quinta-feira, 20 de abril de 2017

➤BOA NOITE!




Perdidos na noite (Midnight Cowboy) é um filme rodado nos Estados Unidos em 1969  e  dirigido por John Schlesinger.

Joe Buck  (Jon Voight) caubói texano, bonito, inocente e caipira, tenta ganhar a vida em Nova York prostituindo-se com mulheres. Através da amizade de Ratso (Dustin Hoffman) um aleijado que vive de pequenos furtos e golpes, descobre a face cruel da vida.

Perdidos na noite ganhou 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Selecionei para esta quinta-feira, um vídeo com cenas do filme e uma apresentação de Harry Nilsson cantando Everybody's Talking.



➤Crise na Venezuela

Oposição volta às ruas após protestos com mortes


Fotos: Reuters/Reprodução
A oposição da Venezuela retomou nesta quinta-feira (20) os protestos contra o governo do presidente Nicolás Maduro e se reuniu em vários pontos da capital Caracas para tentar novamente marchar até a Defensoria do Povo, no centro da cidade, depois da jornada de protestos de quarta-feira (19), que terminou com três mortes, várias pessoas feridas e mais de 500 detidos.
Os opositores tentarão pela sétima vez em três semanas marchar até a sede do órgão para exigir a seu titular que apoie o processo iniciado na Câmara com o qual a oposição pretende destituir sete juízes do Supremo. Esses magistrados emitiram duas sentenças - que depois foram parcialmente suprimidas. As manifestações já deixaram um balanço de nove mortes e cerca de mil detenções.


O número de manifestantes, no entanto, era menor do que as centenas de milhares de pessoas que foram às ruas de Caracas e de outras cidades venezuelanas na quarta-feira, segundo informa a agência France Presse.

"Novamente, o grito dos venezuelanos será sentido ao longo de todo o país, exigindo democracia", escreveu a aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) no Twitter, onde também foi compartilhada uma imagem com os 26 pontos de onde sairão os manifestantes pelo segundo dia em Caracas.

Além disso, a plataforma opositora convocou os cidadãos a se concentrarem nos 23 estados do país para continuar com os protestos contra o que consideram um "golpe de Estado" e "uma ruptura da ordem constitucional".

O governador de Miranda e ex-candidato presidencial Henrique Capriles anunciou no Twitter que as mobilizações desta quinta-feira pedem "eleições livres, respeito ao parlamento, bem como a abertura de um canal humanitário para a entrada de alimentos e medicamentos que estão escassos no país".



Após os protestos desta quarta, o presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, convocou a oposição para um novo diálogo. O presidente anunciou sua disposição para retomar o diálogo durante um discurso feito após uma marcha em apoio a seu governo e no marco da comemoração dos 207 anos do movimento popular que é considerado o início do processo independentista da Venezuela da Espanha.
Com Agência Globo/Conteúdo

➤RAPIDINHAS


BC jamais deveria ter autorizado negócio a 'toque de caixa' do Panamericano com a CAIXAPAR
Os investigadores da Operação Conclave sustentam que o Banco Central errou ao permitir o negócio entre o Banco Panamericano e a CAIXAPAR. “O Banco Central jamais deveria ter autorizado o negócio a ‘toque de caixa’, em caráter preliminar, o que revela uma urgência incomum e uma estratégia que poderia ser suicida para a CAIXAPAR, o que, de fato, acabou ocorrendo,” alertam a delegada de Polícia Federal Rúbia Danyla Pinheiro e o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.
Nesta quarta-feira, 19, duzentos agentes federais saíram às ruas para cumprir 46 mandados judiciais de buscas e apreensões nos endereços de banqueiros, administradores, executivos e auditores – todos investigados na suposta fraude da compra de ações do Panamericano pela CAIXAPAR. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara Federal em Brasília, quebrou o sigilo bancário, fiscal e telemático dos alvos da Conclave.

Janot defende volta do goleiro Bruno à prisão
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu na quarta-feira, 19 a revogação da liminar do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a soltura do goleiro Bruno, condenado pela morte de sua ex-namorada Eliza Samudio. Bruno foi solto em 24 de fevereiro e espera o julgamento do habeas corpus na primeira turma do STF. Além de pedir a revogação da liminar, Janot também indeferiu o pedido de habeas corpus feito pela defesa.
Para Janot, o habeas corpus apresentado pela defesa de Bruno já havia sido negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), não cabendo ao STF dar prosseguimento ao pedido. O procurador ainda refuta a tese da defesa do goleiro, sobre a demora do julgamento de um recurso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais enquanto Bruno segue preso.

GM paralisa operações na Venezuela após autoridades confiscarem unidade e ativos da montadora
A General Motors (GM) anunciou na quarta-feira 19 a paralisação de suas operações na Venezuela depois que autoridades venezuelanas confiscaram uma unidade da montadora no centro industrial de Valencia, e prometeu "tomar todas as ações legais" para defender seus direitos.
A decisão foi tomada em meio a uma crise econômica cada vez mais grave na Venezuela, que já afetou diversas empresas americanas presentes no país. "Ontem (terça-feira), a fábrica da GMV foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", disse a General Motors Venezuelana (GMV), unidade da GM, em comunicado.
A montadora diz que vai pagar os benefícios aos quais têm direito os trabalhadores que serão demitidos em função do encerramento das atividades. A fábrica emprega 2.678 pessoas. 

Marco Aurélio sobre Renato Duque: “Não vejo o processo pela capa”
Em decisão do dia 17 de abril, de número 139480, o ministro Marco Aurélio Mello concedeu habeas corpus ao ex-diretor da Petrobras Renato Duque. Perguntado sobre sua decisão, Mello respondeu: “Não vejo o processo pela capa”.
A decisão de Mello diz respeito a uma ação penal derivada da Operação Sangue Negro. Ela foi deflagrada em 2015, e diz respeito a esquemas de corrupção na Petrobras iniciados em 1997.
As investigações da Sangue Negro começaram antes da Lava-Jato, e revelaram crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Como Duque também foi condenado pela Lava-Jato ele continuará preso.

Em 24 horas, 22 ônibus, 3 delegacias e banco são atacados em Fortaleza
A Grande Fortaleza registrou cinco incêndios a ônibus até o início da tarde desta quinta-feira (20), totalizando 22 ataques a coletivos desde esta quarta. Um banco e delegacias receberam rajadas de tiros na cidade de Maracanaú e Fortaleza entre a noite de quarta e esta madrugada. Transferências de presos e mudanças nos presídios foram apontadas em uma carta deixada no local de um dos incêndios como sendo motivação para os ataques. Oito pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas. Um motorista e um cobrador ficaram feridos, mas não correm risco de morrer.
Um ônibus que fazia a linha Arvoredo/Parangaba no Bairro Mondubim foi queimado no início da tarde. Por volta das 8h30, um coletivo da linha Vila Velha-RioMar Kennedy foi o primeiro a ser incendiado neste segundo dia de ataques. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus) informou ainda que um veículo foi incediado no Bairro Mucuripe e um terceiro da Linha Antônio Bezerra/Bairro Padre Andrade. No quarto ataque desta quinta, no Bairro Jardim Fluminense, o incêndio a ônibus deixou queimaduras em 90% do corpo de um cobrador e foi em frente a uma escola municipal, que terá de suspender aulas, segundo um funcionário.

➤Horário estendido

Posto de Saúde Modelo será o próximo


Foto: Correio do Povo/Reprodução
A partir de segunda-feira, dia 24, o Posto de Saúde Modelo terá horário estendido até as 22 horas. Localizado na Jerônimo de Ornellas, esquina com Avenida João Pessoa, o Posto de Saúde Modelo funciona, atualmente, até às 18 horas.

O Modelo passa a ser a segunda unidade que atenderá com horário diferenciado pois no mês de março, o Posto de Saúde São Carlos, localizado no Bairro Agronomia, passou a funcionar até mais tarde.

Quando foi inaugurado, a expectativa era de que o São Carlos atendesse 50 pessoas por dia, mas segundo a prefeitura, o posto vem superando o número de atendimentos, o que determinou que o horário fosse estendido.

➤20/04/2017


Estadão - Temer enquadra siglas ‘infiéis’ para aprovar reformas
Sob pena de ficarem insustentáveis no cargo, ministros são cobrados para garantir votos nas mudanças na aposentadoria e trabalhistas

Folha de São Paulo - Compra de MPs continuou mesmo após a Lava Jato, afirma Odebrecht
Empresa menciona ação sobre 20 atos do governo e do Congresso de 2005 a 2015

O Globo - Pressões levam a novos recuos na reforma da Previdência
Relator Arthur Maia quebra acordo com o governo e sinaliza que vai alterar regras de transição para os servidores públicos

Correio Braziliense - Texto do abuso de autoridade é lido na Comissão de Justiça do Senado
Votação do projeto que prevê ações contra promotores e magistrados está prevista para a próxima semana em comissão da Casa

Estado de Minas - Baleia Azul espalha desespero entre famílias de Minas; PF alerta sobre prevenção
Série de tarefas que induz jovens a se automutilar e que pode culminar em suicídio tem mais casos apurados. Conter pânico também é desafio

Tribuna da Bahia - Baianos pedem afastamento de ministros
O pedido foi protocolado na Comissão de Ética Pública da Presidência da República

Diário do Nordeste - 'BNB não abre mão de financiar obra da Fraport no Aeroporto'
Banco já contatou as futuras concessionárias dos aeroportos de Fortaleza e Salvador, segundo o presidente

Gazedta do Povo - Lula recorre contra ordem de Moro para que participe de 87 audiências em Curitiba
Defesa de petista diz que decisão do juiz Sergio Moro não tem base legal e afronta ordenamento jurídico

Diário Catarinense - Polícia cumpre 112 mandados de prisão em operação em SC
Agentes da Deic cumprem mandados judiciais em sete cidades na maior ofensiva já realizada contra uma facção que atua no Estado

Revista VEJA - Delações agravam situação de Lula em relação a sítio
Engenheiro disse que ajudou a elaborar um contrato falso para esconder a participação da Odebrecht nas obras de Atibaia

Revista EXAME - Coreia do Norte alerta para ataque preventivo “superpoderoso”
Líder norte-coreano Kim Jong Un repudiou as repreensões de sua única grande aliada, a China, e leva adiante seus programas nuclear e de mísseis

Revista ÉPOCA - Recuos na reforma da Previdência dificultam o respeito ao teto de gastos
A flexibilização da proposta original torna mais difícil a tarefa do governo de cortar despesas. Novos ajustes podem ser necessários em 15 anos

➤BOM DIA!

A luta pela verdade*


Ao criar uma espécie de universo paralelo de 'notícias', 
os militantes da mentira e do engano criam a sensação de que 
é a imprensa tradicional que mente   
     
A epidemia das chamadas “notícias falsas”, alimentada sobretudo pelas redes sociais na internet, está obrigando os jornais e outros veículos tradicionais de mídia em todo o mundo a se mobilizarem para defender o mais precioso valor do jornalismo: a verdade dos fatos.

É claro que reportar da maneira mais objetiva e acurada possível os acontecimentos dignos de nota é desde sempre a obrigação primária da imprensa responsável. Mas, desde a campanha eleitoral que colocou Donald Trump na Casa Branca, quando a mentira deslavada surgiu como estratégia oficial da candidatura do magnata norte-americano, essa imprensa, de um modo geral, se viu desafiada pela fábrica de “fatos alternativos” – versões deliberadamente contrárias aos fatos reais, criadas para justificar as absurdas promessas de governo e as bravatas de Trump.

Com a ajuda de seus seguidores, Trump faz campanha dia e noite contra jornais e jornalistas americanos, acusando-os de inventar notícias para prejudicá-lo. As queixas do presidente dos Estados Unidos vão muito além da tradicional má vontade dos poderosos com a imprensa; trata-se de um movimento organizado que pretende deslegitimar o jornalismo em si mesmo, como atividade que mobiliza esforços e recursos para levar ao público informações críticas que os poderosos gostariam de manter nas sombras.

Ao criar uma espécie de universo paralelo de “notícias”, os militantes da mentira e do engano criam a sensação de que é a imprensa tradicional que mente ao noticiar o oposto do que é divulgado pelas redes sociais. A situação tornou-se tão crítica que o jornal The New York Times, incluído por Trump no grupo que, segundo ele, produz deliberadamente “notícias falsas”, teve de publicar um anúncio em que defende “a verdade”.

Em seu anúncio, o New York Times – que, junto com outros importantes veículos, como BBC, The Guardian e CNN, foi impedido de participar de uma coletiva de imprensa na Casa Branca sob acusação de divulgar mentiras a respeito de Trump – diz que a verdade é difícil de ser encontrada, mas “é mais importante agora do que jamais foi”. A ideia é mostrar que o jornalismo profissional, realizado por veículos sólidos e independentes, é o único capaz de frear a onda obscurantista e antidemocrática que se verifica nos Estados Unidos e na Europa, com ecos também no Brasil. Na mesma linha, o jornal The Washington Post adotou como slogan de sua empresa a frase “A democracia morre na escuridão”.

Em meio à campanha eleitoral na França, igualmente contaminada por essa difusão de desinformação a serviço de populistas em geral, vários veículos de imprensa local decidiram unir-se a um projeto dedicado a combater notícias falsas na internet. Um site chamado CrossCheck será usado para responder a essas notícias o mais rápido possível, alimentando também as redes sociais parceiras da iniciativa. A ferramenta permite que leitores em geral colaborem, indicando a origem das mentiras, mas haverá uma equipe formada por 250 jornalistas de várias redações, além de checadores voluntários de universidades francesas, dedicada a verificar e refutar essas informações. A ideia, em resumo, como diz o CrossCheck, é “ajudar o público a saber em quem confiar nas suas redes sociais, nos mecanismos de busca na internet e nos sites de notícias em geral”.

Uma iniciativa dessa envergadura é sintoma claro dos desafios que o jornalismo enfrenta hoje. Quando Trump, na condição de presidente dos Estados Unidos, diz que a imprensa é “inimiga do povo americano” e impede que certos jornais participem de entrevistas coletivas com seu porta-voz ou quando o ex-presidente Lula da Silva incita seus seguidores a hostilizar a imprensa, acusando-a de participar do “golpe” contra o governo do PT e contra os pobres, evidencia-se a guerra em curso, sem fronteiras, contra a imprensa livre e crítica. O jornalismo profissional e consequente, mesmo com todas as suas limitações, felizmente começa a reagir. De sua sobrevivência depende a saúde da democracia.

*Publicado no Portal Estadão em 20/04/2017