sexta-feira, 23 de junho de 2017

➤Índio velho macho

O insaciável galo cinza!

Matéria publicada num jornal da cidade de Alegrete, no dia 17 de junho de 2017, tem como título: “Higlander está piscando diante das ameaças da ficante que vive flitiada”

Se não acreditam, leiam a notícia:

Um veterano, 7.7, mas se achando com 76, registrou queixa contra uma mulher que de vez em quando vai lá tirar o carnegão no cafofo dele e é a sua ficante preferencial. Segundo o insaciável galo cinza, ela gosta muito de andar chapada e acompanhada por homens. Ele não reclama disto, porque se considera no lucro e não daria conta do riscado 100%, então faz de conta que não vê, e não é ciumento, muito menos possessivo.

“Ela tem 29 anos, tá muito bem de lombo, só que é muito arteira”, explica a vítima.

Talvez por esta falta de bons modos que ela foi lá no cafofo do véio e lhe encheu a osso, lhe concheou e fez ameaças: “olha aqui, véio rengo, te cago a pau, te mato e ainda boto fogo nesta casa”, disse aos berros para o atônito amante. Ele não sabe se ela é capaz de levar adiante seu plano de exterminar com tudo que já foi algo encantado e feliz, mas como gosta da ervinha malvada, do cascalho do diabo, ele teme que sim. Registrou para tirar o dele da reta, mas acha que procurou sarna pra se coçar.

➤Todo o cuidado, é pouco!

Amante vai indenizar esposa por ofensas

A notícia está publicada no Jornal da Ordem (OAB) e trata de um caso de adultério transformado em ação movida pela esposa legítima contra a amante do marido. Ressalto que o galã confirmou a relação, mas disse que já havia terminado o relacionamento, e o casamento prosseguiu.

Eis a nota:

Uma brasileira que foi amante de um homem casado nos Estados Unidosn indenizará a esposa dele por danos morais, por enviar fotos e mensagens para ela, amigos e familiares do marido, demonstrando a existência da relação extraconjugal. A 11ª câmara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) manteve a condenação por dano moral fixada, em 1º grau, em 15 mil reais, negando provimento aos recursos de ambas as partes.

A autora da ação contou que, em abril de 1996, casou-se com o brasileiro nos EUA, onde o casal se estabeleceu, e que, em julho de 2005, em uma de suas visitas ao  Brasil, o marido deu início a um relacionamento extraconjugal que ela só descobriu em 2008, quando a amante telefonou para a residência do casal na terra americana, se identificando e contando do caso. O marido confirmou a relação, mas disse que já havia terminado o relacionamento, e o casamento prosseguiu. Foi quando tiveram início, de acordo com os autos, as ações da ré: passou a enviar mensagens por meio das contas da autora no Flickr, Facebook e Blogger, denunciando o caso amoroso, inclusive com detalhes íntimos do casal, além de fotos da época em que o relacionamento ainda existia. Em uma das mensagens, a amante escreveu:
“Uma vez o R. comprou umas camisetas para você. Foi eu quem experimentou para ele ver se gostava, ou não. Ele também me trazia presentes das viagens. Ele dizia que era muito difícil, porque eram poucos os momentos que ele conseguia escapar de você para poder comprar. Tenho um colar lindo que ele me trouxe da Grécia. Também já provei os bombons que sua mãe faz!”

Para o desembargador Fernando Cerqueira Chagas, o relato da apelação e o teor jocoso e provocativo das mensagens enviadas demonstram que a intenção da ré não era simplesmente alertar a autora do caso que havia mantido com seu marido. “Evidencia o propósito de humilhar, intimidar e ofender a autora, que, após descobrir a relação extraconjugal havida, aceitou manter o vínculo matrimonial”, disse.

Consta no acórdão que a amante buscava desmoralizar a autora em seu meio social, ao enviar o link de álbum de fotos do casal para terceiros. Fazendo referência a estudo sobre o bullyng mediado pelas tecnologias de informação, o relator concluiu que a conduta da ré violou a dignidade da pessoa da esposa. “Princípio da dignidade da pessoa humana que deve ser preservado quando violada a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem, assegurando aos ofendidos, na forma do art. 5º da CF, o ressarcimento moral.’

A decisão do colegiado foi unânime.

➤Alívio da dor

Cerveja pode ser melhor que paracetamol

Quem tomava remédio para ficar bem, viu sua teoria cair por terra diante da pesquisa realizada pela Universidade de Greenwich, nos Estados Unidos.

Pela pesquisa, duas doses de cerveja, de aproximadamente 500ml cada, são mais eficazes no combate à dor do que alguns analgésicos como, por exemplo, o paracetamol. Durante o estudo, se descobriu que os drinks alcoólicos chegam a reduzir a dor em 25%. Para os pesquisadores, a explicação para o fato não está bem clara e querem entender se o álcool age nos receptores do cérebro ou na redução dos níveis de ansiedade.

Em declaração ao jornal The Sun, Trevor Thompsom, líder da pesquisa, disse que “a ação da cerveja pode ser comparada com medicamentos opióides como a codeína e seu efeito é mais poderoso que o do paracetamol”

Apesar dos resultados, os pesquisadores alertam que é preciso mais estudos para validar a pesquisa.

➤OPINIÃO

Novos partidos

A esquerda articula um partido contra o PT, 
mas o fundamental é a reforma política

Eliane Cantanhêde

Enquanto políticos, analistas e meros mortais não temos ideia para onde – e para quem – a monumental crise está nos levando, surge o primeiro movimento claro de reaglutinação de forças, e é à esquerda. As articulações projetam, inclusive, um novo personagem nesse atual cenário vazio, desolador: Guilherme Boulos.

Lula é réu cinco vezes e está às vésperas da primeira sentença do juiz Sérgio Moro, por causa do triplex. O PT vem de duras derrotas e seus principais líderes caíram, um a um, como castelo de cartas. Dilma Rousseff, abraçada à ruralista Kátia Abreu, abafou o MST. Quem entrou no vácuo foi o MTST. A esquerda rural anda em baixa, a esquerda urbana está em alta.

Alguém tem ouvido falar de João Pedro Stédile? Ele mobilizou a militância do MST e, por motivos diferentes, conquistou vitórias e amplos espaços na mídia nos anos FHC e Lula, mas a reforma agrária andou para trás com Dilma e, sabe-se lá por quantos outros motivos, ele foi sumindo, sumindo...

Enquanto isso, Boulos foi ganhando musculatura. É interlocutor assíduo de Lula, tem tropa leal e enche as ruas para endeusar ou infernizar quem e quando quer. Como Stedile, é inteligente e tem liderança. A diferença é que Stedile parece paralisado num passado que desmoronou e Boulos acena com o futuro. Não necessariamente como candidato, mas certamente como ator político.

Segundo a repórter Cátia Seabra, Boulos participou de reunião, nesta semana, com representantes da esquerda do PT, do PSOL e de movimentos alinhados, para discutir a criação de um partido, capaz de virar a página do PT, que virou caso de polícia, recuperar o ideário e a credibilidade da esquerda.

Participaram Tarso Genro, ex-ministro da Justiça de Lula, ex-governador do Rio Grande do Sul e um dos ideólogos do PT, e o senador Lindbergh Farias, ex-presidente da UNE nos bons tempos e agora preterido para a presidência do PT pela senadora Gleisi Hoffmann, apoiada por Lula.

E quem não participou? Lula, com um detalhe dado pela repórter: a reunião foi na segunda e Lindbergh se encontrou com Lula na terça, mas não falou nada sobre ela. Consta que Lulinha Paz e Amor ficou uma fera.
Com a Lava Jato fazendo a maior faxina política da história, com a casa e os partidos de pernas para o ar e os políticos feito baratas tontas, o momento é ideal para identificar sobreviventes e novas lideranças e reaglutinar as forças de esquerda, centro esquerda, centro, centro direita e direita. 

Surgirá daí o equilíbrio político do País, com um aceno importante, e equilibrado, do procurador-geral da República, Rodrigo Janot: pau puro para quem roubou, corrompeu e foi corrompido na “lista Janot-Fachin”, mas punição calibrada para os que aderiram à cultura das campanhas e doações, mas não enriqueceram com ela.

Com isso, dá para passar a peneira e abrir novas perspectivas para o País, lembrando sempre que a democracia é intocável e que todos os políticos têm direito de atuar, mas dentro das suas regras. Assim como a esquerda se rearticula, as demais forças também. Entretanto, a extrema direita defender a volta da ditadura militar não é articulação, é ameaça.

Reaglutinação implica novas lideranças, debates sobre o País e reunião de pessoas que veem o mundo, o Brasil, a política, a economia, o papel do Estado e a força do setor privado sob a mesma ótica. É fundamental nesse processo excluir os condenados pela Justiça e os que criaram falsos partidos só para levar vantagem. Logo, reaglutinação partidária sem reforma política é chover no molhado.

Trio improvável. Gilmar, Lewandowski e Marco Aurélio votam juntos. Quem diria?

*Publicado no Portal Estadão em 23/06/2017

➤BOM DIA!

Inverno com calor e Centro tumultuado

Uma sexta-feira de temperaturas que devem subir bastante durante o dia prenuncia um final de semana dos melhores, com muito sol e calor. Afinal, estamos em pleno inverno, ou seja, tudo normal para esta época do ano.

Claro que a parte final é provocação, mas o restante é verdadeiro. Como já falei no assunto no meu comentário de ontem, vamos deixar assim.

Muita informação faz com que o brasileiro mantenha os cabelos em pé, os olhos e os ouvidos bem abertos. O que se anuncia não é nada entusiasmante, a não ser para os que torcem pelo ‘quanto pior melhor’.  O presidente está cada vez mais enrolado, deputados e senadores tratam de manter seus privilégios, quem está fora do governo quer entrar e quem está dentro luta para não sair. E vamos levando a vida.

Antes de começar o RESUMO, que vem logo abaixo com as primeiras informações da manhã, gostaria de lembrar o que aconteceu no final da tarde, começo da noite de ontem (22) no Centro Histórico de Porto Alegre.

A Guarda Municipal, juntamente com a SMIC, decidiu dar um jeito nos vendedores ambulantes, nos que transformaram calçadas e ruas em verdadeiro mercado aberto para vender todo o tipo de quinquilharia, Na Borges de Medeiros, trecho entre a José Montauri e Andradas, a faixa para pedestres na calçada, permite a passagem de, no máximo, duas pessoas, o resto é ocupado por vendedores. A Rua da Praia está literalmente ocupada por eles. E assim é em todo o Centro.

Diante da posição da Guarda Municipal, os chamados trabalhadores informais incendiaram caixas de papelão e madeira, bloquearam vias e transformaram o Centro num verdadeiro caos, impedindo inclusive que os veículos de transporte coletivo transitassem pelos corredores reservados para eles.

Não tenho nada contra quem deseja trabalhar, principalmente numa época difícil como a que estamos enfrentando, mas é complicado ver as calçadas e ruas de nosso Centro Histórico literalmente tomadas por camelôs que vendem de tudo, não pagam impostos e perturbam, não só o comércio legalizado, mas principalmente quem deseja passar pelas calçadas para cumprir algum compromisso ou buscar uma condução.

Para quem acha que estou exagerando, recomendo dar uma passadinha no Centro.

Tenham todos um Bom Dia!

RESUMO

Comece o dia bem-informado

Janot X Temer
O procurador-geral da República pode decidir até terça-feira se denuncia Temer com base na delação dos donos da JBS. Enquanto isso, o presidente continua em viagem oficial à Europa, onde recebeu duas más notícias: a Noruega deve cortar pela metade a verba para proteção da Amazônia e os EUA suspenderam a importação de carne bovina fresca do Brasil.

Presidente complicado
O relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, enviou a investigação de Temer a Janot e a PGR tem cinco dias para apresentar denúncia contra o presidente ou arquivar o caso. A PF já concluiu, em relatório parcial, que há evidências de que Temer cometeu "com vigor" o crime de corrupção passiva.

Amazônia desmatada
Durante a visita de Temer à Noruega para defender o Brasil para investidores, o governo norueguês anunciou que deve cortar pela metade a verba para proteção da Amazônia. Principal doador do fundo amazônico, o país nórdico já investiu quase R$ 3 bilhões para preservar a floresta, mas vai reduzir o dinheiro após o aumento do desmatamento.

Americanos não querem nossa carne
Ontem à noite, os EUA anunciaram que barraram a importação de carne bovina fresca do Brasil. Segundo autoridades norte-americanas, 11% do produto brasileiro não passaram em testes de qualidade.

Aécio se complica mais
Ministro do STF atende pedido de abertura pelo crime de lavagem de dinheiro feito pela PGR, após o parlamentar já ter sido denunciado por corrupção.

Previdência
Governo avalia novas concessões para votar reformaSegundo jornal Folha de S.Paulo, auxiliares de Temer dizem que o governo se prepara para ceder em um dos pilares da reforma – a idade mínima proposta para aposentadoria das mulheres.

A palavra dos candidatos
Oito candidatos a sucessão de Janot apoiam investigação de TemerDe acordo com levantamento do jornal Estadão, todos os candidatos à vaga de procurador-geral da República defendem inquérito quando há indícios de crimes praticados durante o mandato.

Lava Jato
O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro será ouvido como testemunha de defesa do doleiro preso Lúcio Funaro, envolvido no esquema de cobrança de propina de empresas interessadas em obter empréstimos do FI-FGTS.

Inflação
IBGE divulga o IPCA-15, a prévia da inflação, do mês de junho. No mês passado, o índice atingiu a menor taxa desde 2000.

Juros
BC sinaliza que pode manter ritmo de queda. O banco amenizou o discurso de que poderia promover um corte abaixo de um ponto percentual na taxa básica de juros, hoje em 10,25% ao ano, na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

Venezuela em crise
Protesto na Venezuela termina com mais um jovem morto. Mais cedo, Maduro louvou o “esforço” das forças de segurança e reafirmou que as armas de fogo e as escopetas com balas de borracha estão proibidas.

Espionagem
EUA prendem suspeito de vender segredos à China por US$ 25 mil. O homem pode até receber pena de morte caso sejam cumpridos uma série de requisitos, explicou o promotor.

Com muito gelo...
Dona da Guinness compra tequila de George Clooney por US$ 1 bi. Com o desembolso, a inglesa Diageo incrementa seu portfólio de bebidas, que inclui a produção da Don Julio, Smirnoff e Johnnie Walker
  
Previsão do tempo
Tempo aberto e firme na maior parte do país. Chove no extremo Norte, no ES e em parte do litoral do Nordeste.