sexta-feira, 15 de setembro de 2017

➤Delatores

Tribunal nega habeas para Joesley e Wesley

A juíza federal Tais Ferracini, convocada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, negou liminar em habeas corpus aos irmãos Joesley e Wesley Batista. Os empresários foram alvo de mandados de prisão preventiva na Operação Acerto de Contas, 2ª fase da Tendão de Aquiles, por suspeita de manipulação do mercado financeiro e da moeda americana usando informações privilegiadas de sua própria delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. 

Wesley está preso na carceragem da Polícia Federal, em São Paulo, desde quarta-feira, 13. Joesley é alvo de dois mandados de prisão preventiva. No domingo, 11, o empresário e o executivo Ricardo Saud, do Grupo J&F, foram presos temporariamente por ordem do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, por suspeita de violação de sua delação premiada. Nesta quinta-feira, 14, o ministro decretou a preventiva dos executivos.

Joesley estava preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília. Nesta sexta-feira, 15, o empresário foi transferido para São Paulo. Joesley será ouvido em audiência de custódia referente à Tendão de Aquiles.

Nesta operação, os irmãos são investigados pelo uso indevido de informações privilegiadas em transações no mercado financeiro ocorridas entre abril e 17 maio de 2017, data da divulgação de informações relacionadas à delação premiada firmada pelos executivos e a Procuradoria-Geral da República. A especulação resultou em lucros milionários para os delatores, afirma a PF.

A defesa dos empresários havia protocolado o habeas na quinta-feira, 14, no Tribunal, em São Paulo, pedido de soltura imediata. Os advogados dos executivos apontaram ‘ilegalidade das prisões’.

O pedido foi subscrito pelo criminalista Pierpaolo Bottini e destacou que ‘a liberdade de ambos não coloca em risco as apurações de insider trading e que não há fato novo que justifique a drástica medida’. A defesa apontou a ‘ausência de qualquer fato contemporâneo que demonstre a necessidade de segregação relacionada ao delito de insider trading ou à sua persecução’.

Agência Estado

➤Prêmio Press

2ª parcial movimenta 15 posições

A 2ª parcial do Prêmio Press é divulgada, com 15 alterações entre os nomes semifinalistas, o que demonstra uma mobilização muito grande entre o público ouvinte, leitor e telespectador do Rio Grande do Sul, que vem fazendo suas indicações aos melhores do ano no "Oscar da imprensa gaúcha".

Desde o dia 1º de setembro, o prêmio já acumula 76.000 indicações, somados os votos Popular e Profissional. O período de indicações se estende até o dia 31 de outubro. Os nomes em azul são dos novos semifinalistas.




ESTAGIÁRIO DO ANO
Troféu CIEE-RS
Guilherme Chaves – Rádio Band
Luiza Fritzen - Jornal do Comércio
Nathalia Pase – Rádio Band
Thainá Schultz – TV Record
Ulisses Miranda — Jornal do Comércio

REPÓRTER DE RÁDIO DO ANO
Troféu STICC
Arthur Cipriani – Rádio Jovem Pan
Eduardo Paganella – Rádio Gaúcha
Diogo Rossi - Rádio Grenal
Gabriel Jacobsen – Rádio Guaíba
Saimon Bianchini – Rádio Band

REPÓRTER DE TELEVISÃO DO ANO
Cesar Fabris – Esporte Interativo
Daniela Mallmann - SBT
Filipe Peixoto – Band TV
Josmar Leite - RBS TV
Vanessa Pires – TV Record

REPÓRTER DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Troféu Sistema FECOMÉRCIO
Carol Zatt – Jornal do Comércio
Denise Saueressing - Revista A Granja
Humberto Trezzi – Zero Hora
João Ávila - NH
Valter Junior - O Metro

COLUNISTA DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Troféu Fernando Albrecht
Diego Casagrande – O Metro
Paulo Germano – Zero Hora
Rogério Mendelski – Correio do Povo
Rosane Oliveira - Zero Hora
Taline Oppitz – Correio do Povo

COMENTARISTA DE TELEVISÃO DO ANO
André Machado – Band TV
Gustavo Vitorino – TV Pampa
Mauricio Saraiva – RBSTV
Nando Gross – TV Record
Ribeiro Neto – Band TV

COMENTARISTA DE RÁDIO DO ANO
Troféu Ruy Carlos Ostermann
Adroaldo Guerra Filho – Rádio Gaúcha
Carlos Guimarães – Rádio Guaíba
Cesar Cidade Dias – Radio Band
Rodrigo Giacomet – Rádio União FM
Wianey Carlet - Rádio Band

APRESENTADOR DE TELEVISÃO DO ANO
Troféu SICREDI
Andre Haar – TV Record
Daniela Ungaretti - RBS TV
Eloi Zorzetto – RBS TV
Rogério Forcolen - TVU
Simone Santos – TV Record

APRESENTADOR DE RÁDIO DO ANO
Diego Casagrande – Rádio Band
Fabiano Brasil – Jovem Pan
Milton Cardoso - Rádio Band
Rafael Marconi – Rádio Pampa
Rogério Mendelski – Rádio Guaíba

JORNALISTA DO WEB DO ANO
José Luiz Prévidi – previdi.blogspot.com.br
Marcelo Ribeiro – www.caderno7.com
Ricardo Wortmann – cornetadorw.blogspot.com 

REPÓRTER FOTOGRÁFICO DO ANO
Gustavo Roth – Agencia Preview
Inézio Machado - Jornal NH
Ricardo Giusti – Correio do Povo
Robson Alves – Brigada Militar
Rodrigo Ziebell – SSP-RS e Brazil Photo Press

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO DO ANO
Cristiano Melo – Band TV
Emanuel Da Ros – TV Globo
Gerson Paz – TV Record
Glaucius Oliveira – RBS TV
Rogério Aguiar – Band TV

LOCUTOR/APRESENTADOR DE NOTÍCIAS
Troféu Milton Ferrreti Jung
Arthur Chagas – Rádio Gaúcha
Fernando Zanuzo - Rádio Gaúcha
Maria Luiza Benitez – Rádio Guaíba
Sergio Stock – Band TV
Sinara Félix – Rádio Guaíba

JORNALISTA DESTAQUE DO INTERIOR
Trófeu SICREDI
Alex Frantz – Rádio Progresso/Ijuí
Daniele Freitas – Rádio Diário da Manha/Passo Fundo
Denise Cruz - Rádio União/NH
Halder Ramos - Correio do Povo/Gramado
Stephany Sander – Rádio ABC/NH

MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO DO ANO
Bom dia – Rádio Guaíba
Esfera Pública – Rádio Guaíba
Pampa Bom dia – Rádio Pampa
Rádio Livre – Rádio Band
Timeline – Rádio Gaúcha

MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO DO ANO
Atualidades Pampa - TV Pampa
Frente a Frente – TVE
Os Donos da Bola – Band TV
RBS Notícias – RBS TV
Rio Grande no Ar – TV Record

JORNALISTA DO ANO
Troféu SINDUSCON
André Machado – Rádio Band
Daniel Scola – Rádio Gaúcha
Diego Casagrande – Rádio Band
Paulo Germano – Zero Hora
Patricia Comunello - Jornal do Comércio

➤Preparando a delação

Palocci fala tudo o que Lula não quer ouvir


A Revista Veja publica, com exclusividade, tópicos da delação que o ex-ministro Antonio Palocci (PT) acerta com os procuradores da Operação Lava Jato. As declarações de Palocci são acompanhadas de documentação que comprovam suas afirmações.

Palocci diz que Lula desviava dinheiro do instituto
O ex-ministro Antonio Palocci relata na proposta de delação que negocia com a força-tarefa da Lava-Jato que o ex-presidente Lula usava o dinheiro que era doado ao Instituto Lula para bancar suas despesas pessoais e de seus familiares. Palocci afirma que o Instituto Lula mantinha uma contabilidade paralela para acobertar o desvio das doações.
Segundo o ex-ministro, quem administrava esse caixa clandestino era o petista Paulo Okamotto, o presidente formal do instituto. Okamotto sempre negou qualquer irregularidade no comando da instituição.

Palocci admite ter entregue dinheiro vivo a Lula
O ex-presidente recebia das mãos de Palocci pacotes de 30.000 reais, 40.000 reais e 50.000 reais. O ex-ministro narra pelo menos cinco episódios em que entregou dinheiro sujo diretamente a Lula. Segundo Palocci, os pacotes de propina eram usados por Lula para bancar despesas particulares.
O ex-ministro também detalha entregas de dinheiro sujo em quantias maiores. Segundo Palocci, quando o pedido de Lula envolvia cifras mais elevadas, o encarregado de fazer o transporte dos recursos era o sociólogo Branislav Kontic. Espécie de “faz-tudo” do ex-ministro, Branislav levava as remessas de dinheiro ao Instituto Lula, em São Paulo.
Tanto as pequenas entregas de Palocci a Lula quanto as grandes remessas transportadas por Branislav eram descontadas da contra-propina que Lula mantinha com a Odebrecht.


Palocci revela reunião com Lula e Dilma sobre o petrolão em 2010
O ex-ministro Antonio Palocci relata que a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula tinham total conhecimento da existência do petrolão.
Palocci conta que participou de uma reunião no Palácio da Alvorada, em 2010, com a então candidata petista e o então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, em que Lula expôs abertamente os planos de usar as engrenagens do petrolão para financiar a campanha de Dilma ao Planalto.

Palocci entrega provas de corrupção contra empresários
No acordo que negocia com a força-tarefa da Lava-Jato, o ex-ministro Antonio Palocci decodifica os negócios sujos escondidos na famosa lista de clientes de sua consultoria, a Projeto. Palocci abriu a empresa em 2006, pouco depois de deixar o Ministério da Fazenda. Em quase uma décadas de atividade, a Projeto foi contratada por algumas das maiores empresas brasileiras, multinacionais, bancos e conglomerados econômicos.
Na delação, Palocci fornece notas fiscais, cópias de contrato e narra as histórias de corrupção que envolvem pelo menos dez grandes clientes de sua consultoria. O produto principal do “consultor” Palocci, admite o ex-ministro, era o acesso exclusivo aos gabinetes mais importantes de Brasília.
Conteúdo: Revista Veja

➤DESTAQUES


Quadrilhão do PMDB
A segunda denúncia contra Temer se apoia em delações da JBS e em inquérito da Polícia Federal, e o presidente é acusado de chefiar organização criminosa do PMDB e obstruir a Justiça. Também foram denunciados Cunha, Geddel, Henrique Alves, Rocha Loures, Padilha, Moreira Franco, Joesley e Ricardo Saud. Mas o ministro Fachin decidiu aguardar uma decisão do plenário do Supremo para enviar as acusações à Câmara dos Deputados.

O que diz o presidente
Temer pode fazer um pronunciamento hoje, para comentar a nova denúncia. Ontem, o Palácio do Planalto divulgou nota, em que o presidente atacou o procurador-geral e disse que a acusação é 'recheada de absurdos'. 

Enrascado
Palocci revela reunião com Lula e Dilma sobre o petrolão em 2010. Segundo o ex-ministro, Lula expôs abertamente os planos de usar as engrenagens do esquema para financiar a campanha da sucessora.

Provas
Defesa não questionou apreensões em endereços ligados a Lula. Petista insinuou que provas podem ter sido plantadas, mas nada foi feito por seu advogado durante o processo

Parcelamento
Liminar autoriza servidores do RS com salário atrasado a faltar ao trabalho. Medida foi deferida após mandado de segurança da Fessergs. Entidade alegou que a primeira parcela deste mês, de R$ 350, não é capaz de suprir serviços básicos.

Sem saída
Sem acordo de delação, Joesley pode ser alvo de investigação no exterior. Caso o Supremo aceite a proposta do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de rescindir o acordo de delação premiada da JBS, abrirá brechas para que os irmãos Joesley e Wesley Batista sejam processados e condenados também fora do País.

Sem saída – 2
Bancos de investimento se antecipam e buscam candidatos a comprar JBS, mesmo que a família Batista ainda não tenha cogitado essa possibilidade. A movimentação, que já ocorria antes mesmo da prisão de Wesley e Joesley Batista, ganhou força com o fato de os controladores do frigorífico estarem, na avaliação destes bancos, em uma espécie de beco sem saída. 

Pezão
STJ autoriza abertura de inquérito para investigar governador do Rio de Janeiro.  Ação vai investigar a relação de Pezão com a Odebrecht; executivos afirmaram ter repassado dinheiro via caixa dois para a campanha de 2014.

Só para mulheres
Trans perde direito à pensão de pai militar por mudança na identidade.  Justiça considera que, ao atualizar o cadastro na Marinha com documentos masculinos - depois de retirar o útero, seios e fazer tratamento hormonal -, Gabriel perdeu o direito ao benefício.

Imposto de Renda
Restituição do quarto lote está disponível a partir de hoje. O crédito bancário para os contribuintes contemplados no quarto lote do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017 está disponível a partir de hoje (15). O lote contempla 2,257 milhões de contribuintes, totalizando a liberação de mais de R$ 2,7 bilhões.

Rock in Rio
Começam hoje, a partir das 15h, os shows do Rock in Rio, mas sem principal atração da primeira noite. Lady Gaga cancelou sua participação devido às fortes dores da fibromialgia que enfrenta. Ela será substituída pelo Maroon 5, que já estava programado para o sábado (16), e agora fará duas apresentações.

Ataque em Londres
Londres amanheceu com a notícia de um novo ataque terrorista. Várias pessoas ficaram feridas após uma explosão atingir a estação de Parsons Green.

Guerra?
Conselho de Segurança da ONU se reunirá para tratar de míssil da Coreia do Norte.  Encontro desta sexta-feira ocorre poucos dias após aprovação de duras sanções internacionais contra o regime norte-coreano, na segunda-feira, 11.

Previsão do tempo
Tempo segue firme, aberto, muito quente e seco na maior parte do território nacional, exceto PE, BA, MS e em quase toda a região Sul. No Norte, o sol sai pela manhã, mas à tarde será marcada por pancadas de chuva.

➤Gravações

Fachin decreta preventiva de Joesley e Saud

Eles estavam presos temporariamente desde o domingo, 10, por um prazo 
de cinco dias, que se esgotaria nesta quinta-feira; a nova modalidade de encarceramento não prevê prazo para que eles deixem a cadeia

Joesley Batista e Ricardo Saud - Foto: Reprodução
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva de Joesley Batista e Ricardo Saud, respectivamente, dono e ex-executivo do Grupo J&F, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Eles estavam presos temporariamente desde o domingo, 10, por um prazo de cinco dias, que se esgotaria nesta quinta-feira. A prisão preventiva não tem prazo final.

Na decisão sobre Joesley e Saud, Fachin justificou que há “receio de que, em liberdade, destruam ou ocultem provas”. A prisão, segundo o ministro, se justifica para diminuir a chance de que eles voltem a cometer crimes.

“A gravidade concreta do crime pode sim ser considerada como fundamento da medida gravosa, desde que, por exemplo, sob o viés do reflexo da periculosidade do agente na possibilidade de reiteração delituosa e, portanto, com observância da finalidade acautelatória que lhe é própria”, disse Fachin.

O ministro destacou, também, que até agora os delatores não explicaram a omissão de informações no acordo de colaboração, um dos fatos que a PGR citou ao pedir a prisão deles. “Não há, portanto, pronunciamento satisfativo acerca da ocorrência, ou não, da omissão dolosa de informações, tema que, a tempo e modo, será detidamente averiguado por esta Relatoria neste Tribunal”, disse Fachin.

“A defesa aduz ainda que os elementos foram fornecidos 
voluntariamente pelos colaboradores na vigência da prorrogação de prazo estipulado para tanto. Todavia, a oportunidade para complementação dos anexos não abrange informações dolosamente escamoteadas, circunstância que deverá ser verificada”, disse.

Rescisão e denúncia. Além da prisão preventiva, Joesley Batista e Ricardo Saud sofreram outros dois duros golpes nesta quinta-feira. A PGR informou ao Supremo a rescisão do acordo de colaboração premiada dos ambos, o que levará à perda definitiva dos benefícios que lhes foram concedidos, como a possibilidade de não serem denunciados.

Já considerando que o Supremo deverá homologar (validar) a rescisão, a PGR denunciou Joesley e Saud nesta quinta-feira (14) por obstrução de justiça no episódio da compra do silêncio do delator Lúcio Funaro, junto com o presidente da República, Michel Temer.

Fachin, no entanto, ainda não confirmou a rescisão definitiva do acordo. Diante do pedido da PGR, o relator decidiu intimar Joesley Batista e Ricardo Saud — respectivamente, dono e ex-executivo do Grupo J&F — para que se manifestem sobre a rescisão do acordo de colaboração premiada que cada um firmou com a Procuradoria-Geral da República (PGR), noticiada nesta quinta-feira pela própria procuradoria.

O que a PGR pede a Fachin é “a homologação da rescisão definitiva dos acordos de colaboração, com consequente a perda das premiações, mantendo-se plenamente válidas as provas trazidas e produzidas pelos colaboradores”. Só depois de ouvir os delatores, o ministro poderá decidir validar judicialmente a rescisão.
Agência Estado