quinta-feira, 28 de julho de 2016

BOA NOITE!

João Paulo  e Danielambos nascidos em Brotas (São Paulo), formaram uma dupla sertaneja 
brasileira em 1980 que terminou em 12 de setembro de 1997 quando um acidente automobilístico tirou a vida de João Paulo.

Entre os inúmeros sucessos, gravaram a versão de  Estoy Enamorado, tornando a dupla conhecida no Brasil inteiro.

Para recordar João Paulo e Daniel, vamos escutar Estou apaixonado



Cachaça e 15 cervejas

Encontro de Lula e arquiteto da OAS

Ex-presidente Lula aparece em Imagem extraída de uma mídia apreendida com Paulo Gordiiho com data de modificação (registrada no arquivo) de 09/02/2014 (Reprodução)
Mensagens encontradas no celular do arquiteto da OAS Paulo Gordilho revelam que o encontro que ele teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o então chefe da OAS Léo Pinheiro no sítio de Atibaia (SP) foi bastante descontraído. “Bebemos eu e ele uma garrafa de cachaça da boa Havana mineira e umas 15 cervejas”, detalhou o arquiteto sobre a reunião a um amigo no WhatsApp. A princípio, o encontro tinha como objetivo “dirimir dúvidas do casal Lula” em relação à reforma que seria feita na cozinha gourmet da chácara.

Pela troca de mensagens, Gordilho não saiu sóbrio do encontro. “Cheguei aqui cambaleando”, comentou ele, já justificando que não estava dirigindo. Em seguida,  afirmou que ficou de se encontrar com dona Marisa Letícia, mulher de Lula, na semana para “tirar umas ideias dela”. “Ele disse: companheiro, a Marisa já gosta se [sic] uma gambiarra”, completou.

Ao falar sobre o encontro que teve com Lula, Gordilho pediu antes de tudo “sigilo absoluto”. Depois, passou a contar animadamente sua história. Explicou que Lula e dona Marisa não estavam se entendendo sobre a reforma e que fora convocado ao sítio porque Léo Pinheiro fez propaganda sua ao homem (no caso, Lula).  “Disse ao homem que eu era o melhor arquiteto e engenheiro da empresa”. “Vixe já to me borrando todo [sic]”, comentou.

As mensagens foram anexadas ao inquérito que tramita contra Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba, sob os cuidados do juiz Sergio Moro. O ex-presidente é investigado pela suspeita de ter recebido presentes das construtoras OAS e Odebrecht em troca de contratos obtidos da Petrobras. As duas empreiteiras realizaram obras no sítio Santa Bárbara, do qual Lula nega ser o proprietário, mas admite ser frequentador assíduo.

Fonte: veja.com/conteúdo

RAPIDINHAS


Operação Zelotes: presidente do Bradesco e mais 9 viram réus

A Justiça Federal aceitou nesta quinta-feira denúncia contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e outras nove pessoas em mais um desdobramento da Operação Zelotes, que investiga a compra de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). As apurações mostraram que o grupo suspeito de corromper integrantes do Carf conversou com executivos do banco sobre um “contrato” para anular um débito de 3 bilhões de reais com a Receita Federal. Em relatório, a PF já havia apontado que Trabuco e outros dois executivos da instituição se encontraram com emissários da organização criminosa para discutir a atuação no órgão. Os indiciamentos são pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.


Anvisa proíbe venda de extrato e molho de tomate com pelo de roedor de 5 marcas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e a distribuição de quatro lotes de extrato de tomate das marcas Amorita, Predilecta, Aro e Elefante, além de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola. A punição às cinco marcas se deu com base em laudos que detectaram matéria estranha indicativa de risco à saúde humana - pelo de roedor - acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente. As empresas terão de recolher os estoques dos produtos existentes no mercado.


Dilma entrega hoje defesa de fase intermediária do impeachment

A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff tem até as 18h30 desta quinta-feira (28) para entregar as alegações finais da petista na fase intermediária do processo de impeachment. O documento será entregue à comissão especial do Senado que analisa o caso. Nas alegações finais, a defesa de Dilma vai tentar reforçar a tese de que a petista não cometeu crime de responsabilidade ao praticar as “pedaladas fiscais” – atraso de pagamentos da União para bancos públicos nos subsídios concedidos a produtores rurais por meio do Plano Safra – e ao editar decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional.


Cachoeira e outros 3 voltam à prisão; Cavendish ainda não foi levado

O empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira,  e outros três presos na Operação Saqueador da Policia Federal foram levados na manhã desta quinta-feira (28) para o presídio Ary Franco, em Água Santa, Zona Norte do Rio. Além de Cachoeira, a Polícia Federal prendeu Adir Assad, Marcelo Abbud e Cláudio Abreu. Apenas o dono da empreiteira Delta, Fernando Cavendish, ainda não chegou ao presídio, de acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).Nesta quarta-feira (27), a 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal (TRF-2) determinou que Cachoeira, Cavendish e os outros três réus da Saqueador voltassem a cumprir prisão preventiva em regime fechado. A operação Saqueador prendeu suspeitos de envolvimento em um esquema de lavagem de R$ 370 milhões desviados dos cofres públicos.


Ministério da Saúde exonera 73 cargos comissionados

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, exonerou titulares de 73 cargos comissionados da pasta, dentre os quais postos de assessoria técnica, gerentes de projeto e coordenadores de área. As portarias estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, dia 28.
O Diário Oficial traz ainda a nomeação de Ricardo Peres Demicheli para exercer, interinamente, o cargo de diretor executivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Além disso, o governo federal fez mudanças no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com a nomeação de Juarez Delfino da Silveira para o cargo de diretor de Gestão Estratégica. Ele substituirá William George Lopes Saab, cuja exoneração também está publicada no DOU de hoje.

Sítio de Atibaia

PF diz que dono não tem renda


Laudo da Polícia Federal, na Operação Lava Jato, aponta que o empresário Fernando Bittar, que afirma ser o proprietário de sítio em Atibaia (SP) não tem rendimentos suficientes para bancar a compra e a reforma do imóvel. O Santa Bárbara é o ponto central da investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os investigadores atribuem ao petista a propriedade do sítio. A defesa de Lula nega.

O documento da PF, subscrito pelos peritos criminais federais João José de Castro B. Vallim e Ior Canesso Juraszek contesta a versão da defesa de Lula, que alega apenas ter usufruído do sítio.

“Ainda que necessária a realização de exames periciais contábeis específicos para apurar evolução patrimonial de Fernando Bittar, montante de aproximadamente RS 1,7 milhão, dispendidos na compra e ampliação do sítio entre os anos de 2010 e 2011, apresenta-se discordante frente aos rendimentos, bens e direitos declarados no seu imposto de renda”, aponta o laudo.

As reformas foram bancadas pelas empreiteiras OAS e Odebrecht, segundo o laudo. As duas empresas são investigadas por formação de cartel na Petrobrás entre 2004 e 2014.
Exames periciais, afirma o documento, constataram ‘que as primeiras reformas do sítio contaram com a participação do engenheiro Frederico Horta, funcionário da Odebrecht’.

“Após concluída a primeira fase das reformas, ainda no ano de 2011, algumas outras intervenções foram realizadas no Sítio ao longo dos anos seguintes. A que mais se destaca pelo valor imobilizado foi a instalação da cozinha gourmet, pelo valor estimado de R$ 252 mil cuja execução foi coordenada por arquiteto da empreiteira OAS, Sr. Paulo Gordilho, com conhecimento do presidente da OAS, Léo Pinheiro, e com orientação do ex-presidente Lula e sua esposa, conforme identificado nas comunicações do arquiteto da empreiteira e de Fernando Bittar”, informa o documento.
Agência Estado

ELEIÇÕES 2016





PT e PC do B aliados

Como era de se esperar, mesmo depois de pensar em uma aliança com o PDT, o PC do B acabou acertando uma coligação com o Partido dos Trabalhadores. Companheiros históricos, os dois partidos marcharão juntos, mais uma vez, nas eleições municipais de outubro, pelo menos em Porto Alegre.

Durante ato realizado no Mercado Municipal, o candidato petista, Raul Pont, oficializou o convite à comunista Silvana Conti (PC do B), professora municipal e diretora do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre.

Lamentando o que chamou de “divisão da esquerda”, a sindicalista Silvana Conti disse que o ideal “seria construir uma aliança mais ampla com partidos de esquerda”. Ela lembrou que o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), “está concretizando uma grande aliança enquanto nós estamos fragmentados”

Raul Pont (PT) antecipou que vai propor um acerto com Luciana Genro, sugerindo que “o partido de esquerda que não for para o segundo turno, apoiará o outro no momento decisivo”.

Os dois partidos, PT e PC do B, realizam convenções, em Porto Alegre, no próximo sábado, dia 30.


Chapa pura no PSOL

Depois de tentar algumas alianças, o Partido da candidata Luciana Genro decidiu que buscara a Prefeitura de Porto Alegre com chapa pura, ou seja, os candidatos a Prefeito e a vice serão do partido. O companheiro de chapa de Luciana será o deputado estadual Pedro Ruas.

A decisão foi tomada logo após o anuncio de que a REDE apoiará Sebastião Melo na corrida pela prefeitura. Roberto Robaima, presidente estadual do PSOL, lamentou o apoio da REDE e disse acreditar que “parte importante da REDE não apoiará Melo”. 


Mais um partido apoia Melo 

Cortejado pelo PSOL, o partido de Marina Silva, a REDE, decidiu ontem (27) que estará ao lado de Sebastião Melo na busca pela eleição de prefeito em Porto Alegre. Foram 23 votos favoráveis e uma abstenção, transformando a REDE no 14º partido a apoiar o candidato do PMDB. Também ficou acertada uma aliança com o PSB na eleição proporcional.

O deputado federal João Derly, a deputada estadual Regina Becker e o vereador Mauro Pinheiro, foram decisivos no convencimento aos demais companheiros de partido.

Agora, a coligação que apoia o vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) na disputa pela prefeitura, é formada por 14 partidos.


PSDB e PP quase juntos. Viera mais isolado

Para o vereador Kevin Krieger, presidente municipal do PP, mesmo que o partido esteja pensando em apoiar Sebastião Melo, “o PSDB tem mais a ver com o nosso DNA”. Ao mesmo tempo, o candidato tucano, Nelson Marchezan Jr, foi mais categórico ao informar que “nossas conversas estão muito bem encaminhadas  e vamos fechar com o PP”. Ele colocou a vaga de vice à disposição dos progressistas. Marchezan tem, também, o apoio de alas do Movimento Brasil Livre e do Vem Prá Rua.

Sebastião Melo tem o apoio da maioria da bancada do PP na Câmara Municipal, mas não promete a vaga de vice aos progressistas. Ela está reservada ao PDT, já que a situação de Vieira da Cunha está cada vez mais difícil. Sem conseguir concretizar nenhum apoio importante, Vieira está ficando isolado e, dependendo do que acontecer até amanhã, data determinada pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi, Vieira da Cunha poderá desistir de sua candidatura, apoiando Sebastião Melo.


Gramado pode ter Bertolucci

O PP está organizando para amanhã, em Gramado, uma grande festa que reunirá, pelo menos, 500 pessoas, com a finalidade de ouvir um sim do ex-prefeito Pedro Bertolucci. Ele poderá, mais uma vez, disputar a eleição de outubro, com grandes possibilidades de levar, novamente, o PP para a prefeitura no lugar de seu companheiro Nestor Tissot. Bertolucci tem como principal apoiadora a senadora Ana Amélia Lemos. Os outros concorrentes à prefeitura de Gramado são João Alfredo Bertolucci (PDT) e Evandro Moschem (PT).

Eu volto amanhã! 

28/07/2016


Estadão - Meirelles negocia com Temer tirar do Planejamento a secretaria de Orçamento
Com mudança, ministro da Fazenda passaria a ter maior controle sobre os gastos da União e, ao mesmo tempo, esvaziaria o Ministério do Planejamento, que está com o interino Dyogo Oliveira desde a saída do senador Romero Jucá

Folha de São Paulo - Meirelles negocia com Temer tirar do Planejamento a secretaria de Orçamento
Com mudança, ministro da Fazenda passaria a ter maior controle sobre os gastos da União e, ao mesmo tempo, esvaziaria o Ministério do Planejamento, que está com o interino Dyogo Oliveira desde a saída do senador Romero Jucá

O Globo - Câmeras monitoram mais de seis mil pontos do Rio
Aumento de dispositivos foi de 77%. Só no Cristo Redentor, foram instalados 25 dispositivos acompanhados 24 horas

Correio Braziliense - Investigação sobre avião de Eduardo Campos indicia 20 pessoas
Polícia Federal atesta que "dono" da aeronave captava propinas para beneficiar ex-governador de Pernambuco, morto em agosto de 2014

Estado de Minas - Denúncias de imagens íntimas na internet se destacam em BH
Espalhar fotos ou vídeos de terceiros já se enquadra no segundo tipo de crime mais denunciado em delegacias especializadas. Polícia e Justiça endurecem repressão e penas

Tribuna da Bahia - Gravíssima: multa por dirigir falando ao celular vai subir 200%
A partir de novembro, a multa vai pular para R$ 293,47, passando a ser infração gravíssima

Revista VEJA - Prefeitura do Rio gasta R$ 233 mi para concluir obras atrasadas
Contratos foram firmados sem licitação; Empresa Olímpica Municipal diz que não foi feita a cotação no mercado por causa de imprevistos

Revista ÉPOCA - Lava Jato no Rio denuncia 15 por corrupção e lavagem de dinheiro em Angra 3
Ex-diretores da Eletronuclear e executivos da Andrade Gutierrez e Engevix são acusados de montar esquema de fraude em licitações para obras da usina

Revista EXAME - Lucro da Vale cai 30% no trimestre por provisão com Samarco
A Vale , maior produtora global de minério de ferro, anunciou um lucro líquido de 3,585 bilhões de reais, queda de 30 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado

Portal IG - Tese do "golpe" em eleições municipais divide PT e afasta Dilma de campanhas
Candidatos avaliam a conveniência de ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no palanque e muitos preferem que Dilma fique distante nas eleições

Portal G1 - Hillary 'está pronta' para ser presidente, diz Obama em convenção
Presidente discursou na Filadélfia e destacou experiência da candidata. Tom otimista se contrapôs ao discurso de 'lei e ordem' de Trump

Agência Brasil - Novo prazo para trabalhador sacar PIS/Pasep começa hoje
Os trabalhadores que não conseguiram sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 terão novo prazo para retirar o benefício. O período de saque começa hoje (28) e termina no dia 31 de agosto, segundo o Ministério do Trabalho.

Operação Lava Jato

Propina em contrato de 
R$ 53 milhões do BB

A Operação Lava Jato investiga o pagamento de propinas em contrato do Banco do Brasil com a Ação Informática Brasil. Dois ex-sócios da empresa revelaram em depoimento à Polícia Federal terem repassado valores para a Credencial Construtora Empreendimentos e Representações – acusada de ser empresa de fachada usada para lavagem de dinheiro no escândalo Petrobrás – por “consultoria” em negócio de fornecimento de software para o banco, fechado em 2010, por R$ 53,2 milhões.

A Credencial, que tem sede em Sumaré (SP), pertence a Eduardo Aparecido de Meira e Flávio Henrique de Oliveira Macedo, ambos presos em maio na 30ª fase da Lava Jato (Operação Vício). A firma seria usada pelos donos para intermediar negócios no governo federal – em áreas de óleo e gás, energia e tecnologia – com vínculos com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (governo Lula). A força-tarefa considera ter provas do repasse de dinheiro de corrupção da Credencial para Dirceu em contratos de fornecimento de tubos para obras da Petrobrás.
Os investigadores buscam agora informações sobre quem a Credencial – suspeita de ser de fachada – pagou em serviço prestado à Ação Informática no contrato do Banco do Brasil.

Quebra de sigilo bancário da Credencial revelou a transferência de R$ 4,9 milhões da Ação Informática, nos meses seguintes ao contrato com o banco estatal. A força-tarefa suspeita que os pagamentos para a investigada por corrupção e lavagem tenham ocultado propina para agentes públicos e políticos.

A relação entre a Ação e a Credencial passou a ser investigada no início do ano, após o juiz federal Sérgio Moro, da Lava Jato, em Curitiba, autorizar as quebras dos sigilos fiscal e bancário da empresa ligada a Dirceu. Os R$ 4,9 milhões foram repassados entre 19 de abril e 26 de junho de 2010. Eles começaram dias depois da Ação participar, em fevereiro, de uma licitação do Banco do Brasil para fornecimento de software e vencer o contrato, fechado em março.
Agência Estado

BOM DIA!

Pulo no escuro*

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, tornou pública, na segunda-feira passada, a atualização dos dados relativos às eleições municipais de outubro. Segundo o ministro, por ser o primeiro no qual se aplicará a proibição do financiamento de partidos e candidatos por pessoas jurídicas, esse pleito deve ser visto como um “experimento institucional”. Mendes revelou ceticismo em relação aos efeitos dessa proibição, argumentando que foi “um pulo no escuro” fazer alterações pontuais no processo eleitoral em vez de promover a necessária reformulação de todo o sistema político-partidário.

Gilmar Mendes foi um dos três ministros do STF que em setembro do ano passado votaram contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para proibir a doação de empresas a campanhas eleitorais, uma ideia fortemente apoiada pelo PT. O relator da ADI foi o ministro Luiz Fux, que sentenciou: “Chegamos a um quadro absolutamente caótico, em que o poder econômico captura de maneira ilícita o poder político”. Cabe observar que esse relatório foi elaborado sob o impacto da Operação Lava Jato, que começava a expor dramaticamente as vísceras de um sistema político amplamente corrompido pelo lulopetismo.

Mas a simples declaração de inconstitucionalidade das doações de pessoas jurídicas está longe de ser garantia suficiente de higidez do processo eleitoral, já que o sistema político em que se insere está de fato comprometido. Pode ter razão, portanto, o ministro Gilmar Mendes, quando diz que a próxima campanha será um “pulo no escuro”. Note-se que nesse episódio o PT, como de hábito, agiu essencialmente em defesa de seu projeto de poder, patrocinando um sistema em que, excluídas as doações de pessoas jurídicas, os partidos passariam a ser financiados basicamente com os recursos públicos do Fundo Partidário.

O financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas tende de fato a comprometer a representatividade e o equilíbrio do resultado das urnas em benefício de interesses corporativos, na medida em que rompe o princípio democrático de “um cidadão, um voto”.

Empresas não votam. Por outro lado, a exclusividade, ou preponderância do financiamento público aos partidos políticos – que, é sempre bom lembrar, são entidades privadas – tende a favorecer os governantes de turno num sistema político-partidário viciado pelo fisiologismo, campo fértil para projetos de poder populistas.

Assim, numa sociedade livre e democrática, o financiamento das legendas partidárias – indispensáveis à legitimidade de qualquer sistema democrático de governo – deve caber idealmente aos cidadãos, pessoas físicas que espontaneamente se filiam ou simplesmente apoiam com seu voto as legendas partidárias que julgam capazes de representá-los politicamente.

De resto, a proibição das doações eleitorais de empresas privadas não é garantia sequer de combate eficaz à corrupção, por uma razão muito simples, evidenciada pelas investigações da Lava Jato: não há controles que impeçam a prática generalizada da demanda e da oferta de propinas e de seu complemento indispensável, o caixa 2, assunto em que os melhores especialistas costumam ser os tesoureiros dos partidos políticos. Até mesmo uma empresa do porte da Odebrecht, a maior empreiteira de obras públicas do País, dispunha de um departamento discretamente dedicado a administrar os milionários pagamentos “por fora” a políticos e agentes públicos.

A proibição das doações de empresas criará problemas para os partidos na eleição municipal que se aproxima. Mas não se deve subestimar a criatividade dos interesses políticos e corporativos subterrâneos. Pelo menos enquanto não predominarem na vida pública homens e mulheres seriamente dispostos a erradicar as nefastas práticas de quem, na política, enxerga na administração pública e em suas relações com o mundo dos negócios um meio seguro de ganhar dinheiro sujo.
*Publicado no estadão.com em 28/07/2016