segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BOA NOITE!


Roxette é uma dupla de música pop rock sueca formada por Marie Fredriksson e Per Gessle e que alcançou sucesso mundial entre o fim dos anos 1980 até meados da década de 1990, período em que tiveram dezenove singles no top 40 do UK Singles Chart e quatro nos Estados Unidos.

No final dos anos 80, a Touchstone Pictures procurou a gravadora EMI e o Roxette solicitando uma contribuição para a trilha sonora de um filme estrelado por Richard Gere e Julia Roberts. Gessle indicou "It Must Have Been Love", gravação feita há dois anos. 

O filme Uma Linda Mulher foi lançado em março de 1990 e arrecadou mais de US$ 460 milhões de bilheteria a nível mundial. A trilha sonora recebeu três álbuns de platina, certificados pela RIAA

 "It Must Have Been Love" passou duas semanas como número um no ranking Billboard Hot 100, a partir da edição de 16 de junho de 1990, chegando ao topo dos rankings musicais em mais de 20 países.





Doadores de campanha

Indícios de irregularidades em 34%

O Tribunal de Contas da União (TCU), órgão do Legislativo de fiscalização, entregou nesta segunda-feira (5) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relatório que identificou 38.985 doadores de campanha com indícios de irregularidades em contribuições feitas a candidatos na disputa municipal deste ano. O número representa 34% do total das 114.526 pessoas que doaram.

Segundo o TCU, há, por exemplo, 35 doadores já falecidos, com registros de óbito nos cartórios. Outra parte dos doadores – o número total ainda não foi divulgado – demonstrou indícios de ter doado valores acima do permitido. A legislação permite doação de até 10% da renda do ano anterior. Há, por exemplo, doadores cadastrados no Bolsa Família e em outros programas assistenciais, o que não é ilegal, mas levanta a suspeita de que a doação possa ter sido feita de forma incompatível com a renda.

A fiscalização do TCU também identificou 1.426 fornecedores de campanha com indícios de irregularidades, como empresas sem capacidade operacional para entregar o serviço ou produto contratado, firmas sem empregados registrados ou não cadastradas na Receita Federal ou na Junta Comercial do município. O número representa 2,3% do total de fornecedoras fiscalizadas (60.952 prestadores de serviço).

Os dados apresentados pelo TCU foram compilados com base em relatórios financeiros entregues por candidatos e partidos a cada 72 horas, conforme as novas regras eleitorais aprovadas no ano passado. Os indícios serão agora enviados a juízes eleitorais, que terão 5 dias para determinar diligências – verificações para apurar se de fato há ilegalidades nas doações.

Se elas forem encontradas, deverão ser anexadas à prestação de contas do candidato, que corre o risco de ter a candidatura contestada e rejeitada, ao final do processo eleitoral.
Agência Globo

Durante protesto

Bateram a carteira do Suplicy

O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) teve sua carteira roubada neste domingo, 4, ao participar dos protestos em defesa de Dilma Rousseff (PT) e contra o presidente Michel Temer (PMDB) na capital paulista.

Aos 75 anos, Suplicy se deu conta que havia sido furtado ao ir para uma lanchonete após o fim da manifestação, que se encerrou no Largo da Batata, na região oeste.

Ele anunciou o fato em seu perfil oficial no Facebook e pediu nesta manhã para quem encontrar a carteira contatá-lo, e também fez um Boletim de Ocorrência digital. Até o momento, contudo, ele ainda não teve nenhum retorno.

Não é a primeira vez que o petista é roubado na capital paulista. Há três anos, durante a Virada Cultural, ele teve sua carteira, seu celular e seus documentos furtados durante o show de Daniela Mercury e Zimbo Trio. Ele foi furtado enquanto cumprimentava o público na Estação Júlio Prestes.

Na ocasião, ele subiu ao palco e fez um apelo junto à cantora para que pelo menos os documentos, o celular e os cartões fossem devolvidos, o que ocorreu cerca de 15 minutos depois.
Agência Estado

RAPIDINHAS


Lula se recusa a falar sobre ‘tralhas’ a Moro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à Operação Lava Jato, por meio de sua defesa, que não reconhece a competência do juiz federal Sérgio Moro na investigação sobre as 23 caixas com presentes recebidos pelo petista no período que ocupou a Presidência da República e que foram apreendidas pela Polícia Federal na Operação Aletheia, em março deste ano. Lula afirma que somente prestará esclarecimentos à Justiça Federal de Brasília. “Necessário salientar que o peticionário não reconhece a competência do Juízo da 13ª Vara Criminal de Curitiba para a condução do presente feito”, afirmam os advogados Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Juarez Cirino dos Santos. “Há que se pontuar que o presente procedimento versa sobre fatos que ocorreram em Brasília (isto é, suposto recebimento de bens quando no exercício do cargo de Presidente da República) e a busca e apreensão se deu em agência do Banco do Brasil em São Paulo.


Movimentos sem-terra invadem ministério e pedem renúncia de Temer
Movimentos sem-terra invadiram a sede do Ministério do Planejamento, em Brasília, e iniciaram uma ocupação para pressionar pela queda do governo efetivado no Planalto desde a semana passada. Ao menos treze organizações formadas por sem-terra participaram da invasão, iniciada ainda no final da madrugada desta segunda-feira (5), por volta das 4h50. Seus integrantes afirmam que a ocupação só será encerrada na próxima quarta-feira, feriado nacional, dia da Independência do Brasil.  Os grupos tem como objetivo, além do pedido de renúncia de Temer e da realização de novas eleições diretas para presidente, chamar a atenção para as pautas que abrangem a Jornada de Lutas Unitárias.  Os principais pontos são "a defesa da soberania nacional, visando especialmente a proteção ao pré-sal; a não aprovação da lei que flexibilizaria a venda de terras brasileiras a estrangeiros; a manutenção da Previdência Social sem reformas; e o direito a uma alimentação mais saudável e menos industrializada para os brasileiros".


Cura do câncer infantil pode chegar a 70% com diagnóstico precoce
Embora o câncer infantil seja a terceira maior causa de morte de pessoas com idade entre 1 e 19 anos (perdendo apenas para acidentes e violência), o índice de cura da doença pode chegar a 70% quando ela é diagnosticada precocemente. A conclusão é da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, que promove neste mês a campanha Setembro Dourado. Atualmente, os índices de cura giram em torno de 50%, 30% abaixo dos alcançados em países como Estados Unidos, por exemplo. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 12 mil novos casos de câncer infantil são registrados no Brasil a cada ano. Na maior parte dos casos os pacientes tem idade entre 4 e 5 anos quando descobrem a doença. Entre os tipos mais comuns da doença estão leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas.


Técnicos da Câmara avaliam se caso Dilma influencia processo de Cunha
A pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), técnicos da área jurídica da Casa preparam um estudo a respeito dos efeitos da decisão do Senado sobre o impeachment de Dilma Rousseff na votação do processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Assessores ouvidos pelo G1 confirmaram nesta segunda-feira (5) que, desde sábado (3), se debruçam sobre o assunto. No julgamento da ex-presidente, a votação do impeachment foi fatiada em duas. Os senadores decidiram pela perda do mandato presidencial, mas, na segunda votação, mantiveram o direito de ela exercer cargos públicos. Para técnicos da Câmara, a avaliação inicial é que o processo de Dilma não tem reflexo na votação da Câmara.


Léo Pinheiro é ‘criminoso habitual’, diz MP

Nem mesmo o avanço da Operação Lava Jato e o afastamento da presidência da construtora OAS foram capazes de impedir que o empreiteiro Léo Pinheiro continuasse a cometer crimes e pagar propina para manter seus interesses longe do crivo da lei. As conclusões são do Ministério Público Federal, que pediu ao juiz Sergio Moro nova prisão preventiva do empresário. Pinheiro foi levado para prestar depoimento nesta segunda-feira e depois será levado a Curitiba. Ele é um dos alvos da Operação Greenfield, deflagrada hoje. “As evidências revelam que Léo Pinheiro, já condenado por esse juízo [Sergio Moro] é um criminoso habitual e, concretamente, seus delitos não ficaram circunscritos. (…) Apurou-se, com boa prova de materialidade, que Léo Pinheiro reiteradamente pratica graves crimes de corrupção e lavagem de ativos em largo espectro”, disse o MP ao sustentar, junto a Moro, uma nova prisão do empresário. “O grau de participação, controle e ingerência de Léo Pinheiro nesses delitos é muito maior do que se imaginava à época”, completam os procuradores.

PREMIO PRESS

Os melhores do jornalismo gaúcho

Começou na ultima quinta-feira, dia 1º, a etapa de indicações para o Prêmio Press 2016, período que se estende até 30 de outubro e durante qual o público leitor, ouvinte e telespectador pode votar nos seus profissionais de imprensa preferidos, nas 17 categorias de premiação. Paralelamente, os jornalistas profissionais podem participar, indicando seus colegas para a etapa do Prêmio Press. Isso tudo através do www.revistapress.com.br

Os dois mais votados no Voto Popular e os três mais votados no Voto Profissional vão para a terceira e decisiva etapa de escolha dos melhores do ano, que é a do Júri de Convidados, formado por 60 nomes escolhidos pela revista Press, entre autoridades, lideranças associativas, empresários e especialistas em comunicação.

O resultado será conhecido no dia 22 de novembro, em grande festa no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS.

O Prêmio Press realiza a sua 17ª edição, consolidado como o maior e mais disputado prêmio do jornalismo brasileiro. Neste ano, a campanha de divulgação, criada pela agência Integrada, enfatiza a determinação dos profissionais de imprensa na busca da verdade, onde ela estiver.


O evento tem patrocínio de Sistema FIERGS, FECOMERCIO, SINDUSCON, SICREDI, CIEE e STICC, com apoio do SBT, ABAP e KRIM Bureau.

Greve Geral

Bancários param nesta terça

  
A paralisação em todo o país foi decidida em assembleia na 
semana passada, com início nesta terça-feira (6).

Cerca de 140 sindicatos e federações do país entraram em acordo com a Confederação que representa trabalhadores do ramo financeiro (Contraf).

A categoria reivindica reajuste salarial de 5% além de reposição da inflação no período (9,57%).
Outro tema da pauta de reivindicações é a regulamentação do atendimento remoto, pois a digitalização dos serviços bancários vem acentuando a tendência de cortes de pessoal no mercado. 

A última greve nacional dos bancários aconteceu em outubro de 2015 e durou 21 dias.

Serviços

Durante a paralisação, os clientes poderão utilizar caixas eletrônicos e também as centrais de atendimento dos bancos. Consultas de saldo e realização de transferências poderão ser feita.

Pagamentos de contas e saques podem ser feitos em lotéricas. Essas e outras funções também estão disponíveis nos sites dos bancos ou por meio de aplicativos dos dispositivos móveis.

05/09/2016



Estadão - Leo Pinheiro e Vaccari são alvo da Operação Greenfield
Os dois também são alvo da Operação Lava Jato

Folha de São Paulo - PF mira fundos de pensão e leva para depor Joesley e Wesley Batista
Condução coercitiva dos donos do Grupo J&F estão entre os mandados da operação, em oito Estados e no DF, contra desvios em fundos de Petrobras, Caixa, Correios e BB

O Globo - PF apura fraude em fundos de pensão e cumpre mandados em 8 estados e DF
Justiça determina também bloqueio de bens e ativos no total de R$ 8 bi

Correio Braziliense - Defesa de Dilma entrará com nova ação no STF para tentar anular impeachment
Desta vez sob o argumento de "falta de justa causa" e vícios no processo

Estado de Minas - Temer vive o desafio de unir a base aliada no Congresso
Presidente Michel Temer volta nesta terça-feira (6) ao país e tem como primeira missão assumir articulação política com o Congresso, depois do racha causado pelo fatiamento do impeachment de Dilma

Tribuna da Bahia - Governo Temer acelera projeto de terceirização irrestrita
Projeto no Senado prevê terceirização para todas as atividades; Planalto trabalha para que a proposta seja aprovada ainda este ano

Gazeta do Povo - Manifestantes atacam sede do PMDB em Curitiba
A manifestação começou pacífica, mas depois da depredação da sede peemedebista também aconteceram ataques a um bar e duas agências bancárias

Diário Catarinense - Protestos acendem o debate sobre melhor forma de sair às ruas
Recentes manifestações em Florianópolis motivam discussão sobre como protestar sem que ocorram atos de vandalismo e confrontos

Revista VEJA - ‘Acordo para ajudar Dilma foi combinado e ensaiado’
O senador José Medeiros entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal contra a decisão do Senado Federal que fatiou o julgamento do impeachment

Revista EXAME - Operação da PF confisca avião, 139 carros e 90 imóveis
A ordem judicial, da 10ª Vara Federal, de Brasília, também determinou o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 investigados

Revista ÉPOCA - Rodrigo Maia: “Isto aqui não é um videogame, é uma guerra”
O presidente da Câmara diz que o governo enfrentará dificuldades no embate com a oposição – e que é fundamental convencer a população sobre a necessidade das reformas

Portal G1 - 'Tenho medo que me tirem daqui': Crise leva famílias para baixo de viaduto
Sem condições de pagar aluguel, famílias recorrem a espaço da Pastoral Povo de Rua, onde dizem ter mais autonomia do que nos abrigos oficiais da Prefeitura

Portal IG - Eduardo Cunha articula para esvaziar votação
O movimento de esvaziamento tem como alvo o PMDB e legendas do Centrão - grupo de 13 partidos liderados por PP, PSD, PTB e Solidariedade

Agência Brasil - Instituições financeiras esperam queda maior da economia este ano
A estimativa para a queda do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 3,16% para 3,20%

Protesto contra Temer

Vandalismo, tumulto e ação da PM

Foto: Estadão/Reprodução
 A manifestação contra o governo Michel Temer e em defesa da presidente cassada Dilma Rousseff em São Paulo foi pacífica na maior parte do tempo e, após o encerramento, houve confusão. O ato começou no domingo, 4, à tarde, na Avenida Paulista, região central, e foi dispersado à noite pela Polícia Militar com o uso de bombas e jato d’água depois de um princípio de tumulto no Largo da Batata, na zona oeste. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), nove manifestantes foram detidos.

A passeata partiu da frente do Museu de Arte de São Paulo (Masp), por volta das 18 horas, após o evento com a tocha Paralímpica. As duas pistas da Avenida Paulista foram bloqueadas. O grupo seguiu pela Avenida Rebouças. A organização finalizou o ato as 21 horas, em Pinheiros – foi quando houve, com as portas da Estação Faria Lima fechadas, empurra-empurra no acesso e a primeira bomba foi lançada.

A SSP informou, em nota, que a confusão "se transformou em depredação". "A Polícia Militar atuou para restabelecer a ordem pública, sendo recebida a pedradas, intervindo com munição química (bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo) e uso de jato d'água." Segundo a pasta, catracas foram depredadas.

Com o tumulto, os manifestantes começaram a correr. Barricadas com lixo foram incendiadas na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que foi interditada. Agências bancárias foram atacadas e passageiros de ônibus foram surpreendidos com as bombas de gás. Lixeiras foram depredadas.

Houve correria também nas Ruas dos Pinheiros e Teodoro Sampaio. Os nove detidos, segundo a SSP, portavam pedaços de madeira, pedras, ferros e máscaras e foram encaminhados para o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na zona norte.
Agência Estado

BOM DIA!

Um sistema claramente disfuncional*

A consumação do segundo impeachment de um presidente da República em pouco mais de duas décadas obriga a uma profunda reflexão sobre a disfuncionalidade do sistema de representação em vigor no Brasil. Desse defeito estrutural decorrem graves riscos para a estabilidade política do País. Tanto no caso de Fernando Collor de Mello em 1992 como no de Dilma Rousseff agora, o que se viu foi o uso do impeachment para apear da Presidência governantes incapazes de arregimentar, por meios legítimos e legais, apoio suficiente no Congresso nem sequer para salvar a pele, que dirá para governar o País.

Os dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, como a Lei 1.079, de 1950, previstos para salvaguardar o interesse nacional em casos extremos, são razoavelmente eficazes. Por eles se resolvem os excessos cometidos contra a lei orçamentária e a administração do dinheiro público, como foi o caso de Dilma, e de quebra de decoro, como aconteceu com Collor. O problema, portanto, não reside aí.

O que condena o País a viver crises políticas periódicas é a estrutura viciosa e viciante do sistema partidário e eleitoral. A pretexto de permitir-se a livre manifestação das ideias, foram criadas imensas facilidades para a formação de partidos. São mais de 30, e há outros tantos no forno. Criam-se partidos com mais facilidade do que se abrem negócios de secos e molhados. Não há ideologias e programas para tantos partidos. E muitos deles, de propósito ou por falta do que melhor fazer, se tornam, de fato, agentes de negócios, tendo por capital tempo de propaganda gratuita e como avalistas eleitores ingênuos que sufragam os mais espertos do grupo.

Nesse sistema é praticamente impossível um candidato eleger-se para cargo majoritário – de prefeito a presidente da República – e, ao mesmo tempo, conquistar maioria no Legislativo. Esse sistema é uma fábrica de governos de minoria. É consequência da tendência parlamentarista que teve certo predomínio nos trabalhos da Constituinte de 1988. Mas acabou prevalecendo a ideia presidencialista, o que resultou nesta extravagância que temos de suportar.

Completa sua irracionalidade a clausura em que se transformaram os partidos, devido ao facilitário legal. São eles, na maioria, propriedade titulada de alguns que, para não perder suas posses, restringem o debate interno ao mínimo e impedem a renovação de quadros. Assim, a vida partidária se estiola, nela ficando os de sempre e dela se afastando a juventude idealista disposta a servir à Nação.

Graças ao sistema eleitoral proporcional em vigor, esses partidos conseguem eleger nulidades sem nenhuma representatividade, mas com grande apetite pelas sinecuras que os governos costumam oferecer para compor sua base de apoio. Tal maioria, como é possível depreender, não é nem fiel nem programática: reúne-se e vota a favor do governo somente se for devidamente alimentada. A cada votação, cada um dos parlamentares, como se fosse um partido de si mesmo, apresenta sua fatura ao governo.

Para recuperar o valor do voto, e acabar com esse mercado indecente, seria necessário aprovar um sistema que restabelecesse a relação do eleitor com o eleito. O sistema distrital seria a solução óbvia – cada partido apresenta apenas um candidato por distrito, e quem tiver mais votos leva a vaga. Hoje, o sistema é proporcional, por meio do qual muitos candidatos se elegem sem que o eleitor saiba quem são, fenômeno agravado pela possibilidade de coligações, que permitem a eleição até de quem teve apenas um punhado de votos. A ausência de uma cláusula de barreira suficiente para barrar partidos de aluguel completa a desmoralização do Congresso.

E assim se chega ao centro do problema, que mina o edifício da democracia brasileira. O Congresso deixou de ser o local em que se negociam projetos para o País. Prevalecem os interesses paroquiais, quando não a mais desbragada corrupção, sempre por meio de maiorias de ocasião. Estabelece-se, assim, um círculo vicioso, que nada tem a ver com o desejado mecanismo de freios e contrapesos entre os Poderes, muito menos com governabilidade. Esse sistema não é a causa da corrupção que devora o Tesouro e pisoteia a dignidade da Política. Há sempre a considerar o mal que habita a alma humana. Mas o despautério do sistema é um convite à transgressão. É preciso, com urgência, fazer uma reforma política decente.


*Publicado no Portal estadão.com em 05/09/2016