terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

➤BOA NOITE!


Izaías Bueno de Almeida começou a tocar bandolim com 10 anos de idade. Quando foi apresentado por Jacob do Bandolim, tornou-se o mais respeitado bandolinista de São Paulo. Israel passou depois para o violão, tocando bossa-nova, e para a guitarra, integrando conjuntos de iê-iê-iê. O começo dos anos 70 marcou também o nascimento de Izaías e Seus Chorões, com Izaías Bueno de Almeida – bandolim, Israel Bueno de Almeida - violão 7 cordas, Edmilson Capelupi - violão 6 e 7 cordas, Arnaldinho do Cavaco – cavaquinho e José Reli no pandeiro.

Com esta formação, eles se apresentaram no dia 24/10/2011 no Teatro Anchieta,  do Sesc Consolação, executando, entre outros, o choro Pedacinho do céu, de Waldir Azevedo.



➤Em Eldorado-SP

É proibido morrer nos fins de semana

Portão do cemitério de Eldorado-SP
Um comunicado fixado no portão do cemitério e postado em redes sociais pede aos moradores de Eldorado, no Vale do Ribeira, que “deixem para morrer de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas”. O que parecia uma brincadeira era um protesto real dos funcionários da zeladoria do cemitério municipal, o único da cidade de 15,2 mil habitantes, contra o corte no pagamento de horas extras pela nova administração municipal.

“Não vamos mais fazer sepultamentos em feriados e fins de semana”, dizia o post, assinado pelo coveiro Willian Almeida Bonilho, de 36 anos.
Willian e seu pai são os únicos funcionários do cemitério municipal e, além de cuidar da manutenção do local, exercem também a função de abrir as covas e realizar os sepultamentos. Na sexta-feira, 3, eles foram surpreendidos ao receberem o pagamento com o corte nas horas extras relativas a plantões de sábado e domingo.

Inconformado, Willian fez a postagem em sua rede social e pôs uma cópia no portão do cemitério, com o aviso de que não trabalhariam mais nos fins de semana.

“Como ninguém sabe quando vai morrer, eu e meu colega teríamos que ficar presos, sem viajar, nos fins de semana, a pedido da nova administração. O que nos resta é pedir a todos que deixem para morrer de segunda a sexta-feira.” No último fim de semana, eles não trabalharam, mas não morreu ninguém.

A postagem foi compartilhada por moradores e chegou à prefeitura que, nesta segunda-feira, 6, chamou o funcionário às falas. “Ele e o pai são funcionários concursados e cuidam bem do cemitério, mas o Willian foi açodado, não precisava ter feito isso”, disse o chefe de gabinete, Geraldo Benedito de Moraes.

O que houve, explicou, foi um corte em horas extras que eram “presenteadas” a muitos servidores e inflavam a folha de pagamento. “Havia um abuso que, inclusive, está sendo objeto de apuração pelo Ministério Público, mas o corte feito pela atual gestão não atinge as horas efetivamente prestadas em serviços essenciais.”

Revezamento. De acordo com Moraes, os dois servidores do cemitério vão se revezar para cobrir os fins de semana e, quando exceder a jornada 40 horas semanais, as extras devidas serão pagas. Segundo ele, a cidade é pequena e não tem mortes todo dia. “Às vezes, passam 15 dias sem morte e, desde que ele fez a postagem, não morreu ninguém.”

Willian confirmou o entendimento com a prefeitura e, além de retirar o aviso no cemitério, substituiu o post na rede social. Em nova mensagem, ele diz que a questão das horas extras está resolvida e os plantões dos fins de semana no cemitério vão continuar. “Ao contrário do que eu disse na minha postagem anterior, se você quiser morrer em sábados, domingos e feriados, saiba que estamos lá esperando a todos”, escreveu.

Agência Estado

➤IPTU 2017

Últimos dias para pagar com  desconto

Foto: PMPA
Os contribuintes que desejarem aproveitar o benefício podem acessar as guias de pagamento do IPTU 2017, com desconto de 12%, no sitewww.portoalegre.rs.gov.br/iptu2017

A Secretaria Municipal da Fazenda informa que a quitação, em cota única, pode ser feita nos bancos conveniados com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander e Sicredi) e em casas lotéricas.

Informações sobre o IPTU podem ser obtidas na Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, Centro Histórico, das 9h às 16h), pelo telefone 156 (opção 4) ou pelo e-mail 
atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br. Para chamadas de outras cidades, o telefone é (51) 3289-0156.  O desconto de 12% vai até 8 de fevereiro.

➤RAPIDINHAS



Doria promete acabar com a cracolândia neste semestre
O prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) prometeu nesta terça-feira, 7, acabar com a cracolândia da região da Luz, no centro da capital, ainda este semestre. Com a implementação do programa Redenção até junho, o tucano disse que os dependentes químicos não ficarão mais na rua.
Segundo Doria, a remoção será feita de forma "humanitária" e terá também um caráter contínuo, para evitar o retorno dos usuários de droga às ruas. 
"Não vão ficar na rua. Eles receberão o tratamento clínico necessário e o atendimento social que devem ter", afirmou, após uma reunião de duas horas e meia na Secretaria da Segurança Pública. 
Para o tucano, a presença de dependentes químicos nas ruas do centro é "uma imagem ruim para as pessoas, para a cidade e para o Brasil".
"Esta imagem, nós esperamos que dentro em breve seja algo do passado. E que as pessoas que ali estão, como psicodependentes, possam ter o seu atendimento clínico, o resgate da própria vida, uma oportunidade ao emprego e, com isso, a chance de cidadania que hoje não têm, infelizmente", disse, complementando que os criminosos da cracolândia "terão a força da lei" e serão presos.

Promotoria investiga obra bilionária de Aécio
A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais investiga suspeitas de fraude à licitação nas obras da Cidade Administrativa de Minas Gerais, a mais cara da gestão Aécio Neves (PSDB/2003-2010) no governo do Estado. O inquérito civil público foi aberto em setembro do ano passado após vir à tona que o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro citaria em delação premiada na Operação Lava Jato o pagamento de propina de 3% do valor do empreendimento – que ficou em R$ 1,2 bilhão – a um dos principais auxiliares do tucano, o empresário Oswaldo Borges da Costa Filho.
A investigação é a primeira aberta desde que começou a ser divulgado pela imprensa que delatores da Lava Jato citaram irregularidades na obra.
A portaria de abertura do inquérito aponta para ‘supostas irregularidades referentes às obras da Cidade Administrativa de Minas Gerais, consistentes no pagamento de vantagem indevida pela empresa OAS, uma das participantes de um dos consórcios responsáveis pelo empreendimento, a Oswaldo Borges da Costa Filho, então presidente da Codemig, órgão estatal que realizou o correspondente procedimento licitatório’.

Pezão não paga, e exames essenciais são suspensos no Rio
Sem dinheiro nos cofres, o estado do Rio assiste ao colapso progressivo nos serviços públicos. Nesta terça (7), o consórcio Rio Imagem, responsável pela realização de exames essenciais na rede de saúde pública, anunciou que vai paralisar os serviços por falta de pagamento.
O Rio Imagem atua no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem (CEDI), uma parceria público-privada. O empreendimento foi anunciado com pompa ao ser inaugurado pelo ex-governador Sérgio Cabral, em 2011.
Segundo o consórcio, o contrato com o governo de Pezão se encerrou em novembro. Desde então, espera por um acordo e opera sem receber qualquer pagamento há 87 dias.
O Rio Imagem diz que vai retomar os serviços assim que a dívida seja regularizada.
A Secretaria de Estado de Saúde informa que o Centro de Diagnóstico por Imagem Rio Imagem passou por uma auditoria, tendo em vista que a empresa que atua na gestão da unidade não está prestando o serviço conforme pactuado – deixando de realizar ou entregar resultados de exames, por exemplo, que vêm sendo motivos de reclamações frequentes dos pacientes. A auditoria está sendo concluída e a SES tomará as providências cabíveis para que os serviços sejam retomados de forma adequada e com qualidade para a população. 

Brasil e Argentina buscarão laços mais próximos com México
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, pediu nesta terça-feira em Brasília que o Mercosul se aproxime da Aliança do Pacífico, e em particular do México, um país sobre o qual afirmou que “começa a olhar para o sul com mais decisão”.
Em discurso junto ao presidente brasileiro, Michel Temer, e em uma aparente alusão ao protecionismo impulsionado pelo governo do americano Donald Trump, Macri disse que “frente a tantas dúvidas no mundo hoje”, o Mercosul e toda América Latina devem buscar novos horizontes comerciais.
“Que 2017 seja um ano de inflexão positiva para esta aliança estratégica” entre Brasil e Argentina, declarou Macri, que convidou Temer a “serem aliados e encarar juntos esta agenda”, que passa pelo “fortalecimento interno do Mercosul e suas relações com o mundo”.
Em particular, além do acordo que já é negociado com a União Europeia (UE), Macri propôs que o Mercosul, cuja presidência semestral é exercida agora pela Argentina, se aproxime com mais decisão da Aliança do Pacífico, que é integrada por Chile, Peru, Colômbia e México.
O argentino se referiu em particular ao México, dizendo que “nesta nova situação, começa a olhar para o sul com mais decisão”, em outra clara alusão às políticas promovidas por Trump.
Macri inclusive comentou que havia conversado com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, a quem disse que deseja que haja “um acordo razoável entre México e Estados Unidos nesta nova etapa”, mas a quem convidou também a se aproximar do Mercosul.

Com militares, parte do comércio volta a funcionar em Vitória
Integrantes da Força Nacional de Segurança começaram a chegar à Grande Vitória no fim da madrugada desta terça-feira, 7, horas depois de soldados do Exército irem às ruas para fazer patrulhamento ostensivo.
A presença dos militares devolveu um pouco da confiança dos moradores, que nesta manhã voltaram a circular pelas ruas da capital do Espírito Santo.
A movimentação de pessoas nas ruas é maior do que aquela vista no fim da tarde de segunda-feira, 6. Algumas estabelecimentos voltaram a abrir as portas.
Em crise na segurança, o Espírito Santo recebeu o socorro das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança ao Estado por causa da paralisação da Polícia Militar, que vem desde o fim de semana.
O movimento já foi considerado ilegal pela Justiça, que determinou aplicação de multa diária de R$ 100 mil por descumprimento.
A categoria reivindica reajuste salarial e denuncia falta de pagamento de auxílio-alimentação, adicional noturno e por periculosidade, além de más condições da frota de veículos empregada no patrulhamento.
Familiares de PMs se posicionaram na frente de batalhões na Grande Vitória e em cidades do interior para impedir a saída dos PMs e de carros e protestar contra o governo – que não aceita negociar enquanto os PMs não voltarem a seus postos.

➤OPINIÃO

‘In pectore’*

Eliane Cantanhêde

O ministro Alexandre de Moraes foi desde o início o nome preferido do presidente Michel Temer para a vaga de Teori Zavascki no Supremo. Podia até não preencher os critérios da opinião pública, mas preenchia todos os critérios do próprio Temer: constitucionalista como ele, doutor pela USP, professor universitário, livros publicados, cioso do equilíbrio entre poderes e cuidadoso em matéria penal e em questões fiscais – algo fundamental em tempos de reformas.

Temer deixou inflar o número de candidatos e a cada um correspondia uma avalanche de críticas, enquanto ele avisava, conforme publicado neste espaço em 31 de janeiro: “Se eu tiver de pagar um alto preço, pago com o Alexandre”. Era uma senha: se fosse para apanhar com fulano ou beltrano, ele nomearia – como nomeou – a sua opção in pectore.

Um sinal do favoritismo de Moraes foi que ele subitamente se recolheu e ficou mudo, mas, quando Temer reforçou o Ministério da Justiça com a Segurança Pública, ficou a dúvida: se reforçou, é porque não vai trocar o ministro? Trocou, mas, antes, certificou-se de que os demais ministros acatariam bem o nome de Moraes, consultou os presidentes da Câmara e do Senado (que sabatina ministros do STF) e esperou Edson Fachin preencher a Segunda Turma e abrir caminho para Moraes na Primeira, que não tem a ver diretamente com a Lava Jato. O voto dele pesa, mas em plenário.

Além de falar demais, Moraes teve uma passagem particularmente infeliz na Justiça, quando disse que Roraima não tinha pedido ajuda federal e foi desmentido cabalmente pela governadora do Estado. Um vexame, que potencializou as críticas a um ministro que carrega uma curiosa ambiguidade: um currículo acadêmico exemplar e a imagem de superficial e desengonçado ao falar.

O mais delicado, porém, são as circunstâncias políticas. Moraes é filiado ao PSDB, foi secretário duas vezes nas gestões tucanas em São Paulo e é do primeiro escalão do governo Temer, deixando a impressão de que será uma extensão do Planalto no Supremo. Em sua tese de doutorado, como mostrou o Estado ontem, ele defendeu que a indicação de ministros do STF fosse vedada a quem exerça função de confiança do presidente, para evitar “demonstração de gratidão política”. Esqueçam o que escrevi?

Uma comparação inevitável é com Dias Toffoli, que também chegou jovem ao STF (42 anos, contra os 48 de Moraes). Ele foi advogado do PT em três campanhas presidenciais, assessor da liderança do PT e da CUT e advogado-geral da União com Lula. A diferença é que Moraes é considerado aluno brilhante, enquanto Toffoli não tem mestrado nem doutorado e levou duas bombas para juiz, antes de ir para a mais alta corte.

Assim como Toffoli, sete dos atuais ministros foram indicados por Lula ou Dilma, menos Celso de Mello (Sarney), Marco Aurélio (Collor) e Gilmar Mendes (FHC). Fachin, inclusive, apoiou publicamente a campanha de Dilma. Ou seja, não se pode dizer que Moraes vá desequilibrar o plenário... E mais: se os ministros indicados na era PT têm sido juristas e não petistas nos julgamentos, mesmo no do mensalão, é esse apartidarismo que se espera de Moraes. A ver.

Dos 28 nomes levados a Temer, um chegou a estremecer a vantagem de Moraes, o do presidente do TST, Ives Gandra Filho, com apoio de setores da Igreja Católica e das evangélicas, do empresariado, do tucanato paulista. Excessivamente conservador, atraiu um turbilhão de críticas. E, como avisou Temer, se é para pagar um alto preço com o candidato alheio, ele prefere pagar com o seu próprio. Que, agora, precisa usar menos sua loquacidade, mais seus conhecimentos jurídicos, e está como a mulher de César: além de ser honesto e independente, ele também precisa parecer.

*Publicado no Portal Estadão em 07/02/2017

➤Renan, Sarney e Jucá

Para Janot, eles formam uma quadrilha

Ao pedir autorização do Supremo Tribunal Federal para a instauração de inquérito destinado a apurar o crime de embaraço à Operação Lava Jato – formalmente embaraço à Justiça – supostamente cometido pelo ex-presidente José Sarney, os senadores do PMDB Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RO), e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se refere ao grupo como ‘quadrilha’ e ‘organização criminosa’.

“Está em curso um plano de embaraço da investigação por parte de integrantes da quadrilha e seus associados. Como sói acontecer em organizações criminosas bem estruturadas, o tráfico de influência é apenas uma das vertentes utilizadas por esses grupos”, afirma Janot.

No documento, Janot afirma que a atuação da Lava Jato, que resultou na prisão de dezenas de pessoas e recuperação de milhões em dinheiro desviado, gerou “grande preocupação de todos os integrantes da organização criminosa”. “Esse temor, no caso do núcleo político, gestou um plano para obstrução da Operação Lava Jato, com a utilização desvirtuada das funções e prerrogativas do Poder Legislativo, cooptação do Poder Judiciário e desestruturação, por vendita e preocupação contra futuras atuações, do Ministério Público”, afirma o procurador no documento.

Segundo o procurador-geral, houve uma “atuação planejada e concentrada de congressistas” para, entre outras coisas, dificultar que investigados e réus celebrem acordos de colaboração premiada, rever e reduzir os poderes do Ministério Público e anistiar agentes públicos envolvidos. Janot também descreve a atuação do grupo para tentar exercer tráfico de influência junto ao então ministro relator das ações penais no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki.

O pedido se fundamentou no termo de colaboração premiada assinado por Machado, no qual são transcritos trechos de mais de seis horas de conversas gravadas com Sarney, Jucá e Renan. Para o procurador, as conversas “demonstram a motivação de estancar e impedir, o quanto antes, os avanços da Operação Lava Jato em relação a políticos, especialmente do PMDB, do PSDB e do próprio PT, por meio de acordo com o Supremo Tribunal Federal e da aprovação de mudanças legislativas'”.

Segundo o procurador-geral, o objetivo dos congressistas era “construir uma ampla base de apoio político para conseguir, pelo menos, aprovar três medidas de alteração do ordenamento jurídico em favor da organização criminosa” – 1) proibição de acordos de colaboração premiada com investigados ou réus presos; 2) a proibição de execução provisória da sentença penal condenatória mesmo após rejeição dos recursos defensivos ordinários, o que redunda em reverter pela via legislativa o julgado do STF que consolidou esse entendimento; 3) e a alteração do regramento dos acordos de leniência, permitindo celebração de acordos independente de reconhecimento de crimes.

Janot argumenta que há “elementos concretos de atuação concertada entre parlamentares, com uso institucional desviado, em descompasso com o interesse público e social, nitidamente para favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa”.

Agência Estado

➤BOM DIA!

Quem fala contra, é analfabeto!

Decididamente está ficando muito difícil conviver com determinadas pessoas, principalmente com suas opiniões aqui no Facebook. Acho que em todas as redes sociais. Qualquer coisa que se escreva criticando seus deuses, seus ídolos, seus líderes mundiais, é passível de críticas, na maioria das vezes ofensivas e despropositais.

Criticar o Lula, por exemplo, é sinônimo de ignorância, de analfabetismo, de canalhice. Para eles, aqui na rede a gente pode criticar qualquer um, menos o Lula, menos o PT, menos os ditos esquerdistas. Qualquer comentário é tratado como ofensa, como coisa de direita, como canalhice de coxinha e por aí vai.

Lamentavelmente tenho lido aqui comentários de pessoas que julgava inteligentes, gente que considerava inserida na democracia, com cores e preferências partidárias, mas com espírito aberto para ouvir, entender ou não, as criticas contra seus endeusados.

Em alguns casos até desculpo. Acho que algumas pessoas, com o passar dos anos, com a chegada de uma idade mais avançada, são atacadas pela senilidade ou, o que é pior, pela caduquice. Nada contra quem é senil ou caduco, mas tudo contra quem não aceita ser.

Alguns, com ares de eruditos e inteligentes, escrevem as maiores sandices contra quem fala mal daqueles que, para eles, é comparado aos maiores líderes mundiais. Esquecem que estes, na verdade, não passam de aproveitadores de mentes fracas e facilmente moldáveis como a deles. Vítimas de lavagem cerebral caem na cantilena hipnotizante daqueles que passam a vida se aproveitando de fracos que são usados na frente de defesa de seus interesses pessoais e políticos.

Imagino que este tipo de gente pensa que intimidarão alguém, que escreverão suas bobagens e que ninguém mais falará de seus deuses. Estão enganados, alias muito enganados.

No meu caso, por exemplo, seguirei atacando e defendendo quem imagino que deva ser atacado ou defendido. Concordando ou não, seguirei lendo todos os comentários, até os mais absurdos e tirando minhas conclusões. Ler o contraditório, concordar ou não com ele, faz parte de uma convivência democrática e, ao contrário do que eles pensam e escrevem, inteligente.

Finalmente, acho que está na hora das pessoas, pelo menos as sensatas, pararem de achar que o mundo gira ao redor de seu umbigo, que a única verdade que existe é a sua. Esquecem que o que consideram verdade pode ser no mínimo, uma ilusão plantada por alguém mais inteligente, mais esperto.

Para a tristeza de alguns, mas para a alegria de muitos, seguirei postando aqui comentários favoráveis e contrários aos ídolos daqueles que acham que no mundo só existe um lado, ou seja, aquele que eles defendem. Coitados!

Tenham todos um Bom Dia!