segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

➤BOA NOITE!


Jane Birkin - Serge Gainsbourg  é um álbum com duetos e performances solo de Serge Gainsbourg e Jane Birkin. Foi lançado em 1969 e incluiu o sucesso mundial "Je t'aime... moi non plus", que alcançou notoriedade por sua letra picante e gemidos que simulam uma relação sexual.

A relação de 12 anos entre Serge Gainsbourg e Jane Birkin é uma das mais bem documentadas da história moderna, principalmente por suas colaborações musicais, projetos cinematográficos e a constante presença na mídia.

Para quem ainda lembra da música que provocou os mais diversos comentários a partir de seu lançamento em 1969, vamos escutar o casal Jane Birkin e Serge Gainsbourg cantando Je t’aime moi non plus


➤Impeachment de Temer

Maia pede que STF decida sobre andamento

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decida se a Casa deve ou não dar prosseguimento ao pedido de impeachment do presidente da República, Michel Temer, feito por um cidadão.

Maia respondeu ofício no qual o ministro Marco Aurélio Mello cobrou a Câmara sobre a demora para instalação da comissão para analisar o processo.
Em abril, o ministro concedeu liminar para determinar o prosseguimento de processo por crime de responsabilidade contra Temer, então vice-presidente, e a instalação de uma comissão especial para analisar o caso, nos moldes do que ocorreu com a ex-presidente Dilma Rousseff.

O autor do pedido de impeachment contra Temer e da ação no STF, o advogado Mariel Marley Marra, enviou documento ao ministro em novembro questionando o não cumprimento da decisão, e Marco Aurélio cobrou Rodrigo Maia.
Na resposta, o presidente da Câmara citou que a instauração de processo contra Temer traria um "elevado ônus institucional" e pediu que a definição sobre o processo seja dada por todo o tribunal.

"Levando em conta o elevado ônus institucional acarretado pela instauração de procedimento destinado a autorizar a abertura de processo de impeachment em desfavor do presidente da República, e considerando que a medida liminar deferida já completa oito meses de vigência, esta presidência solicita o apoio de Vossa Excelência para, em havendo possibilidade, levar a matéria a julgamento do plenário desse E. Tribunal até o encerramento deste ano judiciário ou, alternadamente, o mais brevemente possível", diz o documento.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já enviou parecer no processo no qual entendeu que não houve ilegalidade por parte do deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao rejeitar o pedido de impeachment contra Temer. Em razão disso, o procurador opinou pela cassação da liminar do ministro Marco Aurélio, que mandou prosseguir com o processo. Não há previsão de data para o plenário do Supremo julgar o caso.
Agência Globo

➤Compra de votos

PF indicia primeira-dama do Ceará


Esposa do governador Camilo Santana (PT), Onélia é acusada 
de mandar distribuir dinheiro às vésperas da eleição e ameaçar eleitores

A Polícia Federal indiciou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, pelos crimes de associação criminosa, compra de votos e ameaças a eleitores durante a eleição municipal deste ano. De acordo com a PF, Onélia atuou para beneficiar o candidato Fernando Santana (PT), também indiciado. Ele é ex-assessor do gabinete do governador Camilo Santana, do PT.

A investigação começou com a prisão em flagrante de Ana Quitéria, também indiciada. Ela é assessora da primeira-dama. Em 30 de setembro de 2016, dois dias antes da eleição, ela foi pega com R$ 50 mil em dinheiro vivo, guardado em envelopes, junto com material de campanha de Fernando Santana, candidato a prefeito na cidade de Barbalha. Ele acabou derrotado.

A partir da prisão em flagrante da assessora, a PF passou a investigar o caso e descobriu a atuação da primeira-dama e de outras pessoas ligadas a ela. De acordo com a PF, o grupo usaria o dinheiro para comprar votos. A investigação aponta ainda que Onélia fazia uma ameaça aos eleitores: caso a cidade de Barbalha não elegesse seu candidato, o governo do estado não enviaria dinheiro para o município.
Fonte: Revista ÉPOCA

➤Operação Lava Jato

PF pede transferência de Cunha, Genu e Pinheiro


Pedido é para que eles sejam levados para complexo carcerário em Pinhais. Prisão em Curitiba está quase lotada e é preciso liberar vagas, diz PF

A Polícia Federal (PF) pediu, nesta segunda-feira (12), a transferência de três presos da Operação Lava Jato que estão na carceragem da PF em Curitiba para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.

São eles: o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro Filho (Léo Pinheiro) e do ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu.

A PF alega que a quantidade de vagas em sua carceragem está próxima do "limite aceitável quanto a sua lotação" e que, por isso, é preciso remanejar os presos para que não haja "risco iminente a segurança".

O pedido ainda será analisado pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos em primeira instância da Lava Jato.
Agência Globo

➤RAPIDINHAS


Renan é denunciado ao STF pela Lava Jato pela primeira vez
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) pelo recebimento de propina no valor de 800 000 reais e lavagem de dinheiro, em caso que envolve a empreiteira Serveng. Segundo nota distribuída pela PGR, em troca, os parlamentares ofereceram apoio político para manutenção de Paulo Roberto Costa no cargo de diretor de abastecimento da Petrobras. Nessa posição, de acordo com a PGR, Costa assegurou a participação da Serveng em licitações realizadas pela estatal. Essa é a primeira denúncia ao STF contra Renan no âmbito da Operação Lava Jato. Para passar de denunciado a réu, é preciso que o Supremo aceite a denúncia e abra uma ação penal.

Venezuela: inflação e ‘contrabando’ matam a nota de 100 bolívares
O governo da Venezuela pretende retirar de circulação a nota de 100 bolívares, a mais utilizada no país, em meio à forte alta da inflação. Em anúncio feito neste domingo, o presidente Nicolás Maduro afirmou que a nota será removida na quarta-feira. A população terá dez dias para fazer trocas. O mandatário afirmou que a medida seria uma resposta a um enorme contrabando de notas falsas provenientes da Colômbia, que seria operado por “grandes máfias”. “Vamos acabar com o contrabando de notas que está operando a partir de Cúcuta. Não seguirão saqueando este país”, disse em anúncio na TV. Atualmente, 100 bolívares equivalem a 2 centavos de dólar (6 centavos de real), segundo estimativa feita por Maduro ne’ste domingo. Em seu lugar, começam a circular seis novos tipos de nota de valor maior, variando entre 500 a 20.000 bolívares.

Fazenda irá propor medidas para aumentar produtividade econômica, diz Meirelles
Um dia após a notícia de que o governo pretende anunciar nos próximos dias um pacote com medidas de estímulo à economia, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira, 12, que tem trabalhando com uma agenda microeconômica que envolve "diversas medidas que aumentem a produtividade da economia em diversos setores". A declaração foi dada em discurso feito durante almoço de fim de ano da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), evento que também conta com a presença do presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn. Meirelles, no entanto, evitou dar detalhes sobre as medidas. "Medidas, quando se define quais são você divulga, não se faz divulgações seletivas. Vou pedir desculpa aos jornalistas, mas não vou divulgar. Quando tiver definido vamos anunciar", disse.

Após vazamento de delação, ministro da Justiça se reúne com Janot
Após vazamentos relacionados à delação da Odebrecht lançarem suspeitas sobre pagamentos da empreiteira ao presidente Michel Temer e à cúpula do governo, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, se reuniu com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, e durou 35 minutos.  A reunião não consta na agenda do ministro da Justiça desta segunda-feira. A assessoria informou que ele cumpriria agenda em São Paulo a partir das 12h. No entanto, Moraes entrou no gabinete do procurador-geral da República às 11h45.  Ao sair, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que os dois não trataram do vazamento do anexo de delação da Odebrecht. Segundo Janot, a conversa foi sobre a criação de um grupo formado por Polícia Federal e Ministério Público para atuação em uma "investigação do Rio de Janeiro". 

Após entrega de casco, estaleiro anuncia demissão de 3,2 mil no RS
O Sindicato dos Metalúrgicos da cidade de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, anunciou na manhã desta segunda-feira (11) que 3,2 mil trabalhadores do Estaleiro Rio Grande (ERG), de propriedade da Ecovix, serão demitidos. Apenas 300 continuarão no canteiro de obras. A empresa ERG é de propriedade da Ecovix, que faz parte da Engevix, empresa envolvida nas investigações da Operação Lava Jato, que já teve, inclusive, seus diretores presos. Em recuperação judicial, o estaleiro era administrado pelo Banco Brasil Plural, sendo que os diretores da instituição estiveram na cidade, o que levantou rumores sobre a possibilidade de demissões. A confirmação veio nesta segunda. O anúncio das demissões foi feito durante assembleia em frente ao portão da empresa, dias depois do casco da plataforma P-68 ter sido encaminhado para o Espírito Santo, onde será finalizado.

➤Secretariado de Marchezan

Anunciados os dois primeiros nomes

Leonardo Busatto e Erno Halzehim
Os dois primeiros nomes para o secretariado de Nelson Marchezan (PSDB), prefeito eleito de Porto Alegre, foram anunciados nesta segunda-feira.  Os nomes dos outros secretários, conforme Marchezan, devem ser anunciados nesta ou na próxima semana.

Para a secretaria da Fazenda, foi indicado Leonardo Busatto, subsecretário do Tesouro do Estado, que classificou o novo cargo como “um desafio muito grande. Estamos no contexto que é nacional, sabemos que temos trabalho e o objetivo é estabilizar a situação”

Para a Saúde, o anunciado foi o responsável pelo Telessaúde–RS, Erno Halzehim. Para ele “nossa realidade é de dificuldade, mas temos um conjunto muito grande de trabalhadores dedicados para entregarem o seu ofício. Não se entra em terra arrasada, há uma estrutura muito forte na cidade. Vamos apresentar o nossos princípio, que é o foco para atender as pessoas no momento que elas precisarem de tratamento médico”

A posse de Marchezan está marcada para o dia 1º de janeiro de 2017.

➤Reforma política

Votação é adiada para 2017

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e o aumento da crise política adiaram para 2017 a aprovação da reforma política discutida no Congresso Nacional. Apesar de senadores já terem aprovado mudanças nas regras eleitorais nos últimos meses, deputados não votarão nenhuma proposta sobre o tema neste ano em comissão ou no plenário da Casa, o que impossibilita a aprovação definitiva das alterações.

"Não vai dar para aprovar nada esse ano, principalmente o que veio do Senado", afirmou o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da comissão especial da reforma política da Câmara. "As que vieram do Senado, com toda certeza não dará tempo, porque não são questões de consenso. São questões que vão exigir costura, regras de transição. Além disso, não tem clima político", afirmou o presidente do colegiado, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA).

Em outubro deste ano, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prometeram um esforço concentrado para votar até o fim deste ano mudanças nas regras eleitorais. Pelo acordado, os deputados deveriam analisar primeiro alterações no sistema eleitoral e no financiamento de campanha, enquanto senadores votariam o fim das coligações em eleições proporcionais e uma cláusula de barreira. Em seguida, cada casa votaria as alterações aprovadas pela outra.

O Senado já cumpriu sua primeira tarefa e aprovou em dois turnos uma PEC, de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que acaba com as coligações em eleições proporcionais (vereadores e deputados) e que estabelece requisitos mínimos para funcionamento parlamentar de partidos. A proposta foi enviada, então, para a Câmara, onde precisa primeiro ser analisada pela comissão especial, antes de poder ser votada em plenário.

Na Câmara, porém, a comissão especial ainda está na fase de debates sobre alterações no sistema eleitoral e financiamento e sequer começou a analisar a PEC do Senado. Além da falta de "clima político", líderes partidários combinaram, nos bastidores, de deixar o tema em "banho maria" para evitar que o tema interfira na próxima eleição para os cargos da Mesa Diretora da Casa, prevista para fevereiro de 2017.

Instalada em 25 de outubro, a comissão da reforma política na Câmara só realizou sete reuniões até agora, incluindo a sessão de instalação. Por enquanto, o colegiado segue fazendo debates. Para valer para o próximo pleito, as mudanças na legislação eleitoral precisam ser aprovadas na Câmara e no Senado e sancionadas ou promulgadas até outubro do próximo ano, um ano antes das eleições de 2018.

Agência Estado

➤12/12/2016



Estadão - 'Não sou candidato e especulações só atrapalham o País', diz FHC
Tucano afirma que, 'num momento de ânimos acirrados, as pessoas não pensam'

Folha de São Paulo - Assessores já veem risco de Temer cair se perder base no Congresso
Para palacianos, reforma ministerial urgente poderia dar fôlego ao governo

O Globo - Gilberto Kassab recebeu R$ 14 milhões, diz delator
Executivo da Odebrecht afirma que valor era para campanha; Moreira Franco seria ‘arrecadador do PMDB

Correio Braziliense - Planalto busca saídas para se afastar das consequências da Lava-Jato
Planalto quer lançar medidas econômicas para reverter pessimismo do mercado após delação da Odebrecht. Temer quer resolver logo imbróglio com o PSDB para indicar o novo secretário de governo

Estado de Minas - BH ganha serviço de táxi só para mulheres
Empresa lança aplicativo na capital com serviço que conta apenas com taxistas mulheres para atender o público feminino. Segurança contra assédio é aposta para atrair clientes

Tribuna da Bahia - Odebrecht demite mais de 100 mil em três anos
Na semana passada, diversos executivos foram informados que o número de funcionários da companhia já está abaixo dos 80 mil

Diário do Nordeste - Regras de transição podem parar na Justiça
Aniversariar depois de a reforma entrar em vigor pode acarretar em um aumento de 15 anos no tempo de contribuição

Diário Catarinense - Jacson Follmann deve retornar hoje ao Brasil, diz médico da Chape
Goleiro será internado no Hospital Albert Einstein, em SP. Já o lateral Alan Ruschel e o radialista Rafael Henzel voltam ao país na terça-feira

Revista VEJA  -Marina Silva lidera em todos cenários para 2018, diz Datafolha
Em um eventual segundo turno entre Marina Silva e Lula, ela teria uma diferença de nove pontos a seu favor

Revista EXAME - Caixa e beneficiários vão cobrir R$ 7,7 bi de rombo na Funcef
Metade desse valor será descontada dos contracheques de salários e benefícios de 62,5 mil funcionários da Caixa

Revista ÉPOCA - Cabral recebeu visita até de secretário estadual de Administração Penitenciária do RJ
Visitas irregulares de autoridades motivaram transferência do ex-governador para carceragem da Polícia Federal em Curitiba

Agência BRASIL - Mercado financeiro projeta inflação pouco acima do teto de 6,5% para 2016
Para 2017, a taxa foi ajustada de 4,93% para 4,90%, segundo o boletim divulgado toda segunda-feira, em Brasília. A meta de inflação para o próximo ano é 4,5%, com teto em 6%

Portal G1 - Antes do recesso, Congresso deve priorizar temas de interesse do governo
CCJ da Câmara votará parecer que autoriza tramitação da reforma da Previdência; semana política começa sob efeito da delação de ex-executivo da Odebrecht

Portal IG - Odebrecht, a maior fábrica de corrupção do Brasil
Quem são os corruptos ocultos sob codinomes como: "Primo", "Angorá", "Justiça", "Botafogo", "Caju" e "Santo"? Você vai se surpreender

➤BOM DIA!

É muito difícil acreditar!

Quem tiver o cuidado de ler atentamente, sem paixões, sem partidarismo, sem análise pré-concebida, as matérias sobre a delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, terá uma dificuldade muito grande em acreditar que tudo realmente aconteceu. Será difícil, muito difícil mesmo, imaginar que tanta gente, tantos políticos, alguns até respeitáveis no cenário nacional, estejam envolvidos em recebimento de propinas, ou caixa 2, como preferem chamar.

Logo após a divulgação do texto da delação, quase todos os envolvidos correram para dizer que nem sabem quem é Cláudio Melo Filho, que nunca estiveram envolvidos em negociatas, que jamais receberam um único centavo de dinheiro sujo. Esquecem, por conveniência, é claro, que os delatores só perdem se não falarem a verdade. Caso estejam mentido, eles perdem todos os benefícios do acordo. Ainda mais que, como se sabe, o ex-diretor da Odebrecht afirmou que tem provas do que falou.

O relato do delator passou como um verdadeiro tsunami por Brasília, mais precisamente pelo Congresso e pelo Palácio do Planalto. As principais figuras do parlamento e do executivo, aí incluindo seus presidentes, foram devastadoramente atingidas. Não sobrou ninguém. Alguns mais, outros menos, todos foram beneficiários de uma ajuda da Odebrecht e, é claro, prestaram algum tipo de favor posteriormente.

Tem um aspecto que se destaca em tudo o que envolve este verdadeiro mar de sujeira, de lama e de corrupção. Jamais se fala em milhares de reais. Só se escuta e vê números estratosféricos envolvendo doações, superfaturamento, ajuda de custo e caixa 2. Falar em R$ 100 mil, R$ 300 mil passa a ser insignificante diante dos milhões que foram distribuídos pela Odebrecht. E olhem que é só o primeiro delator. Vem muito mais por aí.

A gente que batalha o dia inteiro para receber um salário digno para conseguir manter a família dentro de um padrão de vida normal, no máximo, fica espantado quando fica sabendo que políticos, muitos dos quais devem ter recebido nossos votos, falam em milhões e milhões de dinheiro roubado da gente, tirado da mesa dos miseráveis para engordar os cofres de quem veste uma capa de político sério para esconder quem realmente está debaixo dela.

Se falou, ou se tentou provar, que apenas um partido era vítima de perseguição da Lava Jato, que só queriam atingir alguém que, não diferente dos demais, se diz vítima de perseguição, de mentiras e que ameaça voltar nas próximas eleições. Aliás, muitos deles nos ameaçam. Agora, depois da delação envolvendo gente do partido do governo, principalmente, passando por aliados da presidência, não há mais que falar em A ou B. Todos, literalmente todos, estão envolvidos de alguma forma.

Logo ali, em 2018, teremos que escolher o presidente da República, novos senadores, deputados estaduais e federais. Sabendo-se que as opções serão as mesmas de sempre, fico me perguntado o que fazer? Em quem votar, em quem acreditar? Não consigo descobrir. Ou surge alguém realmente decente, confiável, ou estaremos perdidos.

Hoje li que algumas pessoas que se destacam em outras áreas que não a política, pensam em disputar a presidência. Se tiverem chance, pode ser que contribuam ou, pelo menos, nos darão a oportunidade de pensar um pouco mais.

Até lá, vamos nos preparar para, a todo o momento, ouvir falar em milhões distribuídos entre os mesmos. Até aqui, pelo menos, nenhum partido está livre e ninguém tem moral para criticar quem quer que seja. Evidentemente que uns mais, outros menos, mas não se salva ninguém.

Tenham todos um Bom Dia!