segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

➤Gleisi Hoffmann

STF determina quebra de sigilo telefônico


Enquanto o acordo de delação premiada da Odebrecht não é homologado pelo Supremo Tribunal Federal, a Operação Lava-Jato avança nas investigações sobre políticos que receberam propinas da empreiteira. Para apurar se a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) recebeu dinheiro sujo da construtora, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão na Corte, a quebra do sigilo telefônico da parlamentar. O pedido foi deferido no fim do ano passado.

Gleisi é suspeita de figurar na lista do setor de propinas da Odebrecht com o apelido “Coxa”. A ex-ministra da Casa Civil teria recebido meio milhão de reais em  dinheiro vivo durante sua campanha para o governo do Paraná em 2014. Documentos encontrados pela Polícia Federal na sede da empreiteira relacionam o codinome “Coxa” a um número de telefone e a um endereço em São Paulo onde funciona a agência Sotaque Publicidade e Propaganda. O dono da linha telefônica é Bruno Martins Gonçalves Ferreira, ex-sócio da Sotaque, empresa que era administrada pelo marqueteiro Oliveiros Domingos Marques Neto, responsável pela campanha fracassada de Gleisi em 2014.

Bruno Martins Gonçalves esclareceu: “Caí de gaiato nessa história. Na verdade, o meu ex-sócio, Oliveiros Domingos, que estava cuidando da campanha da Gleisi em Curitiba, me pediu um favor: levar o Leones ( Dall’agnol, ex-chefe do gabinete de Gleisi Hoffmann) do aeroporto de Congonhas até o escritório da Odebrecht, em São Paulo. Na reunião que ocorreu na empresa e que acompanhei, foram pedidos recursos para a campanha da Gleisi, e o executivo da Odebrecht disse que iria ajudar. Não me lembro de terem discutido valores”. Bruno esclareceu, em depoimento prestado à Polícia Federal, que a reunião na sede da empreiteira foi conduzida por Fernando Migliaccio da Silva, executivo da empreiteira responsável pelo gerenciamento do departamento de propinas da companhia.

A quebra de sigilo telefônico, autorizada por Teori, também se estende a Bruno Martins Gonçalves, a Leones Dall’agnol e a Fernando Migliaccio, um dos 77 delatores da Odebrecht. O objetivo dos investigadores é conferir se os suspeitos se comunicaram entre si e depois provar, a partir de dados da localização dos celulares, que eles se reuniram na sede da Odebrecht.
Com Revista VEJA

➤BOA NOITE!

Dorival Caymmi (Salvador, 30 de abril de 1914 – Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi cantor, compositor, violonista, pintor e ator, que compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.
Filho de Durival Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Todos os seus três filhos (Nana CaymmiDori Caymmi e Danilo Caymmi) também são cantores, assim como sua neta Alice Caymmi.
Uma das letras que Caymmi fez sem qualquer conotação com o mar, seu tema preferido, é Acalanto, que tem uma gravação sensacional dele com a filha Nana Caymmi.


➤RAPIDINHAS



Rebelião em presídio de Manaus chega ao fim com 60 mortes
Sessenta presos morreram na rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, informou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. O motim durou mais de 17 horas e foi considerado pelo secretário como "o maior massacre do sistema prisional" do Estado. Os mortos são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e presos por estupro, segundo Fontes. Também houve fugas de detentos, mas o número não foi divulgado oficialmente. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) chegou a dizer ao G1 que mais de 130 estão foragidos. O complexo penitenciário abriga 1.224 e está localizado o km 8 da BR 174, que liga Manausa a Boa Vista. A unidade prisional, que tem capacidade de abrigar 454 presos, está superlotada. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AM, Epitácio Almeida, está na unidade prisional e afirmou que os presos liberaram nesta manhã os últimos sete reféns. Segundo ele, os detentos entregaram as armas e se renderam às 8h40 (horário de Manaus) desta segunda-feira (2).

Kalil exonera servidores públicos um dia após sua posse como prefeito de BH
Mais de dois mil funcionários públicos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foram exonerados nesta segunda-feira (2), um dia após a posse do novo prefeito, Alexandre Kalil (PHS). Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Município. Segundo a assessoria de imprensa da PBH, a medida faz parte de uma reforma administrativa que será enviada para a Câmara Municipal de Belo Horizonte. O vice-prefeito e secretário de governo, Paulo Lamac (Rede), disse que, a princípio, 2,8 mil cargos comissionados serão cortados. Ainda de acordo com ele, há a possibilidade de novas reduções no quadro de funcionários. “Nós vamos estudar. É possível que exista sim, se formos considerar a administração indireta”. Nesta manhã, Alexandre Kalil disse que parte desses funcionários podem voltar aos cargos. “Não houve critério [para exoneração], nós vamos ter critério para a recontratação. (...) É muito mais fácil você voltar a conta-gotas do que tirar a conta gotas”, ressaltou.

Carteira Nacional de Habilitação com novo visual entra em vigor
As CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) emitidas a partir desta segunda-feira (2) terão novas cores e dispositivos de segurança. As mudanças são válidas para todo o país e foram determinadas em uma resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio de 2016. Quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. O valor e os procedimentos para obter ou renovar a habilitação permanecem os mesmos. Uma das principais alterações para as novas CNHs é a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação do cidadão, para a cor preta. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do estado responsável pela emissão da habilitação, do lado direito. A nova CNH também tem dois números de identificação nacional – Registro Nacional e Número do Espelho da CNH – e um número de identificação estadual, que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).´

A reforma da Previdência será aprovada no 1º semestre’, diz Maia
Candidato à reeleição, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aposta que a aprovação da reforma da Previdência será feita no Congresso no primeiro semestre e representará um marco na retomada do crescimento do País. Ele avalia que a votação dessa e de outras reformas passarão confiança para investidores sobre a seriedade do novo governo. Um dos citados em delação feita por um executivo da Odebrecht, Maia nega as acusações e defende as investigações da Lava Jato. E diz que elas não vão atrapalhar a agenda de reformas. Estou conversando com o meu partido e com outras legendas, para tomar a decisão sobre a reeleição, em janeiro. No meu mandato, em nenhum momento, separei partidos que me apoiaram e que não me apoiaram. Tratei todos da mesma forma. Como disse no meu discurso, sou um entre os 513 deputados da Casa. Por esse motivo, tenho certeza que a Câmara hoje tem um ambiente de paz que não tinha no passado.

Estupro pode virar crime imprescritível e inafiançável
O crime de estupro pode se tornar imprescritível. É o que determina uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC). A matéria, que aguarda a designação de relator na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), faz o estupro figurar juntamente com o racismo como crime “inafiançável e imprescritível”. Isso significa que o estupro poderá ser punido independentemente do tempo em que o ato foi cometido. Jorge Viana destaca que o estupro é um crime que deixa profundas e permanentes marcas nas vítimas. Além da violência do ato em si, argumenta o senador, a ferida psicológica deixada na pessoa estuprada dificilmente cicatriza. O autor lembra que, no Brasil, somente em 2015, foram registrados mais de 45 mil casos de estupros consumados, o que corresponde “à alarmante taxa de 22,2 casos de estupro para cada grupo de 100 mil habitantes”. Viana lamenta que o Acre, estado que ele representa no Senado, apresente a mais alta taxa de estupros consumados no país: 65,2 por 100 mil habitantes.

➤Mordomia

Pimentel busca filho no réveillon
com helicóptero oficial: ‘normal’

Governador de Minas Gerais usou um helicóptero do Estado 
para  buscar filho após as comemorações de Ano Novo

Alvo de um processo que pode cassar seu mandato, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), desfruta cada momento no cargo. Logo no primeiro dia de 2017, ele usou um helicóptero oficial do estado para buscar o filho no luxuoso Escarpas do Lago, condomínio localizado no município de Capitólio (MG), na região Sul de Minas. Vídeo registra o momento da chegada do governador: de camisa, calça jeans e óculos escuros, ele beija e abraça o filho e, em seguida, senta-se ao lado dele na aeronave.

Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Fernando Pimentel recorreu à sua página no Facebook na manhã desta segunda-feira para dar explicações. Disse que viajou no último domingo com a intenção de passar o dia com o filho, que havia passado a virada de ano na casa de amigos. O passeio, porém, teve de ser interrompido sob a justificativa de que o filho estaria passando mal.

“Ainda no vôo de ida, ele [o filho] comunicou-se comigo, dizendo que não se sentia bem, e perguntava se não me incomodaria voltar mais cedo com ele para BH, em vez de almoçar lá. Obviamente, eu concordei e voltamos juntos, logo após o pouso, ainda pela manhã. Ou seja, nenhuma novidade, nada ilegal ou irregular”, escreveu Pimentel.
Revista VEJA


➤OPINIÃO

A falácia dos outsiders*

Os resultados das últimas eleições municipais – principalmente os observados em São Paulo e no Rio de Janeiro, as duas maiores cidades do País – têm servido como pretexto para se difundir a ideia de que estão em ascensão os chamados candidatos outsiders, aqueles que se apropriam da aversão difusa de boa parte da população à política dita tradicional para lustrar suas campanhas eleitorais com o verniz da candura dos que estão “contra tudo isso que está aí”. Noves fora a platitude, trata-se, evidentemente, de uma falácia. Se não pelas biografias dos candidatos que se apresentam – revelando um prolífico histórico de participação política, seja ela partidária ou não – ao menos pela afronta à própria noção de política em seu mais elevado significado.

A Constituição de 1988 caracteriza a democracia brasileira como uma democracia representativa do tipo partidário, ou seja, nenhuma candidatura a cargo político, seja para mandato no Poder Executivo, seja no Legislativo, é admitida a não ser por intermédio de partidos políticos legalmente constituídos.

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admite o anglicismo e define outsider como a “pessoa que não pertence a determinado grupo; estranho, intruso, forasteiro, leigo”. Ora, o fato de filiar-se a um partido político e pavimentar o caminho de sua candidatura pela legenda já inviabiliza no nascedouro a proclamada antipolítica do postulante. Fossem permitidas as candidaturas avulsas no Brasil, estas, sim, dariam azo aos arroubos aventureiros que por definição distinguem um outsider. Mas não. Da forma como rege a Constituição brasileira, a “antipolítica” não passa de uma narrativa – para usar uma palavra da moda – tão política como o mesmo discurso que esses candidatos pretendem desconstruir.

Vejamos o que ocorreu nas duas cidades citadas. Em São Paulo, o candidato eleito para a Prefeitura em primeiro turno, João Doria Júnior, há 13 anos está à frente do Lide – Grupo de Líderes Empresariais –, cuja atuação envolve, entre outras atividades, a promoção da integração entre entidades privadas e o poder público a fim de viabilizar projetos sociais. Quem há de dizer que isso não caracteriza uma atividade eminentemente política, ainda que apartidária? A política também está presente na vida do novo prefeito de São Paulo pela história de seu pai. João Agripino da Costa Doria Neto foi eleito deputado federal pelo Partido Democrata Cristão (PDC) da Bahia nas eleições gerais de 1962. Teve o mandato e os direitos políticos cassados pelo Ato Institucional n.º 1, de abril 1964. Por fim, mas não menos importante, cabe dizer que João Doria Júnior chegou à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, partido que governa o Estado há mais de 20 anos.

No Rio de Janeiro, o caso é ainda mais escalafobético. É preciso uma dose excessiva de ingenuidade para classificar a vitória do prefeito Marcelo Crivella como o triunfo da antipolítica. Eleito senador pela primeira vez em 2002, Crivella foi reeleito em 2010 e logo ocupou a liderança da bancada do Partido Liberal (PL). Em 2005, fundou o Partido Republicano Brasileiro (PRB) com o vice-presidente da República, José Alencar. Foi o líder deste partido na Casa até sua recente eleição para a prefeitura do Rio. No governo da ex-presidente Dilma Rousseff, Crivella foi ainda o ministro da Pesca.

Outras candidaturas autodenominadas “antipolíticas” já começam a se alvoroçar com vistas às eleições gerais de 2018. Devem ser recebidas com a prudência que a boa administração pública requer.

São muitos os efeitos deletérios do mau exercício da atividade política. Os danos tangíveis são percebidos pela sociedade na má gestão do erário, na corrupção e na consequente precariedade da prestação de serviços públicos. O mais grave, no entanto, não pode ser mensurado. Trata-se justamente da descrença na política como o meio civilizado de consecução do bem comum e da garantia da paz social. Não há saída democrática fora da política. Aqueles que se autodenominam antipolíticos estão, na melhor das hipóteses, mal informados. Fazem do próprio despreparo um trunfo para operar em um ambiente que, de pronto, demonstram não conhecer. No pior cenário, travestem-se de um manto ilusório que visa tão somente a servir de subterfúgio para chegar ao poder negando aquilo que, na verdade, almejam desde o princípio.

*Publicado no Portal Estadão em 02/01/2017

➤02/01/2017


Estadão - Doria se veste de gari e promete limpar a cidade pessoalmente durante sua gestão
Em seu 1º dia como prefeito de SP, tucano também se comprometeu a ser catador de recicláveis por um dia

Folha de São Paulo - Estado Islâmico reivindica ataque em boate na Turquia
A organização terrorista Estado Islâmico reivindicou nesta segunda-feira (2) o ataque que deixou 39 mortos em Istambul em uma celebração de Ano-Novo

O Globo - Crivella afirma que vai rever isenções fiscais e de IPTU
Novo prefeito do Rio não descarta cobrar taxa de turistas para aumentar arrecadação 

Correio Braziliense - Vacina contra HPV começa a ser distribuída para meninos a partir deste ano
A faixa etária, de acordo com o Ministério da Saúde, será ampliada gradativamente até 2020, período em que serão incluídos meninos de 9 a 13 anos

Estado de Minas - Prefeitos em Minas tomam posse com caixa no vermelho
Ao tomar posse em Minas, prefeitos justificam volta de imposto, prometem lutar por recursos e herdam dívidas. Todos mostram apreensão com as finanças das prefeituras

Tribuna da Bahia - Prefeito eleito de cidade do Piauí morre em acidente antes da posse
O carro que dirigia colidiu com um ônibus numa rodovia estadual

Diário do Nordeste - Cidade mais segura e criação de empregos são os desafios
Na cerimônia de posse, o prefeito Roberto Claudio, de Fortaleza, destacou novas ações para áreas de segurança e economia

Gazeta do Povo - Greca promete corte de 40% dos cargos comissionados e dá alfinetadas em Fruet
Na cerimônia em que assumiu o cargo, novo prefeito de Curitiba criticou o uso político dos cargos de confiança e o processo de transição

Diário Catarinense - Gean toma posse na prefeitura defendendo austeridade na Capital
Peemedebista foi empossado junto com o vice João Batista Nunes (PSDB) e os 23 vereadores eleitos em uma cerimônia na Alesc

Revista VEJA - Joaquim Barbosa cogita cada vez mais ser candidato em 2018
Ele esconde, faz de conta que não quer, mas está cada vez mais entusiasmado com aqueles que o abordam para falar de suas possibilidades em 2018

Revista EXAME - Crivella quer criar imposto sobre turismo no Rio de Janeiro
Crivella propôs a criação de um imposto, "de R$ 4 ou R$ 5", que seria cobrado dos turistas nos hotéis

Revista ÉPOCA - Irmão de senador assume cargo estratégico em empresa do governo
Maurício Malta, irmão de Magno Malta (PR-ES), passou a ocupar a diretoria de Planejamento da EPL. Vai ganhar R$ 29 mil

Agência BRASIL - Ministro diz que Estado Islâmico quer atacar Londres com armas químicas
O ministro da Segurança da Grã-Bretanha, Ben Wallace, afirmou que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tem o objetivo de realizar atentados em "larga escala" com armas químicas no país

Portal G1 - Mercado estima inflação de 4,87% e alta de 0,5% no PIB em 2017
Previsão faz parte de relatório do mercado divulgado pelo Banco Central; estimativa de inflação para 2016 caiu de 6,40% para 6,38%

Portal IG - Morte de embaixador grego é “novela macabra”, diz imprensa internacional
Apontada como mandante do crime, mulher de Kyriakos Amiridis está presa desde o último sábado

➤BOM DIA!

Tramandai Sul
Carroceiros transformam rua em lixão

A Rua Acre, em Tramandaí Sul, fica bem perto do mar, tem uma pracinha onde as crianças brincam e os adultos desfrutam de um local para exercícios e somente casa de veranistas.

É na Rua Acre que desde 2007 tenho uma casa onde costumo passar minhas férias e curtir alguns dias de inverno, onde o silêncio é quase absoluto. Isso que Tramandaí Sul fica a seis quilômetros do centro de Tramandai.

Pois na minha rua, há um grande terreno de propriedade de pessoas que não residem no Rio Grande do Sul e que, durante todo o ano, fica aberto, muito embora já tenha sido cercado como medida de prevenção contra os carroceiros.

Nos últimos dois anos, os carroceiros, além de cortarem os arames farpados e derrubarem os moirões, passaram a jogar lixo de todo o tipo no local. Perto do Verão, quando os veranistas começaram a reclamar, a prefeitura mandou uma máquina e vários caminhões para retirarem daquela área o lixo que já se acumulava.

Pois este ano, quando estive lá no inverno, comentei com minha mulher que a coisa estava se complicando pela quantidade de lixo jogado nos terrenos. Não deu outra! Quando chegamos para vereanear, a Rua Acre estava tomada pelo lixo, praticamente impedindo a circulação de veículos, coisa que deverá ocorrer brevemente caso a prefeitura não tome providências.

Tem de tudo naquele lixão formado pelos carroceiros que se revezam, durante o dia, para jogar mais e mais lixo quase até o meio da rua.


Carcaças de televisores, conjuntos de sofá, fogão usado, uma quantidade enorme de madeira velha, móveis antigos, restos de obras, galhos de árvores e sacos de lixo com restos de grama. Uma imundice que gera o aparecimento de ratos, baratas e escorpiões.

Alguns moradores foram até a sub-prefeitura para reclamar. Os funcionários disseram que estavam entregando o serviço para a próxima administração e não poderiam fazer nada. Reclamar dos carroceiros, é um verdadeiro perigo. Normalmente armados, eles investem contra os reclamantes, muitos de facão em punho, fazendo todo o tipo de ameaça. Os moradores nem se atrevem mais, pois poderão ter suas casas depredas e até incendiadas durante o inverno. Os carroceiros são, sem nenhuma dúvida, uma verdadeira máfia.

Fiz algumas fotos apenas para que todos tomem conhecimento do descaso total da administração que está deixando a prefeitura de Tramandai, para com uma praia pequena, mas repleta de veranistas que pagam impostos, e não são atendidos em nada do que reivindicam. Postes com lâmpadas queimadas, só na quadra onde tenho casa, são dois. E olhem que pago de IPTU em Tramandai, muito mais do que pago pelo meu apartamento em Porto Alegre.

Quem sabe a nova administração, que tomou posse ontem, determine que alguém passe pela Rua Acre e de uma olhada no lixão que os carroceiros criaram.

O que não pode mais ser suportado por quem tem casa na Acre, é que a prefeitura mande limpar e, mal começando o mês de abril,os carroceiros retornem para despejar as imundices que transportam em suas carroças, que a prefeitura diz que só podem trafegar com placas, mas que a maioria não tem.

Meu vizinho de praia, o Raul Camargo, já está temendo que o lixo seja jogado no pátio da casa dele. Na beira da tela já chegou!

Tenham todos um Bom Dia!