sexta-feira, 28 de outubro de 2016

BOA NOITE!

O Rei Leão (The Lion King) é o 32º longa-metragem animado produzido pela Walt Disney Animation Studios ,  dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff, com roteiro de Linda Woolverton, Irene Mecchi e Jonathan Roberts, e música de Elton John com letras de Tim Rice. 
O Rei Leão foi lançado em 15 de junho de 1994 e aclamado pela crítica e público, que elogiou o filme pela sua música, enredo e animação, ganhando dentre  vários prêmios, o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original (Hans Zimmer) e Melhor Canção Original ("Can You Feel the Love Tonight", de Elton John e Tim Rice), e o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical.
O filme saiu de cartaz como a maior bilheteria de 1994 e foi a segunda maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Jurassic Park.
No Dia da Animação, a homenagem a um dos desenhos animados mais marcantes de todos os tempos, O Rei Leão, com a música Can you feel the love tonight na voz de Elton John


RAPIDINHAS


Sérgio Moro marca audiências de ação penal contra Lula na Lava Jato
O juiz, Sérgio Moro, marcou nesta sexta-feira as audiências de testemunhas na ação penal a que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua mulher, Marisa Letícia, e outras seis pessoas respondem na Operação Lava Jato. Com isso, os depoimentos de testemunhas de acusação e de defesa serão realizados nos dias 21, 23 e 25 de novembro em Curitiba, onde as investigações estão centralizadas. Entre os depoentes estão réus que assinaram acordos de delação premiada, como o ex-senador petista Delcídio do Amaral, o empresário Fernando Baiano e os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Pedro Barusco, além do ex-deputado federal Pedro Corrêa. Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões de propina de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, por meio de vantagens indevidas, como a reforma de um apartamento tríplex no Guarujá (SP), e pagamento de despesas com guarda-volumes para os objetos que ele ganhou quando estava na Presidência. As vantagens teriam sido pagas pela empreiteira OAS.

Cármem Lúcia é exemplo de caráter, diz Renan Calheiros
Primeiro a se manifestar depois do encontro entre os chefes dos Três Poderes da República, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a reunião marcada para tratar de problemas de segurança pública serviu também para que o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) superassem a crise entre os dois Poderes. "Aproveito a oportunidade para dizer que tenho muito orgulho de ser presidente do Congresso Nacional no exato momento em que a presidente Carmen Lúcia é presidente do STF. Ela é o exemplo do caráter que identifica o povo brasileiro", afirmou. Esta semana, Renan e a ministra se desentenderam publicamente por causa da Operação Métis da Polícia Federal. Renan criticou a operação, que fez buscas na sede da polícia judiciária e acabou criticando o juiz que autorizou a ação e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. A ministra reagiu a manifestação do senador afirmando que tomava para si qualquer ofensa a juízes.

Lava Jato denuncia Palocci por corrupção e lavagem de dinheiro
O Ministério Público Federal no Paraná denunciou nesta sexta-feira, o ex-ministro Antônio Palocci (Fazenda/Casa Civil – Governos Lula e Dilma) por corrupção e lavagem de dinheiro. Também foram acusados Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e outros 12 investigados por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro relacionados à obtenção, pela Odebrecht, de contratos de afretamento de sondas com a Petrobrás. Como decorrência das apurações realizadas na 35ª fase da operação Lava Jato, identificou-se que, entre 2006 e 2015, Palocci estabeleceu com altos executivos da Odebrecht um amplo e permanente esquema de corrupção destinado a assegurar o atendimento aos interesses do grupo empresarial na alta cúpula do governo federal. Neste esquema, a interferência de Palocci se dava mediante o pagamento de propina, destinada majoritariamente ao Partido dos Trabalhadores (PT).

PESQUISA IBOPE

Marchezan segue na liderança


O IBOPE divulgou, no final da tarde, a última pesquisa antes da eleição em segundo turno. O candidato tucano, Nelson Marchezan Jr, mantém a liderança.

Veja os números:

 - Nelson Marchezan Jr (PSDB)44%
- Sebastião Melo (PMDB) – 36%
Brancos/Nulo – 18%
Não sabe/Não respondeu – 2%

Votos válidos:

- Marchezan – 56%
- Melo – 44%

Ciclone extratropical

Ventos podem chegar a 150 km/h

Foto:clicRBS/Reprodução
Um ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul nessa quinta-feira, 27, causou grandes transtornos aos gaúchos. As rajadas de vento, que superaram os 100 km/h, deixaram cerca de 100 mil pontos sem luz no Estado e interromperam as operações do Porto de Rio Grande, no extremo sul. 

A previsão para esta sexta é que o vento seja ainda mais forte no litoral, gerando uma possível ressaca.

As rajadas chegaram a 111 km/h em Santa Vitória do Palmar, no sul do Estado. Perto dali, em Rio Grande, alcançaram os 85 km/h. Em Porto Alegre, foi registrado vento de 80 km/h.

Toda essa ventania causou estragos, especialmente nas linhas de energia. À noite, cerca de 100 mil clientes das três empresas de energia do Estado ficaram sem abastecimento. Nesta manhã, o número caiu para cerca de 48 mil, principalmente no litoral e na região metropolitana. Segundo a Companhia Riograndense de Energia Elétrica (CEEE), 38 mil clientes estavam às escuras. Conforme a AES Sul, em sua área de concessão eram 4,8 mil sem luz. Já a Rio Grande Energia (RGE) informou 5 mil pontos administrados por ela estavam com problemas.

De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, nesta sexta o vento pode chegar a 150 km/h na costa, ocasionando forte agitação marítima. Há perigo para embarcações e possibilidade de forte ressaca.

OPINIÃO

Nem sangue nem escalpos*

Eliane Cantanhêde


Balanço da crise entre poderes: como bem disse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, todos os três demonstraram orgulhosamente sua independência, agora falta demonstrar também a harmonia entre eles, como determina a Constituição. Renan Calheiros deu o grito de guerra para defender o Legislativo. Cármen Lúcia reagiu na base do “mexeu com o Judiciário, mexeu comigo”. Michel Temer não desautorizou nem o Ministério da Justiça nem a Polícia Federal.


Passada uma semana, parece claro que nenhum poder está totalmente certo nem totalmente errado, e o que paira sobre todo o mal-estar é a Lava Jato: o Judiciário investiga e julga, o Legislativo e o Executivo são investigados e logo serão julgados e a sociedade quer sangue e o escalpo de Renan, presidente do Senado, segundo na linha sucessória da Presidência da República e alvo de 11 inquéritos.

Só que... não se fazem justiça e democracia com sangue nem com escalpos. A opinião pública achou o maior barato o juiz Vallisney de Souza Oliveira autorizar e a PF executar a prisão do diretor e três agentes da Polícia Legislativa suspeitos de prejudicar investigações da Lava Jato contra senadores e um ex-senador. Mas, desde o início, houve dúvidas no Legislativo, no Executivo e também no próprio Supremo sobre a legalidade da operação, chamada de Métis. A dúvida é razoável: se os senadores têm foro privilegiado, a competência para agir no Senado é do Supremo, não da primeira instância.

A avaliação é de que Renan errou feio na forma, ao chamar juiz de “juizeco”, o ministro da Justiça de “chefete de polícia” e a ação de “fascista”, mas não errou no conteúdo, ao reclamar do excesso da primeira instância contra um outro poder. A seu estilo, Rodrigo Maia também defendeu a independência do Legislativo. E quem revisitar o discurso de Cármen Lúcia dando um chega pra lá em Renan vai ver que ela, ali, já deixava uma janela aberta para o questionamento da Operação Métis.

Ao condenar a agressão a um juiz, qualquer que seja, ela ressalvou que juízes “são humanos e sujeitos a erros” e indicou o caminho ao Senado: “o Brasil é pródigo em leis que garantem que qualquer pessoa questione pelos meios recursais próprios”. Foi exatamente isso que Renan acabou fazendo quando entrou com ações no Supremo pedindo a suspensão da operação e a devolução dos equipamentos da Polícia Legislativa apreendidos pela Federal.

Além do risco de se tornar réu e até de perder o cargo no julgamento do Supremo semana que vem (presidentes da República não podem responder a ações penais e ele é o segundo na linha sucessória), o que também mexe com os nervos de aço de Renan é a perícia da PF nas tais “maletas” da Polícia Legislativa, capazes de, além detectar grampos, fazer grampos. Rastreadas pelos peritos federais, elas podem revelar segredos do arco da velha sobre a “polícia do Renan”.

A liminar de ontem do ministro Teori Zavascki funciona como freio de arrumação. Não entra no mérito sobre quem extrapolou – a PF, a Polícia Legislativa ou ambas –, mas questiona se houve “usurpação ou não de competência” pelo juiz Vallisney e “a legitimidade ou não dos atos praticados”. Ou seja, até pode haver ação contra a polícia da Câmara e do Senado, mas talvez só por ordem do Supremo, até porque a ação da PF não era contra senadores, mas aparentemente era essa a intenção.

Suspensa a guerra entre poderes, hoje tem reunião sobre segurança pública com Temer, Cármen Lúcia, Renan, Maia, Moraes – ou seja, todos os principais personagens da “crise” –, além do ministro da Defesa, os três comandantes militares, o diretor da PF o chefe do Gabinete Institucional. Ainda bem que será no Itamaraty, porque todos terão de ser muito diplomáticos – ou hipócritas.

*Publicado no Portal Estadão em 28/10/2016

Feira do Livro

Livros tomam conta da Praça da Alfândega



Com o tema Analfabetismo Funcional e a missão de ajudar a combater esse problema que tem reflexos na educação, na cultura e na economia do país, a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira, 28, em seu endereço tradicional, na Praça da Alfândega de Porto Alegre.

A abertura oficial será às 19h, no Teatro Carlos Urbim (instalação móvel que fica na avenida Sepúlveda, entre a rua Siqueira Campos e a avenida Mauá). A Prefeitura de Porto Alegre é parceira da Câmara Rio-Grandense do Livro e mobilizou os serviços de infraestrutura para o evento, além de preparar uma programação especial, por intermédio de suas secretarias e departamentos.

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) irá realizar sessões de autógrafos, lançamento de livros, debates, o seminário internacional sobre o papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade e uma reunião do Conselho Municipal do Livro e da Leitura. Também serão divulgados os finalistas do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil e os do Prêmio Açorianos da Criação Literária.

Com 111 bancas, sendo 12 na Área Infantil e seis na Internacional, a feira vai ocupar 10 mil metros quadrados, sendo 6 mil de área coberta. A área internacional foi movida para o interior do primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, a fim de aproveitar as estruturas permanentes na Praça da Alfândega. O prédio histórico acolhe também alguns espaços da Área Infantil, como a Biblioteca Moacyr Scliar e a Bebeteca, além da Estação da Acessibilidade.

Com PMPA/Conteúdo

28/10/2016


Estadão - Renan articula indicações para o CNJ
Presidente do Senado, que nos últimos dias entrou em confronto com o Judiciário, tenta emplacar dois nomes para órgão que fiscaliza juízes

Folha de São Paulo - Odebrecht afirma que caixa 2 para José Serra foi pago em conta na Suíça
Campanha em 2010 recebeu R$ 23 mi, dizem executivos em pré-delação; ministro nega

O Globo - País registrou 160 assassinatos por dia em 2015, diz estudo
Levantamento divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança revela que nove dessas mortes foram praticadas por policiais 

Correio Braziliense - Delator denuncia propina de R$ 60 milhões para ex-governador Arruda
Em depoimentos prestados à 7ª Vara Criminal de Brasília, Durval Barbosa disse que o dinheiro teria sido recebido pelo então pré-candidato a governador para turbinar e viabilizar o nome dele na corrida ao Buriti

Estado de Minas - STF autoriza desconto em folha de servidor por dias de greve
Por 6 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 27, que servidores públicos em greve deverão ter descontados em suas folhas de pagamento os dias decorrentes da paralisação

Tribuna da Bahia - Lula contraria ala majoritária em disputa interna do PT
Nas últimas semanas, Lula recebeu todas as correntes com representação nacional, até as nanicas, o que não fazia desde que assumiu o governo, em 2003

Diário do Nordeste - Pagamento do 13º injeta R$ 4,9 bi na economia do Ceará
Mais de três milhões de cearenses receberão o benefício, uma alta de 0,75% em relação ao número de 2015

Diário Catarinense - Polícia Federal e Interpol prendem em Blumenau hacker foragido dos EUA
Ele é acusado pelo escritório da Interpol em Washington, nos Estados Unidos, de comandar um grupo de criminosos cibernéticos que fraudou diversas corporações em todo o mundo

Revista VEJA - Oposição aumenta pressão contra Maduro com greve geral
A Confederação de Indústrias recomendou às empresas que deem liberdade aos funcionários para participar da greve, porque é 'um direito constitucional'

Revista EXAME - Uber se prepara para lançar serviço de delivery no Brasil
A empresa está se preparando para lançar UberEATS no Brasil. Serviço vai competir com apps de entrega de comida

Revista ÉPOCA - Ministro do STF e juiz da Ficha Limpa defendem modificações no foro privilegiado
Luís Roberto Barroso e Marlon Reis conversam com senadores sobre criação de vara especializada

Portal G1 - Ocupações em escolas levam TREs a mudar locais de votação em 8 cidades
Seções modificadas estão no Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Paraná. Acordos entre Justiça e alunos asseguraram votação em outras 6 cidades

Portal IG - Teori determina que maletas antigrampo do Senado sejam enviadas para o STF
Materiais foram apreendidos pela Polícia Federal na última sexta-feira (21) durante a Operação Métis; ação gerou tensão entre Executivo e Judiciário

Agência BRASIL - Nova Voz do Brasil estreia na próxima segunda-feira
O programa de rádio mais antigo do país será mais interativo e próximo do cidadão. Haverá novos quadros, com jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes

BOM DIA!

Lixo tomou conta da eleição em Canoas?

Quando a justiça pede a quebra de sigilo bancário de alguém, normalmente existem serias desconfianças, para não dizer certezas, de que algo muito grave está acontecendo em relação aos movimentos bancários desta pessoa.

Quando se trata de um candidato a algum posto eletivo, aí a coisa deriva para o caixa 2 e se complica ainda mais quando a quebra de sigilo vem acompanhada de suspeitas, graves, em relação a quem ocupa cargos eletivos.

Em Canoas, onde haverá eleição em segundo turno no próximo domingo, as desconfianças do Ministério Público resultaram em pedido da Justiça Eleitoral, para que fosse quebrado o sigilo bancário da candidata Beth Colombo (PRB), atual vice-prefeita, do ex-coordenador de campanha, Guilherme Ortiz, de sete empresas e de um empresário. A suspeita é de que haja arrecadação ilegal para a campanha do Bloco Orgulho Municipal.

Um trecho do despacho do juiz eleitoral de Canoas dá a dimensão exata do que está sendo questionado em Canoas:

“De tudo apurado até aqui, ao que parece, estamos diante de um grande esquema de captação ilícita de recursos, com utilização em peso da máquina administrativa municipal, envolvendo o atual prefeito de Canoas, Jairo Jorge (coordenador geral de campanha), a candidata Beth Colombo, o então tesoureiro da campanha e ex-secretário de Desenvolvimento e Habitação, Guilherme Ortiz de Souza, o candidato a vice-prefeito, Mario Cardoso, em conluio com diversas empresas prestadoras de serviços à municipalidade, com o intuito de eleger os candidatos Beth Colombo e Mario Cardoso”

Ontem (27) a PF cumpriu três mandados em gráficas de Porto Alegre, Canela e Biguaçu (SC), tentando esclarecer suspeitas de caixa 2.

É bom lembrar que em setembro, no dia 26, a PF apreendeu R$ 458 mil com o então tesoureiro da campanha de Beth, pedindo ao mesmo que comprovasse a origem do valor, o que não ocorreu. Na semana passada, Ortiz admitiu a responsabilidade pela captação do recurso, mas em benefício próprio e sem conhecimento da candidata. A PF não aceitou as explicações e esclareceu que a confissão sem a apresentação de comprovações, não serve como prova no processo.

O envolvimento do atual prefeito Jairo Jorge (PT), coordenador de campanha de sua vice, é considerada fundamental para a justiça eleitoral, já que ele aparece como “mentor” do esquema, provavelmente envolvido em repasses de dinheiro de empresas prestadoras de serviços municipais, para a campanha de Beth Colombo. O ex-secretário de Desenvolvimento, Guilherme Ortiz, seria o responsável pela arrecadação das verbas.

Fala-se em Canoas, que há muito sujeira na campanha, uma alusão clara e direta à participação de empresas recolhedoras do lixo na cidade.

Como era de se esperar, a candidata Beth Colombo jura que não há nada de irregular na sua campanha.

Ela e o atual prefeito devem estar furiosos com “os outros” provavelmente sejam os responsáveis pelo caixa 2. Como sempre, em se tratando do partido do prefeito!

Tenham todos um Bom Dia!