sábado, 25 de março de 2017

➤BOA NOITE!

Nelson Gonçalves, que nasceu em 21 de junho de 1919 em Santana do Livramento, foi um dos maiores cantores e compositores do Brasil. Nelson foi, até morrer no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1998, foi o terceiro maior vendedor de discos.

Em 1958, Nelson gravou um de seus grandes sucessos, regravado em 1993 em LP pela RCA Victor. Vamos relembrar um dos maiores seresteiros do Brasil cantando, de Osvaldo Barbosa e José Reis, Se Ninguém te Ama!

Obs: A foto de Nelson Gonçalves que ilustra o vídeo, é do seu inicio de carreira 


➤BOM DIA!

Sol e calor no fim de semana

Em Porto Alegre, a temperatura  deverá ficar entre 20 e 27ºC, e o sol aparecerá entre nuvens. De resto, quase todo o Rio Grande do Sul terá situação de clima bem  parecido com o da Capital. Exceção será o Litoral onde há possibilidades de chuvas fracas e passageiras. A sensação de abafamento dos últimos dias deve permanecer.

Amanhã, dia 26, Porto Alegre estará completando 245 anos de fundação. Destes, tenho o orgulho e a alegria de ter, até agora, vivido 67 anos aqui. Posso, sem medo de errar, afirmar que vi a cidade crescer, se desenvolver, criar novos espaços, mas lamentavelmente fazer desaparecer alguns que marcaram minha infância e adolescência.

Aqui, assisti ao primeiro filme da minha vida. Foi uma sessão de matiné no Cine Teatro Glória, que ficava bem em frente a Igreja da Glória, mas que hoje não existe mais.

Nos fundos da Igreja, os Irmãos Maristas iniciaram a construção do Ginásio Nossa Senhora da Assunção, hoje Colégio Marista Assunção. Naquela época, era um  Ginásio só para meninos e hoje é misto. Foi no Assunção que, em 1957 me formei no Curso Ginasial. Tenho a honra de contar que fui orador da turma, desenhei a placa de bronze onde estavam os nomes dos alunos, professores e paraninfos, além de ter participado da primeira formação da Banda do Assunção.

Hoje o Assunção é uma grande escola e divide com o Ginásio Glória, a preferência de jovens que moram, não necessariamente, por perto.

Pena que não existe mais o bonde onde a gente namorava, ou ‘flertava’ com as gurias do Glória. Muitas levavam nossos livros no colo já que, naquele tempo, os meninos davam preferência para as meninas e pessoas mais velhas nos assentos. Hoje, infelizmente, tudo mudou. Nem bonde existe mais.

Vi o surgimento e participei da inauguração do Estádio Olímpico, hoje um esqueleto de ferros retorcidos e paredes que abrigam moradores de rua.

O Guaíba, que tinha águas até onde hoje está localizada a Estação de Bombeiros da Avenida Praia de Belas, deu lugar ao aterro que trouxe com ele shoppings, prédios enormes, o Centro Administrativo, o Beira Rio, o Marinha do Brasil e avenidas largas, uma delas beirando a atual orla do rio.

O estádio dos Eucaliptos, o Jockey Club da 24 de outubro, o Guaspari, a Mesbla, a Casa Touro, a Casa Reinaldo ‘a maluquinha da Praça do Portão’, o Bromberg, a Sloper, a Casa Victor, a Casa das Sedas, os cinemas de bairro, tudo foi acabando aos poucos e dando lugar a espaços mais modernos, mas, confesso, não tão humanos como os que  Porto Alegre tinha antes.

Sei que esqueci de falar em muitos lugares que já não existem mais, assim como sei  que muita gente nem sabe que existiram. São espaços que ficaram na memória da minha infância, da minha adolescência e invadiram, tristemente por pouco tempo, meu começo de vida adulta.

Pelo menos não mudaram o sol e o calor, o frio e o inverno, a primavera e o outono tão característicos de Porto Alegre, da Rua da Praia, de Belém Novo , da Redenção. O final de semana dos 245 anos da nossa ‘Leal e Valorosa’ Porto Alegre, será de sol e calor.

Tenham todos um Bom Dia!