segunda-feira, 12 de setembro de 2016

BOA NOITE!

Como eu era antes de você



Às vezes você encontra o amor onde menos imagina. E às vezes ele te leva onde nunca esperou ir. Louisa "Lou" Clark vive em uma pitoresca cidade de campo inglesa. Sem direção certa em sua vida, a criativa e peculiar garota de 26 anos vai de um emprego a outro para tentar ajudar sua família com as despesas. Seu jeito alegre no entanto é colocado à prova quando enfrenta o novo desafio de sua carreira. Ao aceitar um trabalho no "castelo" da cidade, ela se torna cuidadora e acompanhante de Will Traynor, um banqueiro jovem e rico que se tornou cadeirante após um acidente ocorrido dois anos antes, mudando seu mundo dramaticamente em um piscar de olhos.

A trilha sonora do filme Como eu era antes de você, Photograph,  tem interpretação de Ed Sheeran



Previsão de ciclone

Defesa Civil emite alerta

A Defesa civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta segunda-feira por conta da previsão de um ciclone que deve atingir o Estado entre a noite de hoje e a próxima quarta. No comunicado, o órgão afirma que está monitorando a formação do fenômeno, que tem potencial para derrubar árvores, placas e prejudicar fiações elétricas.

A noite desta segunda-feira já deve registrar chuva intensa em alguns pontos do Estado. Entre terça e quarta a forte ventania deve aumentar. A chuva deve se concentrar especialmente na Região Sul. Os ventos constantes, que podem chegar a 55 km/h, são esperados em grande parte do Litoral Sul e Norte, próximo da Lagoa dos Patos, no extremo sul gaúcho, próximo de Rio Grande, na parte leste da Campanha e Região Metropolitana de Porto Alegre. As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h.

O ciclone extratropical irá se formar no Uruguai e segue na direção do oceano, sem ingressar diretamente no Rio Grande do Sul. A sua região de ventos, no entanto, será ampla e, por isso, são esperadas as alterações climáticas significativas no Estado.
Com Correio do Povo/Conteúdo

Caso Celso Daniel

Marcos Valério confirma chantagem

Foto: Revista VEJA/Reprodução
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 38 anos de prisão por ser o operador financeiro do mensalão, o empresário Marcos Valério narrou nesta segunda-feira ao juiz federal Sergio Moro o que sabe sobre a operação petista para comprar o silêncio do empresário Ronan Maria Pinto, que ameaçava envolver o ex-presidente Lula no assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel. Ao ser perguntado pelo procurador Diogo Castor de Mattos sobre o dinheiro pago a Ronan mediante a chantagem, Valério se virou para Moro, confirmou que tomou conhecimento do suborno, mas não quis entrar em detalhes: disse que era algo “muito grave” e que temia pela sua vida na penitenciária.

Na esteira de sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal em 2012, por envolvimento no esquema do mensalão, o publicitário Marcos Valério prestou um depoimento ao Ministério Público Federal naquele ano em que citava o caso do assassinato de Celso Daniel. Diante da condenação a mais de 40 anos de cadeia, Valério indicou ao STF seu desejo de prestar novas declarações ao tribunal sobre o esquema. Um acordo de delação, contudo, nunca chegou a ser firmado.

Na ocasião, o publicitário disse que um empréstimo concedido pelo Banco Schahin ao empresário José Carlos Bumlai em 2004 tinha como finalidade pagar uma extorsão a que eram submetidos Lula e o ex-ministro Gilberto Carvalho. “O termo certo é chantagem. Ouvi de Silvio Pereira na primeira conversa dentro do hotel Sofitel. Foi explícito isso, o ministro José Dirceu, o presidente Lula e Gilberto Carvalho estavam sendo chantageados”, afirmou Valério a Moro no depoimento de hoje. “Vou revelar para o senhor como é que eu fiquei sabendo desse assunto. O PT tem a mania de montar comitê de crise e, durante o processo do mensalão, montaram o comitê de crise, que era toda segunda-feira dentro do Palácio. 

Paulo Okamotto
Nesse comitê, no meu primeiro depoimento na CPI do mensalão, apareceu uma pessoa que eu nunca vi na minha vida. Chama-se Paulo Okamotto. Eu nunca o tinha visto. Ele se apresentou, conversamos sobre o escândalo e foi se passando o tempo. Esse Paulo Okamotto é que ficou me pajeando o tempo todo. Encontrei com ele ‘n’ vezes e, numa dessas, eu fiquei sabendo que o senhor José Carlos Bumlai tinha feito o empréstimo e eles tinham pago o empréstimo com o financiamento da sonda”, completou.

Em seu depoimento de 2012, Valério cita o navio sonda locado à Schahin, a intermediação de Bumlai e o assassinato do ex-prefeito. Um montante de 6 milhões de reais teria sido repassado ao empresário de transportes de ônibus de Santo André Ronan Pinto para impedir que ele implicasse Gilberto Carvalho, Lula e José Dirceu no caso, segundo o depoimento de Valério.
Fonte: Revista VEJA

RAPIDINHAS


'Sem a menor chance', diz Cunha sobre possível renúncia
O deputado afastado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) negou na tarde desta segunda-feira, 12,  que pretende renunciar ao mandato. Questionado se procedia a informação de que iria abrir mão do cargo diante da possibilidade de o plenário iniciar a votação do processo de cassação nesta segunda-feira, o peemedebista foi enfático: “Não. Sem a menor chance”. Apesar das negativas de Cunha, dentro da Câmara circula, entre alguns parlamentares, a informação de que ele deverá renunciar ao cargo, antes ou durante a sessão, marcada para as 19h.

PF quer delação da Schahin sobre pagamentos a ‘garçom de Lula’ e Delfim Netto
A Polícia Federal negocia com donos da Schahin uma nova colaboração premiada, nas investigações da Operação Lava Jato, em Curitiba. O objetivo é esclarecer pagamentos identificados do grupo empresarial para investigados como Carlos Roberto Cortegoso, segundo maior fornecedor da campanha de reeleição de Dilma Rousseff, e para o sobrinho do ex-ministro do milagre econômico, Delfim Netto. Um dos donos do Grupo Schahin confessou ter feito, em 2004, empréstimo de R$ 12 milhões para o PT, em nome do pecuarista José Carlos Bumlai,  amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos destinos do dinheiro, segundo descobriu a Lava Jato, foi o empresário de Santo André (SP) Ronan Maria Pinto – condenado por corrupção no governo do prefeito assassinado Celso Daniel (PT) -, que usou parte do valor para a compra do jornal Diário do Grande ABC.

Cármen Lúcia assume presidência do Supremo para mandato de dois anos
Em uma cerimônia que reuniu as maiores autoridades do país, a ministra Cármen Lúcia tomou posse na tarde desta segunda-feira (12) no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal(STF) no lugar do ministro Ricardo Lewandowski. Durante o mandato de 2 anos, a magistrada acumulará a chefia da mais alta Corte do país com a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle do Judiciário. Na mesma solenidade, o ministro  Dias Toffoli foi empossado por Cármen Lúcia no posto de vice-presidente do Supremo Ele deverá suceder Cármen Lúcia no comando da Corte em 2018.  Natural de Montes Claros (MG), Cármen Lúcia, 62 anos, é a segunda mulher a presidir o STF. Ela foi indicada para a Suprema Corte, em 2006, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À época, o tribunal era comandado pela ministra aposentada Ellen Gracie.

Juros médios no cartão de crédito passam de 450% ao ano, diz Anefac
As taxas de juros subiram de julho para agosto e encareceram ainda mais o crédito para consumidores e empresas, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). No caso das linhas para pessoas físicas, subiram as taxas cobradas na maioria das modalidades, com destaque para o cartão de crédito rotativo, cujos juros passaram de 447,44% ao ano, em julho, para 451,44% ao ano, em agosto. Na sequência, está o cheque especial. De 293,79% ao ano, a taxa passou de 296,33% ao ano, em agosto.Considerando todas as modalidades, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação: de 8,09% ao mês (154,35% ao ano) em julho para 8,13% ao mês (155,48% ao ano) em agosto de 2016. Essa é a maior maior taxa de juros desde agosto de 2003, de acordo com a pesquisa.

Comissão do Senado decide se idosos terão cota para voos de graça
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal poderá votar nesta terça-feira o projeto que prevê uma cota de passagens aéreas gratuitas para idosos de baixa renda. Apresentado em 2011 pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o Projeto de Lei do Senado 482/2011 prevê que as empresas aéreas reservem nas aeronaves duas poltronas gratuitas para idosos. Essa determinação já está prevista no Estatuto do Idoso para o transporte coletivo interestadual. O Estatuto do Idoso prevê também desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens no transporte coletivo interestadual para os idosos que excederem as vagas gratuitas e que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Essa obrigação, ainda de acordo com o projeto de Vital do Rêgo, será estendida às companhias aéreas.

OPINIÃO

Nossos anos verde-oliva
Bolívar Lamounier*

Mesmo que o PT saia nanico das eleições do mês que vem, mesmo que o labirinto da corrupção petista seja desvendado até as últimas minúcias, mesmo que Lula vá para a cadeia, o que sobrar do lulopetismo permanecerá como uma unha encravada na vida brasileira por muito tempo.

Digo isso porque centenas de milhares de cidadãos, entre os quais uma parcela muito grande de jovens, comprou a mercadoria ideológica de má qualidade que o PT lhes ofereceu ao longo dos últimos 36 anos. Pior ainda, muitos, talvez a maioria deles, não tem a coragem e a honestidade intelectual necessárias para fazer sua autocrítica, reconhecendo que participaram de uma autêntica “jornada de otários”. 

Para complicar mais um pouco, os “progressistas” de verdade não têm sabido travar a guerra ideológica – a mãe de todas as guerras. Por progressistas de verdade entendo os que querem de fato o bem deste país, com crescimento econômico, educação de qualidade, redução das desigualdades sociais e a vida cívica e política que desejamos. Basta ver o sistema educacional, tomado de alto a baixo por professores que abordam todas as questões possíveis por um prisma ideológico, sem o menor escrúpulo. 

Estudar textos sérios de história, sociologia, economia e política é uma tarefa árdua, bem o sabemos. Por isso, creio ser fundamental estimular os jovens a ler as obras de ficção de alta qualidade que têm aparecido nos últimos anos. Há várias obras belíssimas. Hoje li um pouco do romance “Nossos anos verde-oliva”, do chileno Roberto Ampuero. O primeiro contato já indica que se trata de uma obra prima; um pungente relato sobre a experiência cubana. Em seu prefácio, Mário Vargas Llosa escreve: “o personagem central e narrador da história, apesar das muitas concessões que tem que fazer para sobreviver, nunca perde uma decência inata e um ideal de justiça que conseguem manter uma pequena luz de esperança em meio a essa deprimente realidade”.

*Escritor, professor e cientista político

12/09/2016


Estadão - Cassação de Cunha vai a plenário; aliados manobram
Sessão na noite desta segunda-feira, 12, dá início a julgamento do ex-presidente da Câmara; defensores tentam adiar análise ou estabelecer uma pena branda para o deputado afastado

Folha de São Paulo - Minha cassação será troféu para o PT, afirma Eduardo Cunha
Deputado diz que perda de seu mandato, que deve ser votada hoje, fortalece tese de que houve golpe contra Dilma Rousseff

O Globo - 'Seria absurdo interferir na Lava-Jato', diz presidente
'Não tem a menor possibilidade de interferência do Executivo', diz o presidente

Correio Braziliense - Cármen Lúcia assume comando do STF em cerimônia de posse prestigiada
Solenidade deve contar com a presença do presidente Michel Temer e de três ex-presidentes da República: Lula, FHC e Sarney

Estado de Minas – Calote nas escolas dispara em Minas
Sindicato estima inadimplência de 16%, quase o triplo da média dos últimos anos

Tribuna da Bahia - Cunha usará caso de Dirceu para tentar escapar de Moro
A ideia é pedir o mesmo tratamento de nomes como José Dirceu, que manteve o foro privilegiado no mensalão

Diário Catarinense - Projeto sobre jogos de azar deixa Balneário Camboriú de fora
Chance de legalização do jogo havia aguçado o interesse de investidores

Revista VEJA - Em dois anos, setor automotivo corta 200 mil empregos
O número reflete a queda na produção no setor, que deve ter recuperação lenta, e inclui vagas em montadoras, fornecedores de autopeças e concessionárias

Revista EXAME - Esposa de Cunha diz que gastou dinheiro próprio na Europa
"Quando você sabe que tem a verdade, em qualquer situação, você enfrenta. É o que a gente está fazendo", disse Cláudia

Revista ÉPOCA - Moro vai ouvir Delúbio sobre caso Celso Daniel
Juiz quer saber o destino do empréstimo de R$ 12 milhões feito ao PT, e que teria sido usado para abafar a morte do ex-prefeito

Portal G1 - MP investiga origem de dinheiro que pagou casamento da filha de Cunha
Casamento foi em 2011, custou mais de R$ 400 mil e foi pago em dinheiro. Assessoria de Cunha diz que deputado afastado desconhece a denúncia

Portal IG - Haddad afirma que não vai se licenciar para fazer campanha
"Não estou pensando nisso", disse o prefeito durante ato pelo "Fora Temer" na Avenida Paulista

Agência Brasil - Instituições financeiras projetam inflação de 7,36% este ano
As estimativas estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%. O limite superior da meta de inflação é 6,5% este ano e 6% em 2017

BOM DIA

Uma segunda tipo “prato cheio”

Para quem gosta de muita notícia e de fortes emoções, a segunda-feira pode ser considerada como “um prato cheio”. Hoje tem informações para ninguém botar defeito. Cassação de Cunha, delação na Lava Jato, posse de Cármen Lúcia e, é claro, a sucessão municipal.

A partir das 19 horas, a Câmara Federal estará reunida para decidir se cassa o mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ou não. Tudo indica que ele será derrotado, sendo cassado pela maioria dos deputados. Alguns dos principais jornais do Brasil indicam que votarão pela cassação entre 280 e 300 deputados, sendo que bastam 257 votos para cassar o peemedebista.

De qualquer forma, aliados do ex-presidente da Câmara, tentam de todas as maneiras adiar a votação ou, no mínimo, conseguir uma pena mais branda para Eduardo Cunha. Fala-se, inclusive, em apelar para argumentos envolvendo, por exemplo, o ex-ministro José Dirceu que, mesmo perdendo o mandato, seguiu com foro privilegiado no julgamento do mensalão. Tal argumento não deve colar já que o STF decidiu, depois do mensalão, que autoridades que deixam de exercer mandatos, perdem o foro no Supremo. A regra, inclusive, vale para a ex-presidente Dilma Rousseff.

Por falar em STF, assume sua presidência, nesta segunda-feira, a ministra Cármen Lúcia, substituindo Ricardo Lewandowski. Ela já disse que não quer festa, é contra despesas extras e, inclusive, já se declarou contrária ao aumento salarial de seus colegas de Supremo. Boa notícia para quem ganha infinitamente menos que os ministros do STF.

A Polícia Federal quer que a Schain declare, em delação premiada, o quanto gastou, emprestou ou entregou ao chamado “garçom de Lula” empresário envolvido em falcatruas descobertas pela Operação Lava Jato. Fala-se que o grupo Schain teria emprestado R$ 12 milhões ao PT para pagamento de 13 empresas usadas para movimentar propinas. Um sobrinho de Delfim Neto também é alvo da PF.

Aqui, segue a corrida pela Prefeitura, com nove candidatos disputando o lugar de José Fortunati. A última pesquisa realizada pelo IBOPE mostra um crescimento de Sebastião Melo (PMDB) e uma queda acentuada da candidata do PSOL, Luciana Genro. Enquanto isso, Raul Pont (PT) aparece com o maior índice de rejeição (30%), indicando que seu partido está sofrendo com a crise instalada no Brasil e a prisão de vários petistas envolvidos em falcatruas que quase acabaram com a Petrobras.

Ontem (11) uma manifestação que reuniu não mais do que 100 pessoas, mais uma vez trancou o trânsito em algumas vias importantes como João Pessoa, Venâncio Aires e Lima e Silva, protestando contra Temer, mas com integrantes carregando bandeiras do PT, de Raul Pont e alguns cobertos com as cores do movimento LGBT.

Para quem ainda tinha alguma dúvida, está provado que a segunda-feira que está começando, pode trazer grandes surpresas ou, pelo menos, notícias e definições importantes.

Tenham todos um Bom Dia!