quarta-feira, 15 de março de 2017

➤BOA NOITE!


Roberta Sá, cantora brasileira, sambista nascida no Rio Grande do Norte, gravou recentemente um novo CD onde conta  com a participação de vários músicos consagrados.

Selecionei para esta quarta-feira, uma canção de Ataulfo Alves e Mario Lago chamada Covardia, que Roberta Sá canta acompanhada do cantor português Antonio Zambujo. 



➤RAPIDINHAS


Cabral fez reunião dentro de casa para exigir propina, diz delator
O executivo Rogério Nora de Sá, ex-presidente da empresa Andrade Gutierrez, disse na manhã desta quarta-feira, 15, que o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) o chamou para uma reunião em seu próprio apartamento no Leblon, na zona sul do Rio, para exigir propinas em contratos públicos. Segundo o executivo, Cabral teria dito que a empresa teria de firmar um "compromisso" com o governo, que Sá entendeu como pagamento ilegal de dinheiro. A declaração foi feita durante depoimento na 7.ª Vara Federal Criminal do Rio. Sá acertou acordo de delação premiada.
"Ele (Cabral) disse que teríamos que dar uma contribuição mensal de R$ 350 mil. Depois, fomos chamados para uma reunião no Palácio Guanabara com o governador, e ele disse que o secretário de Governo, Wilson Carlos, iria cuidar da execução das obras. Ficamos com obras de Manguinhos, PAC das Favelas, Arco Metropolitano, que entramos, mas declinamos posteriormente porque não teríamos resultados. (Em) Manguinhos fomos líderes do consórcio e ficou acertado o pagamento de 5%", disse.

Alckmin pressiona PSDB para regulamentar prévias até setembro
Aliados do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deflagraram ontem movimento para pressionar a cúpula do PSDB a antecipar para agosto a escolha do candidato do partido à Presidência, em 2018.
A estratégia foi traçada no começo do ano e antecipada pelo Estado em janeiro. Secretário-geral da legenda e interlocutor de Alckmin no Congresso, o deputado federal Silvio Torres foi escalado para “abrir o debate” com prefeitos, governadores, deputados e integrantes da executiva tucana.
“Estou divulgando essa posição para todo o partido. Na próxima reunião da executiva do PSDB (que ainda não foi marcada) vou referendar a proposta”, disse Torres ao Estado.
O parlamentar também publicou artigo ontem no jornal Folha de S.Paulo, no qual defende que o PSDB entre em 2018 com seu presidenciável escolhido, e já se reuniu com o senador Aécio Neves, presidente do partido e também pré-candidato ao Palácio do Planalto.
Segundo Torres, Aécio disse que vai “refletir sobre o assunto”. 

Lista de Janot faz Temer defender reforma eleitoral com urgência
Um dia depois de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter enviado ao STF dezenas de pedidos de abertura de inquérito contra políticos, o presidente Michel Temer se reuniu nesta quarta-feira com os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do TSE para discutir “a necessidade e a urgência” de uma reforma do sistema político-eleitoral do país.
“Há algum tempo nós estamos na Justiça Eleitoral extremamente preocupados com todo esse mau desenvolvimento do sistema político eleitoral, e temos discutido a necessidade de reformas”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, em declaração após o final da reunião, realizada no Palácio do Planalto.
“Tivemos hoje essa reunião aqui, houve coincidência de pontos de vista quanto a necessidade dessa reforma, vamos nos reunir na quarta-feira com pessoas do TSE, da Câmara e do Senado para que esses passos sigam rumo a algo mais concreto”, acrescentou.

Presidente da Colômbia é investigado por financiamento ilegal
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) colombiano iniciará uma investigação sobre irregularidades na campanha do presidente colombiano Juan Manuel Santos nas eleições de 2010. Na terça-feira, Santos admitiu ter recebido fundos da empreiteira Odebrecht de forma ilegal e pediu perdão à sua nação por seu ato “vergonhoso” .
O presidente reconheceu as irregularidades em um vídeo publicado em sua página no Twitter. Santos, cujos esforços pelo fim do conflito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)  lhe renderam o Nobel da Paz, afirmou que não tinha conhecimento, nem autorizou qualquer financiamento obtido de forma ilegal durante sua campanha e afirmou que “rejeita e condena” tais pagamentos.
“Lamento profundamente e peço perdão a todos os colombianos por este ato vergonhoso, que jamais deveria ter acontecido e do qual acabei de saber”, disse Santos, que pediu para que os responsáveis pelas irregularidades sejam investigados e punidos.

TJ de Minas decidirá se Bruno responderá por corrupção de menor
A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais vai reavaliar, no próximo dia 19 de abril, um processo em que o goleiro Bruno Fernandes havia sido denunciado por corrupção de menor. Ele e outros réus do assassinato da ex-modelo Eliza Samudio já haviam sido absolvidos pela própria juíza Marisa Rodrigues, de Contagem, e pelos desembargadores do TJ.
Mas o Ministério Público entrou com um recurso especial para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), entendendo que o grupo aliciou o primo de Bruno, Jorge Luiz Rosa, na época com 17 anos, e um dos autores do homicídio. O processo que deveria ter seguido para o STJ, no entanto, está parado desde 2011. Agora, a atípica decisão poderá fazer com que todos os julgamentos, inclusive Júri que condenou Bruno a 22 anos e 3 meses de prisão, sejam anulados.
Pelo trâmite normal, o processo de número 1.0079.10.035.624-9/002, antes de seguir para o STJ, em Brasília, teve de ser analisado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG. Foi verificado, então, que o entendimento dos desembargadores da 4a Câmara Criminal é diferente do adotado pelo STJ, que entende que o crime de corrupção de menores não exige a prova da efetiva corrupção do menor.

➤15/03/2017


Estadão - Procuradores rastreiam ‘extensão da organização criminosa’ de Cabral
Operação Tolypeutes, deflagrada nesta terça-feira, 14, pegou Secretaria de Transportes, segunda área estratégica do governo do peemedebista, revela Sérgio Pinel, do Ministério Público Federal no Rio

Folha de São Paulo - Em novos pedidos, Janot diferencia caixa dois 'do bem' e 'do mal'
Ele tenta separar o que políticos alegam ser caixa dois "do bem" dos chamados caixa um ou dois do "mal"

O Globo - Janot pede que Supremo quebre sigilo das delações
Procurador-geral da República defende importância de ‘promover transparência’. Ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF, deve tomar essa decisão nos próximos dias, depois de analisar os pedidos de inquéritos

Correio Braziliense - Agnelo, Arruda, Gim e Robério estão na lista de Janot
A nova lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, atinge nomes de expressão na política do DF

Estado de Minas - Pedidos de inquéritos feitos pela PGR já estão autuados no sistema do STF
Ao todo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou 320 pedidos para o STF com base em delações premiadas de executivos da Odebrecht

Tribuna da Bahia - Senado fica esvaziado após notícia de pedidos de abertura de inquérito
Os pedidos foram baseados nos acordos de delação premiada da Odebrecht e devem atingir diversos parlamentares

Diário do Nordeste - Disputa pelo Aeroporto de Fortaleza deverá ser acirrada
Especialistas avaliam que Aeroporto Pinto Martins deve receber propostas de pelo menos três grupos

Diário Catarinense - Nomeações a cargos na prefeitura têm 39 candidatos a vereador
Quase um em cada cinco integrantes da coligação do atual prefeito da Capital conquistou uma vaga na prefeitura até a última segunda-feira

Pioneiro - Prefeitura vai propor feira de ambulantes duas vezes por mês em Caxias 
A medida visa estabelecer um novo local para o comércio de índios, imigrantes e outros vendedores de rua da cidade 

Revista VEJA - Paralisações afetam transporte público pelo Brasil
Manifestações são contra as reformas trabalhistas e da Previdência do governo Temer

Revista EXAME - Guerra na Síria faz 6 anos. Os números para entender a tragédia
Conflito se iniciou em 2011 e já deixou mais de 400 mil mortos. Veja panorama dessa guerra que não deve terminar tão cedo

Revista ÉPOCA - A turma da lista do Janot busca sua salvação
Enquanto o eleitor quer saber o que a Odebrecht tem a revelar, os políticos manobram para escapar da lei e se manter com foro privilegiado

➤A lista de Janot

PGR pede para investigar Dilma, Lula e cinco ministros


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu para investigar ao menos cinco titulares dos 29 ministérios do governo de Michel Temer (PMDB). Eliseu Padilha(PMDB), da Casa Civil, Moreira Franco (PMDB), da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Kassab (PSD), das Comunicações, Bruno Araújo (PSDB), da pasta de Cidades, e Aloysio Nunes (PSDB), das Relações Exteriores, poderão ser investigados formalmente caso o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), aceite as solicitações de Janot. 


Além disso, a lista de Janot inclui os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, mas como os petistas perderam o foro privilegiado os casos devem ser remetidos à primeira instância.

Além dos ministros, Temer deve ver três importantes aliados no Congresso na mira das autoridades. Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), além do senador Edison Lobão (PMDB), estão entre os alvos dos 83 inquéritos cuja abertura foi pedida pela PGR. 
No total, Rodrigo Janot enviou 320 pedidos ao STF com base nas delações premiadas de 78 executivos da Odebrecht. São 83 pedidos de abertura de inquéritos, 211 declínios de competência para outras instâncias da Justiça, nos casos que envolvem pessoas sem prerrogativa de foro, 7 pedidos de arquivamentos e 19 outras providências.

Serra e Aécio também estão na lista



Rodrigo Janot, pediu para investigar  os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), além dos senadores Edison Lobão (PMDB), Romero Jucá (PMDB). O Estado apurou também que estão na lista de pedidos de inquérito daPGR os senadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). Como parlamentares, todos têm privilégio de foro e a decisão sobre a investigação cabe ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Segundo a PGR, "não é possível divulgar detalhes sobre os termos de depoimentos, inquéritos e demais peças enviadas ao STF por estarem em segredo de Justiça." Por isso, Rodrigo Janot, em seus pedidos, também solicitou ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, a retirada do sigilo desse material considerando a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público.
Agência Estado