quarta-feira, 14 de março de 2018

➤BOA NOITE!


Trio Irakitan é um conjunto vocal e instrumental, criado em 1950 por Valdomiro Sobrinho, o "Valdó", Paulo Gilvan Duarte Bezerril (conhecido no meio artístico como Paulo Gilvan), e por João Manoel de Araújo Costa Netto, o Joãozinho, e que no começo eram conhecidos como Os Intocáveis. Em 1965, com a morte de Paulo Gilvan, o cantor Tony passou a integrar o conjunto.


No início dos anos 60 agravaram alguns LPs com boleros. Eram “Os Boleros que Gostamos de Cantar”. Num deles, gravaram Aqueles Olhos Verdes.



➤Artigo

PT, PCdoB e PSOL pressionam STF por Lula*

Eliane Cantanhêde

Deputados do PT, do PCdoB e do PSOL, mais Paulinho da Força, do Solidariedade, irão hoje ao Supremo Tribunal Federal pressionar principalmente a presidente Cármen Lúcia para evitar a prisão o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva após a análise dos embargos declaratórios no TRF-4.

A caravana vai ao Supremo horas depois do encontro de Cármen Lúcia com o advogado de Lula José Paulo Sepulveda Pertence, que já presidiu à Corte e foi o padrinho de sua indicação para ocupar uma vaga de ministro, no governo justamente de Lula.

Não é o primeiro grupo de parlamentares a fazer pressão, porque deputadas e senadoras do PT e de partidos alinhados também já foram ao gabinete da presidente, aliás, sem hora marcada e exigindo que fossem recebidas.

Cármen Lúcia avisou desde o início que não poria na pauta do plenário a revisão da prisão após condenação em segunda instância, alegando que essa questão já passou por três votações recentes e um novo julgamento, por causa de um único réu, seria “apequenar o STF”. Ela cumpriu a palavra, não incluindo o tema na pauta de abril.

Ela é alvo de fortes pressões em sentido contrário, tanto de aliados de Lula, tanto de milhares de e-mails e telefonemas, na maioria defendendo que o STF mantenha a prisão segunda instância. Se nenhum ministro puser em mesa a questão em abril, Lula já poderá estar preso em maio.

*Publicado no Portal do jornal Estadão em 14/03/2017

➤Habeas corpus de Lula

Cármen não garante que irá pautar
Após encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, nesta quarta-feira, 14, o advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sepúlveda Pertence, disse que a ministra não deu indicação se pretende pautar o habeas corpus do petista no caso triplex. Sepúlveda, que é ex-presidente da Corte, esteve reunido por cerca de meia hora de manhã com a presidente da Corte. 

A audiência foi solicitada pela defesa em meio a ofensiva para que Cármen paute a revisão da prisão após condenação em 2ª instância, visto por petistas como o último recurso para evitar a prisão do ex-presidente. Questionado se a defesa entraria com um novo habeas corpus no Supremo, Sepúlveda disse somente que "tática não se revela". 

A ministra tem resistido a pautar um novo julgamento que possa rever a jurisprudência do Tribunal que permite a prisão após condenação em segunda instância, alegando que a última decisão é recente, do fim de 2016, e que rediscuti-la seria "apequenar" o Supremo.
Agência Estado

➤OPINIÃO

A grotesca privatização do Ministério do Trabalho*

O que acontece no Ministério do Trabalho no governo Temer chega a rivalizar com as doações fisiológicas de áreas da administração, como se fossem capitanias hereditárias, nos tempos de Lula e Dilma.

O Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, no lulopetismo, foram transferidos ao MST e aliados; o Transporte, para o PR do ex-presidiário, mensaleiro, Valdemar Costa Neto, responsável por um movimentado balcão de negócios na pasta, que funciona até hoje; ao PDT, coube o Trabalho, em que houve indícios de funcionamento de um guichê de criação de sindicatos, rico negócio antes de o imposto sindical ser extinto.

Na era do MDB de Temer, o Ministério do Trabalho foi repassado para o PTB, de outro mensaleiro ex-presidiário, Roberto Jefferson, num negócio ilustrado por cenas de chanchadas da Atlântida. O vídeo em que a ministra indicada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Jefferson, aparece em uma lancha, ancorada em algum ponto da costa turística do Rio, cercada de fortões sem camisa, é impagável.

Os amigos em veraneio dão declarações desastradas para defender Cristiane: “quem nunca foi processado pela Justiça trabalhista?”. Muita gente, por certo, mas a ministra indicada ter dois processos contra ela de ex-empregados começou a reduzir a boa vontade de Temer com a indicação nepótica de Jefferson, que daria em troca votos petebistas na votação do projeto da Previdência.

Como nunca esteve em questão a propriedade da pasta pelo partido, a saída foi colocar como ministro Helton Yomura, ligado a Cristiane. Além das idas e vindas na indicação da deputada fluminense, houve a nomeação, revelada pelo GLOBO, do jovem Mikael Tavares Medeiros, 19 anos, numa função de gestor de pagamentos de contratos de R$ 473 milhões, quase meio bilhão.

Tem-se a ideia precisa do descaso com que governos fisiológicos e clientelistas tratam o dinheiro do contribuinte. O jovem concluíra com dificuldades pedagógicas o ensino médio, acabara de entrar numa faculdade e, no cargo público desde 28 de dezembro, liberou pagamentos de R$ 22,49 milhões para a empresa B2T, apanhada por auditoria com suspeitas de superfaturamento.

Descoberto, Mikael terminaria exonerado, mas ficaram os rastros da operação de compadrio que o nomeou. Ele é filho do delegado de Polícia Civil Cristiomario de Sousa Medeiros, presidente do PTB em Planaltina de Goiás e aliado do deputado federal Jovair Arantes (GO), agressivo defensor de Temer, líder do governo na Câmara.

Ainda no Trabalho, Jovair emplacou um sobrinho, Leonardo José Arantes, como secretário de Políticas Públicas de Emprego, cargo de alto escalão. E Leonardo, por sua vez, empregou dois amigos do futebol de fim semana.

A pasta parece extrapolar no compadrio típico exercitado na máquina pública. Mas é um equívoco pensar que se trata de um único caso. Esta prática de empregar amigos, sem critérios baseados na meritocracia, é cultura arraigada, típica do patrimonialismo de um país em grave crise de valores.

*Publicado no Portal do jornal O Globo em 14/03/2018

➤IPE Saúde

Deputados aprovam projeto

Foto: Reprodução
Em sessão na tarde desta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, os deputados aprovaram dois projetos que tratam de mudanças o IPE Saúde. As propostas que preveem a reestruturação do Instituto de Previdência do Estado (IPE)passaram pela Casa na semana passada.

O projeto do governador José Ivo Sartori (PMDB) pretende dividir a estrutura do IPE em duas autarquias: saúde e previdência. As propostas revogam leis antigas, que mantinham o IPE gerindo as duas áreas. Separadas, as autarquias vão se chamar IPE Saúde e IPE Prev e terão autonomia administrativa.

O primeiro Projeto de Lei Complementar (PLC 212/2017) apreciado no plenário trata do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) e altera a Lei Complementar nº 12.066, de 29 de março de 2004, que dispõe sobre o Fundo de Assistência à Saúde.

A entrada no plano de saúde segue sendo automática. Se o beneficiário quiser deixar o IPE, vai ter que cumprir carência, caso decida retornar ao plano. Ficou decidido ainda que não haverá a contribuição dobrada das pensionistas, que estava inicialmente prevista.

O PLC 211/2017 cria a autarquia. O IPE-Saúde possui mais de 1 milhão de beneficiários.

Agência Globo

➤Aos 76 anos

Morre o físico Stephen Hawking

Foto: National Geo/Reprodução
O físico britânico Stephen Hawking, apontado como o cientista mais popular desde Albert Einstein, morreu aos 76 anos, nas primeiras horas desta quarta-feira, em sua casa em Cambridge, Inglaterra. A morte do cientista foi confirmada pela Universidade de Cambrigde.

'Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido. Ele foi um grande cientista e um extraordinário homem cujo trabalho e legado viverão por muitos anos', escreveram Lucy, Robert e Tim, filhos do cientista.

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra, 300 anos após a morte de Galileu. Aos 8 anos se mudou para St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres. Estudou na University College, de Oxford. Pretendia se dedicar à Matemática, mas como esta não integrava a grade da universidade, escolheu a Física e se graduou em 1962. Em 1965 recebeu sua primeira premiação, na licenciatura em Ciências Naturais. Emigrou de Oxford para Cambridge visando a Cosmologia, onde se tornou doutor na área.

Foi professor de Matemática em Cambridge, professor lucasiano emérito - mesma posição ocupada por cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac, e dirigiu o departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade. Em 1974 se tornou um dos mais jovens membros da Royal Society, com apenas 32 anos.

Ele tinha esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo, diagnosticada ele quando tinha 21 anos. Na época, médicos disseram que ele teria apenas mais dois anos de vida. A doença o deixou confinado a uma cadeira de rodas e dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar, mas suas faculdades mentais ficaram intactas.

Agência Globo