quinta-feira, 25 de maio de 2017

➤BOA NOITE


Já escrevi, aqui mesmo, que sou um dos fãs do cantor Nelson Gonçalves. Acho que ele foi. sem dúvidas, um dos maiores seresteiros do Brasil ao lado de Altemar Dutra, Orlando Silva, Francisco Alves, Silvio Caldas e mais alguns poucos. 

Não existe roda de violão sem que alguém peça uma das milhares de canções gravadas por Nelson Gonçalves. A Volta do Boêmio é marca registrada da boemia brasileira.

Para esta noite de quinta-feira, selecionei um vídeo em que Nelson Gonçalves canta um dos fados mais tradicionais, Nem às paredes confesso.



➤RAPIDINHAS


Ministério da Defesa retira Medalha da Vitória de Genoíno e Valdemar Costa Neto
O Ministério da Defesa resolveu excluir do "Quadro da Medalha da Vitória" os ex-deputados José Genoíno Neto (PT), a partir de 26 de abril de 2011, e Valdemar Costa Neto (PR), a partir de 9 de maio de 2005. A decisão é assinada pelo ministro Raul Jungmann e está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 25. A portaria não explica os motivos que levaram à cassação da homenagem. A Medalha da Vitória foi criada em 2004 para agraciar militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais, bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham, entre outras ações, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País e prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais. 

Após novas regras, juro do rotativo do cartão cai em abril
O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito desabou 67,8 pontos porcentuais de março para abril, informou o Banco Central. Com isso, a taxa passou de 490,3% para 422,5% ao ano. O forte recuo da taxa do rotativo foi resultado direto das novas regras de migração da modalidade, que começaram em abril. O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito desabou 67,8 pontos porcentuais de março para abril, informou o Banco Central. Com isso, a taxa passou de 490,3% para 422,5% ao ano. O forte recuo da taxa do rotativo foi resultado direto das novas regras de migração da modalidade, que começaram em abril.

17º pedido de impeachment
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, marcou para hoje a entrega da denúncia com o pedido formal de impeachment contra o presidente Michel Temer. O documento, endossado por representantes da entidade em 24 estados e o DF, será juntado a outros 16 pedidos de impeachment que já foram protocolados na Câmara. A OAB identificou crime de responsabilidade 'indiscutível' em dois trechos da conversa entre Temer e o dono da JBS, Joesley Batista. Caberá ao presidente da Câmara decidir se aceita ou não os pedidos para abrir o processo que pode tirar Temer do poder. Ontem, Rodrigo Maia afirmou que é preciso ter paciência e que a decisão não será tomada 'da noite para o dia'

Churrascaria protesta e deixa de comprar produtos da JBS
A churrascaria Denvos, uma das mais tradicionais de Curitiba (PR), estendeu ontem uma faixa do lado de fora do restaurante informando que não trabalha mais com produtos da JBS. A mesma informação foi publicada no perfil da churrascaria no Facebook.
“Em respeito ao Brasil, à sociedade e aos trabalhadores desse país informamos que a partir desta data não trabalhamos mais com produtos da linha JBS”, diz a faixa. O proprietário da Denvos, Augusto Celestino Farfus dos Santos, de 63 anos, diz que a decisão é uma reação ao conteúdo das delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS.
“O que eles fizeram mostra uma falta de patriotismo, um cinismo e nós não queremos patrocinar o crime”, disse ele. Santos afirma que os irmãos Batista “saquearam o país e agora estão rindo da cara de todo mundo”.

PSDB começa a articular nome de Arminio Fraga para a Fazenda
Em meio ao aumento das incertezas políticas, o nome do ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga passou a ser lembrado para comandar o Ministério da Fazenda, caso o presidente Michel Temer seja cassado ou renuncie ao mandato. No PSDB, partido de sustentação do governo Temer hoje, tucanos já discutem a possibilidade de tentar emplacar Fraga como ministro da Fazenda de um eventual novo governo. O nome do ex-presidente do BC já tinha sido cogitado quando o presidente Temer estava montando a sua equipe econômica. Ele também foi o “ministro” da Fazenda escolhido por Aécio Neves (MG) durante a campanha presidencial de 2014, quando o senador tucano, hoje afastado do cargo e com prisão preventiva recomendada pela Procuradoria Geral da República, perdeu a eleição para Dilma Rousseff (PT).

➤Forças Armadas

Temer revoga decreto sobre uso  na Esplanada

O decreto, publicado ontem, autorizava o emprego das 
Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal

Foto: Estadão/Reprodução
O presidente Michel Temer revogou na manhã desta quinta-feira (25) o decreto de ontem que autorizava o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal. O decreto de revogação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

A revogação foi publicada enquanto o presidente Temer estava reunido no Palácio do Planalto em Brasília com os ministros Raul Jungmman, da Defesa; Eliseu Padilha, da Casa Civil; Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Antônio Imbassahy, da Secretaria de Governo e com o general Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Ontem, o objetivo do governo ao autorizar a presença das Forças Armadas em Brasília era de garantir a integridade dos prédios públicos na Esplanada dos Ministérios, bem como a segurança de servidores que lá trabalham, depois que um grupo de cerca de 50 pessoas usando máscaras no rosto promoveu um quebra-quebra em meio à manifestação Ocupa Brasília – contra o governo do presidente Michel Temer e as propostas de reformas apresentadas pelo governo.

O decreto de quarta-feira foi criticado pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg que, em comunicado, se disse “surpreso” com a medida adotada pelo presidente Michel Temer.

Na nota, Rollemberg lamentou os episódios de violência que ocorreram durante a manifestação, resultando em depredação do patrimônio público e privado.
Com Revista EXAME/Conteúdo

➤Cracolândia

ONGs acabam com ação da prefeitura 


ONG Craco Resiste e manifestantes que tumultuaram e ofenderam 
os políticos acabando com o evento; ato parecia ser orquestrado pelo tráfico


Rua central, em São Paulo, ocupada por usuários de drogas
A situação que vive a região da Cracolândia nunca foi uma questão fácil de ser resolvida. Várias gestões da prefeitura de São Paulo já passaram e até agora o tráfico de drogas e os usuários pareciam ser os únicos donos e controladores da região.

No último domingo (21), a prefeitura de São Paulo realizou uma megaoperação para combater o tráfico na Cracolândia . Segundo a Secretaria de Segurança Pública, nas ações realizadas no local além de apreensões de armas e drogas, foram detidas 53 pessoas, dos quais 48 traficantes.

Mas como é sabido, a região precisa mais do que ações pontuais para derrubar o tráfico que comanda o local. Pensando nisso, prefeitura e governo estadual iriam fazer uma coletiva na manhã desta quarta-feira (24) para anunciar uma parceria público-privada propondo ações sociais de reintegração dos usuários na vida da sociedade, iniciando pela construção de moradias populares na região da Cracolândia, quando manifestantes de ONGs entraram no estacionamento do local do evento. 


Feira da droga na cracolândia (SP)
Antes que o prefeito e o governador realizassem os esclarecimentos, esses manifestantes entraram no local da solenidade e começaram a gritar palavras de ordem contra as melhorias pretendidas pelas autoridades. Logo em seguida, o prefeito e o governador deixaram o local sem falar com os jornalistas. O secretário municipal de habitação, Julio Semeghini, chegou a conversar e discutir com os manifestantes, que fizeram um ato em frente ao local.

A legitimidade do protesto no mínimo levanta suspeita, já que a prefeitura de São Paulo está tomando todas as medidas que pode para tentar solucionar a situação caótica que vive a região central da capital paulista. Ações como essa parecem e podem estar alinhadas com o forte movimento do tráfico que comanda a região, e como é sabido está sob a tutela do PCC.
Um dos protestos foi convocado pela Craco Resiste, coletivo formado em 2015 para levar ações de redução de danos aos dependentes químicos que moram na região. O ato critica o programa Redenção, lançado pela Prefeitura de São Paulo no último domingo (21) com uma megaoperação policial.
Com IG/Conteúdo

➤Resumo

Notícias do começo da manhã

Tropas em Brasília
O decreto de Temer acionando as Forças Armadas provocou troca de acusações sobre a autoria do pedido entre o presidente da Câmara e o ministro da Defesa. Especialistas analisam que ato pode aprofundar a imagem de vulnerabilidade do governo.

Forças Armadas
'Grande acerto', diz ministro da Defesa. Raul Jungmann afirmou em entrevista ao Jornal da CBN que uso das Forças Armadas foi pedido pelo presidente Michel Temer, ao contrário do que havia dito ontem, quando citou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

Temer não vai depor
Fachin desautorizou a Polícia federal de convocar o presidente Temer para prestar depoimento sobre a delação do dono da JBS.

Sem acordo com a JBS
Em nova tentativa de fechar acordo de leniência, a JBS ofereceu o pagamento de R$ 4 bilhões, mas a proposta foi rejeitada.

Decisão
Temer reúne ministros para avaliar se revoga decreto que convocou Forças Armadas. Governo afirma que há ministérios vulneráveis, por causa das depredações, por isso ainda mantém a determinação.

O crime não compensa
Operação combate tráfico de drogas no Norte do Rio Grande do Sul.  Pelo menos seis pessoas já foram presas em Lagoa Vermelha.

Mais corrupção
Operação da PF busca grupo que fraudou a Ferrovia Norte-Sul.  A ação cumpre 2 mandados de prisão preventiva, contra Jader Ferreira das Neves, filho do ex-presidente da Valec, e contra o advogado Leandro de Melo Ribeiro

Em busca de alternativa
Com medo de um boicote aos produtos da JBS, supermercados pedem que concorrentes aumentem produção.

Contra-ataque ao terror
Com pai e irmãos do homem-bomba de Manchester detidos ontem, o Reino Unido caça sua célula extremista. Já são sete presos na investigação.

Do tráfico para a política
Investigações revelam que Fernandinho Beira-Mar articulou nomeação de familiares na Câmara de Caxias.

Delação de Joesley
Janot: 'Se possível, não faríamos acordo com criminosos'.  Em artigo a jornal, procurador-geral da República se defendeu das críticas de 'irresponsável' por fechar delação 'ultrapremiada' da JBS.

Cai ou não cai?
Bancada do PMDB deve decidir até a próxima terça se Renan segue na liderança.  Parlamentares se reuniram nesta quarta e relatam desconforto com posicionamentos de senador alagoano contrários ao governo do presidente Michel Temer.

Rato de navio
Renan está fazendo o de sempre: abandonando os derrotados. Fernando Collor, Dilma Rousseff e, agora, Temer...Renan Calheiros tem um cacoete comum a políticos importantes, sobretudo os do PMDB. Ele passa anos navegando e usufruindo de uma embarcação, até surgirem os primeiros sinais do risco de naufrágio. Nesse momento, ele fuzila o casco e pula.

Sem oposição
Após protestos, Câmara aprova MPs e simula clima de normalidade. A oposição abandonou o plenário, permitindo que deputados aprovassem lista matérias pendente; crise do governo Temer, no entanto, persiste.
Globo/Estadão/Veja/clicRBS/G1

➤BOM DIA!

Os defensores dos vândalos marginais!


Travestidos de manifestantes, um bando de marginais entrou em Brasília e destruiu parte de alguns ministérios. Mais furiosos, outros atearam fogo no Ministério da Agricultura, não sem antes destruir parte de suas instalações.

Fotos em todos os jornais, imagens em todas as emissoras de televisão, narrativas de reportagens de rádio, mostram o real interesse dos que anunciaram um protesto pacífico mas acabaram depredando o que viam pela frente. No meio deles, vários deputados de oposição, berrando contra o governo e incentivando quem queria destruir tudo. Brasilia, pelas fotos e pelas imagens de TV, virou praça de guerra na tarde desta quarta-feira.

Hoje, ao ler os portais de alguns jornais e revistas, vejo jornalistas e comentaristas políticos, inclusive um professor de direito constitucional, criticando a ação do presidente Michel Temer em pedir que as Forças Armadas assumissem a defesa da Capital do Brasil contra o vandalismo. Ele diz, inclusive, que se trata de uma afronta à Constituição já que "jamais as forças militares foram usadas contra protestos".



Admitindo-se que sim, o que não é verdade já que em 2013 a ex-presidente Dilma, do partido que defende o que aconteceu ontem em Brasilia, segundo seus deputados e senadores por culpa da PM, convocou as forças armadas para garantir a segurança da capital federal, o que defendem quem se posiciona ao lado da baderna?

Provavelmente, jornalistas e políticos engajados partidariamente, entendam que quanto pior melhor. Veladamente criticam a ação de Temer pois querem que tudo volte ao que era antes do impeachment de Dilma. Não se conformam com a presença de Temer num lugar para o qual eles encaminharam através do voto livre e soberano, como gostam de proclamar. 

O mais interessante, é que os mesmos que aplaudiram a escolha de Temer, por duas vezes, para ser vice de Dilma, agora esbravejam e gritam Fora Temer. Não é ridículo?



Se tivermos um olhar atento para o dito protesto, vamos encontrar vários cartazes pedindo Diretas Já e bandeiras de partidos inexpressivos. Não seria o caso do mesmo professor que condenou a chamada das Forças Armadas, dar entrevistas afirmando que pedir Diretas Já é uma afronta à Constituição, já que está prevista eleição indireta caso Temer venha a cair?



Olhando para as fotos do que ocorreu ontem durante o protesto (?) e para os deputados da oposição que comandaram o espetáculo ridículo e antidemocrático de ocupação da mesa da Câmara, fico pensando no que realmente desejam os protagonistas de tantos atos de vandalismo e descumprimento da lei.

Só posso imaginar que, na cabeça doentia de alguns, o que ocorreu ontem seja uma demonstração da vontade dos brasileiros. Na verdade, o que menos importa para todos eles, muitos envolvidos até os cabelos na corrupção e roubalheira instalada oficialmente no país durante os governos petistas, é o povo. O que eles querem, é a baderna pela baderna, o vandalismo pelo vandalismo, tudo em nome de um projeto de poder, de instalar no Brasil uma ditadura que repita o que eles idolatram. Cuba, Venezuela e Bolívia são exemplos claros, mas  lá eles nunca pensaram em morar, só ajudam a exaltar e a defender. Nada diferente do que fazem aqui, quando defendem marginais e vândalos que destroem prédios públicos em nome da democracia. 

Tudo isso chega a ser nojento!

Tenham todos um Bom Dia!