso da menina agredida, segundo ela, por mais de 30 marginais, e acho que o termo é este, surgem muitas dúvidas, não com relação ao fato, mas se realmente tudo o que ocorreu e que foi contado pela vítima, é verdadeiro. Quem pensa assim, corre o risco de ser chamado de machista ou de preconceituoso, mas o que se sabe é que a polícia não decretou, pelo menos até agora, nenhuma prisão, embora tenha vários suspeitos.

Já no caso de Sérgio Machado, realmente fica difícil saber quem não está envolvido nas já manjadas armações que tomaram conta dos políticos, principalmente no governo petista. Basta lembrar que ele foi operador durante os governos de Lula e Dilma. Nas gravações feitas por ele, sobra para todos os partidos e correntes.

Hoje, ao ligar o rádio do carro, uma repórter relacionava todos os gravados e repetia as mesmas conversas que escuto desde quarta passada. Ao chegar no trabalho, a televisão mostrava aquela já manjada arte com  a foto de Sérgio Machado e de quem falava com ele, colocando o texto (gravação) ao lado. 

Foi ai que pensei exatamente na história do disco de 78 rotações que a gente escutava lá em São Gabriel e imaginei meu pai, irritado, entrando na sala e pedindo a um de meus irmãos: “Não dá para virar o disco?”

Tenham todos um Bom Dia!