terça-feira, 28 de março de 2017

➤BOA NOITE!


Emílio Santiago, cantor brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro em 6 de dezembro de 1946  onde faleceu em  20 de março de 2013, marcou por sua voz grave e bonita e por seu bom gosto musical.

Em um congresso de otorrinos e cirurgiões de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos comentaram que as análises técnicas da voz de Emílio Santiago mostravam que o cantor tinha a voz mais perfeita do Brasil.

Para esta terça-feira, em homenagem a todos que curtem a boa música popular brasileira, selecionei um vídeo de Emílio Santiago cantando a belíssima Viagem



➤RAPIDINHAS


Trump assina decreto revogando políticas climáticas da era Obama
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (28) um decreto que revoga uma série de regulações contra a mudança climática adotadas por seu antecessor, Barack Obama, uma medida concebida para fortalecer a geração de energia doméstica e criar empregos. Ambientalistas dizem que o decreto é perigoso e prometeram combatê-lo nos tribunais.
Antes de assinar o decreto, em visita à Agência de Proteção Ambiental (EPA), Trump disse que sua administração está colocando um fim na "guerra contra o carvão". O presidente afirmou que as regulações do governo federal estão "matando empregos".
O principal alvo do decreto é o Plano de Energia Limpa de Obama, que exige que os Estados eliminem as emissões de carbono das usinas de energia --um elemento crítico para ajudar os EUA a cumprirem seus compromissos com um acordo climático global firmado por quase 200 países em Paris em dezembro de 2015.

Sucessor de Barusco na Petrobras recebeu US$ 5 milhões, diz MPF
Um ex-gerente da Petrobras foi preso na 39ª fase da Lava Jato, que nesta terça-feira (28) cumpre seis mandados no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Federal, o mandado de prisão preventiva de Roberto Gonçalves era para o Rio, mas ele foi preso em Boa Vista, Roraima.
Roberto Gonçalves sucedeu Pedro Barusco – condenado na operação por lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção – como gerente-executivo da área de Engenharia e Serviços da Petrobras, onde atuou no período de março de 2011 a maio de 2012. "Na sucessão do cargo também se passou o bastão da propina", afirmou o procurador Roberson Pozzobon. Segundo a investigação, Gonçalves usava offshores na China e nas Bahamas para dissipar valores de propina recebidas.
Gonçalves já vinha sendo investigado pela força-tarefa da Lava Jato a partir de apurações internas na Petrobras e também por depoimentos prestador por delatores. Em novembro de 2015, ele havia sido preso temporariamente na Lava Jato. Na época, segundo Pozzobon, Gonçalves negou ter contas no exterior.
Dessa vez, a investigação recebeu documentos das autoridades suíças que, segundo o Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, apontam que Gonçalves teria contas no país para ocultar o recebimento de propina. 

Julgamento da chapa Dilma-Temer deve ser na próxima semana, diz Gilmar Mendes
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira, 28, que a “tendência” é que seja julgada na próxima semana a ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014.
“Não tem ainda a data”, disse Gilmar Mendes a jornalistas, ao chegar para a sessão da Segunda Turma. Indagado se seria possível pautar a ação para julgamento já para a próxima terça-feira, 4, o ministro respondeu: “Vamos ver. Não vou fazer declaração (sobre o processo).”
O relator da ação, ministro Herman Benjamin, encaminhou na última segunda-feira, 27, aos outros seis integrantes da corte eleitoral um relatório final de 1.086 páginas que resume os principais pontos do processo. Fontes que acompanham as investigações dão como certo que o relator vai se posicionar a favor da cassação da chapa Dilma-Temer.


Conta de luz será mais barata em Abril
A conta de luz de consumidores de todo o país vai cair até 19,5% em abril devido à devolução de uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear de Angra 3. A decisão anunciada nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atinge a maioria das distribuidoras de energia, com exceção da Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), Companhia Energética de Roraima (Cerr) e  Boa Vista Energia.
No caso dos clientes da Eletropaulo, a redução será de 12,44%. No caso da Light, do Rio de Janeiro, a queda será de 5,3%. A Cemig, de Minas Gerais, vai aplicar um desconto de 10,61%. A CEB, de Brasília, terá redução de 5,92%.
A queda varia entre cada uma das distribuidoras por conta dos diferentes prazos de cobrança da energia de Angra 3. No caso da Eletropaulo, por exemplo, o valor foi cobrado indevidamente por nove meses. A redução ocorrerá apenas na cobrança do mês de abril.

Doria responde Ciro: ‘devia se preocupar com sua saúde mental’
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), respondeu às críticas que tem sofrido por parte do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à Presidência da República. Em entrevistas recentes, Ciro chamou Doria de “farsante” e insinuou que as empresas do grupo do prefeito utilizaram dinheiro público vindo das gestões tucanas nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
O caso ganhou um novo episódio nesta segunda-feira. O prefeito esteve no Theatro Municipal para o lançamento do programa Nossa Creche e criticou o pedetista, dizendo que ele deve “se preocupar é com o estado dele, primeiro o pessoal, de saúde mental, depois o Ceará, que é o estado que ele representa”.
O prefeito também rebateu afirmação de Ciro em entrevista concedida à Folha de S. Paulo de que Doria, quando presidiu a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo Sarney, lançou uma campanha publicitária para atrair turistas ao Brasil que tinha muitas imagens de “bundas de mulher na praia, estimulando claramente o turismo sexual”.
Doria evocou um acontecimento polêmico de 2002, a última vez que Ciro disputou a presidência da República. Na época, ele disse que a sua esposa, a atriz Patrícia Pillar, tinha o importante papel de “dormir” com ele. “Ele tratou a esposa como tratou, não é exatamente uma pessoa que tem perfil e autoridade pra falar sobre isso. [questões das mulheres].”

➤Nova Programação da TVE

Consumidor Em Pauta Está De Volta

Uma boa notícia para quem curtiu, durante sete anos, o programa Consumidor em Pauta, na TVE. Ele volta à programação da emissora a partir do dia 3 de abril, segunda-feira, das 19h15 às 19h30.

Como sempre, serão esclarecidos os telespectadores que enviarem perguntas sobre direito do Consumidor, Previdenciário, Trabalho e Família. Elas serão respondidas pelo Dr. Cláudio Bonatto, Dr. Santini, Dra. Delma, Dr. Luiz Gustavo, Dr. Marcelo de Jesus e convidados. A apresentação será, como nos sete anos de programa, do jornalista Machado Filho.

Os últimos detalhes estão sendo acertados como cenário, luz e produção. 
Durante a semana estaremos dando detalhes sobre como os telespectadores poderão participar perguntando e esclarecendo dúvidas sobre os assuntos abordados no programa.


- Faixa da Cultura  - Às 18h, Radar, e o Estação Cultura, em novo horário, das 18h30 às 19h

- Às 19h, o Plano de Jogo traz o melhor do esporte gaúcho, muito além do futebol

- Às 19h15, o retorno do programa Consumidor em Pauta

- Faixa do Jornalismo - Das 19h30 às 20h30, uma novidade: a revista eletrônica Panorama TVE trará o melhor do jornalismo da emissora pública do Rio Grande do Sul

- Às 20h30, o Debate TVE abordará o tema polêmico do dia ou terá um assunto que merece ser discutido pelos gaúchos

- Faixa Premiada |- Das 21h às 22h, uma hora com todos os programas consagrados e premiados da emissora, como TVE Repórter, Faces, Frente a Frente, Nação e Curta TVE.

- Na segunda-feira, o retorno do TVE Esportes, reformulado, das 21h às 22h, com o resumo da rodada do final de semana, debate esportivo e matérias especiais sobre outros esportes.

➤Ação Dilma-Temer

Ministros do TSE avaliam mais prazo para defesas



Ministros do Tribunal Superior Eleitoral discutem conceder mais prazo para as defesas da ação Dilma-Temer se manifestarem no processo. Se eles acatarem as chamadas preliminares dos advogados, o julgamento- que começará na semana que vem- pode ser suspenso.

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, deve marcar o julgamento para o começo da semana que vem. Antes do ministro Herman Benjamin entrar no mérito do seu voto (cassa ou não), ele começa pelas preliminares.

As preliminares são contestações e circunstâncias levantadas pelas partes do processo.

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff pediu, antes das alegações finais, que o relator concedesse mais prazo para que eles pudessem analisar documentos sobre a Lava Jato que haviam sido anexados ao processo. Eles queriam cinco dias, mas Benjamin concedeu 48 horas.

Segundo ministros ouvidos pelo blog, a corte pode decidir durante o julgamento na semana que vem conceder os cinco dias às defesas. São cinco dias corridos.

Se isso ocorrer, o julgamento que deve começar na semana que vem será suspenso e os advogados são intimados. Depois dos cinco dias, as defesas apresentam novas alegações finais e o julgamento já pode ser pautado novamente.

O julgamento poderia ser pautado novamente na semana da Páscoa. Na quarta-feira, porém, o feriado no Judiciário começa na quarta-feira.

Além disso, o ministro Gilmar Mendes estará no exterior.

Neste cenário, o ministro Henrique Neves não participa do julgamento.

O mandato de Neves acaba dia 16 de abril.

Na semana seguinte à da Páscoa, o ministro Gilmar Mendes participará de um evento no exterior, que começa dia 18 de abril em Portugal.

Depois, ele acompanha no domingo dia 23 de abril eleições presidenciais na França.

Sua previsão de volta é a última semana de abril.

Nas contas de integrantes da corte, o julgamento só deve ter nova data a partir da última semana de abril.
*Publicado no Portal G1 por Andréia Sadi

➤ATENÇÃO!

Nova tarifa de ônibus

A Câmara Municipal, por 14 votos contra 3, aprovou o aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre. A passagem , agora, custará R$ 4,05.

➤Operação Lava Jato - 2

Ex-gerente da Petrobras é preso 



Roberto Gonçalves sucedeu Pedro Barusco na gerência de Serviço da estatal. Operação Paralelo cumpre mandados no Rio de Janeiro.

Um ex-gerente da Petrobras foi preso na 39ª fase da Lava Jato, que nesta terça-feira (28) cumpre seis mandados no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Federal, o mandado de prisão preventiva de Roberto Gonçalves era para o Rio, mas o gerente foi preso em Boa Vista, Roraima.

➤28/03/2017


Estadão - Ministério interdita seis frigoríficos e empresas já anunciam demissões
Alvo da Operação Carne Fraca, o Souza Ramos foi interditado após irregularidades como a presença de amido acima do permitido em embutidos

Folha de São Paulo - Auditoria aponta excesso de faltas e controle frágil sobre médicos em SP
Tribunal verifica 22% da equipe ausente de unidades no fim da gestão Haddad

O Globo - PF cumpre nova fase da Lava-Jato com um mandado de prisão no Rio
Há outros de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Sérgio Moro

Correio Braziliense - MP investiga uso de verba do fundo partidário na compra de helicóptero
Aeronave teria sido comprada pelo presidente do Pros, Eurípedes Júnior. Especialistas apontam para desvios dos recursos das legendas para fins particulares

Estado de Minas - Tribunal de Contas de Minas pagará diárias para não exterior em janeiro
Investigado por suspeita de irregularidades em benefício, TCE paga R $ 10 mil para procurador estudar em Portugal

Tribuna da Bahia - Laudos em produtos de frigoríficos não indicam riscos à saúde, diz ministro
Os laudos foram realizados a partir de produtos recolhidos em 22 estados

Diário do Nordeste - TCE aponta falhas que impactam Previdência
Auditoria realizada em 2016 analisou dados de 2014 e 2015. Titular da Seplag tem 60 dias para comentar fragilidades

Diário Catarinense - Santa Catarina tem 2ª maior queda do Brasil em leitos pediátricos
Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria mostra que o Estado registrou uma redução de 34% dos leitos infantis entre 2010 e 2016

Pioneiro - Decisão sobre Festa da Uva 2018 sai na metade de abril
Na sexta-feira, haverá posse da presidente e será divulgado o balanço financeiro da edição passada

Revista VEJA - Pesquisas vão avaliar os 100 primeiros dias dos prefeitos
Espera-se um resultado muito bom para João Doria e ruim para Marcelo Crivella

Revista EXAME - Gestão Doria quer recursos privados para criar vagas em creches
A meta inicial do Programa Nossa Creche, segundo a prefeitura, é zerar a atual fila de 65,5 mil crianças até março do ano que vem

Revista ÉPOCA - Renan está esperançoso de controlar ministério que deverá ser recriado
É o Ministério dos Portos

➤BOM DIA!

O  grande impasse*


De Marcelo Odebrecht: ‘Duvido que tenha um 
eleito no Brasil sem caixa 2’. E agora?
        
Eliane Cantanhêde


Por estarem jogando com seu próprio destino, é razoável supor que delatores, da Lava Jato ou não, contem verdades, meias-verdades e puras mentiras, tentando salvar a própria pele sem esturricar a dos que ainda poderão ser úteis um dia, na próxima esquina da vida. Porém, a declaração de Marcelo Odebrecht a investigadores e publicada pelo Estado é considerada uma grande verdade no Congresso.

“Duvido que tenha um político no Brasil que tenha sido eleito sem caixa 2. E, se ele diz que se elegeu sem, é mentira, porque recebeu do partido. Então, impossível”, afirmou ele ao TSE, no processo contra a chapa Dilma-Temer. A frase é dita num tom coloquial, comezinho, de quem conhece – muito bem – como funciona ou funcionava o jogo político, mais ainda o jogo eleitoral, porque estava no centro dele. Tem o efeito tanto de esclarecer ainda mais o imbróglio quanto de complicar ainda mais as saídas desse mesmo imbróglio. 

Tal frase poderia estar na boca, não em público, mas nos bastidores, de petistas, tucanos, peemedebistas, petebistas e todos os demais “istas” que disputaram eleições, conquistaram mandatos e estão hoje na Câmara, Senado, governos estaduais, ministérios, quiçá na Presidência. Em geral, dizem que doadores põem um pé em cada canoa, sem ameaçar seu espaço privilegiado no maior navio. Na Bahia, por exemplo, a Odebrecht financiava todos os candidatos, mas sem cutucar a onça Antonio Carlos Magalhães, o ACM, com vara curta. 

Essa, entretanto, é só uma das explicações para o caixa 2. Há outras: lavar o vínculo doador-receptor, disfarçar preventivamente futuros pagamentos em votos no Congresso e decisões no governo ou, a pior delas, escamotear corrupção em obras públicas.
  
O Judiciário tem dado demonstrações de que não se comove com a versão política, e agora do doador-mor, de que “todo mundo fazia” caixa 2, era parte da cultura político-eleitoral e não se pode explodir o mundo político inteiro. Ontem mesmo, o Estado publicou entrevista do vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, dizendo não ver “como separar caixa 2 e corrupção”. Mas não há consenso, muito menos certezas quanto a isso.

Entre o mundo político e o jurídico, o ministro Gilmar Mendes defende como saída justamente separar caixa 2 de corrupção, argumentando que caixa 2 é crime eleitoral, não necessariamente fruto de roubo sujeito a punição penal. Ele se vale inclusive das dez medidas de combate à corrupção apresentadas pelo MP, que preveem a criminalização do caixa 2. Só é preciso criminalizar o que ainda não é criminalizado...

É assim que, quanto mais o presidente Michel Temer precisa concentrar forças na aprovação da reforma da Previdência, mais o julgamento da chapa Dilma-Temer e a própria Lava Jato estão a mil por hora. No TSE, o julgamento do parecer do ministro Herman Benjamin pode começar já na próxima semana. No STF, a tendência do relator Edson Fachin é anunciar suas decisões em bloco, ainda no primeiro semestre. Assim, a Lava Jato e a reforma da Previdência vão bater de frente logo ali.

Ou seja, o fundamental combate à corrupção pode paralisar o Congresso e o governo numa hora essencial para a economia e isso tudo, somado, tem um nome: impasse. Quando se chega a um impasse, é melhor pensar grande e agir grande, considerando o bem do País. A frase de Marcelo Odebrecht soa como um alerta e uma reflexão: se todos se elegeram com caixa 2, como punir todos, indistintamente, sem explodir o sistema político, sem trucidar as saídas para a economia, sem criar uma terra arrasada?

Há que se punir, mas punir com as devidas gradações. Aliás, como na Operação Carne Fraca.
*Publicado no Portal Estadão em 28/03/2017

➤Operação Lava Jato

39ª fase cumpre mandados no Rio de Janeiro


A Polícia Federal  deflagrou, na manhã desta terça-feira, a 39ª fase da Operação Lava Jato. Os mandados judiciais do juiz Sergio Moro são cumpridos na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, há pelo menos um mandado de uma prisão preventiva. A superintendência da Polícia Federal do Paraná fala sobre a operação em entrevista coletiva marcada para as 10h.

A Operação Blackout, 38ª fase da Lava Jato, foi deflagrada em 23 de fevereiro deste ano e prendeu os lobistas Jorge Luz e Bruno Luz, pai e filho respectivamente, apontados como operadores do PMDB. Na ocasião, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva no Rio.