quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

➤BOA NOITE!

Antônio Carlos e Jocáfi formam uma dupla de cantores e compositores brasileiros, nascidos na Bahia, que começaram a carreira em 1969 no V Festival da Música Popular Brasileira e fizeram sucesso a partir de 1971 quando participaram do Festival Internacional da Canção com a música Desacato, que ficou com o segundo lugar,
Muitas de suas canções fizeram parte da trilha sonora de muitas telenovelas, algumas como tema de abertura.
Selecionei para hoje um de seus primeiros sucessos, um samba que o Brasil inteiro cantou com eles a partir de 1971 -  Você Abusou


➤Confirmado

Morre Teori Zavascki



Confirmado pelo Corpo de Bombeiros: o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio, na tarde desta quinta (19) . Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina.

Teori estava a bordo do avião modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM pertencente a Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, em São Paulo e no Rio. A aeronave, que tem capacidade para oito pessoas, deixou o Campo de Marte, em São Paulo, às 13h. O acidente aconteceu por volta das 13h.

➤ATENÇÃO!

Avião cai em Paraty
Lista de passageiros inclui ministro Teori Zavascki

Um avião de pequeno porte caiu nesta quinta-feira, 19, no mar em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, e o nome do ministro do Teori Zavascki está na lista de quatro passageiros. Segundo a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori estava em São Paulo e seu nome estava entre os passageiros, mas a Corte não confirma se o ministro embarcou. Não há confirmações sobre mortes.

Há informações desencontradas sobre sobreviventes. Extraoficialmente, sabe-se que o presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados sobre o acidente, que teria vitimado Teori. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também recebeu, na Suíça, a mesma informação. O avião partiu de São Paulo para o Rio de Janeiro. 

O Corpo de Bombeiros do Rio informou que são realizadas buscas de pelo menos três pessoas que estariam a bordo do avião de pequeno porte que caiu no mar, perto de Paraty. De acordo com a assessoria da corporação, no momento são preparados "aparatos para o resgate" de pelo menos três pessoas que estariam no avião.

➤RAPIDINHAS



Guerra nos presídios afeta segurança nacional, afirma Temer
O presidente Michel Temer (PMDB) disse nesta quinta-feira, 19, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que o caos no sistema prisional do País, com a guerra entre facções e mortes nos presídios, afeta a segurança nacional. É o que justifica, segundo ele, ter autorizado o uso do Exército para conter as rebeliões. "As Forças Armadas vão entrar porque aparentemente era uma questão local e começou a ultrapassar as fronteiras físicas e jurídicas dos Estados, o que acabou gerando, não vou exagerar, quase uma questão de segurança nacional." Ele defendeu a legalidade da medida, que considerou "ousada", e reafirmou que os militares não terão contato com os presos. "Uma das funções das Forças Armadas é manter a lei e a ordem, e estava se estabelecendo desordem absoluta”

Lava Jato retoma negociações de delações, com mais de 20 candidatos na fila
Uma fila com mais de 20 candidatos a delatores retoma as tratativas por acordos de colaboração premiada e leniência com procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, ainda este mês. São executivos de empreiteiras, agentes públicos indicados aos cargos por partidos e políticos, lobistas e operadores financeiros, acusados de corrupção na Petrobrás. Suas negociações foram suspensas, no fim de 2016, para o fechamento do acordo da Odebrecht – que tem 77 executivos e mais de 900 depoimentos e aguarda homologação no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os candidatos a delatores da Lava Jato estão o ex-diretor da Petrobrás Renato Duque, o ex-marqueteiro do PT João Santana, o lobista Adir Assad, executivos das empreiteiras Mendes Júnior, Galvão Engenharia, Delta e EIT. Com cláusula de sigilo obrigatório para as tratativas, as defesas dos investigados não comentam os acordos.

MTST invade sede da CDHU, no centro de São Paulo
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) invadiram a sede da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU), na região central da capital paulista, no fim da manhã desta quinta-feira, 19. Centenas de manifestantes ocuparam a entrada do prédio e o saguão principal, mas, segundo o governo, não houve invasão das áreas internas. À tarde, eles deixaram o edifício e seguiram em passeata até a Catedral da Sé. A Rua Boa Vista, onde fica a CDHU, foi interditada em ambos os sentidos. A ação acontece dois dias depois de o principal líder do MTST no País, Guilherme Boulos, ter sido detido pela Tropa de Choque da Polícia Militar após acusação de  ter "incitado" um ataque de rojões durante reintegração de posse realizada em São Mateus, na zona leste de São Paulo. 

Juiz aponta farsa e nega transferência de Marcos Valério
Marcos Valério Fernandes de Souza, que cumpre pena de 37 anos de prisão na Penitenciária Nelson Hungria, na cidade de Contagem, em Minas Gerais, é suspeito de prestar informação falsa à Justiça ao pedir transferência para uma outra unidade prisional de Minas – a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), da cidade de Lagoa da Prata. No pedido de transferência ao Supremo Tribunal Federal (STF), Valério informou que sua mãe e sua companheira moravam na cidade. A solicitação foi aceita pelo ministro Luís Roberto Barroso em 19 de dezembro, sob a condição de que a decisão final caberia ao juiz da comarca local. A Apac em Lagoa da Prata prevê assistência espiritual e orientação para atividades artísticas e o controle sobre os presos é bem mais ameno do que o feito nas penitenciárias do Estado. Ao negar a transferência, o juiz Aloysio Libano de Paula Junior disse que constatou, por visita própria e com o envio de oficial de justiça, que no endereço informado não viviam parentes de Valério. A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que confirmada a suspeita de falsidade ideológica, poderá haver impacto na pena que Valério cumpre. A investigação será feita pela comarca de Lagoa da Prata.

Padre escandaliza Itália: fazia orgias com 9 mulheres
Um escândalo sexual envolvendo um padre que promovia orgias chocou a cidade de Pádua, localizada na região do Vêneto, no norte da Itália. Don Andrea Contin, da igreja de San Lazzaro, teria feito sexo com várias mulheres da paróquia. Nas práticas, eram utilizados jogos, acessórios e fantasias. De acordo com fontes ligadas à investigação, ao menos nove mulheres teriam praticado atos sexuais com o sacerdote. Em depoimento, duas admitiram ter mantido relações com o padre, que está afastado de suas funções. Uma das mulheres contou que o religioso chegou a sugerir que outros homens participassem dos encontros, como orgia. O padre foi descoberto durante uma investigação de violência privada e favorecimento à prostituição. Isso porque as duas mulheres, uma de 49 anos e outra de 51, contaram ter sido “vítimas” do sacerdote. A de 49 anos era “amante” do padre desde 2014. À polícia, ela disse que o sacerdote a obrigou a se prostituir e a manter sexo em condições “extremas”. Já a mulher de 51 anos relatou que o padre se aproveitou de um momento de fragilidade emocional em uma época que passava por um divórcio para tocar suas partes íntimas e propor sexo.

➤Alcaçuz

Presos fazem batalha campal


A guerra de facções na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, chegou ao sexto dia nesta quinta-feira, 19. Detentos voltaram ao teto de pavilhões da unidade, ocuparam a área externa da prisão com bandeiras de facções criminosas e fizeram uma batalha campal, usando plástico, madeira e outros objetos para montar barricadas e atacar os rivais. Policiais fazem disparos com balas de borracha e lançam bombas de efeito moral para tentar impedir a aproximação dos dois grupos, que estão separados apenas pelos obstáculos montados pelos presos. No fim de semana, 26 detentos do Sindicato do Crime do RN (SDC) foram mortos por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) em mais um capítulo do confronto.

De cima de um dos pavilhões, um preso gritava pela atenção da PM pedindo que liberasse o acesso para que os próprios presos "dessem um jeito". Presos feridos estão sendo retirados do confronto pelos próprios detentos em um carrinho usado para transportar alimentos. As primeiras informações indicam que presos do PCC avançam sobre detentos do Sindicato. 

Na tentativa de evitar fugas, a Força Nacional realiza rondas em volta de Alcaçuz. Na manhã desta quinta, o helicóptero da PM sobrevoava o presídio em auxílio a ação dos policiais nas guaritas que disparavam contra os presos. 
Agência Estado

➤SELECIONADAS

As crises de choro de Cabral
A situação da Sérgio Cabral anda chamando atenção de quem é pago para vigiá-lo. Preso em Bangu, o ex-governador continua completamente deprimido.
As piores crises de choro, com soluços em alto volume, podem ser ouvidas por carcereiros que ficam a até 50 metros de distância da cela de Cabral.(Radar/VEJA)

Prefeito nomeia filho cantor sertanejo como secretário em Canoas (RS)
Participante do encontro de campanha de Jovair Arantes, seu colega de PTB, o prefeito de Canoas (RS), Luiz Carlos Busato, está no centro de uma polêmica. Nomeou o filho Rodrigo Ferrari, que é cantor sertanejo e publicitário, como secretário de Comunicação. Intérprete de músicas como Doida e Tá Soltinha, Rodrigo não foi o único nomeado de sua trupe. Seu empresário, Mauri Grando, será secretário de Cultura. O salário de secretário é de R$ 13.215,43 em Canoas, segundo o portal da transparência da cidade.(Coluna Estadão)

Os planos do apóstolo Valdemiro Santiago
O apóstolo Valdemiro Santiago tinha, até o ano passado, planos de expandir sua igreja, a Mundial do Poder de Deus, para 28 países, construindo mais de 400 templos. Mantinha o objetivo mesmo com supostos problemas em caixa. Recentemente pediu doações de fiéis para manter a programação da igreja na televisão a cabo. Países africanos seriam o alvo principal nessa expansão. Atualmente, a igreja está em 27 países, de acordo com o site da instituição.
Nas últimas semanas, Valdemiro foi personagem de duas histórias inusitadas. Na primeira delas, foi esfaqueado durante um culto em São Paulo. Na segunda, ficou à deriva num barco pesqueiro no litoral paulista. (Expresso/Época)

Câmara pode discutir pena de trabalho forçado
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reconhece que a Casa vai debater e votar projetos que tratem de mudanças na área de segurança pública do País. Favorito à reeleição, ele afirma que é “inevitável” que a Câmara discuta o tema no fim do recesso. Na enxurrada de projetos que estão sendo apresentados, um deles ganha força na Casa. Apresentada pelo líder do PR, Aelton Freitas, a proposta mexe na Constituição e inclui a possibilidade de pena de trabalho forçado para presos. “A Câmara vai discutir as propostas que chegarem, inclusive essa”, diz Maia.(Coluna Estadão)

Diplomata vai tirar 60 dias de férias para participar do BBB
O diplomata Rômulo Neves, que deu um tempo no Itamaraty para curtir uma temporada de sub-celebridade no Big Brother, lançou mão de tudo o que era possível para participar do programa sem passar aperto. Ele vai tirar 60 dias de férias, que estavam acumuladas, além do recesso do Carnaval, período em que o itamarateca estará trancafiado na casa – se não for eliminado antes disso, obviamente.Neves poderia solicitar uma licença para interesse particular, um benefício não remunerado, mas preferiu garantir a grana a que tem direito. Se deixar o programa na primeira semana, pelo menos ainda terá um longo período e uma boa reserva financeira para dar uma relaxada. É verdade, porém, que a tarefa dele no Ministério das Relações Exteriores não era das mais estressantes. Neves batia cartão na Divisão da Oceania, departamento de pouquíssima relevância na estrutura da pasta.(Radar/VEJA)

➤19/01/2017



Estadão - Guerra nos presídios é para ocupar o espaço das Farc, diz professor
“As Farc tinham uma presença dominante e decisiva nesse mercado e sua saída acarreta muitas mudanças”, diz o cientista político Paulo de Tarso dos Santos, da Unicamp

Folha de São Paulo - Nova rebelião deixa ao menos um morto em presídio no interior do RN
Presos quebram grades, ateiam fogo e sobem no telhado de penitenciária em Caicó

O Globo - Governo cria comissão para reformar sistema penitenciário
Grupo será composto por 25 representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil

Correio Braziliense - Brasilienses correm para se vacinar contra a febre amarela
Em alguns postos, a procura foi tanta que faltaram doses, mas o governo garante que situação será normalizada nesta quinta-feira (19/1)

Estado de Minas - Após oito mortes em Minas por febre amarela, imunização será intensificada em três estados
Ministro anuncia mais vacinas para Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Casos em Minas vão a 206, dos quais 53 com exames preliminares indicando a doença

Tribuna da Bahia - Festa de Yemanjá ameaçada por boicote de pescadores
Caso a Prefeitura não atenda uma comissão que montaram para discutir sua organização

Diário do Nordeste - 88% dos municípios cearenses estão em estado de emergência
Agora, são 162 cidades com a situação reconhecida

Diário Catarinense - Alta nos pedidos de aposentadoria chega a 18% em 2016 em SC
Especialistas aconselham avaliar caso a caso e não se apressar apenas por causa da reforma da Previdência

PIONEIRO - Médicos do SUS dizem que salário pedido pela categoria é de R$ 9,5 mil
Sindicato de Caxias do Sul alega que valor foi acordado na gestão de Alceu Barbosa Velho

Revista VEJA - Rebelião em presídio no interior do RN deixa um preso morto
Motim na Penitenciária Estadual de Seridó, em Caicó, no interior, começou na noite da quarta devido a confronto entre facções rivais

Revista EXAME - Governo vai leiloar campos devolvidos pela Petrobras
Queda do petróleo e Lava Jato fizeram o número de campos da Petrobras devolvidos à União quintuplicar

Revista ÉPOCA -  OAB espera que STF derrube limite de dedução de despesas com educação no Imposto de Renda
Para a entidade, o impacto da medida para a receita do governo seria baixo

Agência BRASIL - Oposição convoca passeata por eleições antecipadas na Venezuela
A oposição venezuelana convocou uma passeata para a próxima segunda-feira (22) até a sede do  Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em Caracas, para exigir a realização de eleições antecipadas e retirar o presidente Nicolás Maduro do poder

Portal G1 - RN procura chefes de facções antes de tentar retomar controle de Alcaçuz
Secretário disse que não permitiria mais confrontos entre criminosos. Penitenciária da Grande Natal foi palco de matança no fim de semana

Portal IG - Prazo para regularizar situação e permanecer no Simples acaba dia 31
Mais de 220 mil empresas ainda não acertaram as contas com a Receita Federal, segundo balanço do Sebrae

➤Rio Grande do Norte

Madrugada de violência no interior do Estado

Fotos: EFE/Reprodução
Os ataques realizado por criminosos chegaram a três cidades do interior do Rio Grande do Norte durante a madrugada desta quinta-feira, 19. Depois de incendiarem 11 ônibus e um carro do governo na capital potiguar durante esta quarta-feira, 18, atos foram cometidos em Macau, a 180 quilômetros de Natal, em João Câmara, a 95 km, e em Caicó, a 250 km e onde acontece desde a noite uma rebelião na Penitenciária Estadual do Seridó. O motim não foi controlado até a manhã desta quinta - presos ocupam o teto de uma das alas do presídio.
Em João Câmara e Macau, ônibus de linha municipal e intermunicipal foram abordados, esvaziados e incendiados. Em Caicó, três carros da Secretaria Municipal de Saúde e um ônibus foram consumidos pelo fogo a partir da ação dos criminosos. Ninguém foi preso até a manhã desta quinta.

Os crimes estariam ligados à transferência realizada nesta quarta de 220 presos membros do Sindicato do Crime do RN (SDC) de Alcaçuz, em Nísia Floresta, para a Penitenciária Estadual de Parnamirim, ambas na Grande Natal.
A facção prometeu reagir à mudança com atentados nas ruas aos moldes do que já havia realizado entre julho e agosto do ano passado, quando 108 ataques aconteceram em 38 cidades.

Nesta quarta, o secretário de segurança pública, Caio César Bezerra havia informado que apura a ligação dos incêndios com a transferência de membros da facção e disse que a polícia busca os bandidos.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Natal (Seturn) informou que a circulação de ônibus nas primeiras horas da manhã desta quinta ainda ocorre de forma reduzida. Isso porque a Polícia Militar não teria acompanhado, como acordado, o veículo que circula na madrugada para buscar os funcionários para o primeiro turno de serviço. A reportagem não conseguiu contato com a corporação. Assim, a circulação só começou a ser retomada às 6 horas e por apenas uma das empresas. Não foi fornecida uma previsão para retomada completa da atividade na capital.  

Agência Estado

➤BOM DIA!

O agitador cumpre sua ameaça*

Dias atrás, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, fez ao mesmo tempo uma promessa e uma ameaça: “Haverá um agravamento da situação e vamos nos aproximar de um estado de convulsão social”. Na terça-feira, começou a cumprir o que dissera. Tendo comparecido – segundo declarou, movido pela intenção de tentar uma solução “negociada e pacífica” – a um terreno ocupado por 700 famílias em São Mateus, que estava sendo submetido a reintegração de posse por ordem judicial, Boulos foi detido pela Polícia Militar por resistência e incitação à violência. Levado a uma distrito policial, foi indiciado e liberado, nove horas depois.

De família de classe média alta, marxista radical, formado em filosofia pela USP, morador, com a mulher e duas filhas, num bairro da periferia pobre de São Paulo, Boulos é obstinado pela ideia de que tem uma missão social – e política – a cumprir. A vocação franciscana de Boulos tende a transformá-lo em ícone para os “progressistas” que o imaginam, por sua devoção aos pobres, acima do bem e do mal. E é exatamente isso que o torna perigoso para uma sociedade que se pretende livre e democrática, na qual a igualdade de oportunidades que garante a justiça social só pode ser obtida sob o império da lei, jamais pela força.

O problema habitacional é inegavelmente grave no País. E essa não é uma anomalia que deva ser debitada apenas ao fato de o governo não conseguir desenvolver programas habitacionais suficientes. Afinal, a obrigação de prover moradias populares cabe ao governo apenas subsidiariamente, como exceção diante das carências mais profundas, e não como regra. Na verdade, no que diz respeito à questão habitacional, os governos têm falhado principalmente quando se trata de sua responsabilidade original, que é a de prover infraestrutura urbana, o que envolve mobilidade, abastecimento de água e energia elétrica, saneamento, além de rapidez e eficiência na tramitação burocrática da documentação relativa ao imóvel. É essa uma das razões da disseminação descontrolada de loteamentos ilegais e irregulares.

A gravidade do problema habitacional não justifica, no entanto, a tentativa de resolvê-lo na marra, ao arrepio da lei, com total desrespeito ao direito de propriedade, que numa sociedade democrática sofre certas limitações em respeito ao bem comum. Por exemplo, é pacífica a normatização do uso do espaço urbano por meio das chamadas leis de zoneamento. Coisa diferente é a ocupação de áreas consideradas “abandonadas” por seus proprietários. Essa é uma maneira fácil de, mais do que oferecer uma solução precária para os sem teto, politizar a questão com o objetivo de demonstrar como verdadeira a falácia de que os problemas sociais, como a da habitação, não podem ser resolvidos pelos critérios da “lei burguesa”, e que os princípios da Justiça só serão atendidos quando garantidos por um Estado autocrático.

O agitador Guilherme Boulos, inimigo declarado da liberdade que não seja aquela concedida por um Estado Todo-Poderoso, apesar de ameaçar com a eclosão da “convulsão social”, nega-se a admitir que estimule de alguma forma a violência com que os militantes do MTST se comportam. De acordo com o que disse na terça-feira, tudo se explica pelo fato de que “há no País um movimento de criminalização dos movimentos sociais”. E garantiu que não teve nenhuma influência sobre a atitude dos invasores despejados, que reagiram à ordem de desocupação apresentada por um oficial de Justiça com a queima de pneus e móveis no meio da rua e o lançamento de pedras e paus contra os policiais militares que ali estavam para garantir o cumprimento da decisão judicial e, por sua vez, recorreram ao uso de bombas de efeito moral e gás de pimenta.

Boulos declarou ter sido vítima de uma “prisão política”. Não é o que está escrito no boletim policial. Ele violava a lei e promovia a desordem. Mas é assim que ele entende ser a política. Para ele, “convulsão social” deve ser sinônimo de progresso.

*Publicado no Portal Estadão em 19/01/2017