sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

➤BOA NOITE!

Maria Creuza (Esplanada, 26 de fevereiro de 1944) é uma cantora brasileira que em 1970 foi convidada por Vinicius de Moraes para participar de uma excursão pelo Uruguai (em Punta del Este, com Dorival Caymmi) e Argentina (em Mar del Plata, com Toquinho). Na Argentina, a cantora baiana gravou com o poeta e Toquinho o álbum "Vinícius En La Fusa com Maria Creuza e Toquinho", um dos melhores LPs gravados ao vivo da música brasileira.
Um de seus grandes sucessos, composto por Vinicius, Toquinho e Hermano Silva, é a música Onde anda você, gravada em 1979.


➤Divida dos Estados

Renegociação é pauta para semana do Natal

O Plenário da Câmara dos Deputados vai se reunir na segunda (19) e na terça-feira (20) para discutir a renegociação da dívida dos Estados .

O projeto, que já havia passado pela Câmara, foi alterado pelos senadores, que estabeleceram contrapartidas mais rígidas para renegociação das dívidas dos estados em calamidade financeira: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Pela proposta, esses estados poderão aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, que suspende as dívidas. Em contrapartida, deverão aprovar, na forma de lei estadual, um plano de recuperação com medidas de ajuste fiscal: programa de privatização; elevação da contribuição previdenciária dos servidores ativos e inativos para, no mínimo, 14%; redução de incentivos fiscais; e adoção de novas regras previdenciárias.

A lei estadual poderá ainda autorizar a redução da jornada de trabalho atrelada à diminuição proporcional dos salários.

Agência Câmara

➤Sobrevivente

Alan Ruschel deixa hospital

Foto IG/Reprodução
Mais de duas semanas após o acidente aéreo com o avião da Chapecoense, que deixou 71 mortos e seis feridos, o lateral esquerdo Alan Ruschel recebeu alta. Na tarde desta sexta-feira (16), o primeiro dos quatro brasileiros que sobreviveram deixou o hospital da Unimed, em Chapecó, e vai continuar o tratamento em casa.

A recuperação do lateral foi surpreendente. Ele chegou no Brasil na última terça-feira (13) após ficar duas semanas internado na Colômbia. Foram apenas duas noites no hospital, onde ele conversou, comeu e permaneceu com os familiares. De acordo com o último boletim médico emitido pelo hospital, Alan "apresentou força e sensibilidades normais nos membros inferiores, caminhando durante os exercícios de fisioterapia".

Por volta das 14h desta sexta o atleta realizou os últimos exames para receber alta. Acompanhado da mãe, da irmã e da noiva, Ruschel abraçou um amigo e acenou para alguns fãs que esperavam do lado de fora do hospital. Após sair na cadeira de rodas, levantou e caminhou em direção ao carro. Ainda não é possível saber se o jogador poderá voltar aos gramados, mas, em casa, será necessária a realização de fisioterapia. 

Quando ainda estava no hospital, Ruschel teve um breve contato com seu companheiro, o zagueiro Neto, último a ser resgatado com vida do acidente. 

➤RAPIDINHAS



Moro determina que Eduardo Cunha seja transferido da PF para presídio
A Justiça Federal do Paraná (JF-PR) determinou, nesta sexta-feira (16), que o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja transferido da sede da Polícia Federal (PF) de Curitiba, onde está preso desde outubro, para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense. Na mesma decisão, o juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato em primeira instância, rejeitou os pedidos de transferência de o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro Filho (Léo Pinheiro) e do ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu. A solicitação foi feita pela PF na segunda-feira (12) e justificada pela lotação da carceragem.

D'Ale encerra ciclo no River e confirma retorno para o Inter: "Volto ao Brasil"
D'Alessandro vai defender o Inter em 2017. Em entrevista coletiva no início da tarde desta sexta-feira, o meia confirmou que atuará na equipe gaúcha, com objetivo de tentar erguer o time gaúcho de volta a Série A do Brasileirão.  – Volto ao Brasil. Estarei no Inter para devolver o clube para onde deve estar – disse D'Ale. – A queda do Inter faz mudar muitas coisas. Quero dar o melhor de mim para ajudar. D'Alessandro agregou mais uma taça ao seu currículo nesta quinta-feira ao se sagrar campeão da Copa Argentina com o River Plate. O meia estava emprestado pelo Inter até o final do ano.

Justiça decreta prisão de Alberto Jatene, filho do governador do Pará
A justiça decretou pedido de prisão temporária para o empresário Alberto Jatene, filho do governador do Pará Simão Jatene (PSDB). Ele é investigado por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção na cobrança de royalties de exploração mineral. O advogado do empresário negou a sua partipação em qualquer esquema criminoso e que ele tenha usado a influência familiar para conseguir informações privilegiadas. Segundo a PF, o advogado dele afirmou que ele irá se apresentar na Polícia Federal até as 14h. Na manhã desta sexta-feira (16) agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão no apartamento do empresário, que não foi encontrado pelos policiais. Apesar do mandado de prisão, a Polícia Federal em Belém não soube explicar qual seria a participação de Alberto Jatene no esquema criminoso em que é suspeito.

Moro põe Sérgio Cabral no banco dos réus por corrupção e lavagem
O juiz federal Sérgio Moro abriu ação penal nesta sexta-feira, 16, contra o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) por propina de pelo menos R$ 2,7 milhões da empreiteira Andrade Gutierrez, entre 2007 e 2011, referente as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobrás. O peemedebista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O magistrado abriu ação também contra outros seis investigados, inclusive, a mulher de Cabral, a advogada Adriana Ancelmo. A decisão acolhe denúncia da força-tarefa da Operação Lava Jato do Ministério Público Federal, no Paraná. Os outros cinco acusados são: Carlos Miranda, apontado como o ‘homem da mala’ do ex-governador; os executivos da Andrade Gutierrez Clóvis Renato Numa Peixoto Primo e Rogério Nora de Sá; o ex-secretário do Governo Cabral, Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, e sua mulher Mônica Araújo Macedo Carvalho.

Salário de brasileiro é o que mais cai entre países do G-20
Os salários dos trabalhadores brasileiros tiveram a maior queda em termos reais (descontada a inflação) entre os países do G-20 – grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo – em 2016, segundo levantamento publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2015, os salários no país já haviam figurado entre os três com as maiores perdas no mundo. O levantamento da OIT sobre o comportamento dos salários pelo mundo é publicado a cada dois anos. De acordo com a entidade, a queda real nos rendimentos dos brasileiros neste ano deve ser de 6,2%. Em 2015, a perda foi de 3,7%. Desde 2012, os números da renda do brasileiro apresentavam um certo crescimento, ainda que abaixo da média mundial. Considerando inflação, o poder aquisitivo do brasileiro aumentou em 4% em 2012, 1,9% em 2013 e 2,7% em 2014. Em termos nominais, a OIT usa dados do IBGE para mostrar que os valores foram, em média, de 1.900 reais em 2013, 2.000 reais em 2014 e 2.100 reais em 2015.

➤OPINIÃO

O dedo do PT*

Os atos de vandalismo, travestidos de manifestações, promovidos em várias capitais, com destaque para Brasília e São Paulo, contra a aprovação da emenda constitucional que estabelece limite aos gastos da União nos próximos 20 anos, a PEC do Teto, dão uma medida da irresponsabilidade dos que levaram o País a uma das piores crises de sua História e ainda querem, agora, criar todas as dificuldades para a adoção das medidas que se impõem para consertar o estrago monumental que fizeram. Tudo isso misturado ao ódio e ao ressentimento cultivados pelo PT e seus apêndices, os chamados movimentos sociais, nos anos em que estiveram no poder.

De Norte a Sul, do Acre ao Rio Grande do Sul, em 14 capitais, aquilo a que se assistiu na terça-feira passada, tão logo o Senado concluiu a aprovação da matéria, não foi uma manifestação legítima de protesto. Foi um festival de violência de quem, por seu espírito autoritário, se julga dono da verdade e vê no outro um inimigo a abater, não um adversário com o qual deve conviver. Mesmo que para isso – frustrado por perder o poder, seus privilégios e suas “boquinhas” – tenha de apelar para o quanto pior, melhor.

Em Brasília, 5 mil baderneiros – na estimativa da Polícia Militar – atacaram pontos de ônibus e destruíram vários carros. Só dentro de uma concessionária invadida e depredada, foram 16 deles. A polícia, que teve de usar bombas de efeito moral para, a muito custo, dispersar os baderneiros, foi por eles atacada com pedras e bolas de gude. Mais de 70 deles foram detidos e 5 policiais ficaram feridos.

Cenas semelhantes se repetiram em outras cidades, como no Recife, onde pneus foram incendiados e uma importante via bloqueada. Em São Paulo, onde eles são especialmente bem organizados e treinados, os baderneiros se reuniram na Avenida Paulista, onde o alvo principal de sua fúria foi a Federação das Indústrias (Fiesp). Sua sede foi invadida e depredada. Lá dentro foram soltados rojões. As impressionantes cenas do vandalismo, transmitidas pela TV, não deixam dúvida de que só por sorte se evitou uma tragédia.

Em nota, a Fiesp afirma que os “vândalos portavam bandeiras do PT e da CUT” e que a ação colocou em risco seus funcionários e os do Sesi e do Senai que saíam do local, além de frequentadores do Centro Cultural Fiesp, que oferece exposições e espetáculos teatrais gratuitos.

A reação do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), o notório Guilherme Boulos, mostra absoluta insensibilidade e indiferença aos riscos aos quais sua tropa de choque expôs a população: “A Fiesp representa o que não presta no Brasil. O dano da fachada da Fiesp é muito pouco perto do dano que ela está causando há muito tempo ao povo do Brasil”. Ou seja, pode destruir tudo – ali e nos outros locais atacados Brasil afora – mesmo que isso coloque muitas vidas em risco.

Já sabendo que a população tem razões de sobra de ver seu dedo – para dizer o mínimo – na baderna, o PT soltou uma nota a respeito, que é um primor de desfaçatez e cinismo, na qual afirma que “não teve qualquer participação nos eventos atribuídos a militantes de nosso partido na sede da Fiesp em São Paulo. Mais uma vez os que sempre atacam o PT querem de novo que paguemos o pato”.

Não admira que o PT – que colocou o Brasil no buraco e agora aponta o dedo acusador para os que querem tirá-lo de lá – inverta mais uma vez a situação. Quem tem que “pagar o pato” pela violência dos “manifestantes” é ele, sim. Foi o PT que dividiu o País entre “nós” e “eles” e insuflou a violência por meio do “exército do Stédile” (MST) e depois também pelo de Boulos (MTST) e de tantos outros movimentos ditos sociais (foram 30 os que participaram do vandalismo de terça-feira).

O País está colhendo, e não é de hoje, a tempestade provocada pelos ventos que o PT soprou e continua a soprar, apesar do que diz sua nota malandra. Por trás da baderna e de Boulos está, sim, o PT.

*Publicado no Portal Estadão em 16/12/2016

➤16/12/2016



Estadão - Pastor Malafaia é alvo de mandado de condução coercitiva na Operação Timóteo
Silas Malafaia é alvo de investigação que apura um esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral

Folha de São Paulo - Investigação vê indício de fraude em uso de gráficas na campanha de Dilma
A informação consta de relatório da força-tarefa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), montada para analisar documentos da ação que pede a cassação da chapa. Todas as partes têm negado irregularidades

O Globo - Base governista planeja mudar transição na Previdência
Idade mínima para aposentadoria só valeria para quem ainda não ingressou no mercado de trabalho

Correio Braziliense - Salário mínimo vai passar de R$ 880 para R$ 945,80 a partir de janeiro
Valor, que entra em vigor em janeiro, está previsto no Orçamento da União para 2017, aprovado ontem pelo Congresso

Estado de Minas - Mercado vê efeito só no longo prazo no pacote econômico lançado pelo governo
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, evitou fazer projeções sobre o impacto do pacote, mas disse que as medidas poderão elevar o PIB potencial brasileiro em até 1 ponto porcentual nos próximos anos

Tribuna da Bahia - Senado aprova imposto sobre Netflix e Spotify
Serviços que disponibilizam conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet serão tributados

Diário do Nordeste - Governo amplia o crédito e renegocia débito de impostos para estimular a economia
Governo quer estimular a retomada das empresas e espera uma arrecadação de R$ 10 bilhões em 2017

Diário Catarinense - Ação contra esquema de corrupção em royalties tem dois presos no Estado
Outros 10 mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva também foram cumpridos na manhã desta sexta-feira em Santa Catarina

Revista VEJA - Massa de volta? A mais nova surpresa que a F1 começa a preparar
O jornal francês L`Èquipe afirma que o brasileiro recém-aposentado conversa com sua ex-equipe para voltar à categoria

Revista EXAME - PGR pode pedir afastamento de Dias Toffoli de operação
Janot pode decidir se pede o afastamento do ministro do STF Dias Toffoli das investigações sobre pagamento de propinas a Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann

Revista ÉPOCA - Ex-tesoureiro do PP, Genu não quer deixar a carceragem da Polícia Federal em Curitiba
A polícia, no entanto, gostaria de liberar celas. Moro vai ouvir o Ministério Público antes de decidir

Agência Brasil - Pessoas físicas e empresas poderão parcelar dívidas com a Receita
Quem questiona na Justiça alguma dívida com a Previdência ou a Receita terá de desistir do processo para aderir ao refinanciamento

Portal G1 - Morre no Rio jornalista Villas-Bôas Côrrea, aos 93 anos
O mais antigo jornalista político do país morreu na noite desta quinta-feira (15), no Hospital São Lucas. Villas-Bôas Côrrea era viúvo e deixa dois filhos, três netos e três bisnetos

Portal IG - Messi recebe proposta para ganhar cerca de R$ 1 milhão por dia na China
Salário absurdo seria pago pelo Hebei Fortune, clube que já tem o também argentino Lavezzi em seu elenco

➤Secretariado

Marchezan anuncia mais dois nomes

Luciano Alabarse e Bruno Miragem
Depois de anunciar os titulares para a Fazenda e Saúde, o prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), informou que Luciano Alabarse será o secretário de Cultura e Bruno Mirage o procurador-geral de Porto Alegre.

Afirmando que “precisamos mudar e valorizar a nossa sensação de pertencimento” Marchezan destacou que é necessário utilizar a cultura como um estímulo, sem transformar a secretaria em balcão de negócios para acomodar amigos. “Será uma secretaria de realizações”, completou.

Sobre Bruno Miragem, o prefeito eleito disse que “é um profissional que buscou evoluir dentro da sua área, tem livros publicados e muita experiência na vida pública, aceitando o desafio de fazer uma gestão inovadora”.

Luciano Alabarse disse que gosta do discurso do futuro prefeito “principalmente quando ele fala em pertencimento e inclusão, que são eixos fundamentais da cultura”. Alabarse disse que sua trajetória “não é para cristalizar uma ideia, mas para encarar o que deve vir pela frente”.

Para Bruno Miragem, indicado para ser o procurador-geral da Capital, “além da alegria e responsabilidade por trabalhar com Marchezan, do ponto de vista da experiência, da ideia de propor um novo jeito de governar, isso representa novos desafios jurídicos”

Além dos nomes anunciados ontem, Marchezan já havia confirmado Leonardo Busatto na Fazenda e Erno Halzhein na Saúde.

➤BOM DIA!

Só dando risada...

Tem dias que a gente acorda e, bem cedo, começa a se dar conta das barbaridades que algumas pessoas e algumas entidades cometem.  São aqueles que acham que são a coisa mais importante do mundo quando, na verdade, não passam de figuras que nasceram, entidades que se criaram, tão somente para  expor o ridículo de suas atuações. Como se diz lá em São Gabriel, o bom seria compra-los pelo que valem e vender pelo que pensam que valem. O lucro seria fantástico.

Querem exemplos? Pois então vamos lá:

Acabo de ler na coluna da Rosane de Oliveira, que o deputado Jeferson Fernandes (PT), para mim pelo menos, até agora um ilustre desconhecido, está pedindo a saída do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, que admitiu a prática de caixa 2 para financiar campanhas eleitorais. Jeferson aproveitou e misturou as melancias exigindo a retirada do pacote de medidas encaminhadas por Sartori pois considera Feltes o principal negociador do governo.

Mas o ilustríssimo deputado petista, quem sabe por um lapso de memória, ou coisa pior, esqueceu que seu líder máximo, o ex-presidente Lula, durante seu primeiro mandato já admitia o caixa 2 como coisa comum entre os partidos e candidatos. Pior ainda, foi ter esquecido que na última quarta-feira, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, companheiro de partido do ilustre deputado Fernandes, confirmou que a prática de caixa 2 é comum, inclusive no PT.

Um de nós dois, eu ou o brilhante deputado petista, está vivendo no mundo da lua, sem tomar conhecimento do que está ocorrendo em volta, a não ser o que interessa a cada um.

Enquanto isso, outro deputado, só que do PSOL, Pedro Ruas, afirmou que não vai permitir o fechamento da Escola Maria Thereza da Silveira, no Bairro Bela Vista.  Mesmo diante da informação do secretário da Educação, Luís Alcoba de Freitas, de que o IPE, proprietário do terreno onde está a escola, quer cobrar um aluguel de R$ 98 mil por mês e que o limite do Estado é de R$ 20 mil, o também ilustre deputado não se deu por vencido e já avisou que vai procurar o presidente do IPE e o procurador-geral de justiça para entender o papel do MP no caso. Quero esclarecer que não sou a favor de fecharem escolas, mas não posso admitir que uma escola pública, ou seja, o Estado,  pague quase R$ 100 mil reais de aluguel por mês.Esclareço, também, que não sabia do poder do deputado Pedro Ruas que, sozinho, afirma que não vai permitir....

Quem sabe o brilhante deputado Ruas impede o fechamento da escola ajudando a pagar o aluguel que está sendo pretendido pelo IPE? Não seria uma solução?

O mais ridículo e aparelhado sindicato de todos, na minha opinião, o Cpers, além de estar promovendo mais uma greve, sem se preocupar com a situação dos alunos que, pela vontade da entidade, não precisam de aulas, ou recuperam dois meses de matérias em uma semana, está com nova campanha na emissora que cobra o valor mais alto de todas, contra o governador Sartori e o pacote “de maldades” segundo eles, que pecam na criatividade, gritando “Fora Sartori”. 

Antes de lembrar que jamais escutei um “Fora qualquer um do PT”, fico pensando na campanha espalhada por todo o Brasil, inclusive adotada pelo Cpers de que “Fora Dilma” era golpe, já que a ex-presidente tinha sido eleita pela maioria dos votos dos brasileiros.

Bem, se era golpe naquela ocasião, agora não é? Ou o governador Sartori não foi eleito democraticamente pelo voto da maioria dos gaúchos? Na visão (?) do Sindicato dos mestres, gritar Fora PT é golpe, mas berrar Fora qualquer outro partido, é democrático.

É bom não esquecer que depois de mais de dois meses parados, os professores terão asseguradas suas férias legais. Existe alguma categoria que tem mais de 3 meses de férias por ano? Acampar na Praça da Matriz, bater sineta, erguer cartazes e bandeira, não colabora em nada com a educação dos coitados dos alunos das escolas públicas. Mas o Cpers acha que está certo!

Ainda bem que existem professores que pensam apenas nos alunos e fazem do magistério uma profissão digna e decente.

Tenham todos um Bom Dia