sábado, 11 de junho de 2016

Domingo muito frio

As temperaturas devem beirar 0°C

Se o sábado já foi extremamente frio, o domingo promete ser muito mais frio ainda. O ar seco e o vento calmo devem favorecer a manutenção de temperaturas extremamente baixas em todo o Estado.

Em Porto Alegre, os termômetros, pelo menos no começo da manhã, deverão permanecer em torno de 0º. Nas praias do Litoral Norte, a geada poderá marcar presença, assim como em muitos bairros da Capital.

As máximas não ultrapassarão 10° a 14°

BOA NOITE!


Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. Entre seus maiores sucessos encontramos Saudosa Maloca, Trem das Onze, Iracema, Samba do Arnesto, As Mariposas, e tantos outros, gravados por ele e por dezenas de artistas brasileiros.

Vânia Carvalho, cantora, publicitária, irmã da também cantora Beth Carvalho, gravou vários discos, fez sucesso com músicas dos maiores compositores brasileiros, parou de cantar e retornou num vídeo com Adoniran, cantando Prova de Carinho.


Delação premiada

João Vaccari Neto decide quebrar o silêncio


Em março passado, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto teve uma conversa reveladora com um de seus companheiros de cárcere. A situação de abandono do superburocrata petista, sentenciado a mais de 24 anos de prisão e com pelo menos outras quatro condenações a caminho, fez o interlocutor perguntar se ele não considerava a hipótese de tentar um acordo de delação com a Justiça.

Conhecido pelo temperamento fechado, que lhe rendeu o apelido de "Padre" nos tempos de militância sindical, Vaccari respondeu como se já tivesse pensado muito sobre o assunto: "Não posso delatar porque sou um fundador do partido. Se eu falar, entrego a alma do PT. E tem mais: o pessoal da CUT me mata assim que eu botar a cara na rua". Algo aconteceu nos últimos dois meses. Depois desse diálogo travado com um petista importante e testemunhado por outros presos, Vaccari não resistiu às próprias convicções e resolveu romper o pacto de silêncio. O caixa do PT, o homem que durante décadas atuou nas sombras, o dono de segredos devastadores, decidiu delatar.

Preso desde abril do ano passado, o ex-tesoureiro, hoje no Complexo Médico-Penal de Pinhais, no Paraná, está corroído física e psicologicamente, segundo relatam pessoas próximas. Ele sabe que a hipótese de escapar impune não existe. Assim como os demais delatores, sabe que, aos 57 anos de idade, a colaboração com a Justiça é o único caminho que pode livrá-lo de morrer na prisão. Os movimentos do ex-tesoureiro em direção à delação estão avançados. Emissários da família de Vaccari já sondaram advogados especializados no assunto. Em conversas reservadas, discutiu-se até o teor do que poderia ser revelado. Um dos primeiros tópicos a ser oferecido aos procuradores trata da campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2014. Vaccari tem documentos e provas que podem sacramentar de vez o destino da presidente afastada, mas não só. O ex-tesoureiro sempre foi ligado ao ex-­presidente Lula e, como ele mesmo disse, conhece a alma do PT.

A cúpula do partido foi informada sobre a disposição do ex-tesoureiro há duas semanas. A primeira reação dos petistas foi de surpresa, depois substituída por preocupação. Até onde o ex-tesou­reiro chegaria? Uma comitiva foi despachada a Curitiba para tentar descobrir. Encarregado da missão estava o líder do PT na Câmara, Afonso Florence, que foi ao presídio acompanhado pelo ex-deputado paranaense Ângelo Vanhoni. Em Pinhais, ainda não se sabe exatamente de que maneira a comitiva conseguiu driblar os controles da prisão e conversar longamente com o ex-tesoureiro. Magoado, reclamando de ter sido esquecido na prisão, Vaccari confirmou sua decisão de quebrar o silêncio. Os petistas retornaram a Brasília estranhamente mais calmos. Florence procurou o líder do PT no Senado, Paulo Rocha, e relatou a conversa que tivera com Vaccari. "Será uma explosão controlada", disse. O que significava isso? O parlamentar explicou que Vaccari pode prestar depoimentos calculados, detonando explosões com efeito controlado para provar a "ilegitimidade" do governo Temer. Se o plano petista der certo, a carreira política de Dilma Rousseff será liquidada, mas também terá arrastado ao cadafalso o presidente interino Michel Temer, por comprometer a chapa eleita em 2014.

Fonte: veja.com

Operação Lava Jato

Janot quer denúncia contra Lula com Moro


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), para que o pedido de denúncia contra o ex-presidente Lula seja remetido ao juiz federal Sergio Moro, na primeira instância. Lula foi denunciado no início de maio por indícios de que atuou para atrapalhar as investigações da Lava Jato.

O processo também inclui o ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), seu assessor, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai, seu filho, Maurício Bumlai, e o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual. Na denúncia, Delcídio era a única pessoa com foro privilegiado e segurava todos os demais no STF. Como ele foi cassado, perdeu a prerrogativa.

A remessa dos autos terá, agora, que ser autorizada pelo ministro Teori Zavascki. O caso já estava sob sua apreciação antes mesmo da formulação do pedido de Janot. Não há prazo, no entanto, para que o ministro decida sobre o assunto. A denúncia contra o ex-presidente foi feita no inquérito que investiga se houve uma trama para comprar o silêncio e evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Lula foi apontado por Delcídio como o mandante do pagamento de mesada a Cerveró para evitar que ele falasse sobre um esquema de compras de sondas superfaturadas pela Petrobras envolvendo Bumlai, amigo pessoal do ex-presidente. A tentativa de comprar o silêncio de Cerveró, exposta por um grampo feito pelo filho do ex-diretor da estatal, resultou na prisão de Delcídio e na sua posterior cassação pelo Senado.

Investigações - Os demais inquéritos contra Lula e Delcídio no Supremo envolvem pessoas com foro, o que faz com que os processos permaneçam nas mãos de Teori. O ex-presidente, por exemplo, também é alvo de um pedido de inquérito ao lado da presidente afastada Dilma Rousseff por tentativa de obstruir a Justiça.

Janot também pediu a Teori para incluir Lula no inquérito mãe da Operação Lava Jato conhecido como "quadrilhão". Nesse processo, há diversos políticos com foro, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Fonte: veja.com

BOM DIA!

Bendito sol!

Mesmo que a previsão anuncie que a temperatura, hoje, não passe de 12 graus, o sol batendo nos vidros da janela do meu escritório, dá uma pequena esperança de que, pelo menos, não seja tão frio como ontem. Se bem que, ao levantar, o termômetro, aqui na Glória, marcava 1,2°. Agora já estamos beirando os 4º.

Dei uma passada pelos portais de notícias e vi fotos de várias cidades do Rio Grande do Sul com campos e carros cobertos de geada. Fiquei sabendo, também, que na tarde de ontem, um pouco de neve encantou moradores e turistas de Gramado.

No final da tarde, quando fui ao supermercado comprar os ingredientes para o sopão que preparei e que, modéstia a parte, estava muito bom, minha mulher fez um comentário que provocou boas risadas.

Desde manhã os meteorologistas falavam de uma massa de ar polar entrando sobre o Rio Grande e cobrindo boa parte do Brasil. Foi aí que ela, com o ar quente do carro ligado e enrolada num casacão de lã, perguntou:  “Por que essa massa de ar não fica lá no lugar dela, no Polo? Se ficasse lá, quietinha, não traria tanto frio prá gente!”

Claro que a brincadeira dela, além de provocar boas risadas, me fez pensar sobre os problemas que enfrentamos com as mudanças climáticas. Principalmente aqui no Sul onde faz muito frio, mas que de repente tudo pode se transformar em temperatura agradável e até alta. Aí, meus amigos, haja organismo para suportar tanta instabilidade.

Problemas respiratórios, gripes fortes, asma, crianças doentes, com tosse, tudo se junta para acontecer exatamente nos meses de junho, julho e agosto, os que normalmente são mais frios.

Foi exatamente por pensar assim que ao levantar e abrir a janela, fiquei feliz ao dar de cara com um sol brilhante e forte iluminando as árvores e telhados da minha rua. Quem sabe ele ajudará a que, pelo menos durante o dia, a gente não tenha um frio tão intenso como o da madrugada, por exemplo.

De qualquer maneira, acho bom não descuidar da roupa quente, do boné para quem tem pouco cabelo e de uma manta para agasalhar o peito. Os mais idosos, então, devem ter todos os cuidados necessários para evitar qualquer problema que venha com o frio.

Olhando pela janela, vou ficar torcendo para que ele permaneça assim e agradecendo pelo bendito sol da manhã!

Tenham todos um Bom Dia!