quinta-feira, 16 de junho de 2016

BOA NOITE!

Maria Bethânia Vianna Telles Veloso, ou simplesmente Maria Bethânia, é uma cantora e compositora brasileira, nascida em Santo Amaro, na Bahia, irmã de Caetano Veloso, também cantor e compositor.

Em 1965, Bethânia deixou a Bahia e veio para o Rio de Janeiro substituir Nara Leão no espetáculo Opinião, cantando Carcará, música que abriu as portas para sua carreira.

De lá para cá, Maria Bethânia colecionou sucessos que a colocaram entre as maiores intérpretes populares do Brasil.

Entre os grandes sucessos de Bethânia está a música Gostoso Demais, de Nando Cordel



Brasileirão 2016

8ª RODADA

Quarta-15/06
19:30
Chapecoense 3 X 3 Grêmio – Arena Condá
São Paulo 2 X 0 Vitória – Morumbi
Ponte Preta 3 X 2 Atlético PR

21:00
Santa Cruz 1 X 0 Figueirense – Arruda
Botafogo 3 X 1 América MG – Raulino de Oliveira
Santos 2 X 0 Sport – Vila Belmiro

21:45
Cruzeiro 0 X 1 Flamengo – Mineirão
Coritiba 2 X 2 Palmeiras – Couto Pereira

Quinta-16/06
19:30
Internacional 2 X 0 Atlético MG – Beira Rio

20:00
Fluminense 1 X 0 Corinthians – Mané Garrincha

CLASSIFICAÇÃO


Operação Lava Jato

Cai o Ministro do Turismo

A Presidência da República informou nesta quinta-feira que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, pediu demissão do cargo. Alvo da Operação Lava Jato, ele foi citado na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado como beneficiário do esquema de corrupção da Petrobras. É o terceiro ministro do Temer a cair em pouco mais de um mês.

A assessoria de Temer divulgou a demissão durante uma cerimônia do presidente com o ministro da Educação, Mendonça Filho.


No início de junho, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, já havia dito, em entrevistas, que o envolvimento de Alves no esquema de corrupção na Petrobras "constrangia o governo". Na ocasião, ele disse que Temer deixou claro aos seus ministros que não se furtaria a demitir quem fosse emparedado nas investigações.

Centro Administrativo

Juíza quer apoio da BM para desocupação

Funcionários estão impedidos de trabalhar no CAFF
Um mandado de urgência foi emitido no final da manhã desta quinta-feira, pela juíza Andréia Terre do Amaral, solicitando apoio da Brigada Militar para cumprimento da decisão que determinou a liberação dos acessos ao CAFF, invadido pelo Cpers.

Caso a BM seja obrigada a agir, os professores podem ser retirados à força, permitindo que funcionários tenham acesso ao Centro Administrativo. A saída dos invasores foi condicionada pelo secretário de Educação, Luiz Acoba Freitas, para que as negociações com os professores tenha prosseguimento.

Mesmo após a determinação judicial, a presidente do Cpers Sindicato, Helenir Schürer informou que os professores não deixarão o local até que nova proposta seja apresentada pelo governo. Já o comando do 9º BPM, informa que o efetivo aguarda a notificação judicial para poder cumprir a ordem, liberando os acessos ao prédio.

Rapidinhas


Temer eleva o tom e diz que acusações de Machado são "levianas e criminosas"
Visivelmente irritado, o presidente interino, Michel Temer (PMDB), fez um pronunciamento a jornalistas nesta quinta-feira para rebater a acusação do delator da Operação Lava Jato Sérgio Machado - ex-presidente da Transpetro, ele afirmou que combinou com Temer doação de recursos ilícitos para campanha eleitoral em 2012. Temer reagiu: "A manifestação é irresponsável, leviana, mentirosa e criminosa do cidadão Sérgio Machado." Temer reconheceu, no entanto, que a acusação embaraça o governo provisório, no momento em que tenta emplacar projetos de ajuste fiscal. O presidente interino subiu o tom em relação à nota publicada na véspera, na qual dizia que a acusação era "absolutamente inverídica" e assumiu ter um relacionamento "formal e sem nenhuma proximidade" com o delator. Na colaboração premiada, Machado declarou o repasse de 1,5 milhão de reais da Queiroz Galvão, dissimulado como doação oficial à campanha do "menino" - referência ao então candidato peemedebista a prefeito de São Paulo Gabriel Chalita, hoje no PDT e rompido politicamente com Temer.

Ex-líder petista promete processar Sérgio Machado
Ex-líder do PT e do governo durante a gestão do ex-presidente Lula, Cândido Vaccarezza classificou as acusações feitas pelo delator Sérgio Machado como "criminosas" e "mentirosas" e prometeu processar o ex-presidente da Transpetro. Em acordo de delação, o empresário envolveu ao menos vinte políticos no esquema de corrupção da Petrobras, entre eles o ex-deputado petista. Segundo Machado, Vaccarezza recebeu, como acerto de pagamento de propina, 500.000 reais da empreiteira Camargo Corrêa por meio de doações eleitorais. O ex-parlamentar nega e afirma que sequer há esse repasse na prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral referentes a 2010. "Como é uma acusação criminosa e mentirosa, eu vou processá-lo por danos morais e denúncia caluniosa", disse Vaccarezza, que esteve na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira. "O Sérgio Machado não tinha intimidade comigo para falar de dinheiro. Nunca falei com ele de dinheiro", continuou.

Cunha estuda renúncia e delação premiada
Acuado com a aprovação do pedido de cassação no Conselho de Ética e com chances reduzidas de salvar seu mandato no plenário da Câmara, o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) passou a considerar a hipótese de colaborar com a Justiça por meio de delação premiada e de renunciar à presidência da Câmara. A avaliação no Congresso é de que ao deixar circular a informação sobre a possibilidade de uma delação casada com a renúncia, o peemedebista indica a parlamentares e ao Palácio do Planalto que não cairá sozinho. Sua estratégia visa diminuir a pressão do Poder Judiciário contra ele e estancar a sucessão de fatos negativos divulgados diariamente sobre o deputado e sua família. Oficialmente, Cunha nega a intenção, porque, segundo ele, “não praticou crime nenhum e não tem o que delatar”.

Com a provável saída de Cunha, deputados já se articulam para a sucessão
Com a provável cassação do mandato do presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no horizonte, deputados de várias legendas sonham em assumir o comando da Câmara e se articulam. EXPRESSO apurou que há pelo menos dez que se consideram em condições de disputar a vaga. Entre eles estão Rogério Rosso (PSD-DF), Jovair Arantes (PTB-GO), Fernando Giacobo (PR-PR) e José Carlos Aleluia (DEM-BA). Para melhorar o ambiente, o Planalto deverá abrir mão de lançar um candidato do PMDB para entrar na disputa. 

Defesa e acusação indicam nomes para perícia do impeachment
Acusação e defesa indicaram os nomes dos técnicos escolhidos para acompanhar a perícia nos documentos que embasaram o pedido de impeachment da presidente afastada Dilma RousseffA assistente técnica Selene Péres foi indicada pela acusação, enquanto o especialista indicado pela defesa ainda não teve nome divulgado. Na noite de ontem (15), Dilma pediu a substituição do consultor técnico do Senado Diego Prandino Alves no cargo de coordenador da perícia nos atos que embasam a acusação contra ela. “Diego Prandino teria forte engajamento político e ideológico contra a Sra. presidente da República, seu partido e movimentos sociais considerados de 'esquerda'”, diz o requerimento encaminhado pela defesa de Dilma ao presidente da Comissão Especial de Impeachment, Raimundo Lira (PMDB-RJ).  A comissão negou o pedido de afastamento, mas Lira disse que espera nova manifestação de Prandino sobre sua suspeição, ante os fatos revelados.

Contra ordem judicial

Cpers impede acesso de servidores ao CAFF

Foto: Rádio Gaúcha/Reprodução
Os servidores estaduais que exercem atividades no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), seguem sem acesso ao prédio pelo terceiro dia consecutivo. Professores sob o comando Cpers Sindicato, organizaram e mantém barricadas nos acessos aos prédios, descumprindo liminar concedida pela juíza Andréia Terre do Amaral, da 3ª Vara da Fazenda Pública, determinando a liberação do acesso ao CAFF.

Numa demonstração clara de que não pretende cumprir a ordem judicial, a presidente do Cpers, Helenir Schürer, afirmou que “os professores continuarão no local até que as reivindicações da categoria sejam atendidas”. Já o governo do Estado afirma que só negociará com os professores a partir do momento em que desocupem o Centro Administrativo.

Invasão de escolas

Assinado acordo para desocupação

Foto: Reprodução
Com a participação de representantes da UGES, UBES, UMESPA e do Coletivo Juntos, grupo ligado ao PSOL, em reunião com a juíza Geneci Campos, do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania, foi assinado o acordo entre o governo do Estado e estudantes, para a desocupação de escolas publicas estaduais. Representantes de 12 colégios, presentes ao encontro, se negaram a assinar o documento, alegando que estão excluídos do movimento e pretendem um acordo diferenciado.

Para o secretário da Educação, Luiz de Freitas, “o governo negociou de maneira geral com os estudantes. Esta cizânia é questão interna deles”.

Pela proposta assinada, sete itens serão executados a partir da desocupação das escolas. Criação de um Fórum Permanente de Melhoria da Educação Pública Gaúcha, repasse de R$ 40 milhões para obras nas escolas, fiscalização e qualificação da merenda escolar, nomeação de professores, discussão do PL 44/2016, repasse de verba atrasada da autonomia financeira das escolas e garantia de diálogo, respeito e não penalização dos estudantes que participaram das ocupações.

Duas coisas, especialmente, chamam a atenção para o encontro ocorrido ontem (15). Primeiro a participação do Coletivo Juntos, um grupo claramente identificado com um partido político,  o que comprova a politização do movimento. Segundo, a aceitação de não punir alunos que, durante 30 dias, invadiram, depredaram e impediram a maioria de frequentar aulas que, certamente, não serão recuperadas. Ou seja, os estudantes fizeram o que bem entenderam durante as invasões e agora exigem absolvição pelos erros que praticaram. Azar de quem foi proibido, por eles,  de assistir aulas.

16/06/2016


Estadão - Renan diz a aliados que deve aceitar pedido de impeachment de Janot
Senador demonstra revolta com atuação do procurador-geral, que pediu sua prisão ao Supremo

O Globo - PGR vai analisar se cabe abertura de inquérito contra Temer
Delator diz que presidente interino pediu dinheiro de propina para campanha de Chalita. Dinheiro teria sido pago pela Queiroz Galvão

Folha de São Paulo - Principal problema imediato para presidente interino é Renan
O maior problema para o Planalto se chama hoje Renan Calheiros (PMDB-AL). Machado está para ele como Delcídio do Amaral estava para o PT: é um homem seu

Correio Braziliense - Peemedebistas lideram o "ranking" do suborno, segundo delação de Machado
Em acordo de delação premiada fechada com a força-tarefa da Lava-Jato, o ex-presidente da Transpetro afirma que repassou R$ 109 milhões em propinas para integrantes de oito partidos. A maior fatia ficou com o PMDB

Tribuna da Bahia - Para especialistas, Temer dificilmente será processado
Segundo professor, isso se aplica tanto em casos de crime comum - caso de uma apuração de corrupção, por exemplo

Estado de Minas - Cunha estuda acordo com a Justiça para fazer delação premiada
A estratégia de Eduardo Cunha visa diminuir a pressão do Poder Judiciário contra ele e estancar a sucessão de fatos negativos divulgados diariamente sobre o deputado e sua família

Revista VEJA - Sucessão presidencial não tem favoritos, diz pesquisa
Levantamento feito pelo Instituto Paraná indica que os principais nomes não empolgam o eleitorado. Rejeição ao ex-presidente Lula é de mais de 73% do eleitorado consultado

Revista ÉPOCA - Apesar de pressão, CPI da UNE deve ser instalada na próxima semana
PCdoB e PT têm atuado para barrar início dos trabalhos de colegiado que quer investigar União Nacional dos Estudantes

Revista EXAME - Petrobras inicia processo competitivo para vender a Liquigás
A venda da Liquigás faz parte do programa de desinvestimento da Petrobras

Agência Brasil – Lula recorre ao STF contra decisão que mandou investigação para Moro
De acordo com a defesa, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se manifestou, durante a tramitação de um dos processos, a favor de que as investigações continuem em tramitação no STF

Portal G1 - 'Prévia' do PIB tem estabilidade em abril e interrompe 15 meses de queda
Informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Banco Central. Em doze meses até abril, porém, índice registrou retração de 5,3%

Portal IG - Janot sugere que Cunha use tornozeleira eletrônica se STF negar pedido de prisão
Caso ministro Teori Zavascki considere prisão "descabida", procurador-geral da União pede medidas alternativas como a proibição do peemedebista de se comunicar com deputados

Lixo

Caminhões impedidos de descarregar
Foto: Rádio Gaúcha/Reprodução
Sob o comando do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, manifestantes impedem a entrada de caminhões carregados de lixo na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.

Desde a noite de ontem (15) um piquete de grevistas não permite que os caminhões acessem ao local e já formem uma fila de 41 veículos. Os caminhões tiveram que retornar carregados para a garagem.


O diretor do DMLU, André Carus, disse que pretende descarregar o lixo recolhido, mesmo que o piquete insista em permanecer no local. Ele informou que restam ainda 30 caminhões desocupados e que serão utilizados na coleta domiciliar na Capital. Carús admite que o recolhimento possa ser alterado durante o dia de hoje. O DMLU informa ainda que a coleta seletiva não está afetada.

BOM DIA!

Só a bagunça interessa!

A clara divisão de grupos de estudantes, uns apoiando entidades estudantis e políticas, outros se dizendo independentes, explodiu no dia de ontem com a invasão do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda e a prisão de adultos e menores.

Nada mais do que 60 estudantes, apoiados por alguns municipários em greve, invadiram o prédio da Sefaz, retiraram móveis e objetos de lugar para formar barricadas, tentando impedir o ingresso de pessoas ao local.

Num ato de verdadeiro vandalismo, os ditos estudantes danificaram equipamentos públicos, arrastaram e amontoaram mesas e cadeiras, tudo em nome de um Comitê das Escolas Independentes que exigia uma ‘pauta mínima' de negociação com o governo.

A Brigada Militar, como já deveria ter feito desde o começo das invasões das escolas públicas, entrou no local, prendeu baderneiros invasores e acabou com a farra. Dez adultos e 33 adolescentes foram levados em camburões da BM. Todos foram enquadrados em crimes de associação criminosa, dano qualificado em patrimônio público, esbulho possessório (apropriação de imóvel público), crime por impedirem servidores de exercerem suas funções e resistência. Os adultos também responderão pelo crime de corrupção de menores.

Enquanto isso, pais inconformados com a invasão de escolas, que impede seus filhos de estudar, romperam uma corrente com cadeado no Colégio Estadual Paula Soares e foram obrigados a retirar mesas e cadeiras empilhadas em frente ao portão pelos invasores.

A mãe de uma aluna que insiste em assistir aulas, contou que quatro alunos, que querem representar 900, fecharam o acesso ao colégio, impedindo a entrada dos pais. Só a bagunça interessa.

Hoje pela manhã, na Rádio Gaúcha, escutei um repórter contar que servidores do município impediam a entrada de 41 caminhões transportando lixo, e tivessem acesso ao local onde pretendiam descarregar o que haviam recolhido na cidade.

É um pequeno grupo que tem o direito de reivindicar e protestar, se posicionando contra uma cidade inteira que quer trabalhar ordeira e pacificamente. Só a bagunça interessa.

Na mesma emissora, escutei um comercial do Cpers Sindicato, num horário que não deve ser barato, afirmando que o governo Sartori não paga o piso salarial determinado por lei, classificando o governo de contrário à educação.

Como sou ouvinte do horário faz muitos anos, não lembro de ter escutado qualquer comercial do Centro dos Professores durante o governo anterior. O governador, do PT, jamais pagou o piso salarial, mas os professores não reclamaram. Trata-se portanto, de um movimento que envolve professores que merecem reivindicar melhores condições de vida e trabalho, mas que se tornam reféns de uma diretoria que politizou o movimento, usando a entidade para defender suas preferências políticas partidárias. Só a bagunça interessa!

Aliás, está mais do que na hora da Brigada Militar retirar e prender os que invadiram o Centro Administrativo, um prédio público que deveria ser preservado por aqueles que se dizem educadores.

Tenham todos um Bom Dia!